São Paulo, 18/06/2004 - Boletim nº1439
saúde
Crianças surdas podem ter bom
desenvolvimento da fala

Diagnóstico precoce, tratamento com
fonoaudiólogos e uso de aparelhos
auditivos possibilitam a essas crianças
a habilidade de falar perfeitamente
leia...
FMRP promove curso
de inverno sobre Patologia
Biologia Computacional é
tema de série de seminários

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo comprova que crianças surdas podem ter bom desenvolvimento da fala

Lucas Telles

O tratamento médico e boas condições de socialização podem ajudar as crianças com deficiência auditiva a desenvolverem a fala perfeitamente. Pacientes encaminhados ao Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP entre 1992 e 1996 comprovaram a potencialidade do atendimento adequado, em retorno recente ao Hospital.

"Todos as crianças que haviam sido diagnosticadas com deficiência auditiva e que depois receberam acompanhamento médico satisfatório progrediram no aprendizado da fala. Muitos desses pacientes agora falam perfeitamente, mas para isso tiveram diagnóstico precoce, ajuda de fonoaudiólogos e de aparelhos de audição", diz o otorrinolaringologista Rodrigo Sousa Rezende.

Em sua tese de mestrado, defendida na FMRP, Rezende localizou as pessoas que haviam sido atendidas no HC por apresentarem problemas relacionados à fala, como a demora para desenvolvê-la, o retrocesso no aprendizado, má articulação das palavras ou trocas de fonemas. O pesquisador solicitou que retornassem ao Hospital, para avaliar a evolução de seus quadros clínicos.

De acordo com os diagnósticos feitos na ocasião, a surdez - causada por diferentes fatores e com intensidades variadas - foi o principal motivo de dificuldades no desenvolvimento da fala. Outras causas foram a resistência específica para aprender a falar, as doenças mentais, como paralisia cerebral, retardo mental e autismo e ainda as privações sociais.

Segundo o pesquisador, os pacientes que apresentaram comprometimentos neurológicos graves, como retardo mental e autismo, tiveram desenvolvimento muito debilitado, mesmo com o tratamento. "Infelizmente ainda não podemos alimentar as esperanças dos pais destas crianças, tratando o aprendizado da fala como algo provável. No entanto, um ambiente familiar saudável, os estímulos e o apoio às mínimas conquistas dos portadores de deficiência mental trazem benefícios evidentes a eles".

O trabalho foi feito a partir dos prontuários de 58 pacientes atendidos no HC. Muitos eram moradores de locais distantes e não receberam tratamento prolongado em Ribeirão Preto, mas apenas foram encaminhadas pelos serviços de saúde de suas cidades, no início do tratamento. O retorno de 50% dos pacientes ao Hospital foi considerado alto e suficiente. Segundo o autor, esta é a primeira pesquisa retrospectiva sobre o desenvolvimento de portadores de distúrbios de fala feita no Brasil.

Mais informações: (0XX34) 3316-7755



Cursos e Palestras

Consultor do Banco Central da Nova Zelândia fala sobre PIB e Inflação
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP recebe, nesta sexta-feira (18), o professor neozelandês Michael Graff, consultor do Banco Central da Nova Zelândia. Na palestra Hiato do PIB e Inflação, Graff discutirá o tema sob o ponto de vista das experiências em seu país.

O evento acontecerá às 19 horas, no Anfiteatro da FEARP, no campus da USP de Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3.900, bairro Monte Alegre. O evento é gratuito e aberto ao público geral, necessitando que os interessados apenas liguem ou passem um e-mail para confirmar presença.

Mais informações: (0XX16) 602-3910 ou rec@fearp.usp.br


FMRP promove curso de inverno sobre Patologia
Estão abertas as inscrições para o I Curso de Inverno de Patologia, que oferecerá aos alunos de graduação de diversas instituições brasileiras a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos na área e também conhecer as atividades desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pelo correio até o dia 26 de junho (data de postagem), enviando para a FMRP, Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, CEP 14049-900, Departamento de Patologia, Curso de Inverno de Patologia. O formulário padrão está disponível no site http://www.rpa.fmrp.usp.br/inverno.

O curso ocorrerá entre os dias 19 e 30 de julho, na FMRP. O campus da USP de Ribeirão Preto fica na Avenida Bandeirantes, 3.900, bairro Monte Alegre.

Mais informações: (0XX16) 602-3126 ou e-mail cinvernopato@rpa.fmrp.usp.br


Série de seminários aborda Biologia Computacional na FCFRP
O projeto Seminários em Biologia Computacional, da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, promove, nesta sexta (18) a partir das 14 horas, o seminário A variabilidade do transcriptoma e a função protéica: uma visão computacional do efeito biológico de eventos de splicing alternativo, ministrado pelo pesquisador Paulo de Oliveira, do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O projeto fornecerá certificado de presença para os participantes, que não precisam fazer inscrição prévia. O endereço da FCRP é Av. do Café, s/nº, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4213, e-mail pesquisa@fcfrp.usp.br ou site http://www.fcfrp.usp.br/Pesquisa-BioComput.htm




Agenda Cultural

Tulha recebe Recital de Saxofone e Piano
Nesta sexta-feira (18), às 21 horas, os instrumentistas Nailor Proveta e Carlos Roberto de Oliveira apresentam o Recital de Saxofone e Piano, na Sala de Concertos da Tulha do Campus da USP de Ribeirão Preto.

O saxofonista Nailor Aparecido Azevedo, mais conhecido como Proveta, já fez parte das orquestras de Sylvio Mazzucca e de Ray Connyff, além de ter tocado com músicos consagrados brasileiros e estrangeiros, como Paquito D'Rivera e Natalie Cole.

Carlos Roberto de Oliveira apresentou-se como pianista e tecladista com as bandas Gallery, Maksoud 150 e Sax Ver Sax e ainda com os cantores Leny de Andrade, Pery Ribeiro e Claudete Soares. Atuou também junto à Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste, sob regência de Aylton Escobar.

O evento, com entrada franca, tem organização conjunta do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP em Ribeirão Preto, do Grupo Pró-Música, da Prefeitura do Campus e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O endereço do campus é Av. Bandeirantes, 3.900, bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3136




Quadro de Avisos

Professor do IFSC recebe Prêmio José Reis
O professor Vanderlei Salvador Bagnato foi selecionado, no último dia 9, para receber o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2004. Ele foi escolhido por ter concretizado uma série de projetos em prol da popularização do ensino da Física.

Bagnato é coordenador do Centro de Óptica e Fotônica do Centro de Pesquisas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e desenvolve atividades que vão desde programas com questões de ciência e tecnologia em linguagem adequada para alunos do ensino médio e fundamental à produção de vídeos e CDs com cursos de física básica para alunos universitários.

O prêmio é concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mais informações: (0XX16) 3371-2012, 3373-9823; sites http://www.cnpq.br/noticias/090604.htm ou http://www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Um estudo sobre memória e solução de problemas: enfoque das neurociências. Márcia Regina Bertolozzi. Dia 22, às 14 horas.

Proposta de utilização da metodologia e-mfg / pfs para o planejamento de dispositivos de fixação. Miguel Navarro Mena. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciêncas Farmacêuticas

Doutorado

Irradiação de agrião Nasturtium oficinallis minimamente processado: aspectos microbiológicos e sensoriais. Cecília Geraldes Martins. Dia 23, às 9 horas.

Efeito dos frutanos (frutooligossacarídeos) na biodisponibilidade de cálcio e magnésio em ratos. Alexandre Rodrigues Lobo. Dia 24 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

A múltipla percepção dos elementos de autogestão em uma instituição religiosa. Almir Zampolo. Dia 23 de junho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação de São Carlos

Mestrado

Teste de hipótese e critério de seleção de modelo para séries temporais com raiz unitária. Ricardo Gonçalves da Silva. Dia 23, às 15h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9638


Instituto de Psicologia

Mestrado

Perfil de jogadores patológicos em função da idade de início e da duração do comportamento de jogar. Juliana Bizeto. Dia 23, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br