São Paulo, 01/06/2004 - Boletim nº1429
cultura
A Grande Família trouxe crítica
de costumes vinda do teatro

Textos de Oduvaldo Vianna Filho para
seriado de TV exibido nos anos 70 têm
relação com obra teatral do autor, que
discute problemas da sociedade brasileira
leia...
Seminário debate ensino
das Ciências e da Biologia
Curso no Oceanográfico
aborda baleias e golfinhos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

A Grande Família mostrava crítica social das peças de Oduvaldo Vianna Filho

Júlio Bernardes

A obra teatral do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), baseada na discussão dos problemas da sociedade brasileira, encontrou um ponto de continuidade nos roteiros que o autor escreveu para a série A Grande Família, da TV Globo. A conclusão é da historiadora Maria Aparecida Ruiz em tese de doutorado apresentada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que deverá ser publicada em livro até o fim do ano.

Maria Aparecida analisou roteiros de 26 episódios do seriado escritos por Vianna em 1973 e 1974. Segundo a pesquisadora, Oduvaldo Vianna Filho tinha um discurso crítico adquirido na militância de esquerda, no Teatro de Arena e no Centro Popular de Cultura (CPC), no início dos anos 60. "Após o golpe de 1964, a repressão política levou dramaturgos como Dias Gomes e Gianfrancesco Guarnieri para a televisão", afirma. "O trabalho destes autores, mesmo inserido na indústria cultural, gerou produtos rentáveis para as emissoras, com qualidade e reflexão para os telespectadores."

Na televisão, Maria Aparecida aponta que Oduvaldo Vianna Filho escrevia o seriado com Armando Costa, que também foi do CPC, e o diretor Paulo Afonso Grisolli, todos militantes do Partido Comunista Brasileiro. "Muitas críticas feitas em A Grande Família apareceriam também nas peças teatrais que Oduvaldo escreveu na década de 70, especialmente em Rasga Coração, montada após sua morte", afirma

Mudança
A Grande Família surgiu em 1972, inspirada no seriado norte-americano All in the Family. "Embora o programa já falasse do cotidiano da classe média com humor, a série não decola", explica.

De acordo com a pesquisadora, Vianna não mudou os personagens da série, mas promoveu sua "proletarização". "No primeiro episódio de 1973, A Mudança, a família se muda da Tijuca, bairro de classe média do Rio, para um conjunto habitacional no subúrbio, numa alusão às dificuldades de se adquirir a casa própria", diz Maria Aparecida.

Por meio do humor Oduvaldo Vianna Filho lança um olhar sutil sobre os problemas da população brasileira. "A série mostra que a classe média tinha sonhos de consumo embalados pelo crescimento econômico do início dos anos 70, como ar-condicionado e TV a cores, mas sofria com a alta do custo de vida", afirma.

A reflexão sobre a sociedade aparecia nas falas de Lineu (Jorge Dória), chefe da família, e de Júnior (Osmar Prado), um de seus três filhos. "Junior era um personagem politizado e também trazia informações e explicações sobre acontecimentos da época", relata.

Apesar de A Grande Família ter sido muito visada pela censura, Maria Aparecida observa que os episódios abordavam questões polêmicas do início dos anos 70. "Através dos personagens eram abordados temas como o feminismo, o tratamento aos idosos e a contracultura era trazida para o seriado através de Tuco (Luiz Armando Queiróz), outro dos filhos de Lineu."

Mais informações: lanaelisa@yahoo.com.br, com Maria Aparecida Ruiz



Cursos e Palestras

Seminário debate Ensino de Ciências e Biologia
O Ensino de Ciências e Biologia é tema do seminário de ensino que ocorre nesta terça (1), às 16 horas. A professora Sílvia Frateschi Trivelato falará a respeito de duas pesquisas sobre currículo. A primeira parte tratará do conteúdo de Ciências no Ensino Fundamental, e a segunda, sobre o aprendizado dos alunos do Ensino Médio em Biologia.

Uma das principais motivações que voltaram os pesquisadores à investigação sobre os processos que levam ao estabelecimento de currículos efetivos foi a inexistência de programas oficiais que pautem o ensino nas escolas da educação básica e a proposição de documentos curriculares de caráter nacional.

O evento é gratuito, e não é necessário realizar inscrição prévia. O seminário acontecerá no Auditório Adma Jafet, no Instituto de Física, à R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3524


Abordagem sistêmica vs. Molecular na Pesquisa
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza nesta terça-feira (1), às 17 horas, o debate Abordagem Sistêmica vs. Molecular na Pesquisa, o quarto da série Debates Atuais em Ciências Biomédicas. O seminário contará com a presença dos professores do ICB José Eduardo Krieger e Luiz Eduardo Menna-Barreto.

O evento é aberto ao público em geral, com entrada franca, e acontece no Anfiteatro Rosa do andar térreo do prédio do ICB-4, na Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253


Comunicação corporativa
Acontece nesta terça-feira (1), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o seminário Cases Finalistas do Prêmio Comunicação de Valor 2003. O objetivo do evento é aproximar os alunos de comunicação de profissionais e organizações atuantes no mercado, apresentando trabalhos de comunicação corporativa reconhecidos pelo prêmio Comunicação de Valor. A premiação é concedida anualmente pelo Laboratório Integrado de Marketing e Cultura (LIMC) da ECA.

No decorrer do dia estão programadas palestras, das 8h30 às 12h com representantes da Fiat e Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e das 19h30 às 22h com profissionais da Bunge, CVRD e Vivo. Paralelamente, ocorrerá uma exposição com os materiais que constituíram as campanhas finalistas ao prêmio.

Os eventos acontecem na ECA, na Avenida Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, e são abertos a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, através do e-mail limc@eca.usp.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4314


Computação Bioinspirada
Nesta terça-feira (1), das 12 às 18 horas, será realizado o Seminário do Grupo de Lógica, Inteligência Artificial e Métodos Formais (LIAMF), com o tema Métodos Formais em Desenvolvimento de Software, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Durante o evento serão apresentados resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Computação Bioinspirada do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP de São Carlos.

A Computação Bioinspirada investiga o relacionamento entre a computação e a biologia, estudando como os computadores podem ser utilizados para modelar a natureza e como soluções encontradas pela natureza podem originar novos paradigmas de computação.

O evento acontece na sala 241 do Bloco A do IME, na Rua do Matão, 1010, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Biologia de Baleias e Golfinhos
O Centro Acadêmico Phantalassa, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP organiza o curso Biologia de Baleias e Golfinhos, ministrado por Marcos César de Oliveira Santos, Coordenador do Projeto Atlantis. O curso abrangerá a origem e a evolução dos mamíferos aquáticos, principais espécies, ameças à sobrevivência, pesquisas com cetáceos no Brasil, etc.

As vagas são limitadas a 50 inscritos, e a taxa de inscrição é de R$ 80,00. As inscrições já começaram e vão até terminar as vagas. O curso acontecerá de 23 a 27 de agosto, das 14 às 18 horas. O Instituto fica na Pça. do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6653 ou site http://www.io.usp.br


A produção do saber é tema de palestra na FFLCH
O Centro de Estudos Africanos (CEA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove, nesta quarta (2), a palestra Literatura e Antropologia: Possíveis interferências. O professor Ruy Duarte de Carvalho, da Universidade Agostinho Neto (Angola), falará acerca de seu percurso pessoal pela poesia, pela ficção e pelo cinema, e como estes meios podem incidir na produção do saber. O evento é gratuito e aberto ao público geral, e ocorrerá a partir das 14 horas na sala 24 da FFLCH, à Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3744 ou pelo e-mail cea@usp.br



Agenda Cultural

Água sob medida em edificações
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realiza nesta terça-feira (1), das 11 às 11h50, um chat na Internet sobre Sistemas Prediais. O tema será discutido por Douglas Barreto, pesquisador do Laboratório de Instalações Prediais da Divisão de Engenharia Civil do IPT, desde 1992. O especialista irá enfocar principalmente a racionalização do uso da água em edificações em grandes centros como São Paulo. O chat pode ser acessado no endereço http://www.ipt.br/tecnologia/chat.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720/ 3767-4741, na Assessoria de Imprensa do IPT



Publicações

IPT lança manual para uso sustentável da madeira
Nesta quarta (2), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lança o guia Madeira: uso sustentável na construção civil, um manual sobre os vários tipos de madeira existentes no Brasil para orientar a construção civil e os revendedores do produto a poupar espécies em risco de extinção.

O manual foi feito com base na xiloteca do IPT, que reúne 4 mil espécies e 19 mil amostras de madeira do Brasil e do mundo, constituindo uma das maiores coleções da América Latina.

O lançamento ocorrerá, a partir das 9 horas, no Palácio do Anhangabaú, Viaduto do Chá, 5, Centro. Na cerimônia serão realizadas diversas palestras com especialistas no meio, entre eles Tasso Rezende de Azevedo, do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Diogo, Secretário do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo e Guilherme Ary Plonski, diretor-superintendente do IPT

Mais informações: (0XX11) 3767-4720 / 4741 ou 5092-4327



Quadro de Avisos

Centrinho abre novas vagas em Odontologia e Comunicação Visual
Estão abertos editais de processo seletivo para cinco vagas no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (Centrinho) da USP de Bauru, nas áreas de Odontologia e Comunicação Visual.

São quatro vagas para as funções de cirurgião-dentista (áreas de cirurgia ortognática, implantodontia, odontologia em saúde coletiva e periodontia) e uma vaga para analista de comunicação visual. As inscrições serão realizadas de 31 de maio a 4 de junho, das 8 às 12 horas, na Seção de Pessoal do Centrinho.

O salário inicial é de R$ 2.366,57 para todas as funções. Os editais completos estão disponíveis no portal do hospital (http://www.centrinho.usp.br). O Centrinho fica na R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8132


Evento é adiado na Esalq
Diferentemente daquilo que foi divulgado na edição nº1428 do Boletim da Agência USP de Notícias, a II Feira de Ciências GIC - Esalq não mais será realizada na data prevista.

A assessoria de comunicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, informou, por meio de nota, que uma nova data para o evento deverá ser divulgada posteriormente.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477


Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado


Internet e a comunicação em marketing: um estudo de caso na industria General Motors. Vera Heloisa Boldrini. Dia 3 de junho, às 13 horas.

A figuração na arte brasileira dos anos 1980. Análise da obra de Adir Sodré, José Leonilson, Alex Vallauri e Victor Arruda. Paulo Sérgio Trevisan. Dia 3 de junho, às 14 horas.

Mediação documentária em ambientes educativos do terceiro setor. Valdirene de Marcos Santos. Dia 3 de junho, às 17h30.

Imagens familiares. Moacir José da Rocha Simplicio. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Doutorado

A mirada estereoscópica e a sua expressão no Brasil. Gavin Adams. Dia 3 de junho, às 9 horas.

Poética da pequena pedagogia do teatro: protocolo e mediações em experimentos de aprendizagem de teatro. Mauro Roberto Rodrigues. Dia 4 de junho, às 9 horas.

Educomunicação e sua metodologia. Um estudo a partir de praticas de ONGs no Brasil. Genésio Zeferino da Silva Filho. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Explorando recursos de estatística espacial para análise de acessibilidade da cidade de Bauru. Ana Paula Krempi. Dia 4 de junho, às 9h30.

Análise da evolução de processos erosivos acelerados em áreas urbanas e das técnicas de controle e recuperação - Córrego do Tucum (São Pedro - SP). Marcilene Dantas Ferreira. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Doutorado

Gerenciamento de resíduos sólidos minicipais e os sistemas complexos: a busca da sustentabilidade e a proposta de cobrança da coleta em Santo André-SP. William Gomes Gripp. Dia 4 de junho, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Análise psicométrica do Inventário Multidimensional do Estilo de Dirigir (MDSI - Multidimensional Driving Style Inventory). Luiz Carlos de Paiva e Silva. Dia 4 de junho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br