São Paulo, 12/04/2004 - Boletim nº 1395
saúde
Trabalho voluntário é alternativa
de envelhecimento ativo

Estudo conclui que 27% dos idosos
em São Paulo pratica atividades
voluntárias. Número é baixo comparado
a países desenvolvidos
leia...
Ambiente e Sociedade é tema
de simpósio na Esalq
MAC USP recebe ateliê
de Maria Bonomi

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Cerca de um quarto dos idosos em São Paulo presta serviço voluntário

Maurício Kanno

Somente cerca de 27% das pessoas acima de 60 anos no município de São Paulo pratica trabalho voluntário, segundo pesquisa de mestrado defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O estudo envolveu 2.143 idosos da cidade, que representam o Brasil no Projeto Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (Sabe), da Organização Panamericana de Saúde (Opas). O projeto estuda também outros seis países da América Latina.

Segundo a administradora hospitalar Heather Barker Dutra da Silva, autora da pesquisa, há índices bem maiores de voluntariado de idosos em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e na Europa. "Porém, não se deve encarar o número como um dado negativo. "É uma alternativa de envelhecimento ativo entre outras", diz ela.

O trabalho voluntário de idosos foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2002, como uma força de desenvolvimento e envelhecimento ativo. "A idéia é que o idoso também pode colaborar para a sociedade, melhorando a qualidade de vida de todos; sendo necessário, no entanto, buscar atividades apropriadas para ele." Por exemplo, deve-se levar em conta a sua baixa escolaridade: pouco mais da metade dos idosos voluntários estudados (56,4%) têm de um a quatro anos de estudo.

"É preciso se preparar para a tendência mundial de envelhecimento. Haverá um impacto muito grande se o Brasil continuar sem priorizar políticas públicas direcionadas a essa questão", diz Heather. "Países europeus já têm políticas nesse sentido, direcionando os mais velhos para serviços de jardinagem ou auxílio de outros vizinhos idosos, por exemplo." Porém, segundo a pesquisadora, ser voluntário é uma perspectiva que se adquire desde jovem. "Se você tem que trabalhar a vida inteira para sobreviver, você não pensa na atividade voluntária como uma opção nem durante a sua vida nem no fim dela."

Mas essa não é a única forma de envelhecimento ativo. Heather aponta que muitos idosos são apoios importantes para os mais jovens da família, cuidando dos netos, por exemplo. Além disso, quase metade das pessoas estudadas (52%) são aposentadas, e destes, um quarto (25%) trabalha.

As razões variam desde a dificuldade financeira - de acordo com dados do IBGE de 1999, cerca de 40,3% das pessoas a partir de 60 anos têm renda de até um salário-mínimo - até a importância dada ao trabalho, profundamente ligado à vida. "Muitos acham que vão morrer se pararem de trabalhar", diz Heather.

Composição do voluntariado
"Mais da metade desse tipo de trabalho tem ligação com a Igreja e instituições ligadas à religião", diz a pesquisadora. "Escolas são outro exemplo de setor ligado ao voluntariado." Só recentemente no Brasil, começou a haver maior participação de ONGs, nos anos 80, e de empresas, nos anos 90. "Mas as raízes históricas estão na Santa Casa de Misericórdia, no século XVI."

E essa origem fez com que o trabalho voluntário estivesse sempre associado à assistência social, com casas de saúde e instituições voltadas aos excluídos. Essa é na verdade a forma menos freqüente de voluntariado, representando na pesquisa 4,4% do total de voluntários idosos. Essa prestação de serviços, chamada forma direta de voluntariado, inclui ainda ensino, transporte e administração, por exemplo.

É dessa forma direta que as mulheres acabam ajudando, em geral. Além disso, as mulheres praticam mais atividade voluntária (61,4% do total de idosos voluntários) que os homens. "Elas costumam ter vínculos mais fortes com entidades religiosas", diz Heather. Os motivos também incluem sua menor participação no mercado de trabalho e à maior facilidade para conciliar a atividade voluntária com o tempo de trabalho doméstico.

A outra forma de voluntariado, mais freqüente, é a indireta: doação de dinheiro, comida e roupas, por exemplo. Ao contrário do que possa parecer, inclusive, os casados têm maior participação voluntária que os solteiros. "Apesar de eles terem mais responsabilidades familiares, em geral têm mais renda", diz a pesquisadora.

Mais informações: (0XX11) 5633-2491 ou e-mail barkeredo@bol.com.br



Cursos e Palestras

Palestra no IPq explica por que temos fome
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza, no dia 19, a palestra Por que tenho fome?, conduzida pela endocrinologista Anete Hannud Abdo. O evento, que faz parte do Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato), será gratuita e aberta ao público geral.

Os interessados devem comparecer às 14 horas no Anfiteatro do IPq, à R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, próximo à estação Clínicas do Metrô. Não é necessário fazer inscrição com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3069-6974, ou pelo site http://www.pratohc.org


Simpósio Ambiente e Sociedade na Esalq
Nos próximos dias 14 e 15, acontece na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP o Simpósio Ambiente e Sociedade I: Conservação e História da Destruição.

Destinado a docentes, alunos e demais interessados em questões relacionadas ao meio ambiente, o Simpósio oferecerá palestras, filmes, documentários, intervenções teatrais e encontros.

"Determinantes da Recuperação da Mata Atlântica no Estado de São Paulo" e "Visão Ecológica da História do Brasil - Repensar o Passado para Transformar o Futuro" serão temas de palestras a serem proferidas.

Haverá também a exibição dos documentários "KOYAANISQATSI - Uma vida fora de equilíbrio" da trilogia QATSI; A Essência da Vida; A Terra de Colombo, além do filme "POWAQATSI", que é o segundo da trilogia QATSI. As intervenções cênicas irão apresentar Os Milhos Transgênicos.

Finalizando a programação, haverá o lançamento do livro Um Sopro de Destruição, de José Augusto Pádua.

Para participar do evento, não é necessário fazer inscrição. A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" fica na Avenida Pádua Dias, número 9, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-8700


USP sedia o VII Encontro Paulista de Educação Matemática
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP) abre inscrições, a partir do dia 12, para o VII Encontro Paulista de Educação Matemática, que será realizado entre os dias 9 e 12 de junho, e será um espaço para a divulgação e discussão dos trabalhos e idéias dos professores e pesquisadores sobre o ensino e aprendizagem da Matemática nos vários níveis.

As inscrições para a participação dos cursos, oficinas e grupos temáticos encerram-se dia 10 de maio, e custam R$50,00 para sócios da SBEM em dia com a anuidade (é necessário comprovante de pagamento da anuidade) e R$100,00 para não-sócios.

As inscrições poderão ser feitas pelo correio ou por fax mediante o envio da ficha de inscrição preenchida (disponível no endereço http://www.sbempaulista.org.br/ficha.htm), da cópia do comprovante de depósito bancário em nome da Sociedade Brasileira de Educação Matemática São Paulo, Banco do Brasil agência 1888-0, conta corrente 10047-1 ou do envio de um cheque nominal à SBEM-SP. O Endereço da Sociedade Brasileira de Educação Matemática São Paulo é Faculdade de Educação da USP, Bloco B sala 8 - A/C de Delma, Av da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-900.

O encontro será realizado na Av. da Univesidade, 308, Bl. B, sala 8, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3085, site http://www.sbempaulista.org.br/, ou e-mail crisb@ime.usp.br



Agenda Cultural

Concertos da Osusp
Segunda-feira (12) é o último dia para efetuar a assinatura dos concertos da Série Mosaico da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), que serão realizados na Sala São Paulo entre os meses de abril e agosto deste ano.

O primeiro concerto dessa série acontece no dia 20 de abril (terça-feira), às 21 horas, e contará com a participação da soprano mineira Elenis Guimarães nas Bachianas V de Villa-Lobos, como solista. O repertório da noite terá ainda a Sinfonia nº 3 de Beethoven e a Abertura Concertante de Camargo Guarnieri. A regência do concerto será do maestro titular e diretor da Osusp, Carlos Moreno.

Para os que não realizarem a assinatura dos concertos da Série Mosaico, a apresentação terá venda de ingressos avulsos a partir do dia 14 de abri. A Assinatura Osusp-Academia 2004 conta ainda com a Série Têmpera, que terá concertos de setembro a dezembro deste ano e poderá ser adquirida até o dia 17 de setembro.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000 / 3063


MAC USP recebe ateliê de Maria Bonomi
A equipe da artista plástica Maria Bonomi ocupará, a partir de 15 de abril, o anexo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, para a preparação do painel temático Epopéia Paulista, a ser instalado na Estação da Luz.

O evento, aberto ao público, retoma o conceito de artista-residente reforçando o papel do Museu não só na divulgação, mas também na produção artística contemporânea.

Durante seis semanas os visitantes acompanharão os trabalhos de gravação das matrizes do painel de concreto que Maria Bonomi está desenhando para a galeria de conexão entre o metrô e a ferrovia, sob a rua Mauá, nas novas instalações da Luz. O painel colorido de 73 metros de comprimento e 3 metros de altura será montado no local definitivo em setembro de 2004, pouco antes da inauguração da estação.

A oficina, gratuita, estará aberta de 15 de abril a 30 de maio, de terça a sexta-feira das 9 às 18 horas. O público poderá vivenciar a residência da artista por meio de quatro modalidades de participação: Seção Tela Livre, na qual os visitantes poderão observar o processo de realização do painel de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com agendamento prévio pelo telefone (0XX11) 3091-3328; Operário-artista, para a qual o MAC selecionará jovens xilogravadores, estudantes da USP, que serão colaboradores da equipe de Maria Bonomi nas atividades de gravação das matrizes; Interlocutores, com uma conversa com a artista ou sua equipe, todos os dias, às 17 horas; e Público especial, já que o o painel proposto por Maria Bonomi para a Estação da Luz proporcionará uma "leitura tátil" das gravações em alto e baixo relevo e a oficina do MAC atenderá também ao público portador de deficiências visuais. A entrada é franca.

O MAC Anexo fica na R. da Reitoria, 109A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3328



Publicações

Relógios Biológicos e Aprendizagem
No próximo dia 14, acontece o lançamento do livro Relógios Biológicos e Aprendizagem, de Fernando Louzada e Luiz Menna-Barreto, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O evento acontece na Al. dos Tupiniquins, 997, Moema, São Paulo, das 18 às 21 horas.

Mais informações: (0XX11) 5041-1788



Quadro de Avisos

Provar divulga pesquisas sobre expectativa de consumo
O Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA) divulga à imprensa, no próximo dia 12, às 10h30, o resultado de duas pesquisas sobre o comportamento do consumidor. Uma delas é a pesquisa Expectativa de Consumo na Internet, realizada em parceira com a empresa e-bit, para o trimestre março-maio. A outra é a Expectativa de Consumo para o trimestre abril-junho.

O Provar realiza estes estudos periodicamente sob coordenação dos professores Luiz Paulo Fávero, João Paulo Lara de Siqueira e Claudio Felisoni de Angelo, também coordenador do Programa. O objetivo é gerar uma série temporal de dados, que permitam fazer inferências e comparações sobre as tendências e sazonalidade do consumo de bens.

A apresentação da pesquisa será conduzida pelos professores Fávero e Siqueira. A coletiva contará também com a presença do professor Felisoni e acontece na sala C4 do Prédio FEA1 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. É necessário confirmar presença por telefone.

Mais informações: (0XX11) 3732-4477, na Assessoria de Comunicação da FIA


FOB realiza atividades na semana da voz
O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), comemora, de 12 a 16 de abril, a Semana Nacional da Voz.

Na campanha deste ano vão acontecer palestras em postos de saúde e em locais onde há profissionais ou estudantes cuja voz é de extrema importância para a execução do trabalho, além de plantão de dúvidas na FOB e atividades específicas para crianças.

Com o tema "Voz educada, saúde cuidada", o objetivo da Semana é conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao uso da voz e o seu aperfeiçoamento.

A FOB fica na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 ou 9791-2368



Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes
Mestrado
Pontos de inflexão na obra de Iole de Freitas. Marcela Freire Rangel. Dia 12, às 14 horas.

A evolução do papel da mulher nas campanhas publicitárias de detergente em pó no Brasil. Marie Suzuki. Dia 12, às 15 horas.

O enigma da morte no teatro e Vladimir Capella. Cibele Paula Troyano Terçaroli. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica


Mestrado

Alternativas de solução para os impactos físicos de barragens. Virgínia Cleire RIbeiro Pimentel. Dia 22, às 9 horas.

Doutorado

A inovação tecnológica na produção de edifícios impulsionada pela indústria de materiais e componentes. Marcelo Gustavo Martins. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Desenvolvimento de mudas de cafeeiro produzidas em tubetes, sob malhas termo-refletoras e malha negra. Vinícius Maia Costa. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4149, ramal 223

Geração da série histórica de vazão por meio do modelo SMAP: subsídio para o plano de manejo da bacia do Rio Grande de Ubatuba. Viviane Coelho Buchianeri. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3436-8658

Remediação de um argissolo vermelho amarelo distrófico irrigado com efluente industrial citrícola com o cultivo do Capim-de-rhodes (Chloris gayana, Kunth). Marcos de Ferran. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4171

Desenvolvimento e avaliação de tubos venturi para medição de vazão. Ruben Alcides Franco Ibars. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4149, ramal 223

Doutorado

Comunidades de fungos micorrízicos arbusculares nos manejos convencional e orgânico de citros e suas interações com Phytophthora parasitica. Soraya de Carvalho França. Dia 12, às 8 horas

Mais informações: (0XX19) 3429-4125

Qualidade do espaço verde urbano: uma proposta de índice de avaliação. Ivan André Alvarez. Dia 12, às 8 horas

Mais informações: (0XX19) 3429-4460

Origem, evolução e direcionamento da proteína THI1 em plantas. Juliana Dantas de Almeida. Dia 13, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125, ramal 23

Adaptabilidade e estabilidade de linhagens experimentais de soja selecionadas para caracteres agronômicos e tolerância a insetos, através de método uni-multivariado com reamostragem. Maria Clideana Cabral Maia. Dia 14, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125, ramal 23

Produção de mandioquinha-salsa ( Arracacia xanthorrhiza B.) utilizando diferentes tipos de propágulos. Silvana Catarina Sales Bueno. Dia 14, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4460


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Irradiação de drogas vegetais: aspectos microbiológicos e químicos. Renata Rabelo Soriani. Dia 19, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3668


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Estórias infantis deslizando em telas eletrônicas. Arlete Regina Rufino Ferneda. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Ciências Matemáticas e Computação

Mestrado

Construção de aplicações de captura e acesso baseada em recorrência de funcionalidades. Renan Gonçalves Cattelan. Dia 19, às 10h15.

Mais informações: (0XX16) 273-9638


Instituto de Física

Doutorado

Desenvolvimento do processo de produção e estudo estrutural e magnético de filmes finos ordenados de FePt. Alessandro Martins. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6091







sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br