Destaques
Pesquisa mostra como professores escolhem livros didáticos
Simone Harnik
A escolha de um livro didático por um professor não
ocorre somente pela leitura de resenha ou pela indicação
dos colegas. Pesquisa de Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, da
Escola do Futuro da USP, mostra que os professores desejam manusear
a publicação, analisar a qualidade de impressão
das imagens, verificar o grau de dificuldade dos textos e exercícios
e não se satisfazem apenas com o guia de livros oferecido pelo
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério
da Cultura e Educação (MEC).
"O objetivo do trabalho foi o de conhecer os critérios
do processo de escolha dos livros didáticos, que ocorre de
três em três anos, por professores de 1ª a 4ª
séries", conta Tolentino-Neto. "A avaliação
dos livros, realizada desde 1996, é refinada a cada edição
do Programa, porém o impacto do PNLD a quem ele se destina,
ou seja, aos professores, é pouco estudado", explica o
pesquisador que defendeu mestrado na Faculdade de Educação
(FE) da USP.
Seis cidades foram escolhidas para participar do estudo: Palmas (TO),
Petrolina (PE), Santa Maria (RS), São Paulo (SP) Campos dos
Goytacazes (RJ) e Belém (PA). Nestes locais, escolas públicas
municipais e estaduais foram selecionadas e, delas, foram entrevistados
docentes lecionando para a 4ª série e que já tivessem
escolhido livros para o ano letivo.
Uma das principais reclamações dos professores
quanto ao PNLD, é a de que o Guia dos livros didáticos
só chegava à escola, pouco tempo antes do prazo final
para a escolha. Assim, os professores acabavam tendo que "disputar"
o volume e tinham pouco tempo para refletir. "Em uma das escolas,
o Guia enfeitava a estante da sala do coordenador e não ficava
disponível para os docentes. Além disso, muitos professores
desconhecem o processo, que tem pouca divulgação do
MEC", afirma o pesquisador.
Segundo ele, este problema foi parcialmente solucionado pelo Ministério,
que passou a enviar o Guia com maior antecedência. Alguns exemplares
do material também foram reservados para as Secretarias de
Ensino, que podem repassar para as escolas que solicitarem. Outra
mudança foi a segmentação do Guia em quatro volumes,
o que facilita sua utilização por todos os professores
da escola.
Denúncias
Antes de saírem a campo, Tolentino-Neto e sua equipe já
tinham tomado contato com denúncias de que em certas localidades
a escolha poderia ser tendenciosa. Em uma das cidades, que optou por
escolher os mesmos livros para todas as escolas, foi constada a pressão
de três editoras dominantes.
"A Secretaria de Ensino do Município organizou um evento
em um ginásio de esportes e as editoras expuseram seus livros.
O Guia do MEC oferecia 36 opções e, no entanto, os professores
só conheceram três ou quatro publicações:
as do catálogo dessas editoras", conta. Segundo Tolentino-Neto,
os docentes tendem a fazer a escolha entre os livros que manuseiam
e analisam pessoalmente.
Outro problema encontrado na pesquisa de campo foi uma versão
do Guia do MEC contendo somente as publicações do catálogo
de uma editora. "Nessa tentativa da editora de se aproveitar,
às vezes, os professores confundiam os dois guias", explica.
Apesar da pressão editorial, em Belém, onde havia promessas
de benefícios (como melhoramento da quadra de esportes) se
a escola optasse por determinado livro didático, os docentes
não foram persuadidos. "Esta cidade tem um projeto pedagógico
construído pelos próprios professores. Então,
o dinheiro oferecido não foi capaz de mudar a concepção
de ensino", comenta.
Na época da pesquisa,
São Paulo era o único estado que optou por receber o
dinheiro do MEC e por realizar o processo de compra por sua conta.
"Isso, somado a um lapso de calendário com a escolha dos
demais estados brasileiros, levava o São Paulo a escolher livros
de qualidade inferior, muitas vezes mal avaliados pelo programa PNLD",
explica Tolentino-Neto.
Este ano deve ocorrer a escolha de livros didáticos para 5ª
a 8ª séries do Ensino Fundamental. No PNLD de 2004 o governo
adquiriu 120 milhões de livros, ao custo de R$575 milhões.
Foram atendidos 32 milhões de estudantes e 154 mil escolas,
por este que é o maior programa de distribuição
de livros do mundo.
Mais informações: lcaldeira@hotmail.com
Cursos e Palestras
Colóquio sobre a Via Láctea
no IFSC
Nesta sexta-feira (21), O Instituto de Física de São
Carlos (IFSC) da USP realizará o colóquio Qual o
formato da nossa Galáxia?, às 10h30. O palestrante
será Wilton da Silva Dias, do Grupo de Física Teórica
do IFSC.
Os principais temas abordados serão a determinação
da distância e idade das estrelas, a maneira de descobrir se
uma estrela pertence ou não a um aglomerado estelar, determinação
da velocidade espacial dos aglomerados estelares, a possibilidade
de se descobrir um novo aglomerado estelar e o mapeamento dos braços
da Galáxia por meio de aglomerados estelares.
Os aglomerados abertos estelares constituem uma amostra de objetos
de excepcional interesse para o estudo da estrutura e evolução
do disco da nossa Galáxia. No entanto, há uma série
de perguntas referentes aos braços espirais que ainda não
foram respondidas de forma satisfatória, como a localização
dos principais braços da Via Láctea e a velocidade de
rotação dos braços espirais.
O evento, aberto e gratuito, será no Anfiteatro Azul. O IFSC
fica na Av. Trabalhador São Carlense, 400, São Carlos.
Mais informações: (0XX16) 273-9871 ou site http://www.astro.iag.usp.br/~wilton
Estratégias de Gestão da Engenharia Simultânea
Dia 25 de maio, às 11h30, o engenheiro Alceu Salles Camargo
Junior ministrará o seminário Engenharia simultânea:
uma comparação entre as estratégias set-based
e point-based. O seminário trará para debate as
conclusões da tese de doutorado do palestrante, defendida na
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
(FEA) da USP. Nela, ele faz a comparação, por meio de
modelos matemáticos, entre o desempenho econômico das
duas diferentes estratégias de Gestão da Engenharia
Simultânea.
Inscrições podem ser feitas por qualquer interessado,
até 21 de maio, por e-mail ou telefone. Há uma taxa
de R$ 30,00 a ser paga no dia do evento, exceto para alunos e professores
da USP. O evento acontecerá na Sala da Congregação
da FEA, no Prédio 1, andar superior. O endereço é
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São
Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3031-6946 / 3091-5969,
e-mail npgctusp@edu.usp.br,
ou site http://www.fia.com.br/pgtusp
Repórter Brasil promove seminário sobre a nova
escravidão
No dia 26 de maio, a partir das 14 horas, acontecerá o seminário
A Nova Escravidão no Brasil, no Pátio do Colégio,
centro de São Paulo. O evento é uma parceria da Organização
Internacional do Trabalho (OIT) com a ONG Repórter Brasil,
formada principalmente por alunos, ex-alunos, professores e pesquisadores
da USP.
O seminário vai discutir o que é o trabalho escravo
contemporâneo, como ele vem sendo combatido no país,
o aprimoramento e a aplicação da legislação
e a participação da sociedade civil na erradicação
do problema. Haverá também o lançamento de um
guia para jornalistas sobre o assunto.
A mediação será de Leonardo Sakamoto, pesquisador
da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
da USP e membro da ONG Repórter Brasil, e de Severino Góes,
da OIT.
Estão previstas as participações do ministro
Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos
da Presidência da República e da procuradora federal
dos Direitos do Cidadão, Ela Wiecko de Castilho, entre outros
envolvidos no combate à escravidão.
O local do evento é o Espaço da Cidadania "André
Franco Montoro", no Pátio do Colégio, 184, Centro,
São Paulo. A entrada é livre, mas os interessados devem
se inscrever até 24 de maio, enviando nome completo, telefone
e profissão para o e-mail abaixo.
Mais informações: e-mail trabalhoescravo@reporterbrasil.com.br
ou site http://www.reporterbrasil.org.br
Inscrições abertas para curso na Estação
Ciência
A Estação Ciência da USP tem inscrições
até o fim do mês de maio, para o curso Decifrando
a Terra, que será realizado de 3 de junho a 12 de agosto.
O curso é voltado para professores dos ensinos médio
e fundamental e também para professores de cursinhos pré-vestibular.
O objetivo é aproximar esse público dos docentes da
USP.
Sob a coordenação do professor Wilson Teixeira, o curso
será ministrado pelos autores do livro Decifrando a Terra,
da editora Oficina de Letras. O conteúdo do curso difundirá
o conhecimento integrado da Natureza, destacando a ligação
entre a história da vida e história geológica
da Terra e as relações dos fenômenos naturais
com os conteúdos abordados pela Física, Química,
Biologia e Ciências.
O curso terá a duração de 10 módulos semanais,
com dois temas cada um. As aulas serão às quintas-feiras,
das 14 às 17 horas. Os participantes do curso receberão
certificados de conclusão. As inscrições custam
R$ 50,00 e podem ser feitas na Estação Ciência,
das 10 às 17 horas, ou através de depósito bancário
na Nossa Caixa Nosso Banco (agência: 0376-0 e conta: 13000163-7),
mediante apresentação de comprovante de depósito.
A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274/1394,
Lapa, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3673-7022 / 3675-8828
Agenda Cultural
Museu de Zoologia inaugura Galeria de Exposições
Temporárias
Marcando a conclusão da primeira etapa do restauro das fachadas,
o Museu de Zoologia da USP inaugura um novo espaço, a Galeria
de Exposições Temporárias. A nova galeria abrigará
mostras de 3 a 4 meses de duração, com espaço
para exposições de cunho artístico ou histórico,
cujo conteúdo seja direta ou indiretamente relacionado à
zoologia, inclusive obras de artistas de outras áreas.
A primeira atração serão duas mostras fotográficas.
A exposição A Zoologia na Arquitetura, do fotógrafo
Wagner de Souza e Silva, reúne 24 imagens dos elementos decorativos
que ornamentam a fachada do prédio histórico e das formas
dos originais em gesso. Na exposição Revelando Bastidores,
o fotógrafo Ronaldo Aguiar, com 25 imagens, dedica-se a retratar,
de forma subjetiva, aspectos inusitados do prédio do museu
e de suas coleções.
Além das imagens reveladas pelas duas exposições,
os visitantes poderão conhecer detalhes do recente processo
de restauração implementado no prédio do museu
e registrado no Caderno de Restauro, exposto ao público
na Galeria de Exposições Temporárias.
O Museu está instalado em um prédio de interesse histórico,
inaugurado em 1941 e projetado pelo arquiteto Christiano das Neves,
que também projetou a Estação Júlio Prestes.
A abertura para convidados acontece nesta quinta-feira (20), às
18 horas. Para o público em geral, na sexta-feira (21), indo
até 22 de agosto, de terça a domingo, das 10 às
17 horas. A entrada custa R$ 2,00. Grátis para escolas públicas
e visitantes até seis anos ou acima de 65 anos. O museu fica
na Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 6165-8100 / 8140
Apresentação do Quinteto
Sometais na Casa de Dona Yayá
Neste domingo (23), a Casa de Dona Yayá apresenta o Quinteto
Sometais, às 11 horas. Fundado em 1990, o Quinteto é
formado por cinco experientes profissionais das melhores orquestras
de São Paulo. Tem como objetivo despertar o interesse de crianças
e adultos pela música instrumental, aprimorar os conhecimentos
técnicos de seus componentes e divulgar o trabalho de compositores
brasileiros.
O fato de poder atuar facilmente em qualquer espaço sem necessitar
de grandes condições técnicas, bem como possuir
um repertório bastante eclético que mescla os gêneros
popular e erudito, incluindo comentários didáticos sobre
a história e evolução dos instrumentos de metais
feitos pelo professor Sérgio Cascapera, do Departamento de
Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA)
da USP, proporciona ao público além da função
educativa, uma excelente opção de entretenimento cultural.
A Casa de Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bexiga, São
Paulo. A entrada é franca.
Mais informações: (0XX11) 3091-2051
Publicações
Esalq lança periódico informativo
A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq)
da USP lançou, no dia 10 de maio, a primeira edição
do informativo quadrimestral Esalq Notícias, concebido,
prioritariamente, para divulgar realizações e fatos
relevantes do cotidiano da Escola.
Como existem outros periódicos que circulam pela Esalq, que
pertencem a segmentos mais específicos, a linha editorial do
recém criado informativo contempla atividades acadêmicas,
pesquisas, eventos, ações e resultados científicos
de forma objetiva, leve e concisa.
A contra-capa do informativo apresenta a seção Projeto
Memória, que trará sempre uma entrevista com um docente
aposentado, e a seção Símbolos da Esalq, que
a cada nova edição irá apresentar um emblema
que identifique a Escola. O primeiro número traz uma entrevista
com o professor Salim Simão e as características do
simbólico Prédio Central.
Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477
Quadro de Avisos
Hospitais universitários da USP buscam integração
Nesta segunda-feira (17), cerca de 20 profissionais membros do Hospital
de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru
(Centrinho), do Hospital Universitário (HU), do Instituto de
Física (IF) e da Coseas se reuniram no HU para discutir pontos
comuns entre as instituições e possibilidades de parcerias
nas áreas de gestão, qualidade e produtividade. A iniciativa
é da Comissão Central de Gestão de Qualidade
e Produtividade (CCGQP) da USP e da Comissão Interna de Gestão
de Qualidade e Produtividade (CIGQP) do campus de Bauru.
Um dos objetivos dos diretores dos hospitais universitários
da USP é ter um sistema único de compras para que se
possa aumentar e qualificar o poder de negociação de
compra de materiais. Outra possibilidade de parceria entre o Centrinho
e o HU está na área de informática, a partir
da troca de experiências para a criação de sistemas
de apoio ao diagnóstico e tratamento, custos e gerenciamento
hospitalar.
Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou e-mail imprensa@centrinho.usp.br,
na Assessoria de Imprensa do Centrinho
Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
Métodos de tensões multiaxiais na análise
de fadiga de auto-ciclo: aplicação para componentes
automotivos. Accacio Moraes Neto. Dia 25 de maio, às 11
horas.
Avaliação da tecnologia bluetooth para transmissão
de vídeo em tempo real com qualidade de serviço (QoS).
Everson Denis. Dia 25 de maio, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5443
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Doutorado
Fração orgânica de biossólidos e efeito
no estoque de carbono e qualidade da matéria orgânica
de um latossolo cultivado com eucalipto. Cristiano Alberto de
Andrade. Dia 25 de maio, às 8 horas.
Mais informações: (0XX19) 3417-2116
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão
Preto
Mestrado
Investigação fitoquímica do extrato de lavagem
foliar de Tithonia diversifolia (Hemsl.) A. Gray e ensaio biológico.
Elisete Dias Teles Tozo. Dia 25 de maio, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
Caixa Preta: samba e identidade nacional na Era Vargas. Impacto
do samba na formação da identidade na sociedade industrial:
1916-1945. Magno Bissoli Siqueira. Dia 25 de maio, às 9
horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4626
Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
Dengue e infestação do Aedes aegypti no Município
de Santo André, São Paulo. José Luis Laporta.
Dia 25 de maio, às 9 horas.
Mais informações: (0XX11) 3081-5091
Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
Soroprevalência de anticorpos anti-parvovírus humano
B19 na comunidade urbana de Caieiras. Egma Marcelina Mayta Huatuco.
Dia 25 de maio, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-7439
Instituto de Matemática e Estatística
Mestrado
Bifurcação de Hopf num modelo de controle biológico.
Danilo Braun Santos. Dia 25 de maio, às 11 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-6121
Instituto de Química de São Carlos
Mestrado
Estudo da Relação Quantitativa entre Estrutura e
Atividade Antioxidante de Compostos Flavonóides. Karen
Cacilda Weber. Dia 19 de maio, às 14 horas.
Doutorado
Um Estudo Teórico da Atividade Analgésica de Compostos
da Planta Cannabis sativa. Agnaldo Arroio. Dia 24 de maio, às
14 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9909
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