São Paulo, 03/06/2004 - Boletim nº1431
geologia
Monitoramento e controle em
sondas podem evitar prejuízos

Pesquisador do IGc desenvolveu protótipo
que facilita a obtenção de informações sobre
o subsolo e ajuda a definir melhor forma
de intervenção
leia...
Banco de Peles do HC precisa
de mais doadores
Quinteto de Sopros da Osusp se
apresenta na Escola de Aplicação

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Equipamento desenvolvido no IGc ajuda a definir a melhor forma para perfuração no solo

André Benevides

Um equipamento desenvolvido no Instituto de Geociências (IGc) da USP pode auxiliar técnicos a obterem mais informações acerca do subsolo estudado, o que pode evitar erros e possibilitar maior segurança. O geólogo Flávio Almeida da Silva, que desenvolveu o protótipo em sua tese de doutorado pelo IGc busca agora patrocínio para a produção em escala comercial.

Erros na investigação do subsolo para a construção de obras civis podem causar imensos prejuízos, principalmente em grandes dimensões, como no caso do metrô ou de usinas hidrelétricas. Alguns equívocos, porém, poderiam ser evitados caso os técnicos dispusessem de um sistema de monitoramento e controle de sondas rotativas, como o protótipo desenvolvido por Almeida.

O monitoramento efetuado pelo sistema aumenta a quantidade de informações sobre o solo perfurado, permitindo que sejam tomadas decisões mais precisas acerca da intervenção no local.

As sondas rotativas são instrumentos para prospecção muito utilizados por geólogos e geotécnicos. Com isso, consegue-se amostras do terreno em diversas profundidades, possibilitando que os encarregados de construir a obra tenham o adequado conhecimento do subsolo.

Monitoração e controle
Almeida adicionou ao equipamento convencional um sistema que monitora a perfuração. Via de regra, a investigação do solo é feita sem que haja um controle da perfuração, podendo resultar na perda de algumas amostras, pois a sonda as destrói, como é o caso das chamadas "rochas brandas" - constituídas por materiais de resistência intermediária, entre o solo e a rocha. "Essa transição pode não ser significativa, mas muitas vezes todo o maciço rochoso é composto por rochas sedimentares brandas", explica o pesquisador.

O monitoramento realizado pela sonda permite que estas amostras sejam preservadas e as condições de perfuração sejam registradas. Deste modo, obtém-se informações valiosas que seriam, literalmente, trituradas. "As rochas brandas são muito fortes para usarmos equipamento de solo, e muito fracas para o equipamento usado em maciços rochosos. Assim, existe uma dificuldade na obtenção de informações deste substrato. Com o controle da sonda, estas informações podem ser facilmente conseguidas", afirma o pesquisador.

O projeto ainda precisa de aperfeiçoamentos e o pesquisador busca agora uma empresa disposta a bancar os custos para integrar o sistema à sonda em uma versão comercial. Almeida reconhece que seu protótipo ainda não está apropriado para ser usado em campo, pois precisaria ser mais resistente às adversidades da prospecção, como poeira e chuva. Além disso, ele ainda é uma espécie de periférico, quando o ideal é que seja incorporado à sonda.

Em seu projeto, o geólogo desenvolveu um software que coloca o sistema em funcionamento e um aparelho chamado torciômetro, que registra o torque aplicado pela sonda. "Os modelos disponíveis no mercado, além de caros, não resistem ao trabalho exigido", conta. Por conta disso, o pesquisador entrou com requisição de duas patentes, uma de invenção e outra para modelo de utilidade.

A primeira delas é pelo torciômetro em si, que com base nos resultados obtidos é considerado "muito preciso" pelo pesquisador. A segunda é por todo o sistema, justamente pelo fato de que o controle da sondagem não é realizado em sondas rotativas para amostragem em rocha, embora os sistemas para o monitoramento existam desde a década de 70.

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e foi orientado pelo professor Fábio Taioli. Além disso, o pesquisador recebeu bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dispôs de assessoria técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente.

Mais informações: (0XX11) 3091-4200; e-mail: flavzero@usp.br


Falta de informação inibe doações para Banco de Pele do HC

Da Redação, Agência USP

O estoque do Banco de Pele do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP é baixo diante da demanda. A doação de pele ainda é vista com preconceito no Brasil, devido principalmente à falta de informação por parte dos familiares. O Banco é o maior fornecedor do tecido no País, utilizado em enxertos para o tratamento de vítimas de queimaduras ou traumas graves.

Segundo a Central de Transplantes do Estado, nos quatro primeiros meses de 2004 foi registrada uma média de quatro doadores de pele por mês na Grande São Paulo, contra 25 doadores mensais de órgãos múltiplos.

A médica Marisa Roma Herson, do Banco de Pele do HC, afirma que existe preconceito em torno da doação de pele. "Muitas pessoas acreditam que a retirada do tecido vai gerar deformidades no corpo do doador", diz. "Na verdade, são removidas lâminas de pele extremamente finas, nas pernas e no dorso, num procedimento igual ao que é feito para a retirada de enxerto de pele em vida".

De acordo com a médica, em uma pessoa viva as áreas doadoras se restaurariam naturalmente em duas a três semanas sem cicatrizes importantes. O enxerto de pele é usado para tratamento de grandes queimados, principalmente crianças, ou de traumas graves, aumentando a sobrevida do paciente até que ele tenha condições para o auto-enxerto.

Após ter ampliado suas instalações, em 2000, o Banco de Pele do HC passou a adotar um novo método de conservação de tecidos, expondo-os ao glicerol em concentração acima de 85%. A técnica ampliou o período de armazenamento de 21 dias para dois anos, diminuindo o descarte de materiais e beneficiando mais receptores.

Qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos e tecidos desde que não seja portador de doenças transmissíveis, de infecções graves e de câncer generalizado. Em caso de morte cerebral, a doação deve ser autorizada pela família do doador.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da USP


Mais informações: (0XX11) 3032-1092;
e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br, com Cacilda Luna




Cursos e Palestras

As relações raciais nas instituições de ensino
Nesta quinta-feira (3), das 9 as 12 horas e das 14 às 18horas, o Núcleo de Pesquisas sobre Ensinno Superior (Nupes) da USP, realiza o seminário Relações Raciais nas Instituições de Ensino: pesquisas, métodos e perspectivas, com a professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Núcleo, Eunice Durham.

O encontro, que é gratuito e aberto ao público, terá lugar no Auditório das Colméias, que fica na Rua do Anfiteatro, 181, favo 17, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-4134 ou 3091-3272; site: http://.usp.br/nupes


FCF realiza ciclo de palestras sobre saúde na terceira idade
De 8 a 22 de junho, sempre às terças-feiras, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove o ciclo de palestras Saúde na Terceira Idade, coordenado pela professora Primavera Borelli. As palestras terão os seguintes temas:

-Infecções Fúngicas Oportunistas, proferida pelo professor Sandro Rogério de Almeida, no Auditório Paulo Carvalho Ferreira.

-Neurocisticercose, com a docente Adelaide José Vaz, no Auditório Vermelho.

-Probióticos, com Elsa Masae Mamizuka, também no Auditório Vermelho.

A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Todos os encontros ocorrerão às 14 horas, nos auditórios da FCF. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639, com Primavera Borelli



Agenda Cultural

Quinteto de Sopros da OSUSP
No próximo dia 10 de junho, às 19 horas, o Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) irá se apresentar no saguão da Escola de Aplicação, na Faculdade de Educação (FE) da USP. No repertório, estão composições para instrumentos de sopro de Haydn, Barber e Danzi, adaptações de obras de Debussy e Dvorak, e composições de autores brasileiros como Villa-Lobos e José Vieira Brandão.

O Quinteto de Sopros da Osusp é formado, em sua maioria, por músicos solistas da própria Orquestra: Renato Kimachi (flauta), Israel Muniz (oboé), Giuliano Rosas (clarineta), José Eduardo Flores (fagote) e Samuel Hamzem (trompista convidado). A Faculdade de Educação está localizada na Avenida da Universidade, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3085


Programação especial do 17º aniversário da Estação Ciência
A Estação Ciência, centro de divulgação científica da USP, que completará 17 anos de inaguração no dia 24 de junho, preparou programação especial e toda gratuita para todo o mês de junho:

No dia 16 de junho, às 20 horas, haverá apresentação do Coral da USP (Coralusp);

Dia 20, às 16 horas, estréia o espetáculo infantil Marte, A Viagem - Uma Comédia no Espaço. Escrito e dirigido por Renata Soffredini, o espetáculo trabalha com conteúdo da área de Astronômia, os planetas do sistema solar, em particular Marte;

No dia 22, às 14 horas, acontece a palestra Dinossauros e Pterossauros: Quem são, de onde vieram, como viviam e para onde foram?, com o professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências (IGc) da USP;

No dia 23, às 15 horas, será inaugurada a exposição Allosaurus Fragilis e Pterossauro Anhanguera - Momentos da Vida Primitiva e haverá o lançamento do vídeo institucional da Estação Ciência. A exposição apresentará a réplica do esqueleto do Allosaurus fragilis, dinossauro com 12 metros de comprimento e três metros e meio de altura, e fósseis de plantas e organismos existentes há milhões de anos;
Às 20 horas, a palestra São João, o precursor e seu ciclo de fogos, com Toninho Macedo, presidente da Comissão Paulista de Folclore e coordenador do Setor de Folclore da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo;

Dia 24, às 15 horas: Show de Física, organizado pelo Laboratório Experimental do Instituto de Física (IF) da USP;

No dia 25, às 15 horas, a palestra Geociências na Indústria do Petróleo, com Ciro Appi;

No dia 30 de junho, das 8h30 às 12 horas, a mesa-redonda Jogos na Educação - Uma ferramenta para o Professor, Uma Diversão para o Aluno, destinada a professores e interessados no tema e coordenada pela Fundação Telefônica.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus 1394, na Lapa.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 , (0XX11) 3673-7022, ramal 227


Novas exposições inauguram em junho no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP inaugura no dia 24 de junho, às 20 horas, uma nova série de exposições. O evento terá mostras de Julio Plaza, Gustavo Rezende e Walmor Corrêa, além da exposição coletiva Artista Personagem.

Ícones são redondos é o título da exposição de obras de Julio Plaza (1938-2003). O conjunto é uma amostragem de sua produção concebida para novos meios, do videotexto à internet, passando pela holografia.

Gustavo Rezende apresenta Squeeze ou Geografia Negra, escultura construída em madeira e recoberta por uma resina negra lisa. A peça "transborda" para fora da sala maior de exposições, ocupando quase toda a largura da porta e permitindo a passagem de apenas uma pessoa por vez. Foi projetada de modo a dificultar sua apreensão completa pelo olhar.

Walmor Corrêa traz a exposição Apêndice - Mostruário Entomológico. Criando imagens de seres híbridos de insetos, peixes, aves e mamíferos, o artista forja uma nova história natural, de acordo com a sua própria interpretação dos postulados da teoria evolucionista.

Artista Personagem complementa o ciclo, focalizando os modos como o artista se apresenta na obra. Os participantes são Brígida Baltar (série Casa de Abelhas - DVD, fotos e desenhos em terracota), Lia Chaia (série Madrugada - fotografia), Pier Stockholm (The Art of Feeling Blue - instalação), Silvia Cruz (Dois - objeto e fotografias) e Fábio Tremonte (instalação). Na abertura da exposição, haverá uma performance multimídia do grupo Neo Tao.

A série estará aberta à visitação gratuita até o dia 8 de agosto, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. O Ceuma fica na Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815, 3237- 2760 (visitas agendadas) ou pelo site www.usp.br/mariantonia



Quadro de Avisos

Caminhada em prol da Campanha do Agasalho
No próximo sábado (5), a Campanha da Agasalho 2004, realizada pela USP e pelo Governo estadual, promove a Caminhada da Solidariedade.

A concentração do evento será na Praça Benedito Machado, altura do número 2.481 da Av. Eliseu de Almeida, no Butantã. A caminhada começa às 10 horas e vai percorrer as quadras em torno do local de concentração.

Mais informações: (0XX11) 3091-2093 / 4806


Educação profissionalizante e pesquisas sobre o amor são destaques do Universia
O registro de patentes de inovações tecnológicas e demais invenções é o assunto do Tema Universia desta sexta-feira (28/05). Na próxima semana (04/06) o destaque será o tema Educação Profissionalizante.

O Universia com a colaboração das instituições de ensino superior pretende esclarecer as vantagens e desvantagens de uma graduação profissionalizante. Será que as empresas preferem os profissionais que optaram pela formação tradicional? O mercado tem preconceito em relação aos cursos técnicos? Ou em determinadas áreas esse tipo de especialização é até mais adequada? Essa polêmica será tratada por meio de entrevistas, artigos, teses e pesquisas realizadas em diversas instituições e pelas próprias empresas.

No dia 11 de junho, aproveitando o ambiente que antecede o dia dos namorados, o Tema Universia vai falar sobre as pesquisas feitas nas universidades a respeito do relacionamento amoroso: namoro, paquera, atitudes que expressam os desejos do ser humano e como as brasileiras lidam com sexo, por exemplo.

O Tema Universia é um espaço aberto às instituições de ensino parceiras do portal. O endereço do portal é www.universiabrasil.net .



Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Validade relativa de um questionário semiquantitativo de freqüência alimentar 'on-line' para estimar ingestão de cálcio e ferro. Andréa Polo Galante. Dia 8 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Marcas de Intolerância nas colunas metalingüísticas: um estudo de caso. Pedro Luís Rodrigues. Dia 8 de junho, às 10 horas.

Doutorado

Ética e literatura na obra de Samuel Rawet. Saul Kirschbaum. Dia 8 de junho, às 14 horas.

Apapaarai: rituais de máscaras no Alto Xingu. Aristóteles Barcelos Neto. Dia 8 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Concentrações plasmáticas de estradiol, testosterona, triiodotironina e tiroxina e a longevidade de sêmen eqüino resfriado. Henry Berger de Almeida. Dia 8 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Há assimetria interlateral na capacidade de orientação da atenção visuoespacial automática?. Beatriz Alves de Castro Barros. Dia 8 de junho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br