São Paulo, 14/06/2004 - Boletim nº 1436
saúde
Suplementação à base de carnitina
não reduz gordura corporal

Teste feito em ratos mostra que a
perda de gordura é a mesma com ou
sem a ingestão da substância. A prática de
exercícios físicos é o fator preponderante
leia...
Instituto de Radiologia do
HC inaugura novo angiógrafo
Na FMRP, palestra aborda
transplante renal

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Suplementação alimentar à base de carnitina não reduz gordura corporal, mostra estudo

Tadeu Breda

A carnitina é uma substância muito conhecida nas academias de ginástica. Crê-se que ela é capaz de facilitar a redução de gordura corporal em pessoas que aliam sua ingestão à prática regular de exercícios. No entanto, a eficiência da carnitina está sendo questionada por uma série de pesquisas realizadas no Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

"Durante seis semanas, fizemos experiências com ratos e constatamos que, após treinamento físico, a redução da gordura corporal entre as cobaias que foram suplementadas com carnitina foi semelhante àquela observada nas que receberam somente ração", relata Marcelo Saldanha Aoki, pesquisador do ICB.

A equipe de Saldanha dividiu os ratos utilizados no experimento em dois grupos. Em um deles, as cobaias foram submetidas a exercícios físicos de baixa intensidade e longa duração. Os animais do outro grupo permaneceram sedentários.

Em ambos os grupos houve três subdivisões, desta vez entre os ratos que não receberam suplementação (controle); os que ingeriram carnitina por apenas um dia; e os que tomaram a substância por duas semanas.

"Os ratos sedentários, mesmo os suplementados por carnitina, não apresentaram perda de gordura - como já era esperado. Já as cobaias que foram submetidas à atividade física, tanto as que tomaram carnitina como as que não tomaram, apresentaram a mesma taxa de redução de gordura corporal", explica Saldanha. "Concluímos então que o fator preponderante para a 'queima' de gordura não é a ingestão de carnitina, mas sim a prática de exercícios físicos."

Fisiologia
A carnitina é uma substância produzida naturalmente pelo fígado e transportada através da corrente sangüínea até o músculo. Seu papel no organismo é auxiliar no transporte da gordura para o interior da mitocôndria, onde será consumida no processo de respiração celular.

Baseados neste conceito, na década de 1960 pesquisadores perceberam que a deficiência de carnitina no músculo acarretava um acúmulo de gordura corporal. Segundo Saldanha, é esse o motivo pelo qual a suplementação alimentar à base de carnitina ganhou a fama que possui hoje nas academias.

Outra experiência, realizada em 1991, ministrou carnitina em diferentes quantidades para ratos que fizeram exercício numa mesma intensidade. "A redução de gordura foi semelhante em todos os casos", explica Saldanha. "Nosso trabalho segue esta linha. Como o mercado de suplementação alimentar movimenta muito dinheiro, quisemos verificar qual é realmente sua ação no metabolismo", completa.

Mais informações: (0XX11) 9605-3500 ou e-mail msaoki@usp.br



Instituto de Radiologia do HC inaugura instalações do novo angiógrafo

Da Redação, Agência USP

O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) vai inaugurar no dia 16 (quarta-feira), às 9h30, as instalações de um novo angiógrafo. O aparelho, usado para mapear veias e artérias do corpo humano, permitirá ampliar o atendimento do Serviço de Radiologia Vascular Intervencionista do InRad, que realiza uma média de 110 exames por mês.

O angiografo Integris Allura V5000, produzido pela Philips, tem valor estimado em US$ 800 mil. Segundo o médico José Guilherme Caldas, diretor do Serviço, o equipamento tem recursos digitais que fornecem imagens tridimensionais das artérias e veias. "O aparelho vai aumentar a precisão dos diagnósticos", diz. "O novo angiógrafo é o único do em seu gênero na rede pública de saúde brasileira."

De acordo com José Guilherme, o Serviço Radiologia Vascular Intervencionista do HC teve suas instalações reformadas para receber o novo aparelho. O custo da reforma, numa área de 400 metros quadrados, foi de R$ 45 mil. "Com a instalação do angiógrafo há a perspectiva de dobrar o número de atendimentos mensais do Serviço", afirma.

O médico aponta que os principais beneficiados com a implantação do novo equipamento serão os portadores de arteroesclerose e aneurisma cerebral. "Estas doenças causam obstruções nos vasos sanguíneos e poderão ser diagnosticadas e tratadas com mais eficiência", diz José Guilherme.

A Radiologia Intervencionista (ou Cirurgia Endovascular, quando ligada aos vasos sanguíneos), é um método de tratamento à distância que utiliza procedimentos radiológicos menos invasivos para os pacientes. A técnica é utilizada em diversas especialidades médicas como cardiologia, gastroenterologia, cirurgia geral e vascular, nefrologia e urologia, ginecologia, neurologia e pediatria, entre outras.

Mais informações: (0XX11) 3069-5492, com José Guilherme Caldas



Cursos e Palestras

FMRP realiza evento sobre transplante renal
O Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP faz mais um evento do Ciclo de Palestras em Patologia Cirúrgica de 2004, no dia 18 (sexta-feira).

Às 14 horas, será realizada a palestra sobre Patologia do Transplante Renal, e, às 15 horas, acontecerá o Seminário de Lâminas: Patologia do Transplante Renal. Ambos serão ministrados pelo professor Roberto Silva Costa da FMRP.

O evento, que será no Anfiteatro professor Humberto Menezes, é gratuito e serão entregues certificados de participação.

A FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3131


IPq promove palestra sobre transtorno bipolar
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza, no dia 18 (sexta-feira), às 13 horas, a palestra aberta e gratuita Família e transtorno bipolar. O evento discutirá como a família é afetada pelo transtorno bipolar (quadro psiquiátrico em que se alternam períodos de depressão com fases de extrema euforia) e será conduzido pelo psicólogo Luis Russo.

Ao final haverá um debate entre os participantes. Os interessados devem se inscrever previamente pelo telefone. O evento será na R. da Consolação, 3101, Jardins, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6648


IPT promove série de seminários sobre desenvolvimento sustentável
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está realizando um ciclo de três seminários sobre tecnologia e desenvolvimento sustentável estimulado pelo Dia Internacional do Meio Ambiente (05 de junho).

O objetivo é estabelecer um diálogo em busca de maior integração das atividades de pesquisa e inovação com as preocupações da sociedade voltadas à questão ambiental. Dia 8, foi realizado o primeiro seminário da série, O Desenvolvimento sustentável e suas implicações na sociedade.

Na próxima terça-feira (15), acontecerá o segundo seminário, A tecnologia dos transgênicos sob diferentes pontos de vista. E para fechar o ciclo, no dia 22, será realizada a terceira palestra As causas das mudanças climáticas, seus impactos e os meios de enfrentá-los.

O ciclo, sempre às 14 horas, é gratuito e será no Auditório Cid Vinio, prédio 36, no IPT. O endereço do local é Praça Ramos de Azevedo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3767 4176 ou e-mail eventos@ipt.br



Quadro de Avisos

Time de deficientes auditivos disputa torneio em Americana
O time de futebol da Associação dos Surdos de Bauru, comandado pelo técnico Francisco Cambuí, do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP de Bauru, participa, no próximo sábado (12), de um campeonato regional em Americana, a partir das 8 horas.

Formada há três anos, a equipe vem se destacando em campeonatos de quadra e campo disputados no Estado de São Paulo. Em abril, venceu a I Copa Centro-Oeste Paulista de Futsal para Surdos. Dos 15 jogadores, seis são do Centrinho e da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf). "Estivemos invictos por mais de um ano e meio, mas o que importa mesmo é a confraternização e integração da comunidade surda", fala Cambuí.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156


Amigos cadastrados no Universia Brasil valem prêmios
O Universia Brasil lança a promoção Universia Caça - Amigos II. A iniciativa estimula o contato entre os amigos e visa gerar uma verdadeira rede de relacionamento. Na primeira versão, que ocorreu em 2003, o jogo gerou a indicação de 70 mil amigos. A expectativa agora é dobrar esse resultado.

A promoção vai até 25 de julho e distribuirá prêmios aos três melhores colocados (usuários responsáveis pelo maior número de amigos cadastrados no Universia Brasil). O jogo é simples: o usuário ganha 10 pontos a cada amigo registrado no portal, e mais 2 pontos, caso o colega indicado seja responsável por um novo cadastramento.

O primeiro colocado na promoção levará para casa uma câmera digital, o segundo ganhará um palmtop e o terceiro usuário responsável pelo maior número de amigos cadastrados no portal receberá um videogame PlayStation 2.

O objetivo é estimular os estudantes brasileiros a formarem correntes de amigos, principalmente nas instituições de ensino superior parceiras do Universia Brasil.

Mais informações: http://www.universiabrasil.net




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Faixas adicionais para trechos de rodovias com declives longos considerando os aspectos técnicos da frenagem de veículos de carga. Manuel de Jesus Lucas. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Armazenamento de documentos xml text-centric e data-centric em sistemas relacionados e objeto-relacionais. Clóvis Kiyohide Hanashiro. Dia 18, às 14 horas.

Sistema de supervisão em tempo real voltado à manutenção preditiva de transformadores de potência. Yasmín Pedraza Calderón Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Determinação de 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA - Ecstasy), 3,4-metilenodioxietilanfetamina (MDEA - Eve) e 3,4-metilenodioxianfetamina (MDA) em fluidos biológicos por cromatografia líquida de alta eficiência: aspecto forense. José Luiz da Costa. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Algumas características da memória para movimento em crianças de 7 a 10 anos. Adriana Lis Pereira de Souza. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Hemodiluição normovolêmica aguda: estudo experimental comparativo utilizando amido hidroxietílico a 6% ou solução de Ringer lactato. Denise Aya Otsuki. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Alterações histopatológicas de nervos ciáticos de rato após à administração de deltametrina. Vânia Fátima de Almeida. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Um sistema de autorização baseado em uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios. Fabio Correa Xavier. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br