São Paulo, 08/06/2004 - Boletim nº 1434
medicina
Ratos com lesão de medula recuperam capacidade motora
Combinação de terapias possibilitou a
recuperação da mobilidade de ratos
lesionados em até 70%. Estudo abre caminhos
no tratamento de pessoas com lesão medular
leia...
Na FMRP, palestra sobre
freqüência cardíaca
Ceuma apresenta concerto de
música contemporânea

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Cientistas testam em ratos novas terapias contra lesões da medula espinhal


Antonio Carlos Quinto

A combinação de diferentes terapias possibilitou a recuperação motora de ratos em até 70%, após lesão medular. Os cientistas utilizaram células de Schwann (CS) - encontradas no sistema nervoso periférico e que produzem o isolante mielina nos nervos - combinadas com as substâncias AMP cíclico, molécula presente no organismo que participa de diferentes reações intracelulares, e o Rolipram, medicamento usado normalmente como antidepressivo. "Para tanto, foram dois anos de intenso trabalho", conta o professor Francisco Carlos Pereira, do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Para este experimento, as células de Schwann foram multiplicadas em cultura. "A associação das células de Schwann com as duas substâncias AMP cíclico e a droga Rolipram apresentou excelentes resultados", conta o pesquisador. As células e o AMP cíclico foram injetados na medula lesionada dos ratos, enquanto o Rolipram foi administrado por via sistêmica nas duas semanas seguidas à lesão. "Percebemos, entre outros resultados, a diminuição dos níveis do fator de necrose tumoral alfa (TNF-a) que estão sempre aumentados nos processos inflamatórios", aponta Pereira.

O Rolipram possibilitou ainda o aumento dos níveis de AMP cíclico. "Com isso foi possível observar maior quantidade de axônios mielínicos no local da lesão e uma diminuição da degeneração dos tecidos", descreve o pesquisador.

Recuperação motora
Entre os principais resultados observados pelos pesquisadores está a recuperação da capacidade motora dos animais em cerca de 70%, oito semanas após as cirurgias.

Os animas foram divididos em sete grupos experimentais, desde os que apenas tinham lesão na medula, até os que foram tratados com as células de Schwann combinadas com as duas substâncias. "A melhor recuperação da capacidade motora se deu justamente no grupo em que administramos as células de Schwann associada às duas substâncias", conta o professor.

Com estes resultados positivos, o pesquisador informa que seus estudos abrem um novo caminho no longo trajeto, que é a descoberta de terapias para o tratamento de pessoas com lesão medular. Segundo Pereira, experiências deste tipo em seres humanos ainda deverão levar algum tempo. "Apenas abrimos um espaço importante para que novas pesquisas sejam realizadas. Creio que em pouco tempo o Rolipram seja mais um medicamento no arsenal terapêutico em pacientes com lesão medular", calcula, antecipando que seus estudos ainda deverão prosseguir no Brasil, já que espera contar com o apoio de instituições de fomento à pesquisa científica.

Os estudos do professor Francisco Carlos Pereira foram desenvolvidos durante estágio de pós-doutoramento, com bolsa da FAPESP, e realizados no The Miami Project to Cure Paralysis da Universidade de Miami, em Miami, Florida, EUA, coordenado pela cientista norte-americana Dra. Mary Bartlett Bunge. Também teve a participação do cientista australiano Dr. Damien Pearse. O artigo assinado pelos cientistas, em que é descrito o avanço nessa área, acaba de ser publicado na revista científica Nature Medicine, dos EUA.



Cursos e Palestras

FMRP realiza palestra sobre variabilidade da freqüência cardíaca

A Divisão de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove o Ciclo de seminários em modelagem matemática e estatística de sistemas e sinais biomédicos, dirigido a docentes e alunos de pós-graduação.

O próximo seminário, "Estudo da variabilidade da freqüência cardíaca em modelos experimentais animais", será realizado nesta quarta-feira (9), às 16 horas. O professor Rubens Fazan, do Departamento de Fisiologia da FMRP, será o palestrante convidado.

O evento acontecerá na Sala de Reuniões da Divisão de Cardiologia, no 2º andar do Hospital das Clínicas da FMRP, que fica na Av Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-2786 ou pelo site www.cardio.fmrp.usp.br/seminarios


Susceptibilidade cardiovascular e migração celular são tema de palestra no ICB

A disciplina Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica, oferecida pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, promove uma série de palestras gratuitas. Os encontros acontecem às quintas-feiras, das 12h30 às 14 horas, na sala de conferências do Edifício I do ICB.

A próxima palestra, no dia 17, será "Regulação da Migração Celular por uma Metaloproteinase-desintegrina isolada do veneno de Bothrops Jararaca", proferida pela professora Marinilce Fagundes dos Santos, do Laboratório de Histofisiologia do ICB.

O endereço do ICB é Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253 ou pelo site www.fisio.icb.usp.br/posgraduacao/disciplinas/datas_palestras_bmb5798.html



Agenda Cultural

Ceuma apresenta concerto de música contemporânea

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresentará no dia 16 de junho, às 20h30, um concerto de música contemporânea com o grupo formado por Cássia Carrascoza (flauta), Lidia Bazarian (piano), Marisa Rezende (piano), Eduardo Gianesella (vibrafone) e Luís Afonso Montanha (clarinetes).

Os cinco músicos, que participaram recentemente da primeira coleção de discos editada pelo selo LAMI (Laboratório de Acústica Musical e Informática), do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, apresentam obras de compositores contemporâneos consagrados como Olivier Messiaen e Luciano Berio e de alguns nomes da nova geração de compositores brasileiros: Marcos Lacerda, Marisa Rezende e Silvio Ferraz.

A apresentação será gratuita e aberta ao público. O endereço do Ceuma é R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 50



Quadro de Avisos

Congresso discute a saúde da mulher

O 15th International Congress on Women's Health Issues, que acontecerá de 7 a 10 de novembro, no Centro de Eventos Colina Verde (Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, na cidade de São Pedro, São Paulo), visa estabelecer um fórum de conferência interdisciplinar sobre Saúde da Mulher, Cultura e Sociedade. O Congresso abordará a saúde da mulher de forma compreensiva, buscando incorporar e ampliar o seu entendimento para além dos aspectos biológicos e reprodutivos.

Os interessados em participar devem inscrever seus trabalhos até dia 30 de junho, em uma das seguintes categorias: Saúde Reprodutiva; Ética e Direitos humanos; Gênero; Etnia e Cultura; Doenças crônicas degenerativas e Doenças Infecto contagiosas; Violência; Qualidade de vida; Trabalho e saúde.

Cada relator poderá apresentar no máximo 3 trabalhos. As inscrições serão feitas pelo site http://www.eerp.usp.br/icowhi2004/.

Mais informações: (0XX16) 602-3448 ou pelo e-mail: icowhi2004@eerp.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

Um estudo das fotos vencedoras do premio Vladimir Herzog da Anistia e Direitos Humanos. Sandra Regina Santos. Dia 14 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Uma contribuição ao programa de localização de terminais de consolidação no transporte de carga parcelada. Marcus Roberto Silva. Dia 14 de junho, às 14h30.

Solubilização e difusão reversa de cátions metálicos de uma argila laterítica em meio ácido. Juliana Keiko Tsugawa. Dia 15 de junho, às 10 horas.

Um processo de transformação de arquiteturas de sistemas legados baseado em Reengenharia. Rodrigo Alvares de Souza. Dia 15 de junho, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Validação de metodologias analíticas para determinação quantitativa de princípios ativos em formulações farmacêuticas empregadas para "peelings" químicos. Tatiane Rodrigues Ramos. Dia 15 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-3621


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Métodos de Avaliação de empresas: um estudo exploratório. Eliane Aparecida Ávila. Dia 14 de junho, às 10 horas.

Contabilidade de recursos humanos: um estudo da evidenciação do ativo humano nas organizações. Evaldo José da Silva. Dia 15 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação de protocolo fisioterapêutico no tratamento da periostite do terceiro metacarpiano de potros da raça Puro Sangue Inglês. Simone Ferraz Isler Bravo Caldeira. Dia 15 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Discretização de modelos com difusão e retardo em domínios unidimensionais. Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa. Dia 14 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br