São Paulo, 26/04/2004 - Boletim nº 1404
economia
Estudo contesta retórica do
governo sobre taxas de juros

Pesquisa mostra que taxa Selic pode
implicar na alta da inflação, contrariando
modelo do governo de que as altas
taxas de juros controlam a inflação
leia...
Seminário discute psicologia
em ciências humanas
IEA-SC realiza palestra
sobre bioinformática

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo refuta retórica do governo que justifica as altas taxas de juros

Da Redação, Agência USP

Estudo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da USP de Ribeirão Preto, revela que há indícios de que a taxa Selic seja responsável pela elevação da taxa inflacionária. A afirmação contraria as justificativas da equipe econômica do governo federal, que elege diariamente as altas taxas de juros como salvadoras do processo inflacionário. Para chegar a esta conclusão, o financista e professor da FEA/RP, Alberto Borges Matias, calculou a correlação entre a taxa Selic e a inflação, aferida pelo IPC, no período entre 1994 e 2002.

"O acompanhamento das taxas nesses anos não indica uma correlação direta entre os altos juros e a redução da inflação", explica Matias. "Pelo contrário, taxas elevadas de juros elevariam as despesas financeiras das empresas que repassariam aos preços, elevando a inflação". O estudo, que é de conhecimento do governo e vem causando discussões no meio econômico, foi pensado inicialmente como uma forma de analisar se frases feitas do modelo adotado pelo governo, como "taxas de juros servem para controlar a inflação", conferem na prática.

De acordo com o pesquisador, o paradigma ensinado nas escolas de economia e adotado pelo governo, baseado em fórmulas prontas, é o mesmo utilizado em países como EUA e Inglaterra. "Mas o contexto brasileiro é outro e tem inúmeras restrições. O Brasil oferece um dos menores volumes de crédito, em relação ao PIB, do mundo, o que acua o crescimento. Além disso, possui as mais altas taxas de juros do mundo". Segundo dados da Global Invest & ABM Consulting, a taxa real do país é três vezes maior do que a média dos países em desenvolvimento e 14 vezes superior à média dos países desenvolvidos. Para Matias, essa situação não é mero acaso. "Às vezes, paradigmas servem de interesse de determinados grupos", diz.

Ganho financeiro
Na opinião de Matias, os negócios no Brasil estão sendo orientados para o ganho financeiro e, no setor varejista não é diferente. "O comércio hoje é um banco disfarçado de loja", afirma. Para o professor, as taxas de juros permeiam de forma incorreta todo o tecido da economia e da sociedade. "Os negócios viram agiotagens", critica.

Outra hipótese que justifica a política monetária brasileira, amplamente divulgada pelo governo Lula e propagada pela imprensa, é rejeitada pelo estudo realizado por Matias. A hipótese é que para evitar a instabilidade cambial há a necessidade dos juros altos. "Esta relação considera que a entrada de fluxos voláteis especulativos de curto prazo é necessária para a estabilidade econômica. Mas o que ocorre é exatamente o inverso: fluxos voláteis aumentam o risco do país", explica Matias.

Para o professor, a imprensa possui responsabilidade na propagação de conceitos errados sobre a importância das taxas de juros. "Muito se tem escrito sobre as elevadas taxas vigentes no Brasil, mas pouco de forma científica." Os meios de comunicação, segundo Matias, têm propalado pré-concepções emanadas pelos diversos governos, inclusive pelo atual, quanto à efetiva necessidade de taxas elevadas de juros no Brasil. "A imprensa simplesmente está reproduzindo um conceito incorreto, sem a menor ressalva", diz o especialista.
O estudo completo está disponível no site www.cepefin.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da FIA, entidade conveniada à FEA/USP

Mais informações: alberto@albertomatias.com.br



Cursos e Palestras


Seminário discute a Psicologia nas Ciências Humanas

De 27 de abril a 6 de maio, o Instituto de Psicologia (IP) da USP, juntamente com a Biblioteca Mário de Andrade e o Colégio São Paulo, realizam o seminário Pensamento Cruel - Humanidades e Ciências Humanas: há lugar para a Psicologia?.

O evento pretende trazer elementos para uma reflexão sobre a Psicologia em suas relações de interioridade e exterioridade com as Ciências Humanas e a Filosofia. A programação prevê a realização de seis conferências, que contarão com a participação de profissionais consagrados em suas áreas de atuação, entre eles Alfredo Bosi. As conferências, que ocorrerão no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, à R. da Consolação, 94, 1º andar, terão início às 19h30, de terças, quartas e quintas-feiras.

As inscrições são gratuitas, e os interessados devem realizá-las, de segunda a sexta-feira das 10 às 17 horas, pelo telefone (0XX11) 3241-3459 ou pelo e-mail colegiodesp@prefeitura.sp.gov.br.

Para receber o certificado de participação é necessária a frequência de 75%. Os interessados em apenas algumas das palestras não precisam se inscrever.

Mais informações: pelos sites http://www.usp.br/ip/cursoseventos/cruel.htm ou http://www.prefeitura.sp.gov.br/mariodeandrade


FFLCH oferece Introdução à Linguística II
O Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe inscrições, dos dias 27 de abril a 5 de maio, para o curso de difusão Introdução à Lingüística II - Princípios de Análise.

O curso, que é voltado a graduandos e graduados em geral, acontecerá de 7 de maio a 2 de julho, sempre às sextas-feiras, das 14 às 17 horas. A taxa para estudantes de graduação e pós, professores ativos da rede pública e maiores de 60 anos é de R$ 50,00, sendo que os demais interessados pagam R$ 100,00.

As inscrições devem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 ou das 13 às 16h30, na sala 126 do prédio da diretoria e administração da FFLCH, à R. do Lago, 717, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, pelo site http://www.fflch.usp.br/sce ou pelo e-mail agenda@usp.br


Seminários de Biologia Computacional
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP realiza a conferência Gold STING: studying protein stability and folding by looking at an extensive DB of the structure descriptors, ministrada pelo professor Goran Neshich, coordenador do Laboratório de Bioinformática Estrutural da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Campinas.

O evento faz parte do projeto Seminários em Biologia Computacional da Comissão de Pesquisa da FCFRP. Não é necessário fazer inscrição e serão conferidos certificados aos participantes. A FCFRP fica na Av. do Café, s/ nº, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4205 ou e-mail pesquisa@fcfrp.usp.br


Centro Acadêmico da FMRP organiza Fórum de Ensino
O Departamento de Ensino do Centro Acadêmico Rocha Lima (CARL) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) promove, no Anfiteatro da Bioquímica, no dia 4 de maio, o Fórum de Ensino 2004, que pretende estimular a reflexão e o debate sobre o ensino de graduação nesta unidade.

O evento é voltado para o público da FMRP e os interessados devem se inscrever gratuitamente no Centro Acadêmico. No encerramento do Fórum, haverá a entrega de prêmios aos docentes que mais se destacaram em 2003, na opinião dos alunos.

A FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3171 no CARL no site www.fmrp.usp.br/carl


Reunião Científica do Departamento de Anatomia
No dia 29 de abril, Daniella Ungar, bióloga especialista de Produto da Applied Byosistems, ministra a palestra Real-time PCR e suas Aplicações.

O encontro, que começa às 12 horas, faz parte da Reunião Científica do Departamento de Anatomia, e ocorrerá no Auditório Trabulsi, no prédio III do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-7647


Palestra em bioinformática no IEA-SC
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de São Carlos realiza, nesta terça-feira (27), às 14h30, a palestra Complexidade Biológica & Ciclo celular: Redes Sinalizadoras & Mecanismos Moleculares de Regulação, proferida por Hugo A. Armelin, professor da área de Bioquimica do Instituto de Química (IQ) da USP.

A entrada é gratuita, e aqueles que quiserem podem solicitar certificado de participação junto à organização O evento ocorrerá no Auditório do IEA-SC, à Av. do Trabalhador Sãocarlense, 400, embaixo da Rádio USP.

Mais informações: (0XX16) 273-9177, ou pelo e-mail ieasc@sc.usp.br


Agenda Cultural

Pré-estréia de De Passagem
Na próxima terça-feira (27), às 12h30, o Cinusp realiza a pré-estréia do filme De Passagem, de Roberto Elias. Após a sessão, haverá um debate com o diretor. A entrada é franca.

De Passagem (2003, 35mm, Cor, 87 min.). Direção de Ricardo Elias.

Com Silvio Guindane, Fábio Nepô, Lohan Brandão, Glennys Rafael, Paulo Igor, Francisca Queiroz, Priscila Dias, Wilma De Souza, Lucelia Machiavelli, Mariana Loureiro

Jeferson e Washington são irmãos e amigos de Kennedy desde crianças. Quando crescem, Jeferson entra no Colégio Militar do Rio de Janeiro e Washington e Kennedy entram para o tráfico de drogas. Após receber a notícia da morte de Washington, Jeferson volta a São Paulo e, juntamente com Kennedy, sai numa viagem pela cidade procurando o corpo de Washington. Nesta viagem Jeferson e Kennedy lembram um acontecimento importante do passado

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152


CienTec-USP faz Música no Parque
No dia 2 de maio, às 11 horas, o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP promove o evento Música no Parque com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp).

A Osusp, sob a regência do maestro Carlos Moreno, fará um espetáculo com duração de 90 minutos, cujo programa incluirá a apresentação de obras de Carlos Gomes, Dvorák, Bach, Guerra Peixe, Mozart, Astor Piazzola e A. Nepomuceno.

A entrada para o Música no Parque é franca. O CienTec está localizado na avenida Miguel Stéfano, 4200, na Água Funda.

Mais informações: (0XX11) 5073-8599, com Maria de Lourdes Monteiro de Melo



Quadro de Avisos

IPq recruta voluntários para estudo sobre depressão
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital da Clínicas (HC) está recrutando pessoas com depressão, para estudo que vai avaliar a relação entre depressão, irritabilidade e impulsividade e a influência desses transtornos em outras doenças associadas.

Os voluntários, que serão selecionados a partir de uma triagem, devem ter entre 30 e 65 anos e não podem ser portadores de doenças como diabetes, hipertensão e distúrbios da tireóide, e nem mulheres na menopausa. Além disso, precisam ter disponibilidade para comparecer ao IPq uma vez por semana, e receberão tratamento medicamentoso gratuito durante toda a fase do estudo (cerca de dois meses).

O HC é faz parte da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6585, das 14 às 17 horas


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Estudo comparativo dos regimes contábeis governamentais. Luiz Alexandre Magrini Pigatto. Dia 5 de maio, às 14h30.

Doutorado

Construindo perfis comportamentais em ambiente organizacional - os estilos de mobilização dos gestores brasileiros. Maria Filomena Fontes Ricco. Dia 5 de maio, às 8h30.

Mais informações: (0xx11)3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Estudo das distribuições de dose em regiões com heterogeneidades e vizinhanças. Edvaldo Pereira Galhardo. Dia 3 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A reflexão moral nos contos diderotianos. Andrea Monteiro Uglar Pessoa. Dia 3 de maio, às 10 horas.

Habermas e as possibilidades da democracia. João Carlos Aidar Haddad. Dia 3 de maio, às 14 horas.

Doutorado

A nova retórica do grande capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais. Maria Eduarda da Mota Rocha. Dia 3 de maio, às 14 horas.

Cristãos-novos na Universidade de Coimbra (Rio de janeiro 1600-1730). Carlos Eduardo Calaça Costa Fonseca. Dia 4 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

O estímulo do estradiol na produção de PGF2a endometrial é dependente da síntese de proteínas? Pauline Martins da Cunha. Dia 5 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Ciêncas Matemáticas e Computação

Mestrado

Desenvolvimento de um método numérico para resolver escoamentos viscoelásticos: modelo de Maxwell. Dayane Miralha de Carvalho. Dia 3 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9638


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Doutorado

Do programa nacional de vigilância para a prevenção e monitoramento de derrames de óleo a um Sistema de Vigilância Marítima (Sivamar) - Uma avaliação comparativa. Guido Luporini. Dia 3 de maio, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br