São Paulo, 16/04/2004 - Boletim nº 1399
saúde
Microclima afeta saúde de
moradores em Paraisópolis

Na favela, moradores ficam expostos
aos extremos de frio e calor, o que pode
estar relacionado com alto índice de
alergia, bronquite e pneumonia
leia...
Especialista fala sobre
liderança e capital humano
Livro sobre telenovela
será lançado na Bienal

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Variação de temperatura pode afetar saúde de moradores da favela de Paraisópolis

Valéria Dias

Pesquisa realizada na favela de Paraisópolis, zona Sudoeste da Capital, indicou que os moradores do local estão mais expostos às oscilações de temperatura e umidade do que em outras regiões da cidade. "Essa exposição pode estar ligada ao alto índice de doenças relacionadas a fatores climáticos, como alergia, bronquite e pneumonia, nos moradores da favela", conta Edelci Nunes da Silva, autora do estudo apresentado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Edelci mediu a temperatura e a umidade do ar em quatro pontos dentro da favela: uma rua larga (6 metros), uma intermediária (4 metros), uma próxima a um córrego (1 metro) e um beco (1 metro). As medições, realizadas no nível da rua, foram feitas com um micro registrador portátil digital que armazenou dados, hora a hora, entre 19 fevereiro e 30 de julho de 2003. Como ponto controle, a pesquisadora utilizou uma rua fora da favela, nas proximidades, com largura de 12 metros. As variações de temperatura e de umidade obtidas foram comparadas às de duas estações meteorológicas da cidade.

Segundo a pesquisadora, dentro da favela há uma grande amplitude térmica, o que deixa a população exposta aos extremos de frio e de calor. "Durante o dia, é mais quente do que nos pontos externos, assim como à noite faz mais frio". Outra constatação é a de que há uma demora maior para o local esfriar (ao anoitecer) e esquentar (ao amanhecer), assim como no outono e no inverno as temperaturas durante a madrugada, dentro da favela, são mais baixas do que nos pontos controle.

Edelci sugere que isso ocorre porque as construções são muito juntas, pela deficiência de ventilação e ausência de arborização. "O fator topográfico também pode influir, pois o setor estudado situa-se em um fundo de vale, local onde o ar frio desce, o que pode causar um intenso resfriamento." Ela cita ainda o uso de bloco nas construções e as lajes sem telhado como itens que também podem ser responsáveis pelos extremos de temperatura, pois aguçam tanto o calor como o frio.

Faixas de conforto
A pesquisadora usou como base as faixas de conforto indicadas pela Organização Mundial da Saúde (entre 18 e 24 graus Celsius), e por dois outros autores: Max Sorre (entre 16 e 23) e Weihe (entre 17 e 31) para avaliar o impacto das temperaturas. De acordo com Edelci, o conforto térmico acontece quando, nas trocas de calor entre a pessoa e o ambiente, não há necessidade de acionamento do sistema de regulação na adequação do equilíbrio ou do balanço térmico do organismo.

"Em Paraisópolis existe uma freqüência maior de temperaturas fora das três faixas de conforto indicadas, sendo a maior parte delas relacionadas às temperaturas baixas", conta. Entre os pontos analisados, a rua próxima ao córrego apresentou as maiores freqüências de temperaturas mais baixas.

"Segundo a Organização Mundial de Saúde, temperaturas inferiores a 16 graus e umidade acima de 65% podem causar algum tipo de impacto na saúde das pessoas, como doenças respiratórias e artrites, ou provocar reações alérgicas ao mofo, fungos, ácaros de poeira doméstica, etc", explica a pesquisadora. Ela conta que pessoas que vivem em países de clima tropical são mais suscetíveis ao frio.

Segundo Edelci, a variação de temperatura no interior da favela, bem como a freqüência de temperaturas mais baixas deveriam ser levadas em conta ao se analisar a saúde dos moradores. "Esse estudo mostra que além da desigualdade social existe também a desigualdade ambiental, que faz com que algumas pessoas sejam mais expostas às condições adversas do clima urbano do que outras."

Mais informações: (0XX11) 4612-3596 ou e-mail enunes@usp.br



Cursos e Palestras

Especialista de Cambridge fala sobre capital humano
Nesta sexta-feira (16), será realizada a palestra Leadership and Human Capital na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, a ser proferida pelo especialista da área de comportamento organizacional Philip Stiles, do Judge Institute of Management da Universidade de Cambridge (Inglaterra).

Serão debatidas estratégias de gerenciamento não apenas da empresa como também do capital humano, além de definições e implementações de mudanças organizacionais com foco na competitividade e longevidade do negócio, por meio do exercício de uma liderança organizacional. O evento ocorrerá a partir das 19h30 na Sala da Congregação da FEA, à Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.

O seminário, que é uma iniciativa do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos (Pecae) da Fundação Instituto de Administração (FIA), é gratuito e aberto ao público interessado. O evento será proferido em inglês sem tradução simultânea. As inscrições estão sujeitas a uma lista de espera.

Mais informações: (0XX11) 3815-7376, site www.fia.com.br/mba ou e-mail mba@fia.com.br


Simpósio sobre o método dos elementos finitos
No dia 27, a Escola Politécnica (Poli) da USP realiza o simpósio O método dos elementos finitos na engenharia elétrica: estado das artes e perspectivas. O evento, destinado a profissionais envolvidos com o projeto de equipamentos elétricos, professores universitários e pesquisadores, contará, além de especialistas brasileiros, com a presença de dois estrangeiros: o professor Sheppard Salon, do Renssalaer Polytechnic Institut (RPI) de Nova York, e o professor Marc Vilcot, da Cedrat (França). Será discutido, entre outras coisas, o estado da arte da aplicação destas ferramentas computacionais nas empresas e nas universidades.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do evento (http://pontocomm.com.br/magnetismo/), mas há número limitado de vagas. O simpósio acontecerá a partir das 9 horas no Instituto de Engenharia, à R. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5420 / 5780 ou no e-mail eventos@poli.usp.br


ECA oferece curso gratuito de comunicação
Os interessados em fazer o curso de difusão Caminhos da Extensão em Comunicação têm até o dia 19 para efetuarem as inscrições. O curso, que é oferecido pelo Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é gratuito e direcionado a estudantes de jornalismo, publicidade, relações públicas, audiovisual e interessados em geral. Ele é estruturado em três módulos - Cidadania e Inclusão Social; Comunicação; e Educação -, e contará de 12 encontros com debates, palestras ministradas por docentes e profissionais da comunicação, análises de propostas e de projetos em andamento.

As aulas irão de 22 de abril a 15 de julho, e é preciso fazer as inscrições das 19h30 às 21h30 no Laboratório de Informática do CJE, à Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio 2 (antigo bloco A), Cidade Universitária. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de escolaridade (o curso é voltado para graduandos e graduados de qualquer instituição de ensino superior).

Mais informações: (0XX11) 9838-5904, com a monitora do curso, Paula Takada


Palestras do Instituto de Química de São Carlos
Nesta sexta-feira, o Instituto de Química de São Carlos promove duas palestras abertas e gratuitas. Os eventos são os seguintes:

Divulgação científica e a inteligibilidade possível, com o palestrante Ulisses Capazzoli, Editor da revista "Scientific American" e Presidente da Sociedade Brasileira de Jornalismo Científico. O evento acontece das 10h30 às 12 horas, na sala B do IQSC.

Quimiometria: planejamento e otimização de experimentos, com Roy Edward Bruns, professor do Instituto de Química da USP e membro da Academia Brasileira de Ciências. A palestra acontece das 10 às 12 horas, no anfiteatro do IQSC.

O IQSC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036


Seminários sobre Saúde Pública
O Programa Especial de Treinamento (PET) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) promove um ciclo de seminários sobre Saúde Pública, que serão apresentados por pós-graduandos do Departamento de Medicina Social. Os seminários são gratuitos, abertos a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia. Os próximos encontros serão:

20 de abril: "Seguridade Alimentar": palestrante Erika da Silva Bronzi
25 de maio: "O que é qualidade de vida?"
08 de junho: "Políticas de medicamentos no SUS"

Os eventos acontecem na sala 9 do Laboratório Multidisciplinar da FMRP, sempre às 18h30. A FMRP fica na Av. dos Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 9724-8909


Colóquio no Instituto de Física de São Carlos
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realiza o Colóquio Interferência quântica e localização em super-redes desordenadas de GaAs/AlGaAs, com o professor Yury Pusep, nesta sexta-feira(16), às 10h30, no Anfiteatro Azul do IFSC. O evento é gratuito e o IFSC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9871



Agenda Cultural

FAU em Concerto
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza, a partir do mês de abril, a série FAU em Concerto, que se estenderá pelo ano todo. Serão espetáculos de música de câmara de portes diversos, envolvendo cantores e instrumentistas. A programação deste mês é a seguinte:

Dia 17, às 20 horas
"Concerto vocal/instrumental"
Com Paulo Herculano (piano); Manuela Freua (soprano) ; Joana Mariz (soprano) e Mariana Valença (soprano).

Dia 18, às 19 horas
"Concerto Vocal - MPB"
Grupo Trato no Ton toca um repertório de MPB

Dia 24, às 20 horas
"Ternamente", Concerto Vocal
A cantora Yula Grabriela apresenta canções de óperas de épocas diversas

Os eventos são abertos e acontecem na FAU Vila Penteado, que fica na R. Maranhão, 88, Higienópolis.

Mais informações: 3091-4801 / 4919 ou e-mail eventfau@usp.br



Publicações

Telenovela na Bienal
O livro Telenovela: Internacionalização e Interculturalidade, organizado pela professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, será lançado na Bienal do Livro, no dia 17, às 16 horas.

O livro reúne textos de estudiosos da ficção televisiva da USP, reconhecidos especialistas internacionais e de importantes profissionais da mídia brasileira. O centro temático é a telenovela e sua internacionalização no mundo globalizado de renomados estudiosos da telenovela que avançam respostas a questões como: a telenovela, expressão maior da ficção televisiva brasileira, estaria destinada a desintegrar-se enquanto gênero nacional? O que acontece com ela dentro dos fluxos internacionais? Como se dá a sua recepção nos vários continentes? Qual o papel que joga a proximidade cultural entre certos países na aceitação das telenovelas?

Na mesma ocasião, também acontece o lançamento de Ofício de Cartógrafo, de Jesús Martín-Barbero. Além de Maria Immacolata e Barbero, estão confirmadas as presenças dos professores Ismail Xavier e Maria Lourdes Motter e dos profissionais Yves Dumont e Walter Negrão, da Rede Globo de Televisão. Ambos os livros são da Edições Loyola.

Mais informações: (0XX11) 9988-3138, com a professora Maria Ataíde ou 6914-1922, na editora



Quadro de Avisos

Concursos públicos para a FMRP
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está com os seguintes processos seletivos abertos:

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia - Área de Conhecimento: Obstetrícia. Inscrições até 21 de abril.

Departamento de Cirurgia e Anatomia - Setor de Anatomia. Inscrições até 21 de abril.

Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor - Área de Fisioterapia. Inscrições até 21 de abril.

Departamento de Genética - Área de Bioinformática. Inscrições até 20 de junho.

Os interessados podem obter mais detalhes na Assistência Técnica Acadêmica da MRP, pelos e-mails lproenca@fmrp.usp.br ou woszak@fmrp.usp.br.

Mais informações: (0XX16) 602-3114



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Redes de cooperação de micro e pequenas empresas: um estudo das atividades de logística no setor metalúrgico de Sertãozinho - SP. Carlos Alberto Vicente da Silva. Dia 19, às 14 horas.

Resistência e deformabilidade de blocos vazados de concreto e suas correlações com as propriedades mecânicas do material constituinte. Claudius de Sousa Barbosa. Dia 23, às 9 horas.

Doutorado

Influência da recirculação de percolado em sistemas de batelada de uma fase e híbrido na digestão da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos. Aurélio Pessoa Pincanço. Dia 23, às 14 horas.

Tratamento de água residuária com alta concentração de lipídios em reatores anaeróbios e em sistema de reatores combinados, enzimático-biológico. Douglas José da Silva. Dia 23, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Implementação de um robô móvel dotado de um sistema de guiagem baseado em processamento digital de imagens e técnicas avançadas de controle. Rodney Aparecido Busquim e Silva. Dia 20, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Educação

Mestrado

A relevância do adulto significativo na interação com crianças de quatro a dezoito meses de idade no espaço da creche: um estudo de caso. Katia Silene Fernandes de Souza. Dia 23, às 9 horas.

A revista do patrocínio: textos e imagens de um periódico escolar dedicado à formação feminina (décadas de 20 e 30, Século XX). Vera Lucia dos Santos. Dia 23, às 14 horas.

Do universo da angústia ao drama agrolunar - Um estudo de um curso de educação de jovens e adultos. Carlos Tadeu da Silva. Dia 23, às 14 horas.

ONG´s e escolas públicas: uma relação em construção. Salete Valesan Camba. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Comparação da escala CR10 de Borg com a escala analógica visual (VAS) na avaliação da dor em pacientes com disfunções temporomandibulares. Adriana do Vale Ferreira Bacci. Dia 23 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 ou 602-3681


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Modernização pelo avesso: uma leitura d'Os contos de Belazarte, de Mário de Andrade. Wilson José Flores Junior. Dia 26, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Doutorado

Estudo de método experimental para determinar a potencialidade do uso de energia geotérmica a baixa profundidade. Marcio Maia Vilela. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2631 / 2632







sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br