São Paulo, 31/05/2004 - Boletim nº 1428
emprego
Jovens operários atribuem
grande valor ao trabalho

Para esses trabalhadores, a atividade
profissional equivale a ser útil para o
mundo. Estudo envolveu jovens da região
metropolitana de São Paulo
leia...
Livro retrata assassinato
do senador Pinheiro Machado
Esalq realiza II Feira
de Ciências

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Estudo analisa o significado do trabalho e a satisfação profissional de jovens operários

Valéria Dias

Uma pesquisa realizada com jovens operários da região metropolitana de São Paulo e da Capital mostrou que todos atribuem um grande valor ao trabalho e não o relacionam apenas à renda. O estudo também constatou que os sonhos profissionais desses trabalhadores são pautados de acordo com a realidade econômica de cada um.

Segundo a pesquisadora Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, esses operários disseram que seria angustiante viver apenas de rendimentos, sem exercer nenhuma atividade. O tema foi abordado em seu mestrado, apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas (FFLCH) da USP. Cristiane entrevistou 20 trabalhadores com idades entre 18 e 24 anos das cidades de Jandira, Osasco, Cotia, Mauá, São Bernardo do Campo e Santo André e das zonas Oeste e Leste da Capital.

Cristiane constatou que esses operários só aceitariam parar de trabalhar por impossibilidade física, ou quando muito idosos ou por deficiência física que os impedisse de exercer alguma atividade. A pesquisadora afirma que, para esses operários, trabalhar significa ter utilidade no mundo, na sociedade. "Conseqüentemente a idéia da aposentadoria, quando implicasse na interrupção total de atividades consideradas úteis por eles, também não era muito bem aceita."

Quando questionados sobre o período de férias, os jovens responderam que "abominavam" os dias de descanso garantidos por lei. "É quando eles passam a maior parte do tempo sem nenhuma atividade para fazer e preenchem o tempo assistindo TV ou visitando a casa de amigos, visto que moram em bairros de periferia, onde quase não há espaços de lazer", conta. Cristiane ressalta que isso não significa que eles recusam o descanso, mas que estão apenas manifestando a carência de lazer público e gratuito que vivenciam em seus bairros.

Entre os entrevistados, doze cursavam o ensino médio e um, o técnico em enfermagem. Sete faziam curso superior, em faculdades particulares, nas áreas de Administração, Ciências da Computação, Direito, Mecatrônica, Comércio Exterior e Engenharia.

A realidade pauta o sonho
Cristiane classificou os trabalhadores em dois grupos. O Plano 1 era constituído por operários com atividades menos qualificadas. Eram, em sua maioria, filhos de seguranças e pedreiros, ou seja, em relação aos pais, a qualificação profissional era maior. Nesse grupo, os rendimentos serviam principalmente para auxiliar nos gastos familiares e as opções de lazer eram mais precárias.

No Plano 2, os operários exerciam funções mais qualificadas. Muitos eram filhos de metalúrgicos e usufruíam as conquistas dos próprios pais. "A maioria tinha carro, computador e freqüentava lugares que os que integravam o Plano 1 não podiam freqüentar", afirma Cristiane. "No caso dos universitários, o dinheiro era para bancar mensalidades e material escolar."

A pesquisadora observa que em cada grupo os sonhos profissionais são pautados conforme a própria realidade econômica. "Por exemplo, um jovem do Plano 1 é ajudante de produção e sonha em trabalhar no almoxarifado. No Plano 2, como o rendimento é maior, um torneiro mecânico pensa em ser engenheiro", explica Cristiane.

Nos dois grupos, a satisfação profissional também se apresenta como um fenômeno relacional. "Eles disseram estar satisfeitos com seus trabalhos quando se imaginam desempregados", diz a pesquisadora. "Mas se mostram insatisfeitos quando pensam em seus sonhos profissionais", conclui.

Mais informações: (0XX11) 3733-4944 ou e-mail cristafs@usp.br



Livro reconstrói história do assassinato do senador gaúcho Pinheiro Machado

André Chaves De Melo, especial para Agência USP

No próximo dia 1º de junho, às 19h30, na Livraria Cultura (Av. Paulista, nº 2073), acontece o lançamento do livro A Faca e o Mandarim, do jornalista e ex-professor da USP, Sinval Medina.

A obra reconstrói a trajetória de vida e o assassinato do senador gaúcho José Gomes Pinheiro Machado (1851-1915), chamado pela imprensa da época de Mandarim da República. "O que mais me motivou foi a percepção que tive, ao saber do crime, do seu potencial enquanto história dramática e do processo de reflexão necessário ao entendimento do seu significado, pois não é freqüente em nossa tradição política, ao contrário de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, o assassinato de grandes líderes", explica Medina.

Pinheiro Machado foi atingido pelas costas, no saguão do Hotel dos Estrangeiros, no Rio de Janeiro, com duas punhaladas desferidas por Manso de Paiva, que se utilizou de uma faca cega e enferrujada, adquirida em uma feira livre. Daí o título da obra.

A cena do assassinato é reconstruída pelo autor a partir da leitura de diferentes fontes, incluindo um resumo dos autos do julgamento, escrito por um dos advogados da acusação. Ela carrega toda a dramaticidade do fato de a vida de um dos mais ilustres políticos do período ter sido abreviada por um objeto deteriorado. O contraste está na trajetória da vítima, simbolizando na narrativa o que veio depois: o inquérito policial conduzido sem ouvir testemunhas importantes e a alegação da defesa de que o assassino era um incapacitado mental. Como pano de fundo, a suspeita de que o crime ocorreu por encomenda de outros políticos importantes, negada até o fim de seus dias pelo criminoso. Manso de Paiva cumpriu 20 anos de prisão, sendo solto apenas na década de 1930, o que explicaria o descaso da polícia com a investigação.

Crise no poder
Independente da veracidade da teoria da conspiração ou da versão apresentada pelo assassino de que ele agiu por conta própria, com o intuito de livrar o País de um sanguessuga, o fato é que o crime abalou as relações de poder na época, as quais, na prática, já estavam estremecidas desde o governo de Hermes da Fonseca - que era gaúcho e, para muitos, representava um revés da política do café-com-leite onde mineiros e paulistas se alternavam no poder.

"O fato é que havia o domínio da presidência pelas elites mineira e paulista enquanto as elites dos outros estados, menos importantes, faziam valer suas prerrogativas por meio do domínio do Parlamento, que por mais de 15 anos foi comandado por Pinheiro Machado", diz Medina.

Misturando um enfoque de ficcionista com o de repórter que foi a fundo em suas pesquisas, Medina reconstruiu a sociedade da época, em profunda transformação, processo acelerado com a abolição da escravidão, a vinda de milhares de imigrantes, o crescimento urbano e os primeiros passos da indústria nacional. Para tanto, o escritor estruturou sua narrativa a partir de três histórias paralelas, que freqüentemente convergem e se afastam. O recurso utilizado para isso foi a criação do personagem-narrador, o jornalista Custódio, que conta sua própria história, a do assassinato de Pinheiro Machado e a ação de um matador em série, chamado pela imprensa de O Homem do Capote. "Trata-se de uma obra de ficção, que mistura fatos concretos com criações literárias, pois não há um objetivo puro com a verdade objetiva", afirma o autor.

Mais informações: (0XX11) 3170-4033



Cursos e Palestras

Esalq realiza II Feira de Ciências
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, realiza em parceria do Grupo de Iniciação Científica (GIC), nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no saguão do Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, a II Feira de Ciências GIC - Esalq. A idealização e promoção são da Comissão de Pesquisa da Faculdade.

O GIC é formado por estudantes de graduação de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas da Esalq e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-CNPq/USP).

A Feira é uma iniciativa dentro do programa Pibic/CNPq, que reúne bolsistas de iniciação científica na Esalq. O objetivo é difundir conhecimento para estudantes da rede pública de ensino, em nível fundamental e médio. Os espaços serão dedicados aos temas: Agroindústria, Ambiente, Biotecnologia, Economia e Sociologia, Engenharia Rural, Fitossanidade, Produção Animal e Vegetal.

Os horários de funcionamento são: terça-feira (1º de junho), das 14 às 18 horas, quarta-feira (2), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e quinta-feira (3), das 8 às 12 horas. A entrada é franca. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, CP 9, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477


Congresso Brasileiro de Epilepsia
Entre 2 e 5 de junho, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, acontece o 29º Congresso Brasileiro de Epilepsia, juntamente com a reunião da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. O presidente do Congresso é João Pereira Leite, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Os temas principais previstos para o encontro são: Estimulação intracerebral, Genética das epilepsias, Neuroimagem estrutural e funcional, Tratamento não-medicamentoso das epilepsias, Displasias corticais e Novas drogas.

As inscrições podem ser feitas no local, e o preço varia de acordo com o tipo de participante - ver no site. O Centro de Convenções fica na R. Bernardino de Campos, 999, Centro, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3967-1003 ou site www.congressoepilepsia.com.br


Palestra no IME sobre análise funcional
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realiza nesta terça-feira (1º), às 14h30, a palestra Análise Funcional de um ponto de vista não-linear, nesta terça-feira (1º de junho). O conferencista é o professor Geraldo Botelho, da Universidade Federal de Uberlândia.

O evento aberto e gratuito, terá lugar no auditório Antonio Gillioli - sala 262 A - do IME, que fica na R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121, na Seção de Eventos do IME


Professor dos EUA discute mudanças ambientais
O professor Emilio F. Moran, da Universidade de Indiana, Estados Unidos, estará nesta terça-feira (1º), a partir das 14h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, onde discutirá o tema Dimensões humanas das mudanças ambientais globais: novas direções. O seminário, que organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP e pela FEA, terá lugar na Sala da Congregação do Prédio FEA 1.

O FEA 1 fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3235 ou e-mail procam@recad.usp.br


Simpósio na Odontologia de Bauru discute Tratamento Atraumático
Nos dias 4 e 5 de junho, no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, acontece o Simpósio Internacional de Tratamento Restaurador Atraumático.

O tratamento restaurador atraumático é assim denominado porque não utiliza instrumentos rotatórios e sim manuais. Ele surgiu na década de 80, sendo que os primeiros trabalhos foram feitos na África em populações sem recursos.

O simpósio será uma oportunidade de intercâmbio científico tendo em vista que serão discutidas entre os pesquisadores as diferentes formas de se utilizar esta técnica, que é uma linha de pesquisa da FOB.

Poderão participar profissionais, pesquisadores, professores e alunos de odontologia nas áreas de Dentística e Saúde Coletiva. O campus de Bauru da USP fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 da cidade.

Mais informações e inscrições: (0XX14) 3235-8383 / 3234-4384, na Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos


Instituto de Física realiza colóquio sobre Academia de Ciências
O Instituto de Física (IF) da USP realiza na próxima quinta-feira (3), às 16 horas, o colóquio O Papel da academia brasileira de ciências no sistema nacional de CT&I, com o professor Eduardo Moacyr Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e diretor da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (InCor - HC).

Serão abordados tópicos como "A relação da ciência com o desenvolvimento: considerações sobre a realidade brasileira" e "Expansão da base científica nacional (produção científica e recursos humanos qualificados) e aplicação do conhecimento para o desenvolvimento nacional".

O evento, aberto e gratuito, será no Auditório Abrahão de Moraes do IF, que fica na R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114 / 6900



Publicações

Eletroflotação - Princípios e Aplicações
A Editora RiMa acaba de lançar Eletroflotação - Princípios e Aplicações, de Maria Olimpia de Oliveira Rezende, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP e Frank Nelson Crespilho, mestre em Química pelo mesmo instituto. O lançamento aconteceu no último dia 27 de maio.

A eletroflotação é um processo que utiliza eletrodos para promover a separação de partículas indesejáveis em resíduos industriais. Algumas das vantagens do método são a redução do tempo dispendido pelos métodos convencionais; a maior quantidade de poluentes removidos e a redução da acidez do meio tratado. O objetivo do livro é mostrar como esse processo vem chamando a atenção da comunidade científica.

Mais informações: (0XX16) 273-8036 ou e-mail sandra@iqsc.usp.br



Quadro de Avisos

Missa integra Semana do Meio Ambiente da USP/Bauru
No dia 1º de junho, às 13 horas, no campus da USP de Bauru, acontece a Missa Integração. A missa, que ocorre mensalmente, no mês de junho, está inserida na programação de atividades da Semana Integrada do Meio Ambiente, realizada pelo programa USP-Recicla do campus de Bauru da USP.

A missa é aberta à comunidade uspiana e a toda comunidade bauruense, e será celebrada por Roberto Francisco Daniel (padre Beto). O campus de Bauru da USP localiza-se na Al. doutor Octavio Pinheiro Brisola, 9 - 75, Vila Universitária.
Mais informações: (0XX14) 3235-8316 / 8385



Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

A iniciação ao treinamento do ator através da técnica corporal desenvolvida por Klauss Vianna. Luzia Carion Braz. Dia 1º de junho, às 9h30.

O ator no teatro de imagens. José Teotônio Sobrinho. Dia 1º de junho, às 14 horas.

O encontro: luz lugar. Wladimir Augusto Evelin Romero Fontes. Dia 1º de junho, às 14 horas.

Ação cultural como meio de formação de publico, música instrumental e terceira idade. Cândido José Martins Lima. Dia 2 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Determinação da lipoproteína de baixa densidade eletronegativa (LDL-) e anticorpos anti- LDL- em indivíduos intolerantes à glicose e diabéticos. Elaine Apolinário. Dia 2 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Análise de covariância com um fator e erro de medida na covariável. Flávio Guardiano de Souza. Dia 4 de junho, às 10 horas.

Processamento distribuído de áudio em tempo real. Nelson Posse Lago. Dia 4 de junho, às 10 horas.

Doutorado

O Trabalho de Leonard Eugene Dickson em Álgebras com Divisão. Regina Célia Nostre Marques. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br