São Paulo, 14/05/2004 - Boletim nº 1417
abastecimento
Previsões indicam água disponível
em São Paulo só até 2010

Estudo organizou dados sobre a política
estadual de recursos hídricos e aponta
urgência na gestão integrada da água na
Região Metropolitana de São Paulo
leia...
Esalq comemora o
Dia dos Museus
Poli promove workshop
sobre Linux

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Abastecimento de água em São Paulo só está garantido até 2010

Simone Harnik

A população da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) tem garantido o abastecimento de água somente até 2010. "Isso se for considerado o cenário otimista, com a gestão de demanda, o reúso e a diminuição do desperdício dos recursos hídricos, além do aumento da produção do Sistema Produtor Integrado de Água", afirma Hedmilton Ensinas, pesquisador que defendeu mestrado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP sobre os impactos da política estadual de recursos hídricos e da urbanização nas Áreas de Proteção aos Mananciais da RMSP.

Segundo ele, impõem-se medidas urgentes, como a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, o uso eficiente e a gestão integrada dos recursos hídricos. Seu trabalho tem caráter descritivo e utilizou dados secundários, como os do Plano de Bacia do Alto Tietê - estudo realizado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo ao Comitê de Bacia do Alto Tietê.

Agência Metropolitana
Ensinas recomenda a implementação de um mecanismo de compensação financeira aos municípios, que já está previsto em lei, para atrair o poder local à gestão das bacias hidrográficas. "Uma forma seria a compensação pela não ocupação de certas áreas importantes à preservação dos recursos hídricos, dada às prefeituras que possuem em seus territórios parte das bacias hidrográficas dos mananciais", explica.

Além disso, o pesquisador sugere a instauração da "Agência Metropolitana", com a função de elaborar o planejamento integrado e acompanhar a implantação dos serviços comuns de interesse regional. "A questão dos recursos hídricos tem uma estrita relação ao uso e ocupação do solo, que são parte da gestão dos municípios. Os 39 municípios que compõem a RMSP têm interesses, muitas vezes, dissonantes entre si e entre as instâncias governamentais. Daí decorre a necessidade de um órgão/instituição metropolitana", recomenda Ensinas.

Ocupação do solo
De acordo com o pesquisador, os impactos sobre as águas estão relacionados à urbanização, à expansão da população e à pobreza acentuada nos últimos 30 anos. "As áreas periféricas da RMSP, aí incluídas as áreas de proteção aos mananciais, apresentam um acréscimo populacional que excede 5% ao ano, muito superior ao valor médio de crescimento da metrópole, hoje estimado em 1,4% ao ano".

Nas décadas de 1970 e 1980 o crescimento populacional na RMSP foi originado pela migração de outras regiões do país e do estado. Mais recentemente, na década de 1990, ocorreu uma migração num ritmo intenso dentro da própria RMSP para a região de mananciais, no sentido do centro da metrópole (que apresenta crescimento populacional negativo) à periferia.

Como resultado da urbanização da periferia há insuficiência do acesso da população à infra-estrutura sanitária. "Apesar de todo esforço feito na última década, em 2000 apenas 21% do total do esgoto gerado na RMSP recebia tratamento. Em 1998 os principais cursos d'água da região, apresentavam Índice de Qualidade de Água (IQA), péssima", diz. Os esgotos urbanos são uma grande ameaça à qualidade das águas por serem a maior fonte de matéria orgânica e pelo fato de conterem organismos causadores de doenças - como a bactéria do cólera, o vírus da hepatite e a salmonela.

Mais informações: (0XX11) 4366-7022, com Hedmilton Ensinas



Cursos e Palestras


Esalq comemora Dia dos Museus com palestras

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, realiza no dia 20 de maio, às 14 horas, uma comemoração ao Dia Internacional dos Museus.

Com o objetivo de abrir espaço para a discussão da preservação cultural, bem como estimular a valorização de bens patrimoniais e culturais, o evento oferecerá duas palestras. A primeira, Centros e Museus de Ciências, será proferida pelo professor Ernst W. Hamburguer. Na seqüência, a historiadora Marli Terezinha Perecin abordará o tema Preservação de Memória.

Destinado a um público que se preocupa com a preservação dos lugares de memória, esse é mais um dos eventos em comemoração aos vinte anos do Museu Luiz de Queiroz. Recomenda-se aos interessados que telefonem antecipadamente para informar o nome. O evento será realizado no anfiteatro da Química da Faculdade, que fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392, na Seção de Atividades Culturais


IEA de São Carlos realiza palestra sobre genética
O Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (IEASC) da USP promove no dia 18 de maio, a palestra aberta e gratuita Transferência genética: uma abordagem combinatória, que faz parte do "Ciclo de Palestras em Bioinformática" do IEASC.

A palestrante será a professora Estela Maris Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP de São Carlos. O evento terá início às 14h30 no Auditório do IEASC. O endereço do local é Av. Trabalhador São Carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9177 / 9176 ou pelo e-mail ieasc@sc.usp.br, com Rosemari ou Graziela



Workshop sobre Linux na Poli
No dia 19 de maio, a Escola Politécnica (Poli) da USP promove o I Workshop sobre Software Livre no Ambiente Corporativo. O workshop discutirá a forma que algumas empresas utilizam o Linux.

Estarão presentes o professor Imre Simon, da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, Nelson Ferraz da ONG Quilombo Digital, Augusto Tavares Rosa Marcacini, presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-SP, Gustavo Celso de Queiroz Mazzariol, gerente de tecnologia da informação do Metrô e Cezar Taurion, da IBM Brasil.

A taxa de inscrição é de R$50,00, sendo que estudantes têm 50% de desconto. A forma de pagamento só será informada após o envio da ficha de inscrição para o e-mail cursosabertos@vanzolini.org.br. A ficha está disponível no site www.poli.usp.br/pro/sl.
O evento começará às 9 horas e será no Auditório da Engenharia de Produção. O endereço do local é Av. Prof. Almeida Prado, Trav. 2, 128, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3814-7366, ramais 370 / 393



Agenda Cultural

Festa de música eletrônica apóia Campanha do Agasalho
No dia 22 de maio, a partir das 22 horas, o Velódromo da USP vai abrigar um evento de música eletrônica. É o Música para Aquecer!, que será realizado para apoiar a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

A festa deve durar a noite toda. O ingresso é um agasalho ou cobertor, que deverá ser entregue na entrada. Serão cinco DJs: Ferrarinho (Psybreja), Cesinha (Higher Spirit), Laurent (Psychogarden) e Felzener (Deep Trance), além de Vivi (Klatu), atrações do cenário da música eletrônica paulista. A festa começa com "progressive house", continua com "psychedelic trance", e termina com "progressive trance".

Este é o terceiro ano consecutivo que a USP participa da Campanha do Agasalho. O evento é organizado pelo Departamento de Marketing da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP. A entrada é pelo portão 14, na Av. Prof. Mello Moraes, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3116 / 3121, no Centro de Visitantes, ou (0XX11) 3091-4806, no Departamento de Marketing


Espetáculo reúne música e matemática na Estação Ciência
A Estação Ciência da USP inaugura no dia 20 de maio o espetáculo O monocórdio de Pitágoras. A apresentação, gratuita, será às 16 horas, toda quinta-feira, até o dia 17 de junho. Nesta aula-espetáculo, música e matemática se inter-relacionam por meio das escalas musicais descobertas pelo filósofo e matemático Pitágoras.

No texto, um artista popular nordestino, interpretado pelo ator e músico Pedro Paulo Salles, conta, em cordel, uma história trazida por seus antepassados sobre a criação do monocórdio, um instrumento musical de uma corda só, os experimentos e deduções do filósofo grego Pitágoras para se chegar às escalas musicais.

O texto é do próprio ator Pedro Paulo Salles, a direção de Cauê Matos e o cenário de Mônica Nassif. A peça O monocórdio de Pitágoras é mais uma realização do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência e Cooperativa Paulista de Teatro. A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1274 / 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou pelo site www.eciencia.usp.br


Identidade e Almas Gêmeas no Cinusp
Dando continuidade à mostra Nos Limites da Realidade, entram em cartaz os filmes Identidade e Almas Gêmeas, no Cinusp Paulo Emílio.

Identidade (EUA, 2003, 90 min). Direção de James Mangold. Numa noite de tempestade, dez pessoas acabam reunidas num hotel de beira de estrada e passam a ser brutalmente assassinadas, sem nenhuma razão aparente. De 17 a 19 de maio, às 16 horas, e de 20 a 21 de maio, às 19 horas.

Almas Gêmeas (Inglaterra/Alemanha/Nova Zelândia, 1994, 99min). Direção de Peter Jackson. Partindo da história real de um assassinato, o filme materializa em imagens e sons o mundo de fantasia no qual se refugiam duas adolescentes cuja amizade é reprimida pelos pais, na Inglaterra dos anos 50. De 17 a 19 de maio, às 19 horas, e de 20 a 21 de maio, às 16 horas.

A entrada é livre e gratuita. O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Colméia, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp@edu.usp.br



Publicações


Faculdade de medicina lança guia de teses
No dia 20 de maio, às 11 horas, o Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove o lançamento do Guia de apresentação de dissertações, teses e monografias. O evento terá lugar na Biblioteca Central da Faculdade, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, 2º andar, salas 2308/2312, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7266



Quadro de Avisos

IPT promove discussão sobre gás natural
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizará, dia 18 de maio, um "bate-papo" por chat sobre o desenvolvimento de tecnologias para estocagem de gás natural. As iniciativas do governo de São Paulo para incentivar o uso desse combustível estimulam o debate sobre soluções para manter os grandes centros abastecidos.

O IPT, em parceria com a Petrobras, já desenvolve há três anos estudos geológicos e de viabilidade econômica para estocagem subterrânea de gás natural em São Paulo. A tecnologia utilizada para criar imensos reservatórios subterrâneos é em parte semelhante à utilizada em países da Europa e Estados Unidos. É feito um estudo procurando-se estruturas geológicas favoráveis à estocagem, similares àquelas que armazenam naturalmente gás e petróleo.

A primeira etapa da pesquisa, patrocinada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), deverá estar concluída ainda no primeiro semestre deste ano. As etapas seguintes deverão privilegiar estudos ambientais, como os de impacto ambiental, desenvolvimento de legislação específica, tipo de monitoramento dos depósitos e equipamentos.

O debate será conduzido pelo pesquisador do IPT Wilson Iyomasa e começará às 11 horas. O endereço do site para quem quiser participar é www.ipt.br/tecnologia/chat.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720 / 4741



Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

A leitura científica no contexto da ciência da informação. Laura Cristina Vizoni Boudler. Dia 20 de maio, às 11 horas.

Flávio Império: Identidade expressiva na direção de labirinto. Uma reconstituição virtual. Sandra Aparecida de Paula Mantovani. Dia 21 de maio, às 14 horas.

Doutorado

Jean-Luc Godard e o cinema clássico americano - de Acossado a Made in USA. Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira Mendes. Dia 21 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola de Educação Física e Esporte

Doutorado

Aptidão física e saúde: um estudo de tendência secular em escolares de 7 a 12 anos de Jequié - Ba. Valfredo Ribeiro Dórea. Dia 20 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Avaliação da qualidade microbiológica de amostras de mercado de queijo mussarela, elaborado a partir de leite de búfala (Bubalus bubalis). Débora de Azevedo Olivieri. Dia 17 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4276

Efeitos de diferentes coberturas mortas obtidas a partir do manejo mecânico com roçadeira lateral na dinâmica populacional de plantas daninhas em citros. Hector Alonso San Martin Matheis. Dia 17 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4460

Evapotranspiração e coeficiente de cultura em dois ciclos de produção do maracujazeiro amarelo. Rodrigo Alessandro de Lima Corrêa. Dia 17 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4149, ramal 223


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Mecanismo de formação de micronúcleos em células tumorais de pulmão em cultura. Renata Manelli-Oliveira. Dia 21 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br