São Paulo, 15/06/2004 - Boletim nº 1437
informática
Estudo viabiliza uso de redes
neurais pulsadas em software

Trabalho inédito no País demonstra o uso
de redes neurais pulsadas num software. A
arquitetura é a que mais se aproxima da
estrutura do cérebro humano
leia...
Na FMRP, curso sobre a
História da Medicina no Brasil
ICB promove debate
sobre transgênicos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Software de reconhecimento de voz utiliza sistema de redes neurais pulsadas


Antonio Carlos Quinto

Estudo realizado na Escola Politécnica da USP possibilitou a elaboração de um software de reconhecimento de voz baseado na utilização de redes neurais pulsadas. Redes neurais são sistemas usados em inteligência artificial compostos de circuitos que simulam o cérebro humano. Atualmente, as do tipo pulsadas são as que mais se aproximam desta estrutura. Trata-se de um trabalho inédito no Brasil, já que é a primeira vez que o sistema é demonstrado com sucesso.

O engenheiro eletrônico Antonio Pedro Timoszczuk, que defendeu sua tese de doutorado na Poli, explica que o software de reconhecimento de locutor construído com base em redes neurais pulsadas ainda não poderá ser viabilizado em escala comercial. "O objetivo principal foi estudar o comportamento deste novo paradigma neural em um sistema prático. Creio que somente em dois ou três anos é que poderemos ter arquiteturas de rede como esta implementadas em chips comerciais", prevê.

Em seu estudo, o engenheiro implementou uma arquitetura de rede com neurônios pulsados que têm por característica um funcionamento mais próximo do sistema biológico do cérebro humano. "O sistema permite um processamento temporal dos sons", explica Timosczuzk. No processo humano de audição, impulsos elétricos são enviados ao cérebro que interpreta suas seqüências e relações de tempo, o que leva a identificar o tipo de som. "A rede neural pulsada possibilita um tratamento similar. A partir das informações dos sons, ela busca as relações entre eles gerando padrões temporais", descreve o engenheiro, ressaltando que o processamento é mais simples em relação às redes neurais convencionais.

Novo paradigma
O paradigma das redes neurais pulsadas começou a ser pesquisado mais intensamente em meados dos anos 90. Após consultar diversas bibliografias sobre o tema, o pesquisador encontrou poucos trabalhos relacionados com aplicações práticas. Dentre estes, um realizado no Canadá há cerca de dois anos: "Na pesquisa canadense foi obtido 57% de acerto, o que é considerado baixo. Em nosso estudo, atingimos 90%. Com menos elementos (neurônios) o sistema possibilita a realização de processamentos mais complexos", garante.

O cérebro humano possui cerca de 100 bilhões de neurônios que chegam a realizar entre si mais de 10 mil conexões. Uma rede neural artificial convencional pode necessitar de algumas milhares de iterações (repetições) durante o seu treinamento até atingir um índice de erros aceitável. Na arquitetura com redes pulsadas o número de iterações requerido é sensivelmente menor. No trabalho realizado foram realizadas 500 iterações com menor número de neurônios artificiais. Outra vantagem destacada por Timoszczuk é o fato de a arquitetura possibilitar a implementação do sistema em hardware. "Ao invés de se operar a rede por meio de um software, este paradigma neural permite que a rede seja implementada diretamente em circuitos integrados", explica.

Para realizar seu trabalho, o engenheiro utilizou uma base de dados Speaker Recognition v1.0, do CSLU - Center for Spoken Language Understanding do Oregon Graduate Institute - E.U.A., contendo frases gravadas a partir de linhas telefônicas digitais.

Mais informações: (0XX11) 5576-8519, com Antonio Pedro Timoszczuk; e-mail: timoszczuk@uol.com.br



Cursos e Palestras

FMRP promove curso sobre a História da Medicina no Brasil
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, dentro do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, oferece o curso gratuito Médicos e Curandeiros no Brasil: uma história de semelhanças e diferenças culturais, que será ministrado do dia 5 ao dia 7 de julho, pelo professor Antonio Carlos Duarte de Carvalho, do Departamento de Medicina Social da FMRP.

No curso serão discutidas a história da medicina no País, as semelhanças e diferenças entre as práticas médicas reconhecidas pelo Estado e as não-oficiais, do período colonial até o contemporâneo.

As inscrições podem ser feitas do dia 21 ao dia 25 de junho por telefone com o próprio professor. As 20 vagas poderão ser preenchidas por interessados que possuam segundo grau completo, e será fornecido certificado de participação no curso.

Mais informações: (0XX16) 602-2905


Debate sobre Transgênicos no ICB
Nesta terça-feira (15), às 17 horas, no Anfiteatro Rosa (ICB-4) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, os professores Franco Maria Lajolo e Hernan Chaimovich Guralnik ministrarão o debate Transgênicos. Lajolo é professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e Guralnik do Instituto de Química (IQ) da USP.

O evento será gratuito e aberto ao público. O auditório fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253


Ciclo de seminários aborda modelagem de sistemas e sinais biomédicos
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove durante o ano o Ciclo de seminários em modelagem matemática e estatística de sistemas e sinais biomédicos, organizado pela Divisão de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica.

Os seminários ocorrem, a princípio, todas as quintas a partir das 16 horas na Sala de Reuniões da Divisão de Cardiologia, 2º andar do Hospital das Clínicas (HC) da FMRP.

A primeira palestra do ciclo, Conceito de entropia e sua aplicação em análise de sinais, será proferida nesta quinta (17) pelo professor Ubiraci Pereira da Costa Neves, do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O evento é dirigido a docentes e alunos de pós-graduação da área, e a entrada é gratuita. O HC da FMRP fica no Campus Universitário, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-2786 ou pelo site http://www.cardio.fmrp.usp.br/seminarios



Agenda Cultural

Coralusp faz uma viagem no tempo na Casa de Dona Yayá
No próximo domingo (20), o Coral da USP (Coralusp) fará uma apresentação na Casa de Dona Yayá. O evento faz parte do projeto Música na Yayá, que traz para o público um show diferente todo domingo às 11 horas.

O Coralusp exibirá Túnel do Tempo, e assim como nos filmes, o ouvinte deste concerto irá aterrissar em países e épocas diferentes e apreciar um repertório formado não somente por obras escritas originalmente para coro, mas também para arranjos de peças populares e folclóricas da Europa e das Américas.

Algumas das músicas selecionadas foram: San Pedro trotó cien años (folclore espanhol), Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa) e Cânone (Mozart).

A entrada é franca e a Casa de Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562


Postal Poesia ajuda Itaci a combater o câncer
O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, promove nesta quinta (17) o lançamento de dez postais, cuja finalidade é angariar fundos para o combate ao câncer.

Os postais, elaborados por profissionais de comunicação, receberam o nome de Postal Poesia, e terão tiragem inicial de mil exemplares. O conjunto será vendido por R$ 10,00, e poderá ser encontrado na Livraria Cultura e na Daslu.

Para participar do evento é preciso fazer reserva pelo telefone. A cerimônia ocorrerá às 19h30, no ITACI, à r. Galeno de Almeida, 148, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3897-3812, com Elaine



Quadro de Avisos

Centrinho contrata terapeuta ocupacional
Continuam abertas as inscrições para a contratação de um terapeuta ocupacional para o serviço de recreação e educação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofacias (Centrinho) da USP de Bauru. As inscrições, que começaram dia 7, vão até o dia 15, sempre das 8h30 às 10h30, na seção de pessoal da instituição. O salário inicial previsto é de R$2.366,57. O edital completo da vaga pode ser conferido no site http://www.centrinho.usp.br

O Centrinho fica na rua Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8132



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Efeito do desgaste do primeiro anel de pistão no seu desempenho de vedação e raspagem. André Ferrarese. Dia 21, às 10 horas.

Doutorado

Metodologias de previsão de perdas magnéticas nos diversos regimes de magnetização. Marcelo Shiroma Lancarotte. Dia 21, às 9 horas.

Estudo sobre a resistência ao cisalhamento de um solo residual compacto não saturado. Orlando Martini de Oliveira. Dia 22, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

O conceito de valor percebido e as estratégias de marketing: estudo de caso em empresa fornecedora de sistemas de gestão empresarial. Sigfried Vasques Dominguez. Dia 21, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Estudo da imunogenicidade de intimina de Escherichia coli enteropatogênica. Flavia Afonso Lima. Dia 21, às 14 horas.

Doutorado

Estudo eletrofisiológico da interação entre ácidos graxos livres e bicamadas lipídicas. Kellen Brunaldi Fontanini. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Propriedades de algumas classes de relações racionais. Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza. Dia 18, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br