São Paulo, 22/04/2004 - Boletim nº 1402
comunicação
Programas de auditório minimizam
sensação de exclusão

Pesquisadora analisa nove programas
de auditório e conclui que eles valorizam
a cultura popular por retratarem aspectos
de seu universo
leia...
Ônibus da USP divulgará
preservação da água
Centrinho oferece
curso de Libras

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

A TV dá espaço para a cultura popular nos programas de auditório

Maurício Kanno

Em sua pesquisa de mestrado, a jornalista Carmen Lígia Torres analisou nove programas de auditório. Venceu seu preconceito inicial e concluiu que realmente existe na sociedade brasileira, principalmente na classe baixa, o que é mostrado na TV. "As pessoas assistem porque se identificam", diz ela. "E quando essas pessoas se vêem retratadas na TV, sentem-se pertencentes à sociedade, menos excluídas."

A pesquisa, feita na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, enfocou o Programa do Ratinho, com Carlos Massa (SBT); Superpop, com Luciana Gimenez (Rede TV!); É Show!, com Adriane Galisteu (Record); Hebe, com Hebe Camargo (SBT); Programa Raul Gil, com Raul Gil (Record); Sabadaço, com Gilberto Barros (Bandeirantes); Domingo Legal, com Gugu Liberato (SBT); Domingão do Faustão (Globo), com Fausto Silva; Domingo da Gente, com Netinho de Paula (Record).

Foram os programas mais assistidos nas emissoras abertas, de acordo com números do Ibope do segundo semestre de 2002.

A pesquisa indicou que os programas se caracterizam pela variedade de quadros e cenas, presença de auditório e apresentador, além de estética, que inclui palcos, sofá, ambiente e linguagem pessoais e, freqüentemente, um espaço para assistência de carências.

A pesquisadora consultou livros e jornais e realizou quatro sessões de discussão com grupos de 11 mulheres de Itapecerica da Serra, SP, além de duas entrevistas individuais em profundidade com duas delas.

Ela verificou que os temas tratados são sempre populares, o que inclui dramas e aspectos do cotidiano. "Fala-se, por exemplo, de remédios à base de ervas, não reconhecidos pela ciência oficial", diz a jornalista.

"Esse é o universo da classe popular", diz Carmen. "Não é baixaria o que se passa nesses programas, a não ser que você pense do ponto de vista da classe média e alta."

De Chacrinha a Ratinho
A pesquisa constatou que o Programa do Ratinho é o que tem mais características de um programa de auditório. "Aquilo é uma festa, com humor, música, dança, comida e muita bagunça", diz Carmen. "Mas também traz um forte apelo à família, com os dramas pessoais do quadro do DNA. Essas situações de carência das mães, em que os pais não reconhecem filhos, são freqüentes mesmo na sociedade."

Quanto às figuras grotescas do programa, como a mulher gorda e o anão, teriam uma função irônica. Carmen afirma que os corpos deformados simbolizariam a imperfeição e dureza da vida dos humildes; mas também que não se deve dar importância a isso, pois a vida é passageira. A origem disso estaria em festas medievais.

Outro programa analisado, o do Netinho, se destacou no estudo pelo carisma do apresentador e pelo forte apelo psicológico e social, principalmente para as mulheres. De acordo com a pesquisadora, o quadro O Dia da Princesa, que realiza desejos das mulheres, suscitou comentários nas telespectadoras como "Ah, se eu estivesse lá, eu iria fazer de outra forma", o que mostra uma identificação pessoal; mas também "ela precisa mais do que eu", o que indica uma identificação social.

Em programas apresentados por mulheres, o objetivo é falar com o público feminino de forma mais íntima, e não fazer assistencialismo. A pesquisa apontou, por exemplo, uma identificação num programa em que Hebe fez perguntas indiscretas e pessoais para o cantor Leonardo. "Uma das entrevistadas disse que faria as mesmas perguntas", comenta a jornalista.

Como contraponto, Carmen cita Chacrinha como o precursor dos programas de auditório. "A diferença era que ele 'estava na massa', também se fazia de bufão", diz ela. "Não é como Ratinho, que se preserva como juiz, apesar de dar espaço para o popular."

Mais informações: (0XX11) 3676-1533 / 3801-2349 / 9661-7714 ou e-mail carmenligiatorres@superig.com.br



Ônibus da USP divulga preservação da água em cidades do interior paulista


Lucas Telles

Um ônibus repleto de experimentos, com painéis, microscópios, maquetes, um modelo de hidrelétrica, projetor de cinema e outros materiais interativos de ensino irá percorrer cidades do interior paulista, para divulgar entre estudantes do ensino fundamental a necessidade da preservação da água. A concepção do projeto é do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e da ONG Mãe Natureza, sediada na cidade de Barra Bonita.

"Tratamos de questões como o desperdício, a poluição e a disponibilidade da água, que é o recurso natural mais importante para a vida, mas é pouco trabalhado na educação escolar. Acreditamos que se dermos a contribuição que está ao nosso alcance e mantivermos o assunto em pauta, poderemos despertar a consciência das crianças", diz Kleber Chicrala, responsável pelo setor de difusão e educação da IFSC.

Segundo Chicrala, o trabalho está focado principalmente na bacia hidrográfica dos rios Tietê-Jacaré, que abrange grande número de municípios no interior do Estado. "Enviamos convites para as prefeituras e até o momento deveremos visitar cerca de 34 cidades. Percebemos que quando um município se inscreve, os vizinhos se interessam, e os pedidos de visitas continuam chegando. Imaginamos que o projeto possa durar mais de um ano". Entre as cidades já inscritas, estão São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Barra Bonita e Brotas.

O trabalho também está incentivando a promoção de concursos de redação nas escolas que visitarem os ônibus. Os alunos vencedores serão contemplados com medalhas oferecidas pela USP e pela ONG Mãe Natureza e farão participações na série temática sobre as águas do programa Vida & Ciência , transmitido pela TV Senado, pelas redes comunitárias de televisão de Brasília e São Carlos e pelo canal 25 da TV a cabo de São Carlos.

Nesta quinta-feira (22), às 16 horas, o ônibus estará em exposição para a imprensa e para a população de São Carlos, ao lado do IFSC, no Campus I da USP na cidade. As visitas locais começarão neste dia e, a partir da segunda semana de maio, se iniciarão as viagens para outras localidades. O IFSC fica no Campus I da USP, na Av. Trabalhador São Carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 9703-2548, com Kleber Chicrala




Cursos e Palestras

Arquitetura Nova é tema de palestra na EESC
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP realiza, nesta quinta-feira (22) às 14 horas, a palestra Arquitetura Nova. Ela será ministrada pelo arquiteto Sérgio Ferro no Anfiteatro "Jorge Caron", à Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos. A entrada para o evento é gratuita e aberta ao público geral. Não é preciso fazer inscrição.

Mais informações: (0XX16) 273-9294


Curso de Libras em Bauru
Quem quer aprender Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem até esta sexta-feira (23), para garantir inscrição no curso para iniciantes oferecido pela Fundação Para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf), parceira do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP - o Centrinho de Bauru. O programa de aprendizado será desenvolvido de maio a dezembro. As aulas têm início no dia 24 e ocorrem quinzenalmente, aos sábados.

Os participantes serão capacitados no Módulo I (básico). O curso atrai um público diversificado de estudantes e profissionais das áreas da educação, serviço social, fonoaudiologia, comunicação, entre outras.

O preço do curso para estudantes é de quatro parcelas de R$83,00. Profissionais pagam quatro parcelas de R$87,50. Pagamentos à vista têm desconto de 10%. As inscrições podem ser feitas no setor de marketing e eventos da Funcraf, na R. José Ferreira Marques, 10-54, Bauru. As aulas acontecem no Centrinho, que fica na R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 2106-0911 ou e-mail funcraf_simone@terra.com.br


Eventos do IEA no mês de abril
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP divulgou os eventos abertos e gratuitos da última semana do mês de abril. Veja a seguir a programação:

Dia 27, às 10 horas - Geopolítica da Amazônia Hoje - "Conferência do Mês" com a geógrafa Bertha Koiffmann Becker, professora emérita da UFRJ, onde coordena o Laboratório de Gestão de Território (Laget). A palestra será realizada no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária.

Dia 28, às 15 horas - O papel da Finep na Inovação do Brasil - Conferência com o físico Sérgio Rezende, presidente da Finep. A palestra acontecerá na Sala do Conselho Universitário (CO) da USP, no Prédio da Reitoria, à R. do Anfiteatro, entrada do sino, Cidade Universitária.

Dia 28, às 17 horas - Conflict and Cooperation in Development and in Host-Pathogen Interactions - Conferência com o bioquímico Adam Kuspa, do Baylor College of Medicine, EUA. A palestra ocorrerá no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária.


Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442 ou e-mail iea@usp.br


Sábados Românticos na FFLCH
Estarão abertas, entre os dias 26 de abril e 6 de maio, as inscrições para o curso Sábados Românticos, promovido pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O objetivo do curso é a divulgação das teorias artísticas, filosóficas e históricas que nortearam a produção romântica portuguesa na prosa e no teatro. Ele é composto por dez seminários ministrados por professores da FFLCH, e acontece de 8 de maio a 5 de junho, sempre aos sábados, das 9 às 12h30.

Para inscrever-se numa das 200 vagas oferecidas, o interessado precisa comparecer, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, no prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, sala 126, à Rua do Lago, 717, Cidade Universitária. É preciso levar o documento de identidade e pagar uma taxa de R$ 20,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, site http://www.fflch.usp.br/sce ou e-mail agenda@usp.br


IFSC realiza colóquio sobre Mecânica Quântica
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realizará o Colóquio Mecânica Quântica sem funções de onda? Conceitos e aplicações da teoria do funcional da densidade, com o professor Klaus Werner Capelle do IFSC na sexta-feira, dia 23 de abril, às 10h30, no Anfiteatro Azul. O endereço é Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos. O evento é aberto e gratuito.

Mais informações: (0XX16) 273-9871, com o professor Tito José Bonagamba




Agenda Cultural

Concertos da Ocam
A Orquestra de Câmara (Ocam) da USP realiza, nos dias 23 e 25, mais um programa de sua temporada de 2004. Em ambos os concertos, a orquestra apresenta o Concerto para oboé em Ré Maior, op. 144, de Richard Strauss (com o solista Alexandre Ficarelli) e a Sinfonia nº6 "Pastoral" em Fá Maior, op. 68, de Ludwig Van Beethoven.

No dia 23, o evento é aberto e gratuito e acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri, às 20h30. O endereço é R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

No domingo (25), a apresentação ocorre no Teatro Santa Cruz, que fica na R. Orobó, 277, Alto de Pinheiros. O preço é de R$10,00, sendo que a comunidade USP paga meia entrada.

Mais informações: (0XX11) 3091-4330


Mostra no Cinusp mescla Diálogo, documentário e ficção
Na quarta semana da mostra Diálogo, documentário e ficção, o Cinusp "Paulo Emílio" exibe os seguintes filmes:

Socorro Nobre e Central do Brasil: de segunda (26) à quarta (28), às 16 horas; quinta (29) e sexta (30), às 19 horas.

O profeta das Cores e Bicho de 7 cabeças: de segunda (26) à quarta (28), às 19 horas; quinta (29) e sexta (30), às 16 horas.

Sinopses:

Socorro Nobre (1995, 35mm, P&B, 23 min.) Direção de Walter Salles
A histótia trata da surpreendente correspondência entre o artista plástico Frans Krajcberg e a presidiária Socorro Nobre.

Central do Brasil (1998, 35mm, Cor, 112 min.) Direção de Walter Salles
Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma das clientes é Ana acompanhada de seu filho, Josué. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino. Termina por levá-lo para o interior do nordeste, à procura do pai. Com Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinícius de Oliveira, Soia Lira, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Otávio Augusto, Stella Freitas, Socorro Nobre.

O Profeta das Cores (1995, 16mm, Cor, 28 min.) Direção de Leopoldo Nunes.
O filme conta a fantástica história do ex-detendo Antônio Silva Nascimento e as peripécias do Profeta das Cores.

Bicho de 7 Cabeças (2000, 35mm, Cor, 88 min.) Direção de Laís Bodanzky.
Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisséia vivida por Neto, um adolescente de classe média baixa, que leva uma vida "normal" até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. Com Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos, Caco Ciocler, Luis Miranda, Valéria Alencar, Altair Lima, Linneu Dias, Gero Camilo

O endereço do Cinusp é R. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152




Publicações

Livro sobre diagnóstico em ortodontia
Acontece na próxima sexta-feira (23), às 14 horas, no Anfiteatro da Universidade Sagrado Coração (USC), em Bauru, a aula magna e o lançamento da obra Diagnóstico em Ortodontia, de Leopoldino Capelozza Filho, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e ortodontista do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP.

A obra apresenta e discute as possibilidades de tratamento, com intuito de definir quando vale a pena tratar e o que tratar, apresentando inúmeros casos clínicos, experiências de acompanhamento por muitos anos e novas perspectivas de Diagnóstico em Ortodontia. A USC fica na R. Irmã Arminda, 10-50, Bauru. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou e-mail imprensa@centrinho.usp.br




Quadro de Avisos

Cursos do MIT no Portal Universia
A Rede Universia (www.universiabrasil.net), por meio de uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), está traduzindo - para o português e espanhol - e disponibilizando aos usuários do portal o conteúdo dos cursos da publicação digital OpenCourseWare, que reúne material didático, vídeos, anotações e exercícios desenvolvidos por docentes do MIT.

Os usuários encontram no site materiais de cinco novos cursos:

Teoria dos Jogos - Economia (www.universiabrasil.net/mit/curso.jsp?codcurso=56)

Tecnologia de Mídia e Projetos e Desenvolvimento de Cidades - Estudos e Planejamentos Urbanos (www.universiabrasil.net/mit/curso.jsp?codcurso=53)

Integração de Sistemas Eletrônicos e Sistemas de Informação Global - Marketing (www.universiabrasil.net/mit/curso.jsp?codcurso=54)

Introdução à Ciência e Tecnologia do Oceano - Engenharia Oceânica (www.universiabrasil.net/mit/curso.jsp?codcurso=55)

Redes de Comunicação de Dados - Engenharia Elétrica e Ciência da Computação (www.universiabrasil.net/mit/curso.jsp?codcurso=40).

O canal já reúne um total de 49 cursos de diversas áreas, entre elas: Engenharia, Psicologia, Economia, Biologia Molecular, Introdução ao Marketing, Matemática, História, Literatura, Política, Física, Filosofia, Antropologia e Lingüística.

Mais informações: (0XX11) 3443-2893 ou e-mail mnascimento@universia.net




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Doutorado

Competências do professor no estágio curricular do curso de graduação de enfermagem segundo a percepção dos próprios docentes. Mara Lúcia Amantéa. Dia 28, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Escola Politécnica

Mestrado

Obtenção e caracterização de nanocompósitos argilomineral / material carbonoso. Daniela dos Reis Raimundo. Dia 29, às 7 horas.

Estudo de viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. Simone May. Dia 29, às 14 horas.

A influência da gestão ambiental na competitividade e no sucesso empresarial. Michel Epelbaum. Dia 30, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Educação

Mestrado

A escola pública e o lazer: um estudo de caso do Programa Parceiros do Futuro - SSE/SP. Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco. Dia 30, às 9 horas.

Cultura, identidade e educação: a escola missionária como sentido da cultura educacional do Amapá. Edson Martins Junior. Dia 30, às 9 horas.

O horário de trabalho coletivo e a (re)construção da profissionalidade docente. Isaneide Domingues. Dia 30, às 14 horas.

Doutorado

Lugar: conceito geográfico nos currículos pré-ativos: relação entre saber acadêmico e saber escolar. Maria Adailza Martins de Albuquerque. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Estudo e caracterização bioquímica das fosfatases ácidas e alcalinas produzidas pelo fungo filamentoso termotolerante Aspergillus caespitosus. Luis Henrique de Souza Guimarães. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A transição institucional do setor de saneamento e a questão metropolitana. Ricardo Gulherme de Araújo. Dia 28, às 14 horas.

Doutorado

Assistência Médica, saúde pública e o processo modernizador da região carbonífera de Santa Catarina (1930-1964). Carlos Renato Carola. Dia 29, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Placentação em mocós, Kerodon rupestris, Wied 1820. Moacir Franco de Oliveira. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Doutorado

Geração distribuída e cogeração no setor elétrico: avaliação sistêmica de um plano de inserção incentivada. Claudio Paiva de Paula. Dia 30, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632


Instituto de Psicologia

Doutorado

Controle instrucional e equivalência de estímulos. Andréia Schmidt. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br