São Paulo, 30/04/2004 - Boletim nº 1408
química
Língua eletrônica identifica
sabores com mais precisão

Aparelho que reconhece gostos por meio
da condutividade tem sensibilidade mil
vezes superior ao paladar humano. Eficiência
foi comprovada em testes com vinhos
leia...
Pesquisa avalia índices
de poluição no Ibirapuera
Lula inaugura Unidade
de Saúde em Ribeirão

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

"Língua eletrônica" brasileira é a mais sensível já descrita pela literatura científica

Lucas Oliveira Telles

Um grupo de pesquisadores de diversas instituições brasileiras desenvolveu um aparelho capaz de reconhecer sabores. Trata-se da "língua eletrônica", que possui uma sensibilidade até mil vezes superior à do paladar humano. Os resultados do trabalho, publicados na edição de março da revista européia Sensors and Actuators B: Chemical, são possivelmente os melhores já descritos na literatura científica de todo o mundo.

No último teste realizado o aparelho "experimentou" 900 amostras de vinho. A "língua eletrônica" pôde identificar, entre seis amostras, a variedade de cada uma delas. "Conseguimos fazer a distinção entre vinhos de tipos diferentes, como o Cabernet e o Cabernet Sauvignon, entre vinhos do mesmo tipo, mas de safras distintas e também entre vinhos do mesmo tipo e da mesma safra, mas de produtores diferentes, com 100% de acerto. Até agora nenhuma pesquisa obteve resultados tão precisos", diz o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC).

A "língua eletrônica" é formada por um conjunto de eletrodos de ouro, cobertos com filmes de diferentes polímeros condutores. Quando o equipamento é submerso em qualquer meio líquido, a interação elétrica entre os diversos tipos de polímeros e o meio permite que se obtenham características específicas da condutividade do material. Estas propriedades permitem identificar os líquidos e distinguí-los, mesmo que tenham apenas uma baixíssima diferença da concentração de um componente.

"Se utilizarmos o equipamento para identificar produtos que tenham os sabores básicos, por exemplo, podemos perceber um gosto azedo ou um gosto doce numa concentração mil vezes inferior à que seria necessária para que fosse percebida pelos melhores paladares humanos", considera Oliveira Junior.

Ainda segundo o pesquisador, são dois os principais avanços do método brasileiro. O primeiro é a utilização de filmes condutores de espessura muito fina - oito mil vezes mais finos que um fio de cabelo - para interagirem eletricamente com o líquido, o que permite que sejam obtidos dados de condutividade muito acurados. A outra vantagem é o tratamento das informações por um sistema de redes neurais, que simula o aprendizado humano, e leva a uma interpretação também mais rápida e precisa.

Linha de produção
A classificação dos tipos de vinho deve servir como um instrumento para desenvolver outras aplicações para a técnica. "Podemos utilizá-la para o monitoramento da qualidade da água que consumimos e de qualquer alimento líquido, como já está sendo estudado para o café. Mesmo sendo chamado de 'língua', o aparelho pode ser empregado em testes que não nos remetem ao gosto, como exames de sangue, de urina e de muitos produtos industrializados".

Na opinião do professor, o uso industrial pode ser feito com o desenvolvimento das bases de dados necessárias e adaptações dos modelos matemáticos. "O método pode perceber características mínimas com mais certeza que análises laboratoriais caras e complicadas e com rapidez suficiente para ser implantado nas linhas de produção. Só não pode dispensar um bom sommelier, porque nunca saberá se um vinho é agradável ou não".

Entre as instituições envolvidas no estudo estão o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Escola Politécnica (EP) da USP, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e a Embrapa Instrumentação Agropecuária.

Mais informações: (0XX16) 273-9825 ramal 217, com Osvaldo Oliveira Junior



Pesquisa na FSP alerta para índices de poluição no Parque do Ibirapuera

Maurício Kanno

Pesquisa da bióloga-sanitarista Maria Izildinha Ferreira analisou mutações em clones de plantas sensíveis a poluentes e indicou riscos à saúde dos usuários no Parque do Ibirapuera. A dissertação de mestrado foi defendida neste mês de abril, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Para o professor da Faculdade que orientou a pesquisa, João Vicente Assunção, "é um alerta para as autoridades responsáveis e um incentivo para se adiantar políticas de controle da poluição".

O período analisado foi de setembro de 2002 a agosto de 2003. Foram comparados dados sobre a poluição do ar, fornecidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), com mutações em plantas que serviram como indicadores.

Trata-se de dois clones de uma planta do gênero Tradescantia, utilizados mundialmente para análises de poluição e ainda não difundidas em países subdesenvolvidos. Um foi produzido pelos Estados Unidos e outro pelo Japão. Esses clones sofrem mutações mais rapidamente, por isso antecipam possíveis mutações que possam acontecer em seres humanos.

Os clones tiveram mutações - alterações na cor de suas flores - relacionadas aos poluentes monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e material particulado inalável. Seguindo valores de 0 a 1, sendo 0 o ideal e 1 a situação mais perigosa possível, foram encontrados índices de correlação poluente-mutação de 0,49 a 0,67, dependendo do clone e do poluente analisado.

A planta da qual se originaram os clones é comum em São Paulo, inclusive no Parque do Ibirapuera.

Mais informações: (0XX11) 6941-3398, com a bióloga-sanitarista ou (0XX11) 3081-5091, na assessoria de imprensa da FSP



Cursos e Palestras

Seminário do IQSC aborda as inovações na química medicinal
Nesta sexta (30), às 10 horas, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza o Seminário tendências e avanços da química medicinal no desenvolvimento da indústria químico-farmacêutica. A palestra será proferida pelo professor Carlos Alberto Montanari, docente do Núcleo de Estudos em Química Medicinal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade, que será gratuita e aberta a todos os interessados, é obrigatória para alunos matriculados na disciplina "Seminários em Química" (físico-química e química analítica).

O evento ocorrerá na sala A do IQSC, à Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036 ou site http://www.iqsc.usp.br/


Milton Santos será homenageado na FFLCH
O professor emérito da USP, Milton Santos, será homenageado, nesta segunda-feira (3), pelo Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O evento, que ocorre no dia do aniversário do geógrafo, contará com a conferência Milton Santos e o Projeto Brasileiro. Uma obra, uma vida, proferida pela professora Maria Adélia de Souza. Na ocasião será lançado o livro Território Brasileiro: usos e abusos, organizado pela professora.

A atividade acontecerá, a partir das 17h30, no Anfiteatro de Geografia, no Prédio de Geografia e História, à Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3775 ou e-mail anaperei@usp.br, com Ana Pereira


Postura e Equilíbrio do Idoso é tema de palestra em Ribeirão
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, dentro do projeto Universidade aberta à Terceira Idade, oferece a palestra Postura e Equilíbrio do Idoso. O evento ocorrerá às 14 horas do dia 12 de maio, é gratuita e aberta ao público.

A atividade, oferecida pelo Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, contará com o professor José Antonio Oliveira, que falará sobre qualidade de vida e o problema das quedas de idosos, causas, conseqüências médicas e formas de preveni-las. Serão 30 vagas, e pede-se que os interessados entrem em contato para confirmar presença pelo telefone (0XX16) 602-2863.

O evento acontecerá no 12º andar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, à Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-2863


Jornada de Ergonomia
O Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP realiza, no próximo dia 7, a Jornada de Ergonomia na Escola Politénica da USP. O evento é uma homenagem ao professor Alain Wisner, da Poli, morto em Paris no início de 2004.

A Jornada será um dia de leituras de textos de Wisner a serem feitas por alunos que estudaram com ele.

A obra do professor não se restringe à ergonomia e abrange aspectos ligados ao trabalho, em especial sua importância na produção, e o papel central da inteligência de todos os trabalhadores sem distinção de cargo, de escolaridade, de sexo, de idade, de procedência.

O evento acontece das 9 às 13h30 no Auditório Eng. Mário Covas Júnior, na Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no e-mail cida@vanzolini.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3814-7366 r. 342


IEA / São Carlos realiza palestra sobre Biomassa
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de São Carlos, realiza uma palestra aberta e gratuita que será proferida pelo professor Alessandro Gandini, do National Polytecnic Institute de Grenoble, na France. O tema é Biomassa como Fonte de Novos Materiais.

A palestra aborda a utilização de distintas fontes renováveis com o fim de elaborar novos materiais com propriedades e aplicações para altas tecnologias (optoeletrônica, microlitografia, nanocompósitos) e com finalidades ecológicas (biodegradabilidade, reciclabilidade, biocompatibilidade)

O evento acontece às 14h30, no dia 5 de maio, no auditório do IEA, que fica na Av. do Trabalhador Sãocarlense, 400, embaixo da Rádio USP, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9177 ou e-mail ieasc@sc.usp.br


Recuperação de Paredes deterioradas
A Escola Politécnica da USP realiza, de 3 a 7 de maio, o Seminário Internacional sobre recuperação de paredes deterioradas pela ação da umidade e de sais.

O seminário tem por objetivo promover a disseminação de tecnologias aplicadas à preservação e manutenção de edifícios, discutindo os fundamentos e técnicas especiais para a recuperação de alvenarias e revestimentos afetados pela ação da umidade e de sais. O conteúdo será ministrado em 5 módulos pelo especialista Jörg Seele, diretor do instituto alemão IGS de Munique.

As inscrições vão até 30 de abril e é necessário solicitar reserva de vaga com Renata Bertolo, pelo e-mail restauro@poli.usp.br ou fax (0XX11) 3091-5544. Após receber a resposta da reserva, por e-mail, o interessado deve efetuar o pagamento em prazo máximo de 24 horas, por depósito bancário em nome do Dep. de Eng. de Construção Civil - EPUSP, Banco BANESPA, Agência 0658 - c/c 43.007.660-5. A vaga será confirmada somente após o envio da cópia do depósito. Não serão aceitas inscrições por pagamento no local ou por Correio. O recibo da inscrição será fornecido durante o evento. O preço do seminário é de R$600,00, para os cinco dias ou R$200,00, por módulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5429, com Paulo Heitzmann



Agenda Cultural

Curta temporada de Interior no Tusp
Devido ao grande sucesso em São Paulo, onde ficou em cartaz por uma ano, e no interior - com visitas a cerca de 30 cidades entre São Paulo, Minas Gerais e Paraná -, o Grupo TUSP apresenta-se novamente, com a peça Interior, no Teatro da USP (Tusp).

O espetáculo resgata memórias dos atores, que encenam as próprias vidas, e provoca a identificação da platéia com as cenas.

As sessões acontecem de 7 a 9 de maio, às 21 horas, na sexta e no sábado, e às 20 horas, no domingo. No sábado (8), o grupo faz uma apresentação extra para convidados, às 13 horas. O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. Os ingressos custam R$20,00 e há meia entrada para estudantes e terceira idade. O teatro tem capacidade de 140 lugares.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342



Quadro de Avisos

ECA homenageia Octavio Ianni
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove, no próximo dia 5, uma homenagem à obra e à contribuição de Octavio Ianni (pesquisador que morreu recentemente) ao pensamento sociológico brasileiro. A solenidade será realizada a partir das 17 horas, na sala da Congregação, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, primeiro andar, Cidade Universitária, São Paulo.

O evento contará com a presença dos professores Gabriel Cohn, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Renato Ortiz, da Unicamp, Elizabeth Saad, Maria Immacolata V. de Lopes e Eduardo Luís Correa, os três últimos, da ECA.

Os convidados falarão sobre a contribuição de Ianni, principalmente, no que diz respeito à preocupação dele com os temas da globalização e da comunicação. As palestras serão precedidas de apresentação de audiovisual com coletânea de imagens de Ianni nos últimos eventos de que participou. A solenidade marcará também a abertura, na Biblioteca da ECA, de exposição de textos e livros de autoria de Ianni, bem como de teses e dissertações orientadas por ele. O evento é aberto e há 80 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068



Lula participa de inauguração de Unidade de Saúde em Ribeirão Preto
Nesta sexta-feira (30), às 11h30, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário de Atenção à Saúde, Jorge Solla, representante do Ministério da Saúde, e o prefeito de Ribeirão Preto, Gilberto Maggioni, participam da inauguração da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) II, que receberá o nome de Dr. Sergio Arouca, em homenagem a um dos ilustres egressos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O sanitarista Sérgio Arouca, que morreu no dia 2 de agosto de 2003 aos 61 anos, formou-se em Medicina pela FMRP. Além de secretário de saúde da cidade do Rio de Janeiro, Arouca também ocupou o cargo em nível estadual. Ele ainda foi deputado federal durante oito anos.

O médico trabalhou a serviço da saúde preventiva no Brasil, lutou pela reforma sanitária, pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e por sua inserção no corpo da Constituição.

A nova unidade de saúde, situada à R. Bruno Pelicani, 70, no Bairro Quintino Facci II, vai substituir a UBDS Distrital Norte, que funcionava na Rua Antônio Augusto Carvalho nº 672, no Simioni. A mudança de endereço e a compra de novos equipamentos buscam, ao mesmo tempo, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A UBDS Dr. Sérgio Arouca vai prestar os serviços de pediatria, clínica médica, ginecologia, vacinação, odontologia, enfermagem, farmácia e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs).

[Com informações do Serviço de Comunicação Social da USP de Ribeirão Preto, do Ministério da Saúde e do Jornal da USP]

Mais informações: (0XX16) 602-3058


Programa Paulista de Biodiesel é lançado na Agrishow
Nesta sexta-feira, às 14 horas, será lançado na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) de Ribeirão Preto, o Projeto Paulista de Biodiesel.

O lançamento acontece no estande da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e contará com a presença do secretário estadual da Agricultura, Antonio Duarte Nogueira Junior e do professor Miguel Dabdoub, presidente da Câmara Setorial Especial de Biocombustíveis da Secretaria da Agricultura de São Paulo.

Os carros e tratores da 11ª Agrishow utilizam o Biodiesel desenvolvido pela equipe do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel) da USP de Ribeirão Preto. O produto é 100% renovável e nacional, obtido eficientemente a partir de tecnologia que usa álcool de cana-de-açúcar.

A Agrishow, que começou dia 26, segue até o dia 1º e é considerada a maior feira de agronegócios da América Latina. Ocupa, este ano, área de 200 mil metros quadrados, com 600 expositores. Conta com a participação de representantes de diversos países, como a Itália, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Israel, Índia e México. São aguardadas cercas de 150 mil visitantes e o movimento de negócios que deve passar dos R$1,2 bilhão.

[Com informações do Serviço de Comunicação Social da USP de Ribeirão Preto]

Mais informações: (0XX16) 602-3734, com Miguel Dabdoub



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Doutorado

Estudos de estacas escavadas de pequeno diâmetro, com bulbos, instrumentadas em profundidade, em terrenos sedimentares. Juliane Andréia Figueiredo Marques. Dia 14 de maio, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Avaliação do perfil de dissolução de comprimidos de glibenclamida 5 mg obtidos por diferentes processos. Christiane Yuriko Hamai Zaim. Dia 14 de maio, às 14 horas.

Fabricação de pães com reduzido teor calórico e modificações reológicas ocorridas durante o armazenamento. Maurício Sérgio Esteller. Dia 14 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3668


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Concordância verbal com SNs complexos. Graça Betânia de Moraes. Dia 14 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Estudo do transporte local de poluentes em Iperó por meio de um Modelo Lagrangiano de Partículas. Maxsuel Marcos Rocha Pereira. Dia 14 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Regressão com erros de medida e pontos de mudança utilizando metodologia Bayesiana. Daisy Gomes de Souza Tu. Dia 14 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Psicologia

Doutorado

Arouche 2004: uma incursão no território urbano da cidade de São Paulo através de seus personagens: estudo psicossocial sobre encontros e desencontros entre olhares, imagens e paisagens, diagnóstico para uma intervenção ambiental. Cíntia Okamura. Dia 14 de maio, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br