São Paulo, 23/04/2004 - Boletim nº 1403
comunicação
Discurso de jornais sobre
drogas é distante dos jovens

Ao debater com grupos que freqüentam
raves o conteúdo dos jornais sobre drogas,
pesquisadora concluiu que a mídia não
está em sintonia com jovens
leia...
Livro de Professor da ECA
antecipa atentado em Madri
Fealq abre inscrições
para dois cursos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Matérias sobre drogas não atraem os jovens freqüentadores de raves

Júlio Bernardes

Os textos jornalísticos sobre drogas, apesar do valor informativo, não conseguem abordar a questão de modo que a discussão contemple todas as diferenças entre os jovens. A constatação é feita pelos próprios adolescentes, ouvidos pela jornalista Marli dos Santos, na tese de doutorado Cenas e sentidos na tribo raver: a ordem da fusão. Estudo de recepção dos discursos jornalísticos sobre drogas pelos jovens ravers, apresentada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A pesquisadora organizou dois grupos de adolescentes da Grande São Paulo que freqüentam raves (festa de longa duração com música eletrônica), com idades entre 17 e 19 anos, para discutir matérias sobre drogas publicadas na mídia. Além dos debates, Marli dos Santos também foi a festas acompanhada por jovens para identificar melhor os ravers.

Segundo Marli, os freqüentadores de raves têm em comum o gosto pela música eletrônica, pela festa, que proporciona um transe associado às batidas (chamado de "neotribal") e pela convivência com o grupo.

"Os novos significados dados aos espaços, às colagens de estilos musicais e os próprios códigos seriam uma forma de resistência à ordem estabelecida e de sobrevivência nas metrópoles", explica. "A tribo raver propicia a seus participantes a socialidade, o afeto social, a aproximação e a identidade negada em tempos de globalização."

De acordo com a pesquisadora, apesar de os grupos de discussão terem características sociais distintas, um de classe média alta e outro com moradores da periferia, as críticas sobre a mídia são as mesmas. Ela aponta que os jovens dizem que não são ouvidos pela imprensa, o que levaria a uma cobertura superficial da questão das drogas, e apontam generalizações como a relação entre uso de drogas e violência.

"Eles disseram que a droga apenas potencializa a violência em pessoas que já tenham tendências agressivas", relata. "Muitos adolescentes se informam sobre drogas na internet, e isto faz com que questionem o preparo dos jornalistas para abordar o assunto".

Omissões
Os adolescentes também apontaram a omissão dos veículos de comunicação em questões como o envolvimento de policiais no tráfico, observa a pesquisadora. "Eles também questionam o fato de a imprensa ser contrária à liberação do consumo de drogas como cocaína e maconha, e ao mesmo tempo aceitar publicidade de bebidas alcóolicas e de cigarros", diz. "Para os jovens, os repórteres deveriam mergulhar na realidade das raves, percebendo as diferenças que existem dentro do grupo."

No segundo semestre de 2003, Marli coordenou um grupo de estudantes da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), que ouviu editores de publicações voltadas para o público jovem para saber como eles abordam a questão das drogas. "A maioria disse que dedica pouco espaço ao tema, pois afirmam não ter encontrado o modo ideal para abordar um assunto que consideram polêmico", conta. "Um dos editores disse estar preso a uma 'fórmula envenenada', mesclando entretenimento e informação para atender uma necessidade do leitor e não ficar em desvantagem em relação aos concorrentes."

A pesquisadora observa que apesar de as matérias jornalísticas sobre drogas terem valor informativo, elas precisariam mudar para atrair os adolescentes. "Ao invés de as empresas de comunicação verem o jovem como um consumidor, deveriam encará-lo como um cidadão, não apenas informando, mas também ajudando na educação", afirma. "O discurso padronizado do jornalismo afasta os jovens, e se a mídia não está em sintonia, perde a oportunidade de discutir questões como a das drogas".

Mais informações: (0XX11) 3424-0777, com Marli dos Santos



Livro de professor da ECA antecipou aspectos de atentado em Madri

Maurício Kanno

Um livro do professor de turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Mário Carlos Beni já indicava a forma de ataque que acabou ocorrendo em Madri, Espanha, em março deste ano. Um capítulo do livro Globalização do Turismo - Megatendências do setor e a Realidade Brasileira, que foi publicado em dezembro de 2002 e republicado em agosto de 2003, discute um quadro de tensões que poderia acarretar ataques terroristas em transportes públicos que comportassem muitas pessoas.

Esse é um dos motivos de o professor ser o primeiro sul-americano premiado pela Associação Mundial de Formação de Recursos Humanos em Turismo (AMFORHT). A homenagem acontecerá durante o Fórum Internacional da entidade, entre 1º a 5 de maio, na cidade de Antalya, Turquia. Professores da associação acharam que o texto tinha previsões exatas sobre o que aconteceu em Madri. O evento discutirá a gestão de crises e de riscos no setor de turismo, sendo que uma das conferências será ministrada pelo professor.

O capítulo do livro de Beni fala sobre o enfraquecimento do turismo em locais com riscos de ataques terroristas. Segundo o texto, tudo indicava que o próximo ataque seria em transportes públicos, como trens, metrôs e linhas suburbanas e urbanas em geral.

"Eu tive acesso a informações privilegiadas de colegas europeus que comentavam sobre inúmeras ocorrências do mesmo tipo em países como Paris, Roma e Londres", diz o professor. "Por não causarem vítimas, não houve divulgação na imprensa. Ou a polícia detectava antes, ou a tentativa falhava por outro motivo."

O livro não dizia que aconteceria algo exatamente em Madri. Mas cita essa cidade entre Paris, Londres e Roma, as cidades européias que enfrentariam mais riscos de um ataque.

Mudança de estratégia
O professor diz que, como o primeiro ataque, nos Estados Unidos, foi com um transporte aéreo, fortificou-se a defesa nessa área, deslocando-se as pessoas exatamente para o transporte suburbano. "Mas a Europa também era um alvo em potencial, sua malha ferroviária é uma das maiores do mundo", conta. "Os terroristas sempre têm estratégias novas, são um desafio constante."

Beni já adianta que em uma terceira edição do livro deve enfatizar outra forma de ataque terrorista: patrimônios históricos e culturais, como museus, obras de arte e catedrais. De acordo com ele, tentativas e ameaças anteriores permitem indicar isso. "Isso chocaria terrivelmente a humanidade, como foi o caso dos templos budistas destruídos no Afeganistão, pois o simbolismo presente é muito forte", diz. "O objetivo não é necessariamente causar um grande número de mortos."

O professor viaja para a Europa no próximo dia 27 de abril. Ele é engenheiro e um dos fundadores do curso de turismo na ECA, com uma produção que inclui o livro Análises estruturais do turismo, obra de referência na área que já está em sua décima edição, feito raro no mercado brasileiro.

Mais informações: (0XX11) 3091-4707 / 4122, ramais 201 ou 202





Cursos e Palestras

Coral Comunicantus abre inscrições para iniciantes
De 26 de abril a 7 de maio, estarão abertas as inscrições para o Coral Escola do Grupo Comunicantus, ligado ao Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Os ensaios acontecem toda sexta-feira, das 18h30 às 20h40 na própria USP, e neles é desenvolvido um repertório variado, incluindo canções eruditas, folclóricas e MPB. Qualquer pessoa acima de 17 anos pode se inscrever, mesmo que não tenha nenhuma experiência anterior.

O número de vagas é limitado, e quem interessar-se pode fazer a inscrição na Secretaria do Laboratório Coral, sala 15 A do Departamento de Música, à R. da Antiga Reitoria, Conjunto Arquitetônico das Artes, Cidade Universitária. O horário deatendimento é das 13 às 17 horas e é necessário pagar uma taxa de R$ 10,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4005, ramal 210 ( com Luciana), 3097-0030, ou e-mail comunicantus@hotmail.com


A origem do conhecimento no Descubra a Ciência
No próximo dia 28 de abril, às 15 horas, a Estação Ciência da USP realiza a palestra "Sem-pé-nem-cabeça", com o professor Roberto Pompéia. O arquiteto e coordenador do Laboratório de Habitação da Unicamp, irá mostrar uma experiência estética pela qual passaram os gregos, principalmente na época dos filósofos Platão e Sócrates.

A palestra tem como objetivo mostrar, por meio de formas geométricas, a importância do processo psicológico do descobrimento e a origem do conhecimento por meio de um "fazer reflexivo". O encontro faz parte do projeto Descubra a Ciência, que prevê a realização de palestras mensais com pesquisadores.

O evento acontece no auditório "Ernst Hamburger", na Estação Ciência, que fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. A entrada é franca e é necessário fazer inscrição prévia por telefone.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou site www.eciencia.usp.br


Fealq abre inscrições para dois cursos
A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), conveniada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, abriu inscrições para dois cursos:

O Curso de bem estar animal nas cadeias produtivas brasileiras acontece de 22 a 23 de maio, sob a coordenação do professor Iran José Oliveira da Silva. O curso vai tratar de definições e polêmicas junto ao mercado externo, bem estar em aves poedeiras, frangos de corte e suínos. As inscrições custam R$50,00. Mais informações sobre este curso podem ser obtidas no telefone (0XX19) 3429-4217, ramal 238 ou e-mail: nupea@esalq.usp.br.

As aulas do 4º Curso de Conceitos Básicos de Planejamento Técnico-Econômico da Exploração de Bovinos Leiteiros acontecem de 21 a 25 de junho e são direcionadas a profissionais relacionados à produção de bovinos leiteiros, como agrônomos, zootecnistas e veterinários. O progroma aborda a o planejamento e manejo das pastagens em sistemas rotacionados intensivos de produção; o planejamento da produção e conservação de alimentos volumosos; composição das categorias animais; o planejamento e dimensionamento de instalações de confinamento, manejo de esterco, sala de ração, sala de ordenha, cercas elétricas e convencionais, bebedouros, entre outros temas. As inscrições custam R$ 270,00 e podem ser feitas pelo site www.fealq.org.br. A Fealq fica na Av. Centenário, 1080, Piracicaba, São Paulo.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604




Agenda Cultural

Novas exposições na Maria Antônia
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP abre, no próximo dia 29, às 20 horas, uma nova série de exposições:

Maria Bonomi apresenta uma seleção de obras que demonstram a particularidade de sua produção como gravadora. Integram a mostra 40 gravuras que contemplam as principais fases de sua trajetória, além de matrizes de xilogravura, projetos de arte pública e o vídeo Xilo VT, de Walter Silveira, sobre Maria Bonomi.

Arte Contemporânea no Ateliê Iberê Camargo, traz 15 gravuras em metal de Iberê Camargo e trabalhos de outros artistas. É a primeira vez que essas obras do acervo do Ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo são expostas.

Marcos Chaves apresenta a instalação Logradouro. Constituída por fitas adesivas de vinil que revestem um dos espaços do Centro Universitário Maria Antonia, a exposição empresta função "artística" e dá volume e monumentalidade às faixas pretas e amarelas usadas na sinalização de trânsito.

Exercício da Possibilidade é o título da exposição da artista Rosana Ricalde. A mostra é composta por trabalhos desenvolvidos a partir de alguns manifestos da arte moderna, como o "Manifesto Antropófago", de Oswald de Andrade, o "Manifesto Neoconcreto" e o "Primeiro Manifesto Dadá".

Christiana Moraes utiliza o espaço do primeiro andar do Centro Universitário Maria Antonia para a exposição intitulada Cromaqui. Nesta mostra, os conceitos de instalação, performance e desenho se aliam e se repelem em uma reflexão sobre sua pertinência na vida e na arte contemporânea.

Na abertura das exposições, serão lançadas ainda duas revistas: o primeiro número da revista Risco, produzida pelos alunos e professores do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a revista Ars nº 2 que, além de professores do mesmo departamento, conta ainda com convidados.

As exposições podem ser visitadas até 13 de junho, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita e visitas agendadas podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3257-2760. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou site www.usp.br/mariantonia




Publicações

Psiquiatria Forense na Bienal
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP realiza, no dia 24 de abril, às 14 horas, um encontro com os autores das obras: Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica, de Sergio Paulo Rigonatti e colaboradores; e Psicologia Jurídica: implicações conceituais e aplicações práticas, de Maria Adelaide de Freitas Caires.

O evento acontece durante a 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Centro de Convenções Imigrantes, Stand 211, quilômetro 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3083-7189


Série Produtor Rural aborda Estabelecimento de Pastagens
O mais novo título da série Produtor Rural, publicação editada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, chega ao número 24, abordando o Estabelecimento de Pastagens.

De autoria do professor Durval Dourado Neto, docente do Departamento de Produção Vegetal da Esalq, e Euro Roberto Detomini, agrônomo e pós-graduando do mesmo departamento, o livro apresenta operações agrícolas para se implantar de forma adequada um campo de pastagem.

A publicação foi baseada em experiências conduzidas em pastos existentes no próprio campus. Outro objetivo proposto é a intensificação das pastagens para se reduzir a área utilizada. Os mesmos conceitos podem ser aplicados em áreas degradadas, visando reduzir o desmatamento.

Com 30 números publicados, sendo 24 da coleção e mais seis edições especiais, a série Produtor Rural possui um conteúdo descrito de forma didática, utilizando-se de uma linguagem clara e concisa, escrita por docentes e alunos da própria Esalq.

A aquisição desses exemplares pode ser requerida na biblioteca da Esalq, ao custo de R$5,00.

Mais informações: (0XX19) 3429-4140 ou site http://dibd.esalq.usp.br




Quadro de Avisos

Tema Universia discute o "Software Livre"
Nesta sexta-feira (23), o Tema Universia, do portal Universia Brasil (www.universiabrasil.net) fala sobre o Software Livre. O portal pretende abordar a liberdade dos usuários de executarem o programa para qualquer propósito, estudarem e adaptarem softwares se for necessário, além da possibilidade de aperfeiçoar o programa para, por exemplo, beneficiar a comunidade. A matéria trará ainda teses e artigos relacionados ao assunto.

No dia 30 de abril o destaque do Tema Universia será a Reforma Universitária. O sistema de cotas é o melhor caminho? O que deve mudar na avaliação dos cursos? Como fica a autonomia das universidades? Esses e outros pontos polêmicos da Reforma Universitária estarão em destaque, além de teses, artigos, pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino superior sobre o tema.

Informações, sugestões e contatos devem ser feitos pelo do e-mail noticias@universiabrasil.net com o assunto "Tema Universia".

Mais informações: (0XX11) 3443-2893 ou e-mail mnascimento@universia.net



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Determinação de parâmetros do modelo pressão - vazamento para setor de distribuição de água da cidade de Piracicaba - SP. Daniel Manzi. Dia 30, às 8h30.

Análise de conflitos de usos múltiplos de água auxiliada por simulação computacional: bacia do rio Sapucaí - Mirim/Grande. Antonio de Pádua Scott Alves Ferreira. Dia 30, às 14 horas.

Doutorado

Avaliação integrada, em diferentes escalas, dos atributos que controlam a dinâmica das águas: aplicação para análise de risco de contaminação das águas subsuperficiais na região entre São Carlos e Ribeirão Preto. Janaina Barrios Palma. Dia 30, às 9 horas.

Uma abordagem Fuzzy para a estabilização de uma classe de sistemas não-lineares com Saltos Markovianos. Natache do Socorro Dias Arrifano. Dia 30, às 13h30.

Estudo em torneamento e endentação de vidros ópticos e silício monocristalino. Carlos Renato Pagotto. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Um modelo de sistemas multiagentes para partilha de conhecimento utilizando redes sociais comunitárias. Gustavo Alberto Giménez Lugo. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Modelo estocástico para estimação de produtividade potencial de milho em Piracicaba-SP. Janilson Pinheiro de Assis. Dia 26, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4460

Métodos de regressão e uni-multivariado para a redução do número de repetições em experimentos intermediários de um programa de melhoramento de soja. Fernando Toledo Santos de Miranda. Dia 28, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125, ramal 23

Enzimas fibrolíticas e emurchecimento no controle de perdas da ensilagem e na digestão de nutrientes em bovinos recebendo rações contendo silagem de capim tanzânia. Daniele Rebouças Santana Loures. Dia 29, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4134

Desempenho de duas gramíneas forrageiras tropicais tolerantes ao estresse hídrico por alagamento em dois solos glei húmicos. Michelle Nazaré Xavier da Costa. Dia 30, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4134

História evolutiva das metaloproteases AAA. Phelippe Arthur Santos Marbach. Dia 30, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4125, ramal 23

Ocorrência estacional de coccinelídeos predadores de cochonilhas de carapaça e do pulgão preto na cultura dos citros. Júlio César Guerreiro. Dia 30, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4199


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Estilos de vida: uma contribuição ao estudo da segmentação de mercado. Marcelo Abib Finotti. Dia 26, às 8h30.

Um estudo sobre a estrutura de capital e a política de dividendos considerando a tribulação brasileira. Ari Ferreira de Abreu. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0xx11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Sistema de microscopia especular com várias magnificações para banco de olhos. Flávio Isaac. Dia 3 de maio, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Ciências Matemáticas e Computação

Mestrado

Visualizando a organização e o comportamento de estruturas métricas: aplicações em consultas por similaridade. Fábio Jun Takada Chino. Dia 30, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9638


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Mestrado

Regulação dos serviços públicos de energia elétrica - descentralização e controle social. Helvio Rech. Dia 30, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Estudo das interações entre corantes catiônicos e partículas de argilas em suspensão aquosa. Influência do tamanho das partículas. Anselmo Rodrigues de Andrade. Dia 30, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-8036



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br