São Paulo, 28/05/2004 - Boletim nº1427
economia
Rotatividade é maior causa de
desemprego entre jovens

A rotatividade no mercado de trabalho
é o fenômeno causador das altas taxas
de desemprego entre jovens. É o que mostra
estudo feito em seis capitais brasileiras
leia...
Projeto incentiva formação
de jovens cientistas
Estação Ciência comemora
seu 17º aniversário

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Desemprego entre jovens não se dá pela falta do primeiro emprego

Antonio Carlos Quinto

Ao contrário do que muitos pensam, o problema do desemprego entre jovens brasileiros pode não ser a falta do primeiro emprego. Um estudo desenvolvido no Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP mostra que, entre os anos de 1983 e 2002, houve grande rotatividade de jovens no mercado de trabalho. "Este é o fenômeno causador dos altos índices de desemprego entre os mais jovens que, em 2001, chegou a 13,5%, mais que o dobro dos adultos, que foi de 5,2%", informa a economista Priscilla Matias Flori.

Em sua pesquisa de mestrado Desemprego de jovens: um estudo sobre a dinâmica do mercado de trabalho juvenil brasileiro, Priscilla utilizou como base os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo era saber os motivos de uma taxa tão alta de desemprego, principalmente em relação aos adultos. Os números referiram-se a jovens com idade entre 14 e 24 anos, das regiões metropolitanas de seis grandes cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

O desemprego foi decomposto em dois determinantes: a duração média no desemprego e a taxa de entrada no desemprego, que é a rotatividade no mercado de trabalho." A duração média do adulto no desemprego é maior do que a taxa de sua entrada no desemprego", explica Priscilla. A duração média no desemprego entre os jovens, segundo ela , é igual a dos adultos. "A diferença é justamente na rotatividade, que é maior entre os jovens. Talvez por estarem em busca de uma melhor oportunidade".

Os números da PME analisados pela pesquisadora apontaram que entre os jovens que estão desempregados, 80% já trabalharam antes, ou seja, estão em busca, quem sabe, de melhores oportunidades. Somente 20% buscam seu primeiro emprego. O estudo não fez qualquer separação por renda, sexo, etc.

Taxa crescente
No período estudado, Priscilla detectou que as taxas de desemprego foram crescentes. "Os índices foram um pouco mais altos em 1983. Caiu no meio da década de 80 mas, a partir de 1990, começou a subir e não parou mais", conta a pesquisadora. Ela acredita que as taxas de desemprego entre jovens ainda continuarão altas e sugere que, para combater o fenômeno, sejam criados centros para que todos os jovens, de maneira geral e independente de sua formação, tenham mais acesso a oportunidades de trabalho.

Os números com relação ao desemprego de jovens nas regiões metropolitanas das cidades citadas no estudo são muito semelhantes, segundo Priscilla. O estudo realizado também não foi detalhado por setores: indústria, comércio ou serviços. Os números da PME envolvem todas as atividades, inclusive às do mercado informal de trabalho. Atualmente, a pesquisadora já reúne dados para dar continuidade a seus estudos num programa de doutorado, com mais detalhes e dados que envolvam todos os setores.

Mais informações: (0XX11) 3091-5889, com Priscilla Matias Flori; e-mail: primflori@hotmail.com


Projeto da USP de Ribeirão ajuda alunos do ensino médio a se tornarem jovens cientistas

Da Redação, Agência USP

Quatro estudantes do projeto educacional Casa da Ciência, do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) do Hemocentro de Ribeirão Preto, foram selecionados para receber bolsas de pesquisa do Programa de Iniciação Científica Júnior, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto, coordenado por professores da USP de Ribeirão Preto, oferece suporte a alunos do ensino médio de escolas públicas da região para se transformarem em jovens cientistas. A idéia é levar a jovens pré-universitários metodologias de aprendizagem que incentivem a curiosidade e a prática científica.

Durante um ano, os alunos selecionados, Ádamo Davi Diógenes Siena, Daiane Maciely Alves de Carvalho, Jéssica Silva Bernardo e Pâmela Cristina da Silva, receberão uma bolsa mensal e desenvolverão atividades em 10 horas semanais, com aulas teóricas, prática nos laboratórios, introdução à informática, consulta bibliográfica e redação na Casa da Ciência. Entre as atividades programadas para o Cientista Júnior, estão o entendimento da relação entre o que a mídia divulga e o que as aulas tentam explicar na escola. A equipe terá acesso direto ao que os cientistas descobrem já há pelo menos cinco décadas sobre biologia celular e molecular.

Os quatro jovens estudarão Virologia, com Simone Kashima, do Laboratório de Biologia Molecular; Transgênicos, com a doutora Aparecida Maria Fontes, do Laboratório de Criobiologia II; Células-Tronco, com a professora Maristela Delgado Orellana, do Laboratório de Cultura Celular, e Bases Hereditárias, com a doutora Rita de Cássia Viu Carrara, do Laboratório de Imunofluorescência.

A Casa da Ciência
A Casa da Ciência é uma iniciativa educacional com o objetivo de aproximar alunos e professores de ensino fundamental e médio do mundo da pesquisa científica. Sua principal idealizadora é Marisa Ramos Barbieri, bióloga e professora aposentada do Departamento de Biologia da Faculdade de Fisolofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Com a criação do Centro de Terapia Celular (CTC), (coordenado pelo professor Marco Antonio Zago), um dos dez Cepids da Fapesp, a idéia da Casa da Ciência foi absorvida e transformada em um programa de aproximação dos centros de pesquisa da USP com os professores de 1º e 2º graus, principalmente os da rede pública de ensino da região de Ribeirão Preto.

Ao todo, em quase quatro anos de atividades, cerca de 400 crianças e adolescentes já foram envolvidos diretamente pelas iniciativas do Casa da Ciência, além dos outros indiretamente influenciados pelos colegas-pesquisadores em suas escolas de origem, todas da região de Ribeirão Preto.

O projeto educacional, base de todo o trabalho desenvolvido desde 2000, "As Células, o Genoma e Você", é coordenado pelos professores da USP Marco Antonio Zago e Dimas Tadeu Covas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), e Marisa Barbieri e Dalton de Souza Amorim, da FFCLRP.

Mais informações: (0XX16) 2101-9308 e 602-3522



Cursos e Palestras

Seminário na FSP debate o curso de nutrição
O Centro Acadêmico Emílio Ribas (Caer) e a Comissão de Graduação da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promovem nesta sexta-feira (28), a partir das 14 horas, o Seminário de Avaliação: para que estamos sendo formados?.

O evento será dividido em dois blocos. Haverá uma mesa redonda com a participação de representantes da Associação Paulista de Nutrição (Apan), do Conselho Regional de Nutrição 3a. Região (CRN3) e do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp). Em seguida, será promovido um debate sobre o que alunos e docentes querem para o curso de Nutrição.

O objetivo do encontro é discutir a situação profissional do nutricionista perante o mercado, a formação acadêmica ideal e os rumos da nutrição.

O evento será realizado no Anfiteatro Paula Souza. O endereço da FSP é Av. Dr Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7725 ou pelo e-mail juquintanilha@yahoo.com.br


Humanização no cuidado da criança e adolescente
Prossegue até o dia 7 de junho, na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) um ciclo de palestras promovido pela Liga de Humanização do Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente, vinculada às disciplinas de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e Enfermagem em Saúde da criança da EERP. O objetivo é fomentar as discussões em torno da humanização do cuidado à saúde da criança, do adolescente e de suas famílias.

Vários especialistas foram convidados para os debates, que são voltados a estudantes e profissionais da área de saúde.

As palestras acontecerão todas as segundas-feiras, das 17h30 às 19 horas, no Auditório Prof. Dra. Emília Luigia Sapatori Angerami. O endereço do campus é Av. Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3411 ou e-mail humanizacaodocuidado@yahoo.com.br


Palestra sobre fitoterapia na FCF
Dia 1º de junho, a partir das 14 horas, acontece a palestra Fitoterápicos, parte do ciclo Saúde na Terceira Idade, promovido pela Faculdade Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O evento será ministrado pela professora Elfriede Marianne Bachi.

A palestra, aberta ao público, será realizada no Auditório Vermelho. A entrada franca e não é preciso fazer inscrição prévia para participar. A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639 / 3661



Agenda Cultural

Estação Ciência comemora 17 anos
No próximo dia 24 de junho, a Estação Ciência completa 17 anos. Para comemorar a data, foi preparada uma programação especial com atividades durante todo o mês de junho. Palestras, cursos, seminários, aulas-espetáculo, espetáculo teatral e a inauguração de novas exposições estão entre as atividades.

No dia 1º de junho, às 16 horas, estréia a aula-espetáculo Professor Gervásio e a Energia Elétrica. Com texto de Cauê Matos, Regina Arruda e Antonio Velloso, o espetáculo trará, de uma forma lúdica, conceitos técnicos e científicos permitindo a interatividade dos espectadores que construirão a apresentação junto com personagem do professor Gervásio, interpretado pelo ator Antonio Velloso.

Dia 3 de junho, das 14 às 17 horas, começa o curso Decifrando a Terra. Coordenado pelo professor Wilson Teixeira, o curso vai ser ministrado por professores da USP, em 10 módulos, todas as quintas-feiras. Os participantes receberão certificados de conclusão do curso de difusão.

E para fechar a semana, no dia 8 de junho às 10 horas, será inaugurada a exposição Memória FFCL/FFLCHUSP - USP 70 Anos. Organizada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), a exposição conta, por meio de de painéis, banners e fotografias, a história da Faculdade, que se confunde com a história da própria USP.

Todos os eventos são gratuitos e a Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1274 / 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou pelo site www.eciencia.usp.br



Publicações

Lançamento de livro sobre alfabetização cultural
No próximo dia 3 de junho, às 19 horas, no Teatro da USP (Tusp), acontece o lançamento do livro Alfabetização cultural - a luta íntima por uma nova humanidade, de Dan Baron Cohen. A obra é um importante material para os educadores e arte-educadores que propõe as artes como meios essenciais de leitura de si próprio para nos reescrever coletivamente, isso sem que reproduzamos, inconscientemente, as histórias e relações autoritárias que nos formaram, para humanizar e democratizar nossos quartos, cozinhas, salas de aula, espaços de trabalho e lazer.

Vindo de Londres, o autor tem um histórico de colaboração com exilados políticos, sindicatos e sem-tetos das favelas da Inglaterra. No País de Gales, trabalhou como professor de teatro comunitário e arte-educação na Universidade de Glamorgan. NA África do Sul, compôs a comissão de reconstrução do país no pós-apartheid.

O lançamento é da editora Alfarrábio, o preço sugerido é de R$44,00 e o livro tem 432 páginas. O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342 / 6107-8357 ou site www.usp.br/tusp



Quadro de Avisos

Visite o Museu do Ipiranga sem sair de casa
O portal Universia Brasil digitalizou 30 obras expostas no Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, e, a partir desta quinta-feira (27), oferece um passeio virtual por uma parte da história do Brasil.

O mais antigo museu de São Paulo, inaugurado em 1895, expõe peças que retratam os acontecimentos da sociedade brasileira entre os séculos XIX e XX. São esculturas, quadros, louças, jóias, móveis, armas, peças religiosas, automóveis, documentos e utensílios de bandeirantes e índios distribuídos pelo prédio.

A exposição on-line produzida pelo Universia reúne imagens e informações sobre a Independência do país, sobre o cotidiano e costumes da sociedade daquela época e detalhes a respeito das relações de trabalho e os equipamentos usados pela mão-de-obra do período nos mais diversos segmentos. Entre os trabalhos digitalizados, estão: o quadro Independência ou Morte pintado em 1888; a estátua de Dom Pedro I; as pinturas Nau Capitânia e Desembarque de Cabral, que mostram o primeiro contato dos europeus com os índios, e a pintura a óleo A partida da Monção da exposição Tietê: As Imagens de um Rio, que retrata a partida de um bandeirante.

Mais informações: site www.universiabrasil.net/museupaulista



Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Doutorado

Festa popular em brancos e pretos. Atílio Avancini. Dia 3 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola de Educação Física e Esportes

Mestrado

Efeito da especificidade de atividades motoras prévias no controle motor de indivíduos idosos. Juliana Bayeux da Silva. Dia 4 de junho, às 10 horas

Mais informações: (0XX11) 3091- 3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação de risco ambiental e o processo de licenciamento: o caso do gasoduto de distribuição gás brasiliano trecho São Carlos - Porto Ferreira. Denis Kirchhoff. Dia 2 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Análise crítica da aplicação da manutenção centrada em confiabilidade e em risco. Bruno Jean Jacques Cornet. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Aplicação das redes neurais artificiais na confiabilidade metrológica. Itamar Mano Barbosa. Dia 4 de junho, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Um estudo sobre a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros. Fabio Augusto Pera de Souza. Dia 31 de maio, às 7h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Variabilidade Climática Regional e Controle da Vegetação no Sudeste: Um Estudo de Observações sobre Cerrado e cana-de-açúcar e Modelagem Numérica da Atmosfera. Robinson Isaac Negron Juarez. Dia 4 de junho, às 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-5046



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br