São Paulo, 21/05/2004 - Boletim nº 1422
música
Software facilita avaliação da
acústica de salas de concerto

Programa criado por pesquisadores da USP
avalia, mede e simula a acústica de salas de
concertos musicais e teatros. O software
poderá substituir similares importados
leia...
Palestra aborda opções
de trabalho para doutores
Professor da Poli lança
livro sobre a infoeconomia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Software reduzirá custos da avaliação acústica em auditórios e salas de concerto

Júlio Bernardes

Um conjunto de três softwares desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Software para Cálculo, Análise e Simulação de Acústica de Salas para Prática Musical (AcMus) da USP pode facilitar a avaliação da acústica de salas de concertos musicais, teatros e auditórios.

Foram criados dois programas, para medição e avaliação de acústica, que já estão parcialmente disponíveis na internet. Os softwares, gratuitos, junto com o módulo para simulações em fase de desenvolvimento poderão substituir similares importados que chegam a custar até US$ 7 mil.

O professor Fernando Iazzetta, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, um dos coordenadores do projeto, explica que o AcMus (nome do programa de computador, abreviatura de Acústica Musical) é composto por três módulos projetados para atuar em conjunto ou separadamente. "Esses módulos realizam as funções de avaliação, medição e simulação acústica, e foram desenvolvidos dentro de um projeto temático da Fapesp", afirma. O grupo é sediado na ECA e no Instituto de Matemática e Estatística (IME). "É um trabalho multidisciplinar envolvendo pesquisadores nas áreas de música, computação, engenharia, arquitetura e física."

De acordo com Iazzeta, é possível avaliar a qualidade da propagação do som em espaços já existentes ou em projeto. "A partir das dimensões do local e dos materiais usados na construção é possível estimar parâmetros, entre eles o tempo de reverberação", diz. "Numa sala com muita reverberação a reflexão dos sons no ambiente será maior e eles irão se misturar, confundindo os ouvintes", aponta o professor, ressaltando que cada ambiente, dependendo de sua função - auditório, teatro, etc.- deve ser projetado para ter um tempo de reverberação específico.

Interface
Para criar o software de medição, os pesquisadores se utilizaram de fórmulas matemáticas capazes de medir parâmetros como sensação de intimidade e calor, clareza e fusão de sons, antes estabelecidos subjetivamente. "Um sinal sonoro é emitido na sala para ser gravado no computador e comparado com o som original através do programa", explica.

Segundo Iazzetta, os programas de avaliação e medição acústica já estão parcialmente disponíveis na internet na forma de protótipos (no site http://gsd.ime.usp.br/acmus), com acesso gratuito. "O código computacional dos programas é aberto, para permitir que outros pesquisadores possam realizar novos desevolvimentos", afirma.

O professor aponta que o software está no mesmo nível dos produtos existentes no mercado, todos importados e com preços entre US$ 6 e 7 mil. "Até o final do ano deverá ser criada uma interface para permitir o uso por pessoas que não conheçam programação de computadores".

O software de simulação permitirá avaliar pelo computador como será a acústica de uma sala antes de sua construção. "No caso de um teatro, por exemplo, será possível simular o comportamento dos sons e saber se algum ponto da platéia terá a audição prejudicada", diz. "O programa para simulação está em desenvolvimento e deverá estar pronto com a interface para usuários em setembro de 2005."

De acordo com o professor, os programas de computador do AcMus poderão ser usados por pesquisadores de acústica e música, além de arquitetos e engenheiros em projetos e serviços de consultoria. "Seria possível empregar os softwares não apenas em teatros e salas de concertos, mas também em auditórios para palestras e salas de aula", aponta. Dentro do projeto AcMus, será realizado em novembro um Congresso de Acústica de Sons na USP, que reunirá pesquisadores e apresentará estudos sobre o tema.

Mais informações: (0XX11) 3091-4137, ramal 221, com Fernando Iazzetta



Cursos e Palestras

Catherine David na MariAntonia
Nesta segunda-feira (24), às 20 horas, a curadora francesa Catherine David dará a palestra Práticas artísticas e instituições culturais: outras perspectivas, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma).

Catherine David trabalhou no Musée National d´Art Moderne Centre George Pompidou e na Galeria Nacional Jeu de Paume em Paris. Além de curadora de diversas exposições, particularmente da Documenta X, em Kassel em 1997, também tem desenvolvido, com diversos instituições internacionais, o projeto interdisciplinar "Representações Árabes Contemporâneas".

O encontro integra o projeto São Paulo S.A., dirigido por Catherine David e coordenado pela EXO experimental org., em parceria com o Ministério da Cultura da França, a AFAA e o Consulado Geral da França em São Paulo. Também integra o projeto Fórum Permanente Museus de arte: entre o público e o privado, iniciativa do Instituto Goethe São Paulo e do Consulado Geral da França, British Council e Consulado Geral dos Países Baixos.

A entrada é gratuita, mas como o auditório onde acontecerá o evento tem lugares limitados (90 pessoas), haverá distribuição de senhas a partir das 19 horas, sem inscrições antecipadas. O endereço do Ceuma é R. Maria Antonia, 294, V. Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 / 3237-1815 ou site www.usp.br/mariantonia


Palestra aborda opções de trabalho para doutores
Será realizada nesta terça-feira (25), das 18 às 19 horas, a palestra Existe vida após o doutorado?, com a professora Maristela Camargo, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O evento acontecerá no auditório geral do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Neste bate-papo, serão discutidas outras possibilidades para o jovem doutor brasileiro, que não o mergulho quase que imediato num pós-doutorado. Como exemplo de possibilidade de negócio próprio para biólogos, serão discutidos os principais passos para a criação de uma consultoria em teste de paternidade por DNA.

O endereço do IB é R. do Matão, Trav. 14, nº 321, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7538, no setor de cursos e extensão, ou (0XX11) 3091-7547, na secretaria do Departamento de Botânica



Agenda Cultural

FAU-Maranhão em concerto
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, na R. Maranhão, termina o mês com três eventos musicais.

Neste sábado (22), às 20 horas, será apresentado o concerto vocal coral Sarau, com a direção de Eiko Senda. Já no dia 29 de maio, às 18h30, se apresentará o coral cênico Canto Ma Non Presto, com o espetáculo Lado B. No dia seguinte, 30 de maio, às 19 horas, será a vez do coral Grupo Entre Amigos, com o Musicais em Concerto.

A entrada é gratuita. O endereço é R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919 ou e-mail eventfau@usp.br, na Secretaria de Eventos da FAU ou (0XX11) 3257-7837, na FAU-Maranhão


Cinusp exibe Nos Limites da Realidade
O Cinusp segue com a mostra Nos Limites da Realidade. Todos os filmes selecionados transitam em torno do mesmo tema: a exploração de diversas realidades. Mundos paralelos, sonhos, delírios, situações imaginárias, filmes dentro de filmes são algumas das situações abordadas dentro desse contexto.

Medo e Delírio (EUA, 1998, 118 min). Direção de Terry Gillian. Narra as peripécias do criador do gonzo-jornalismo Hunter S. Thompson, em viagem para Las Vegas cheia de drogas e agindo como parte de uma grande conspiração. De segunda (24) a quarta-feira (26), às 16 horas; quinta (27) e sexta-feira (28), às 19 horas.

Waking life (Estados Unidos, 2001, 100 min). Direção de Richard Linklater. Neste desenho animado atípico, fragmentos aparentemente desconexos se unem em torno da trajetória de um jovem que escapa de um acidente automobilístico e a partir daí jamais consegue distinguir entre o que é sonho e o que é real. De segunda (24) a quarta-feira (26), às 19 horas; quinta (27) e sexta-feira (28), às 16 horas.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, na Cidade Universitária, São Paulo. A capacidade da sala é de 100 pessoas e as sessões têm entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp@edu.usp.br



Publicações

Professor da Poli lança o livro A infoeconomia
O professor da Escola Politécnica (Poli) da USP João Antonio Zuffo lança o livro A Infoeconomia, terceira obra da série "A sociedade e a economia no novo milênio: os empregos e as empresas no turbulento alvorecer do século XXI". O lançamento será no dia 1º de junho, ocorrendo uma palestra às 20 horas, e o lançamento às 19h30.

O livro mostra como a alta tecnologia influenciará o futuro das organizações e o comportamento empresarial, além de sugerir regras que possam orientar a reeestruturação organizacional.

Também haverá no evento uma demonstração de TV tridimensional. O edição é da Editora Manole. O local do evento será a Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, na Av. Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 4196-6000, ramais 6060 / 6065



Quadro de Avisos

Projeto A Universidade e as Profissões traz 450 alunos à Esalq
Neste sábado (22), a partir das 9 horas, no Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, acontece mais uma edição do projeto A Universidade e as Profissões. O projeto é coordenado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Universidade, e apresentará os cursos de graduação da Escola para alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibulares.

Durante o evento, os estudantes visitarão o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e as salas de aula da Esalq, onde serão apresentados os seis cursos existentes: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Agroindustrial, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. Após estas visitas, um tour pelo Campus apresentará outras dependências da Escola para os participantes.

Para este ano, as inscrições no projeto superaram as expectativas e 450 alunos participarão, vindos de várias cidades do Estado, entre elas Araras, Capivari, Franca, Limeira, Leme e Rio Claro, além de Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4433 ou e-mail svcex@esalq.usp.br, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Estudo e projeto de um sintetizador de freqüência para rf em tecnologia cmos de 0,35 ?m. Angel Maria Gómez Arqüello. Dia 21 de maio, às 10 horas.

Desenvolvimento de sistema para estudo de tensões induzidas em linhas de média tensão por descargas atmosféricas. Thaís Ohara de Carvalho. Dia 27 de maio, às 9h30.

A influência da gestão ambiental na competitividade e no sucesso empresarial. Michel Epelbaum. Dia 28 de maio, às 8h30.

Doutorado

Modelo de integração de recursos como instrumento para um planejamento energético sustentável. André Luiz Veiga Gimenes. Dia 28 de maio, às 9horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Educação

Mestrado

Da educação moral à cidadania: uma análise da continuidade entre o indivíduo e o cidadão no pensamento de Jean Jaques Rousseau. Carlos Augusto Barreto Nellessen Dia 28 de maio, às 14 horas.

Doutorado

Diálogos sobre o tempo - arte, ciência e educação. Fernando Cesar Ferreira. Dia 28 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br