São Paulo, 25/05/2004 - Boletim nº1424
comunicação
Reportagens sobre a questão
indígena não ouvem os índios

Metade das matérias publicadas na grande
imprensa não contribui para o diálogo entre
índios e não-índios. Estudo apresenta propostas
para melhorar a cobertura do tema
leia...
Computação e suas aplicações
em biomedicina
Encontro no HC aborda qualidade
de vida de pacientes terminais

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Grande mídia brasileira falha na cobertura da questão indígena

Tadeu Breda

O jornalismo, da forma como é feito pela grande imprensa brasileira, não contribui para o diálogo intercultural entre índios e não-índios do País. A pesquisa Diálogo Parcial - uma análise da cobertura da imprensa para a questão indígena brasileira, do jornalista Maurício Pimentel Homem de Bittencourt, além de mostrar que o tratamento da imprensa em relação à questão é inadequado, apresenta propostas para melhorar as coberturas sobre o assunto. O estudo foi apresentado na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Bittencourt pesquisou as reportagens sobre a questão indígena publicadas nos quatro maiores jornais do país ("Folha de S. Paulo", "O Estado de S. Paulo", "O Globo" e "Jornal do Brasil") de abril a junho de 2003. "O resultado indica que em 46,5% das reportagens os jornalistas não ouviram o índio", diz. "Isso vai contra um dos princípios básicos do jornalismo, que é consultar os principais envolvidos na notícia."

Além do levantamento nos veículos de imprensa, Bittencourt fez quatro visitas a aldeias indígenas nos municípios de Dourados e Tacuru, no Mato Grosso do Sul, e no Pico do Jaraguá, em São Paulo. Também entrevistou seis "comunicadores interculturais" (profissionais que fazem a comunicação entre a sociedade brasileira e as sociedades indígenas) sobre a cobertura do assunto pela mídia. "Entre os entrevistados, o consenso foi de que, na maioria das vezes, o índio só aparece na tevê, no rádio e nos jornais quando há conflito e problemas relacionados à terra", diz o pesquisador. "Por isso, muitas coberturas acabam sendo feitas de forma sensacionalista."

Bittencourt lembra que a falta de ética de alguns jornalistas e jornais e a manipulação de interesses também foram aspectos citados pelos entrevistados. "Por não conhecer de forma aprofundada a questão indígena no Brasil, o jornalista acaba sendo manipulado, tanto por índios como por não-índios", acrescenta.

Sugestões
Baseado nisso, o pesquisador traz sugestões para que os veículos de comunicação melhorem a cobertura dos temas indígenas. "Para ser mais eficiente na construção de um diálogo entre índios e não-índios, sugiro que o jornalista pesquise a cultura da etnia e a história da região a ser abordada, e também consulte algum especialista", explica. "Como em toda reportagem, o jornalista precisa esquecer qualquer tipo de preconceito."

Bittencourt argumenta que a falta de sintonia entre a sociedade brasileira e a indígena pode ser considerada um "mal-entendido cultural" - o que é, segundo ele, extremamente prejudicial ao País. "Sem dialogar com os índios, nós deixamos de ter acesso a um patrimônio cultural, social e natural riquíssimo e único. Esse mal-entendido cultural pode ser desfeito. E a mídia, como formadora de opinião, tem um grande papel nesse processo."

Mais informações: (0XX11) 3836-0707 ou e-mail maubit@hotmail.com



Cursos e Palestras

Poli promove palestra sobre computação aplicada à biomedicina
Na quarta-feira (26), às 11 horas, a Escola Politécnica (Poli) realiza a palestra Computação Evolutiva e Aplicações na Biomedicina. A palestra fará uma breve introdução aos Algoritmos Evolutivos e a Vida Artificial, além de fornecer um panorama atual da Computação Evolutiva e suas aplicações na biologia computacional e na eletromedicina.

O evento, aberto e gratuito, será no anfiteatro do prédio da Engenharia Elétrica. O endereço do local é Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, sala C1-49, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5420, no setor de eventos da Poli


Discutindo poder transformador da arte
Acontece no Teatro da USP (Tusp), de 25 a 27 de maio, sempre às 19 horas, o Seminário de Arte ReExistencia - Diálogo sobre o poder transformador da arte. O evento é realizado por movimentos sociais, como o Ativismo Midiático, CineImperfeito e o MST.

No dia 25 de maio, será discutido teatro, com Georgete, do Engenho Teatral e Pedro Pires, da Cia. Do Feijão.

No dia 26, será discutido cinema, com Carlos Reinchenbah, Eliane Caffé e Jeferson De, após a exibição de alguns curtas.

Já no dia 27, será a vez da música, com Marcão, rapper do DMM e o violeiro Ivan Vilela.

Não há necessidade de inscrições; os eventos são abertos e gratuitos. O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342


Qualidade de vida de pacientes terminais
O Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos (Neper) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HU) da USP promove o encontro Intervenção terapêutica para pacientes terminais: relaxamento mental, imagens mentais e espiritualidade. O evento será realizado na próxima quinta-feira (27), às 12 horas e está aberto a médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, estudantes e demais interessados no tema.

Apresentado pela psicóloga Ana Catarina de Araújo Elias, o encontro explicará o que é essa intervenção terapêutica, desenvolvida com base na visão biopsicossocial e espiritual do ser humano.

O evento é gratuito e não requer inscrições. O endereço do local é R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 225, Prédio da Administração do HC, 6º andar, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6525


IQSC realiza palestra sobre processos de medição
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP promove a palestra aberta e gratuita A confiabilidade em processos de medição: rastreabilidade, comparabilidade, uso de padrões e métodos de referência, a ser realizada na quinta-feira (27), às 14h30.

Vera Maria Lopes Ponçano, atual diretora do Centro de Metrologia em Química do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, é a palestrante convidada. O objetivo é discutir a confiabilidade de resultados de análises laboratorias, principalmente os ligados à área da saúde. A necessidade de métodos validados, rastreabilidade a referências reconhecidas, além de pessoal treinado e sistemas de qualidade adequados serão alguns dos temas abordados.

Não é necessária inscrição prévia. O local do evento é Av Trabalhador São Carlense, 400, anfiteatro do IQSC, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036



Publicações

Livros de Psicologia e Psicanálise na Livraria Cultura
A Editora Idéias e Letras lança três livros neste dia 26 de maio: A po-ética na clínica contemporânea, de Gilberto Safra, professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP; Ser e Fazer, de Tânia Aiello Vaisberg, também professora do IP e A psicanálise cura, do psicanalista Roberto Girola, pós-graduado em teoria psicanalítica na Universidade São Marcos.

Haverá palestras às 19 horas: Estilo clínico "Ser e Fazer", com Tânia Aiello Vaisberg e Poesis: Imanência e Transcendência na Clínica Contemporânea, com Gilberto Safra. A sessão de autógrafos será às 20 horas.

O lançamento acontecerá na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, na Av. Nações Unidas, 4.777, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3024-3599



Quadro de Avisos

Universia Brasil ganha Prêmio iBEST 2004
O Universia Brasil, entidade educacional parceira da USP, é o vencedor da categoria Educação e Treinamento do Prêmio iBEST 2004. O Universia foi eleito o melhor portal de educação do país através do voto popular. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada em 18 de maio, na casa de espetáculos Via Funchal, em São Paulo.

Mais informações: site www.universiabrasil.net


Estágio no Projeto Esporte Talento do Cepeusp
O Projeto Esporte Talento (PET) está selecionando alunos para estágios no segundo semestre de 2004. Foram abertas 20 vagas para universitários nos cursos de Educação Física e Esporte, 8 para alunos de Psicologia e 8 de Pedagogia.

O PET é um projeto de educação pelo esporte, desenvolvido através de uma parceria entre a USP e o Instituto Ayrton Senna / Audi AG. O projeto realiza um trabalho interdisciplinar com crianças de 8 a 17 anos, utilizando o potencial educativo do esporte para estimular o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.

Os estágios têm carga horária de 20 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira, de manhã (das 8 às 12 horas) ou à tarde (das 14 às 18 horas). O valor da bolsa-auxílio é de um salário mínimo.

Os interessados devem estar cursando pelo menos o 5° semestre do curso e, para se candidatarem às vagas, é necessário que enviem ou entreguem pessoalmente até o dia 31 de maio seu currículo e uma carta justificando o interesse pelo estágio. O endereço para entrega é: Cepeusp, Pça. 2 - Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3592 ou e-mail talento@usp.br



Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Variáveis preditoras de performance em corrida de longa duração. Ronaldo Vilela Barros. Data: 31 de maio, às 11 horas.


Escola Politécnica

Mestrado

Gestão de qualidade e serviço na visão odp: uma aplicação na arquitetura slm. Cristina Mori Miyata. Dia 31 de maio, às 17horas.


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Desenvolvimento floral de Caesalpinia echinata Lam, Caesalpinia peltophoroides Benth e Caesalpinia ferrea var. leyotachia Benth. (Fabaceae/Caesalpinioideae). Herika Aparecida Bequis de Araújo Zaia. Dia 28 de maio, às 8 horas.

Chuva de sementes, banco de sementes e regeneração natural sob três espécies de início de sucessão em uma área restaurada em Iracemápolis (SP). Daniela Cristine Mascia Vieira. Dia 28 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3436-8658


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Globalização e cosmopolitismo: do Estado-Nação à Cidade-Estado. Novos paradigmas do Estado Latino-Americano. Antonio de Paulo Nascimento Garcia. Dia 28 de maio às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo do programa de esterilizações canina e felina no Município de São Paulo, período 2001 a 2003. Lorena Paola Neculqueo Cáceres. Dia 31 de maio, às 14 horas.


Instituto de Física

Doutorado

Dinâmica de crescimento de filmes de platina e ouro. Leônidas Lopes de Melo. Dia 28 de maio, às 14 horas.


Instituto de Psicologia

Mestrado

Encontrando a mulher: a psicanálise do self na abordagem de um singular plural. Jacirema Cleia Ferreira. Dia 31 de maio, às 09h30.




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br