São Paulo, 19/04/2004 - Boletim nº 1400
história
Pesquisa analisa participação
do MST em governos do PT

Apesar de marcar processo de
democratização, participação do
MST teve contradições, como
assentamentos sem desapropriações
leia...
Hospital das Clínicas faz 60
anos e inicia comemorações
Zeca Baleiro participa de
Café Acadêmico na ECA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Participação do MST em governos do PT auxiliou processo de democratização

Maurício Kanno

A participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul foi um marco no processo de democratização do Brasil. É o que aponta pesquisa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Foram os primeiros governos estaduais do PT, entre 1998 e 2002, de Olívio Dutra, no RS, e de Zeca do PT, no MS. "Essa foi a primeira vez em que o MST foi convidado a elaborar e implementar políticas públicas de reforma agrária", diz a historiadora Andrea Paula dos Santos, que fez o estudo ao mesmo tempo em que acompanhou os acontecimentos. "Antes encarado como caso de polícia, o movimento passou a ser visto como parceiro de negociação."

Apesar disso, segundo a pesquisadora, houve contradições tanto no PT como no MST, que anteciparam muito do que acontece hoje no país.

"Um exemplo foi colocar na mesma gestão empresários ligados ao agronegócio e pessoas ligadas ao movimento popular", diz ela. "Isso aconteceu tanto nos governos estaduais como no governo Lula, o que fez interesses se chocarem ao executar projetos de desenvolvimento rural."

Quanto ao MST, de acordo com Andrea, foi contra ideais que defendia, pois a terra utilizada em vários assentamentos, principalmente no Rio Grande do Sul, não foi desapropriada, mas comprada pelo governo, favorecendo o proprietário endividado. "O governo e seus representantes do MST perceberam que não adiantava brigar pela forma idealizada, pois as desapropriações sempre eram barradas na Justiça", diz a historiadora.

Recursos humanos
Uma dificuldade enfrentada pelo movimento foi a falta de recursos humanos. Andrea diz que muitos militantes eram chamados a compor o governo, dividindo-se entre essa nova atividade e o trabalho nos assentamentos e nos setores organizados do MST, que também tinham de ser administrados.

A política, de acordo com a pesquisadora, era feita com as pessoas que se dispunha, sem a devida qualificação para a atuação governamental. "Tinham que passar por meandros administrativos e vencer o preconceito de pessoas já instaladas no governo." Ela ressalta: "Essa participação foi uma conquista; os militantes do movimento popular são diretamente interessados no sucesso das políticas."

Apesar de mantida, surgiram alguns problemas de identidade no MST. Para a historiadora, "aqueles militantes que iam para o governo enxergavam as limitações que tinham lá; enquanto os que permaneciam de fora ficavam na cobrança."

Ao final, ambos os estados assentaram cerca de 5 mil famílias, um atendimento expressivo das demandas, segundo Andrea. No caso do Rio Grande do Sul, devido às pressões, ficou bem abaixo das expectativas de 10 mil famílias - o que foi razão de muitas críticas. Já no caso do Mato Grosso do Sul, sem nada planejado no início, ficou bem acima das expectativas.

Mais informações: (0XX42) 222-9459 / 9966-0542 ou e-mail andreapaula@hotmail.com



HC comemora 60 anos com Exposição Fotográfica e Prêmio Científico

Da redação, Agência USP

Nesta segunda-feira (19), o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP completa 60 anos. No dia do aniversário, a partir das 10 horas, as comemorações incluem o lançamento de um carimbo comemorativo, homenagens a funcionários, a premiação do concurso para a escolha do logotipo e a abertura de uma exposição fotográfica. A partir das 20 horas, haverá a premiação do concurso "Prêmio Científico HC 60 anos" e uma apresentação da Jazz Band da Polícia Militar. O local será o Grande Auditório do Centro de Exposições Rebouças.

De 3 a 31 de maio, a exposição de fotografias "60 anos do HCFMUSP" poderá ser apreciada na estação Clínicas do metrô. No dia 16 do mesmo mês, haverá uma caminhada, além de outras atrações esportivas e musicais. Serão realizadas competições esportivas entre os institutos e laboratórios do Hospital durante todo o ano festivo, que se encerrará com um show de confraternização em dezembro.

Maior complexo hospitalar da América Latina, o HC realiza um total de 1,5 milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 45 mil cirurgias por ano, com pacientes de diversas partes Brasil e da América. É formado pelos Institutos da Criança, de Ortopedia e Traumatologia, do Coração, de Radiologia, de Psiquiatria e pelo Instituto Central. Além destes, outros centros de saúde estão associados: os Hospitais Auxiliares de Cotoxó e de Suzano, o Hospital Estadual de Sapopemba, a Casa da Aids, as unidades Vergueiro e Umarizal da Divisão de Medicina de Reabilitação e o Centro de Medicina Nuclear.

Além de prestar atendimento, o Hospital é reconhecido como Centro de Excelência e Referência nas áreas de ensino e pesquisa, com cerca de 880 médicos residentes, de 40 especialidades médicas, 500 estagiários de especialização (pós-graduação lato sensu) e 1600 pós-graduandos stricto sensu. Possui 62 Laboratórios de Investigação Médica, no seu Centro Avançado em Pesquisa. Em todas estas atividades, está associado à Faculdade de Medicina da USP, de quem recebe alunos de graduação e pós-graduação. A administração é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

A grandiosidade das atividades do complexo também pode ser traduzida por outros tipos de dados. A área construída, por exemplo, chega atualmente a 352 mil metros quadrados, com 30 quilômetros de corredores. A cada ano, são preparadas cerca de 9 milhões de refeições, 1,1 milhão de mamadeiras, são lavados 5 milhões de quilos de roupas, gastos 15 milhões de pares de luvas e 208 mil metros de fios de suturas. Cerca de 10 milhões de pessoas passaram pelo HC nos últimos 12 meses, entre médicos e outros profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes, funcionários e fornecedores.

O endereço do Centro de Convenções Rebouças é Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6694/7053, com Fernando Zamith ou Marcos Michelini




Cursos e Palestras

ICB debate o ensino em ciências biomédicas
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) realiza, nesta terça-feira (20), das 16 às 18 horas, o primeiro tema da disciplina Debates Atuais em Ciências Biomédicas. O debate tem como tópico "Ensino em Ciências Biomédicas" e pretende aguçar o espírito crítico e alargar o horizonte dos presentes. O evento, que é gratuito e aberto ao público geral, ocorrerá no Anfiteatro Rosa do Edifício IV do ICB, à Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253 ou site
http://www.fisio.icb.usp.br/posgraduacao/disciplinas/datas_palestras_bmb5805_1s2004.html



Instrumentos de Medida de Variáveis Psicossociais
A Escola de Enfermagem (EE) da USP realiza, nos dias 22 e 23, o seminário Construção e Adaptação de Instrumentos de Medida de Variáveis Psicossociais, ministrado por Marília F. Dela Coleta, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

O programa aborda quantificação de variáveis psicossociais, técnicas e métodos de pesquisa, métodos para determinar validade e confiabilidade dos instrumentos, entre outros assuntos.

O público alvo é composto por alunos de pós-graduação, pesquisadores e professores. As inscrições, que custam R$120,00, podem ser feitas até o próximo dia 20, na EE. O endereço é Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7531 ou e-mail scex@edu.usp.br


Café Acadêmico com Zeca Baleiro
No dia 27 de abril, às 19h30 a Agência de Comunicações ECA Jr. realiza mais uma edição do Café Acadêmico. A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP receberá o cantor Zeca Baleiro.

O evento, que chega à sua 34° edição, é um bate-papo com um convidado, com um público de aproximadamente 200 pessoas, que ficam dispostas em mesas servindo-se de produtos fornecidos por diversos patrocinadores.

Zeca Baleiro é considerado pela crítica como um cantor neotropicalista. Destacou-se na sua carreira após fazer uma participação especial no CD acústico de Gal Costa, além de gravar a trilha sonora do filme "Bicho de sete cabeças". Em 1997 ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor cantor e recebeu em 1998 o prêmio Sharp de revelação e de melhor música e disco.

Os ingressos estarão à venda, por R$10,00, nos dias 19 e 20 de abril na Agência de Comunicações ECA Jr, nos seguintes horários: 12 horas e 19h30. O endereço da ECA Jr. é Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443- Bloco B (CRP), sala 7, Cidade Universitária, São Paulo.

O evento ocorrerá no Galpão da Escola Politécnica, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4405 ou e-mail cafeacademico@ecajr.com.br


A Forma na Arquitetura
Nesta segunda (19), às 16 horas, acontece a palestra A Forma na Arquitetura, ministrada pelo professor Joaquim Guedes, professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

O evento acontece na FAU Maranhão, na R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo. A palestra é aberta a todos os interessados e pede-se confirmação de presença pelo e-mail rvposfau@edu.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919


Esalq comemora o Dia Mundial da Fotografia Alternativa
No próximo dia 25, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP realiza, das 13 às 18 horas, a Pinhole Day, uma oficina comemorativa do Dia Mundial da Fotografia Alternativa (25).

A fotografia pinhole permite que cada participante faça uma foto que necessite apenas de um recipiente protegido contra a luz (caixa de papelão tipo sapato com boa vedação ou lata com tampa de metal) com um pequeníssimo furo contendo material fotossensível em seu interior. Orientações sobre como fazer a câmera, fotos e de como participar de uma exposição com pessoas de todo mundo serão oferecidas nessa oficina.

O evento ocorrerá em frente ao restaurante universitário e dependências do Laboratório de Fotografia e Vídeo, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia. Não é necessário fazer inscrição prévia e o custo é apenas o do papel fotográfico (R$5,00). A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4225, (0XX19) 3436-8648, site http://www.pinholeday.org ou e-mail fmrmorai@esalq.usp.br




Agenda Cultural

Filmes campeões de bilheteria em 2003
O Projeto Cine Debate na Faculdade de Educação (FE) da USP continua neste primeiro semestre de 2004. O novo tema é "A Cultura de Massa na Escola: Um Desafio Pedagógico", com exibição de filmes que foram campeões de bilheteria no ano de 2003.

O objetivo da iniciativa, coordenada pela professora da unidade Maria da Graça Jacintho Setton, é provocar o debate sobre esse tipo de filme, muitas vezes criticado pelos professores. A questão seria "como utilizá-los para fins didáticos?". As exibições, abertas e gratuitas, são direcionadas a professores da rede pública e à comunidade USP.

As exibições acontecem sempre às sextas-feiras, das 17 às 19h30, no Auditório da FEUSP. O endereço é Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo. Segue a programação até 21 de maio.

23 de abril: Stuart Little 2 (Estados Unidos. 2002. 78 min). Direção de Rob Minkoff. O rato Stuart Little volta a se aventurar, desta vez ajudando um pássaro machucado por um gavião.

30 de abril: Doidas Demais (Brasil. 2002. 98 min). Direção de Bob Dolman. Mais de vinte anos após viverem o auge do rock´n roll, duas amigas antes inseparáveis se reencontram quando uma delas precisa de ajuda.

7 de maio: Casamento Grego (Estados Unidos. 2002. 95 min). Direção de Joel Zwick. O sonho do patriarca de uma família grega é casar sua filha de 30 anos com um grego, mas ela se apaixona por um professor inglês, que precisa passar por um processo de aceitação das tradições gregas.

14 de maio: A Onda dos Sonhos (Estados Unidos. 2002. 102 min). Direção de John Stockwell. Uma jovem apaixonada por surf, que pretende participar de uma competição em breve, começa a perder a concentração quando se apaixona por um jogador de futebol americano em seu hotel.

21 de maio: Planeta do Tesouro (Estados Unidos. 2002. 95 min). Direção de John Musker e Ron Clements. Um adolescente e um grupo de amigos partem em busca de um tesouro perdido, singrando o espaço para encontrá-lo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574




Publicações

Livro Medicina, Saúde e Sociedade é disponibilizado On-line
O professor José Carlos de Medeiros Pereira, livre-docente aposentado do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, disponibilizou on-line o seu livro Medicina, Saúde e Sociedade. A obra, que foi publicada no ano passado, procura mostrar como a saúde e a doença, assim como a assistência médica, são também fenômenos sociais, com suas determinações sociais, históricas, econômicas, políticas e culturais.

Os 20 textos selecionados abordam temas que não são estritamente objeto da Medicina Social, como por exemplo as relações entre a ciência e a tecnologia com o poder, entre o subdesenvolvimento e a saúde, ou o controle da natalidade em diferentes sistemas de poder e a especialização na área médica. Está presente também uma série de artigos jornalísticos escritos pelo professor Pereira que tratam dos diversos enfoques possíveis da interface entre saúde e sociedade do ponto de vista da Medicina Social. Outros artigos tratam ainda da questão da educação médica e de políticas nacionais na área.

O livro pode ser acessado em PDF na página da FMRP, www.fmrp.usp.br/rms.

Mais informações: (0XX16) 602-3058




Quadro de Avisos

Universia lança seção sobre a Bienal do Livro
A partir do dia 16 de abril, o "Tema Universia", seção do Portal Universia Brasil (www.universiabrasil.net), traz detalhes sobre a 18ª Bienal do Livro, que ocorre no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, até o próximo dia 25.

A reportagem especial terá uma apresentação sobre o evento e informações a respeito da programação. O leitor conhecerá detalhes do trabalho e participação das editoras universitárias, os principais lançamentos deste ano, além de artigos e teses relacionadas ao tema desenvolvidas nas universidades brasileiras .

O "Tema Universia" da próxima semana, lançado em 23 de abril, será Software Livre. O portal pretende abordar a liberdade dos usuários de executarem o programa para qualquer propósito, inclusive para estudo e sua adaptação.

A seção está aberta para receber artigos, teses, projetos, estudos e experiências das universidades sobre os assuntos desenvolvidos semanalmente, bem como, sugestões de pauta e a indicação, por parte das assessorias de imprensa, de professores, pesquisadores e especialistas que possam falar sobre cada tema. No dia 30 de abril o destaque do "Tema Universia" será a Reforma Universitária.

Sugestões e contatos devem ser feitos pelo e-mail noticias@universiabrasil.net com o assunto "Tema Universia".

Mais informações: (0XX11) 3443-2893 ou e-mail mnascimento@universia.net


USP no lançamento de Repórter Social
Cremilda Medina, coordenadora de Comunicação Social da USP e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) participa, nesta segunda-feira (19), às 19 horas, do debate "Sugestões e Iniciativas para ampliar páginas sociais ", parte do evento de lançamento da Agência Repórter Social.

Do mesmo debate também fazem parte Leno Silva, do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Âmbar de Barros, da Unesco, Sérgio Gomes, da Oboré - Projetos Especiais em Comunicações e Artes e Nelson Breve, da Agência Carta Maior.

O evento, que é gratuito, começa às 17 horas, com o debate "Como a mídia cobre os temas sociais". O local é o Itaú Cultural, que fica na Av. Paulista, 149, Paraíso, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3062-1468 ou e-mail charao@reportersocial.com.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Critérios de projeto para estruturas de reversão em drenagem urbana. Cleverson de Oliveira. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz


Mestrado

Perfil tecnológico dos fornecedores de cana-de-açúcar e entraves para a adoção de sistemas agroflorestais na região de Piracicaba, SP - Brasil. Norma Virginia Migone Segovia. Dia 20, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4460

A biogeoquímica do Rio Ji-Paraná, Rondônia. Nei Kavaguichi Leite. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4134

Espécies de parasitóides (Hymenoptera: Braconidae) de moscas-das-frutas (Diptera:Tephritidae) no estado de São Paulo: caracterização taxonômica, distribuição geográfica e percentagem de parasitismo. Cláudia Fidelis Marinho. Dia 22, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4199

Doutorado

Dendrologia, anatomia do lenho e "status" de conservação das espécies lenhosas dos gêneros Cinchona, Croton e Uncaria no estado do Acre, Brasil. Percy Amilcar Zevallos Pollito. Dia 19, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3436-8658

Desenvolvimento de um modelo para previsão de ocorrência de Ecdytolopha aurantiana (Lima, 1927) (Lepidoptera: Tortricidae) e um sistema web integrado de apoio ao citricultor. Ronaldo Reis Júnior. Dia 19, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4199

Padrões de variabilidade espacial e temoral da produção em um pomar jovem de laranja Hamlin. Francisco José de Oliveira Parise. Dia 20, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4149, ramal 223


Faculdade de Educação

Doutorado

Língua e cultura no ensino de espanhol a brasileiros: contribuições para a formação de professores. Livia Márcia Tiba Rádis Baptista. Dia 26, às 14 horas.

Imaginário, educação e sensibilidade: a turma do 2º andar: cenas de um cotidiano escolar. Marly Costa Patrão. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão

Doutorado

Manejo de Spodoptera frugiperda (J.E.Smith, 1797) (Lepidóptera: Noctuidade) em milho, Zea mays L.: bases para avaliação populacional e controle biológico utilizando o parasitóide de ovos Trichogramma atopovirilia Oatman & Platner, 1983 (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Alexandre Moraes Cardoso. Dia 26, às 9 horas.

Mais informações (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O contexto institucional da administração central filipina: a participação das juntas nos negócios do Brasil. Leandro Araújo Nunes. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Física

Mestrado

Projeto, construção, teste e aplicação de um contador de traços de fissão
automático para amostras biológicas
. José Wilson Pereira Filho. Dia 22, às 15 horas.

Doutorado

Propriedades vibracionais de nitretos do grupo III e de suas ligas. Adriano Manoel dos Santos. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Psicologia

Mestrado

Sistema de certificação de qualidade de edifício de escritórios no Brasil. Ana Beatriz Poli Veronezi. Dia 26 de março, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br