São Paulo, 04/05/2004 - Boletim nº 1410
neurociência
Imaginar treinamento também
melhora habilidades

Conclusão foi obtida a partir de
experimentos no Instituto de Biociências
com aprendizagem de leitura invertida e de
rapidez de resposta dos dedos da mão
leia...

FEA-RP promove palestra
sobre Reforma Tributária

No IAG, Astronomia para
a Terceira Idade

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Imaginar treinamento tem efeitos quase tão bons quanto treinar de fato

Maurício Kanno

Pesquisas realizadas no Laboratório de Neurociências e Comportamento do Instituto de Biociências (IB) da USP mostraram que um treinamento feito somente pela imaginação também melhora o desempenho de uma habilidade. Porém, isso é mais eficiente para atividades que dependem menos de uma melhora de força, e mais de esforço mental.

Segundo o biólogo André Frazão Helene, que desenvolveu a pesquisa em seu mestrado e doutorado, o treinamento imaginativo poderia ser usado por pacientes em recuperação, o que diminuiria o tempo posterior de reabilitação para algumas habilidades, como andar. Outra possibilidade seria o aprendizado de tarefas que envolvem um alto risco no treino, como manipulação de materiais perigosos.

"Também se poderiam desenvolver habilidades finas em atletas", diz o pesquisador. "Imaginemos dois jogadores de basquete com capacidades semelhantes. Se, além do treino habitual, um deles treinar pela imaginação o arremesso da bola na cesta, ele terá sua habilidade mais desenvolvida."

Experiências
Os primeiros experimentos que Helene fez em seu mestrado, de 1998 a 2000, orientado pelo professor Gilberto Fernando Xavier, foram de natureza cognitiva, analisando a aprendizagem da habilidade de ler palavras "espelhadas", como se estivessem refletidas em um espelho.

As experiências envolveram 78 pessoas. Um grupo de voluntários treinava lendo as palavras invertidas e depois as escrevendo corretamente no ar, com o dedo, de modo que um examinador visse. Outro grupo lia palavras escritas da forma correta e só imaginava ao contrário.

Depois de três dias de treino de 100 palavras por dia para cada um, foi verificado que o desempenho dos voluntários de cada grupo na atividade de ler na prática era equivalente. "Foi conseguida a aquisição efetiva da habilidade nos dois casos", diz o pesquisador. "Enquanto os indivíduos de cada grupo levavam 25 segundos para a leitura no começo, todos chegaram praticamente para um tempo de cerca de 7 segundos."

Atividade com coordenação motora
Outra série de experimentos, feitos de 2002 a 2003, analisou o aperfeiçoamento em uma atividade envolvendo coordenação motora. Foi uma parceria de Helene com o graduando em biologia Rodrigo Pavão, que fazia iniciação científica no laboratório. Este projeto envolveu 24 voluntários.

Um grupo de voluntários era colocado diante de um monitor, em que aparecia a cada vez um número de um a quatro. Seus dedos de uma mão tinham uma numeração correspondente. O objetivo era tocar o polegar a cada vez com um dos dedos, de acordo com o número que aparecia.

Outro grupo também era colocado diante de uma tela com números, mas ao invés de realmente tocarem o dedo polegar, somente imaginavam isso e apertavam um único botão, independentemente do número, para indicar que a atividade foi imaginada.

"Está certo que eles poderiam simplesmente pensar em qualquer coisa", diz o biólogo. "Mas há algumas indicações de que isso não ocorreu." Segundo o pesquisador, foi verificado que cada dedo tem um tempo diferente para tocar o polegar. "O dedo mínimo é o mais rápido, enquanto o indicador é o mais lento, tanto no treino imaginário como prático."

No caso destes experimentos, depois de um dia de 40 minutos de treino, o grupo que praticou imaginando não conseguiu igualar seu desempenho ao outro que treinou na prática, apesar de ter ficado próximo. Enquanto quem fazia o treino real realizava cada atividade em 0,70 segundo, quem fazia o imaginativo conseguia 0,75 segundo. Já um grupo de controle, sem treinamento, fazia em 1,05 segundos.

Mais informações: (0XX11) 3091-7504 e e-mail afh@ib.usp.br, com o pesquisador Helene




Cursos e Palestras

FEA-RP promove palestra sobre Reforma tributária
Nessa quinta-feira (6), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP promove a palestra Reforma Tributária no Brasil. O professor Fernando de Holanda Barbosa, da Fundação Getúlio Vargas é quem ministrará o evento.

O encontro, com entrada gratuita, ocorrerá às 19 horas no Anfiteatro da FEARP, na Av. dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.
.
Mais informações: (0XX16) 602-3910 ou e-mail ammaciel@usp.br


Evento discute psiquiatria forense
O Núcleo de Psiquiatria Forense (Nufor) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP realizará, nesta quinta-feira (6), a palestra Os crimes que abalaram São Paulo no século XXI, coordenada pelo professor Sérgio Rigonatti, do IPq.

O evento contará com a presença de psiquiatras, juristas e advogados para debater as psicopatologias presentes nos crimes mais famosos de São Paulo, como o caso do "maníaco do Parque". A idéia é analisar os motivos que causaram esses crimes e sua influência no comportamento da sociedade paulistana.

A palestra, com entrada aberta e gratuita, ocorrerá às 9h30, no Anfiteatro do IPq. O endereço é Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3083-0473, com Julieta Magalhães


Conferência Internacional sobre orientação profissional
O Laboratório de Estudos sobre Trabalho e Orientação Profissional (Labor) do Instituto de Psicologia (IP) da USP realizará neste sábado (8) a conferência Reflexões sobre os referenciais teóricos nas práticas de Orientação Profissional, com a presença dos professores Jean Guichard e Bernadette Dumora, da organização francesa Instituto Nacional de Estudos sobre Trabalho e Orientação Profissional (Inetop).

Serão discutidas metodologias e ferramentas que auxiliem na prática da orientação profissional e formas de torná-la mais eficiente. O evento será em francês, com tradução simultânea para o português.

As inscrições custam R$ 80,00 e podem ser feitas pela internet, com número limitado de vagas. O endereço do IP é Av. Professor Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4174 ou site http://www.labor.pn3.net


Curso de Astronomia para Terceira Idade
Até o dia 14, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP estará recebendo inscrições para o o curso Astronomia para a Terceira Idade.

O objetivo é ensinar conceitos básicos de astronomia e astrofísica, tais como o tipo de informação que chega do espaço à Terra, os elementos fundamentais na estruturação espacial e os fundamentos da cosmologia e do sistema solar.

As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 14 às 16 horas, de 18 de maio a 29 de junho.

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo telefone. Será oferecida uma apostila de acompanhamento ao custo de R$20,00. O IAG fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2814, e-mail carmo@astro.iag.usp.br ou site www.astro.iag.usp.br/tercidade.htm


Primeiro simpósio sobre ácidos graxos e saúde
O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da USP, em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), realiza nesta sexta (7) o 1° Simpósio sobre ácidos graxo e saúde. O evento, que contará com palestras de pesquisadores da área de diversas faculdades e institutos do país, é gratuito e aberto ao público geral. As inscrições devem ser feitas no local do evento, e será fornecido um certificado de participação. As atividades iniciam-se às 8h45, com previsão de encerramento para as 17h30.

O evento acontecerá no Teatro Campus Taquaral, da Unimep, à Rod. do Açúcar, 156, em Piracicaba.

Mais informações: (0XX11) 3091-7245



Agenda cultural

Cineclube do CDCC promove sessões de cinema
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP São Carlos promove, durante o mês de maio, sessões gratuitas de cinemas, sempre aos sábados e domingos a partir das 20 horas. Veja a seguir a programação para o fim-de-semana dos dias 8 e 9.

Easy Rider - Sem destino (1969, EUA, Cor, 94 min.) Direção de Denis Hopper.
Wiatt (Peter Fonda) e Billy (Denis Hoper) iniciam um tour sobre duas rodas pelo território americano, rumo a um famoso festival de música. No percurso, se deparam com comunidades hippies e vários expoentes do pensamento provinciano intolerante para com estilos alternativos. Com a intensificação dos movimentos de contra-cultura, este filme põe em pauta uma nova opção de vida, rompendo com os padrões convencionais da sociedade americana. Classificação: 14 anos.

Frenesi (1972, Inglaterra, Cor, 116 min.) Direção de Alfred Hitchcok.
O filme narra a história de um ex-oficial da Royal Air Force, então desempregado, que é confundido com um serial killer, conhecido como o estrangulador da gravata. Algumas
coincidências levam Richard Blaney (Jon Finch) a ser considerado o culpado de uma série de assassinatos. Ele passa então a lutar para provar a sua inocência. Classificação: 16 anos.

O Cineclube do CDCC fica na R. 9 de julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 272-3910, ou site http://www.cdcc.usp.br/cineclube/index.html



Publicações

IEA lança o n° 50 da revista Estudos Avancados
O lançamento da 50ª edição de Estudos Avançados está previsto para quinta (13) e contará com a participação de Arany Santana, secretária da Reparação de Salvador, e do sociólogo José de Souza Martins da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A revista do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, traz o dossiê "O Negro e o Preconceito Racial", que inclui uma entrevista com o sociólogo Octavio Ianni, professor da FFLCH, que participou da escola de sociologia paulista e traçou um novo panorama analítico sobre a situação do negro e o preconceito social no País.

Também colaboraram com o dossiê o antropólogo Luís Roberto Cardoso de Oliveira, da Unicamp, além dos geneticistas Sérgio Danilo Junho Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Maria Catira Bortolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

O exemplar da revista, quadrimestral, custa R$ 18,00, e a assinatura anual, R$ 50,00.
O número 50 da revista marca quase 17 anos de periodicidade regular da Estudos Avançados, com mais de mil textos publicados, debatendo ciência, cultura e políticas públicas. A primeira edição foi lançada em dezembro de 1987. O lançamento será realizado na sala do Conselho Universitário da USP, que fica na R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4442 / 3919 ou no site www.usp.br/iea/revista



Quadro de Avisos

Universia reúne informações sobre bolsas e financiamento estudantil
Para auxiliar os jovens e profissionais que buscam informações sobre bolsas de estudo e financiamento estudantil o Universia Brasil desenvolveu o canal Bolsas e Financiamentos (www.universiabrasil.net/bolsas).

O serviço orienta os usuários sobre bolsas de estudo oferecidas por instituições de ensino, órgãos do governo, fundações e demais setores vinculados à Educação no Brasil e no mundo. Como é integrado à Rede Universia, o sistema amplia as chances do usuário localizar um benefício que atenda às suas necessidades, além de facilitar a procura, uma vez que todos os dados referentes ao tema estão em um único canal. A busca pode ser feita pelo perfil do usuário: universitário, professor, pesquisador, artista, estrangeiro, etc; por prazo de inscrição; por curso; por estado; por país; por tipo de bolsa e por organizações que oferecem o benefício.

Para quem pretende adquirir conhecimento no Reino Unido ou na Espanha o serviço oferece um guia completo a respeito das cidades dessas regiões, com detalhes sobre o clima, transporte, bibliotecas públicas, o que fazer no tempo livre, além de informações sobre oportunidades de estudos, bolsas, intercâmbio, visto, instituições que oferecem o teste de proficiência em línguas estrangeiras e orientações sobre a validação no Brasil do diploma obtido no exterior.

O canal Bolsas e Financiamentos reúne também dados sobre as diversas modalidades de financiamentos: onde encontrar, regras de utilização, perfil do candidato e prazos.

Mais informações: (0XX11) 3443-2893 ou e-mail mnascimento@universia.net



Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Doutorado

Avaliação do uso do PICC - cateter central de inserção periférica - em recém nascidos. Edi Toma. Dia 18, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Escola Politécnica

Mestrado

Integração ODP-CIM para definição de arquitetura se sistema de informação: uma aplicação na qualidade de distribuição de energia elétrica. Pedro Souza Rosa. Dia 17, às 9 horas.

Doutorado

Avaliação da carga mental de trabalho na operação de interfaces homem-computador de sistemas de controle de processo. José Luiz Lopes Alves. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Ossos do sistema estomatognático e da articulação temporomandibular de cães e gatos: enfoque anátomo-cirúrgico. Vanessa Graciela Gomes Carvalho. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br