São Paulo, 05/05/2004 - Boletim nº 1411
artes
Pesquisadora analisa as dualidades
na arte latino-americana

Estudo apresentada ao Prolam compara
a produção de quatro artistas plásticos
latino-americanos e mostra como o tema
dos contrários aparece em suas obras
leia...
Instituto Oceanográfico promove
curso de Paleoecologia
Estatuto do Idoso é tema
de palestra em Bauru

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisadora analisa as dualidades presentes nas obras de artistas plásticos latino-americanos

Valéria Dias

O Bem e o Mal, a Morte e a Vida, Deus e o Diabo, o Céu e o Inferno, o Eu e o Outro. Como essas dualidades se mostram na arte da América Latina? A partir da análise comparada da produção artística de Francisco Brennand e Gilvan Samico (Brasil), de Oswaldo Viteri (Equador) e de Gustavo Nakle (Uruguai) a pesquisadora Mariza Bertoli identificou como o tema dos contrários se mostra nas obras desses artistas.

"Mesmo valendo-se de formas de expressão diferentes (escultura, xilogravura, colagem e pintura sobre madeira), a obra desses artistas têm em comum a aproximação dos contrários até o ponto máximo da sedução da imagem", conta Mariza, que apresentou sua tese de doutorado ao Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP. "O modo simbólico como se apresentam essas obras, a sedução dos contrários, nos revela uma face da identidade latino-americana."

Uma das conclusões do estudo, segundo Mariza, é que os quatro artistas criam as suas "armadilhas de ver', através da aproximação dos contrários. "Num primeiro momento, todas as obras parecem simples mas, sem a advertência de sua profundidade, capturam o olhar do receptor e conseguem romper com a opacidade do real criada pelo cansaço do cotidiano", conta a pesquisadora.

"É como, por exemplo, na obra de Sebastião Salgado: você sabe da luta dos sem-terra, você vê os meninos de rua, mas essas imagens na fotografia comovem profundamente. É o sentimento estético como ato de solidariedade."

As obras
A pesquisadora fez a análise a partir das trajetórias dos artistas, entre 1960 e 2000, e escolheu obras de referência de cada um deles. De Francisco Brennand, "A Praça Mística e o Templo", conjunto escultórico e arquitetônico em espaço aberto, em cerâmica glasurada em alta temperatura, situada em sua Propriedade dos Santos Cosme e Damião, no Recife. O conjunto apresenta um templo sobre um lago onde estão as obras "O Grande Olho e o Ovo Primordial". "Simboliza o momento inaugural da recriação do mundo, sob o olhar de guardiões que são pássaros-serpente. Essa aproximação de contrários refere-se à união entre Céu e Terra, entre outras sugestões simbólicas", conta.

De Gustavo Nakle, a obra escolhida foi "Nuestro Viejo y Querido Dios", uma escultura em fibra de vidro policromada, integrante do grupo "Juízo Final", da instalação formada por 113 esculturas, exposta na XIX Bienal de São Paulo (1987), sob o título "Passagem: Juízo Final, Reencontro e Paraíso dos Farofeiros". A escultura é concebida em tríade: Deus (ao centro), um Cordeiro (à direita) e um Demônio (à esquerda). Segundo Mariza, Deus é um juiz monstruoso, pleno de olhos e narizes, paramentado e coroado com uma tiara papal e que ergue a mão no gesto de uma benção. "É uma representação da vigilância, da censura da segregação, pois até a mão que benze tem olhos", conta. "É uma alusão à idéia de pecado, do Bem e do Mal polarizados, colocados à Esquerda e à Direita, inclusive no sentido histórico-político", diz a pesquisadora.

De Gilvan Samico, Mariza analisou "O Retorno" (1995), xilogravura em quatro cores sobre papel de arroz. Ela conta que a obra apresenta um crucifixo onde há, sobre uma flor-de-ouro, um Cristo-pássaro com o coração e as chagas em forma de amêndoas luminosas. De um lado, há um peixe e do outro, uma serpente, representando a Água e a Terra. "A obra simboliza a superação da contradição entre Vida e Morte - a idéia de ressurreição, ou do eterno retorno."

A obra de Oswaldo Viteri escolhida foi "Olho de Luz" (1987), colagem e pintura sobre madeira, feita com bonecas de trapo - brinquedos de criança vendidos nas feiras, comuns na cultura andina. Mariza explica que o artista usa o artifício da sombra feita em veladura para revelar, no centro, um "Olho de Luz". "A luz é a arma do artista contra a intolerância. Viteri quer mostrar que sob a homogeneidade do típico, pode-se surpreender com a riqueza da diferença. Esse foco é um novo olhar sobre o Outro, sobre o diferente", afirma. "O 'Olho de Luz' é um convite para nos colocarmos na obra que está diante de nossos olhos."

Mais informações: e-mail m.bertoli@uol.com.br com a professora Mariza Bertoli



Cursos e Palestras

Instituto Oceanográfico promove curso de paleoecologia
Os interessados em participar do curso Ecology and Paleoecology of foraminifera (Ecologia e Paleoecologia do foraminifera) devem se inscrever até dia 14 de maio, pessoalmente na secretaria de graduação do Instituto Oceanográfico. O curso será ministrado pelo professor de geologia Barun Kumar Sen Gupta, da Universidade Estadual de Louisiana, Estados Unidos. Gupta também é pesquisador e tem muitas publicações de sua autoria sobre o assunto.

O curso, gratuito, abordará os seguintes temas: padrões de distribuição foraminiferal pelos sedimentos recentes depositados nos fundos dos oceanos e pela água do mar; fatores que afetam essa distribuição; e interpretação de meio-ambientes antigos por meio dos dados foraminiferais;

As aulas serão do dia 7 até 18 de junho no Anfiteatro Professor A. E. Vazzoler. O IO fica na Pça. do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528 ou e-mail cpg21_io@reccad.usp.br


Estatuto do Idoso é tema de palestra em Bauru
Nesta quinta (13), a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP promove a palestra Estatuto do Idoso. O evento será no auditório da Biblioteca e contará com a presença de Darlene Tendolo da Secretaria Municipal do Bem Estar Social. A palestra faz parte do projeto "Revi-Vendo", iniciativa da 3ª idade que procura elevar a qualidade de vida de seus integrantes.

Não há a necessidade de se inscrever para participar do debate - apesar de ser voltado aos participantes do projeto, está aberto para o restante da comunidade. A FOB se localiza na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8339 / 8465


Inscrições abertas para cursos de fotografia e matemática
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP promove dois minicursos para adolescentes, um sobre Fotografia digital e o outro sobre Números inteiros.

Fotografia Digital é dirigido para alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e será realizado do dia 24 a 28 de maio. As aulas abordarão temas como modelos e recursos de máquinas de diversos fabricantes, vantagens e desvantagens em relação ao filme tradicional e fotos criativas. Os alunos também terão exercícios práticos com as câmeras.
Os interessados podem se inscrever até dia 21 de maio no prórpio CDCC.

Descobrindo os Números Inteiros se dirige a alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e será realizado nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio. O objetivo é levar o aluno a compreender o significado e as operações com números inteiros. As inscrições também devem ser realizadas pessoalmente até o dia 18 de maio.

O endereço do CDCC é Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9772 ou no site www.cdcc.usp.br


Presidentes da Capes e CNPq palestram na USP de Ribeirão
Nesta sexta-feira (7), às 11 horas, acontecerá o seminário As ações do CNPq no contexto atual da C&T, com Erney Felicio Plessmann Camargo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Será no Anfiteatro "Lucien Lison", bloco didático da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Na segunda-feira (10), às 14h30, no Espaço Cultural do Campus, o tema será Pós-Graduação: Cenários e Perspectivas. Haverá a participação dos professores Jorge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da pró-reitora de Pós-Graduação da USP, Suely Vilela, e do diretor da FFCLRP, Oswaldo Baffa Filho.

Os eventos são gratuitos, abertos ao público em geral e fazem parte das comemorações dos 40 anos da FFCLRP. O campus fica na Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3670, na diretoria da FFCLRP



Agenda Cultural

ECA exibe Fala tu
O filme Fala Tu, documentário que acompanha o cotidiano de três moradores da zona norte carioca com um interesse comum: o rap, será exibido na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP nesta quinta (6), às 18 horas.

Depois da exibição haverá um debate sobre Hip-Hop, com a presença de Freitas e Johnny do site Realhiphop (www.realhiphop.com.br), Sharylaine do grupo Minas da Rima e o professor Massimo Di Felice da ECA. A exibição faz parte do Cinema BR em Movimento, uma oportunidade para espectadores de cerca de 200 municípios do Brasil terem acesso gratuito ao melhor do cinema brasileiro.

A ECA fica na Avenida Professor Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 8268-5425 com Cissa ou site www.cinemabremmovimento.com.br



Maria Antônia apresenta Trio de Câmara
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta no dia 12 de maio, às 20h30, um concerto com o Trio de Câmara: clarinete (Giuliano Rosas), violoncelo (Vana Bock) e piano (Marcos Aragoni). Esta formação instrumental, bastante explorada por compositores consagrados como Beethoven e Brahms, é também utilizada por compositores menos conhecidos. A proposta do Trio é divulgar as obras desses compositores, bem como a de outros de diversos períodos e estilos.

O Trio homenageia o bicentenário do compositor russo Mikhail Ivanovich Glinka (1804-1857), apresentando o seu "Trio Pathetique". A entrada é gratuita. O endereço do Ceuma é Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182


Sessão de cineclube discute Todo Poderoso
No dia 13 de maio, às 19h30, será realizada, no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, uma sessão do cineclube da Pastoral Universitária (PU) com o filme Todo Poderoso.

O evento é uma parceria entre a PUC e os centros acadêmicos da FOB/USP, com organização da Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP.

Dirigido por Tom Shadyac, o filme retrata a vida do jornalista Bruce Nolan (Jim Carrey), que, descontente com a vida, passa a questionar Deus (Morgan Freeman). Até que o próprio Deus resolve descer a Terra dar a tarefa de governar o planeta para Bruce. O personagem de Carrey percebe a dificuldade de administrar tudo que acontece no planeta.

Após a sessão, que é aberta a todos os universitários de Bauru e a toda comunidade em geral, haverá um debate sobre o tema proposto pelo filme com o psicólogo Allan Magalhães.

A FOB localiza-se na alameda doutor Octavio Pinheiro Brisola, 9 - 75, Vila Universitária, Bauru. A sessão é gratuita e não é necessário inscrição.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394



Quadro de avisos

AllChemy publica redações dos participantes da Olimpíada de Química
Está em andamento a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, organizada pelo Instituto de Química (IQ) da USP. Com o objetivo de caçar talentos dentro do Ensino Médio, a Olimpíada é dividida em duas etapas.

A primeira foi a autoria de uma redação sobre a "Importância da Química na Produção de Alimentos". Desta fase, foram selecionados os 20 melhores textos e publicados na revista AllChemy semana passada.

O dia 5 de junho será a fase final da Olimpíada, na qual participarão 100 autores e 40 treineros que tiraram as melhores notas na prova de Química da FUVEST. O primeiro prêmio será de R$1000,00. Também serão distribuídos cinco prêmios de R$300,00, 40 medalhas e 40 inscrições na Olimpíada Brasileira de Química.

Mais informações: (0XX11) 3091-2150 com Ivano Gutz ou no site http://allchemy.iq.usp.br



Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes


Mestrado

A inserção da imprensa no discurso do Terceiro Setor- Análise do Projeto Cidadão 2001-Correio Popular e da Coluna Social-Folha de S. Paulo. Cintia Liesenberg. Dia 5 de maio, às 10 horas.

A metamorfose das alegorias no carnaval paulistano. Estudo de caso: Sociedade de Samba Imperador do Ipiranga. Vânia da Silva. Dia 5 de maio, às 14 horas.

Diálogo Parcial - uma análise da cobertura da imprensa para a questão indígena brasileira. Maurício Pimentel Homem de Bittencourt. Dia 5 de maio, às 15 horas.

O software da simulação e o sistema cognitivo humano: as bases epistemológicas na interface comunicação e educação. Isabel Pereira dos Santos. Dia 6 de maio, às 14 horas.

Doutorado

Reflexões sobre a imagem e ilustração pelos Jardins Boboli. Rui Gonçalves de Oliveira. Dia 5 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Caetés: decifra-me ou devoro-te (Transfigurações da antropologia em 'Caetés' de Graciliano Ramos). Suely Corvacho. Dia 7 de maio, às 14 horas.

Amor e Arte: a subversão da forma em "Nove, Novena". Marisa Atili Ennes Simons. Dia 10 de maio, às 14 horas.

Um teatro que conta - a dramaturgia de Osmar Lins. Maria Teresa de Jesus Dias. Dia 11 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Análise dos limiares de detecção dos gostos básicos e sensibilidade ao 6-n-propiltiouracil em crianças de 7 a 10 anos. Carla Vanessa de Souza Caratin. Dia 6 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5091


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado


Atividades do 226 Ra em Águas Subterrâneas Extraídas de dois poços Localizados no Plúton Meridional, Gratinóides de Morungaba - SP. Fábio de Oliveira Lucas. Dia 18 de maio, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br