São Paulo, 22/06/2004 - Boletim nº 1441
cultura
Teleteatro dava prestígio à
televisão na década de 50

Adaptações de livros e peças teatrais serviam
para a difusão cultural. Teleteatros criaram
linguagem própria para TV com elementos
do rádio e cinema
leia...
FCF promove palestra
sobre Proteoma
Prolam debate política e sociedade
no Brasil e na Argentina hoje

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Experimentação e improviso marcaram teleteatro da TV Tupi nos anos 50


Júlio Bernardes

Os programas de teleteatro exibidos pela TV Tupi nos anos 50 foram importantes na criação de uma linguagem própria para a produção de televisão. "Além disso, eles mantinham um propósito de difusão cultural que dava prestígio à emissora", afirma Sidênia Freire Pereira, que apresentou dissertação de mestrado sobre o tema na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A pesquisadora estudou três programas da TV Tupi de São Paulo, Grande Teatro Tupi (1951-1965), TV de Vanguarda (1952-1967) e TV de Comédia (1957-1967). "As encenações eram ao vivo, pois o videotape só apareceu por volta de 1962", relata.

Segundo Sidênia, as principais características dos teleteatros da TV Tupi eram a improvisação e a experimentação. "Os textos originais eram adaptados quase no ato, só com alterações para fazer mudanças de câmera e cortes no switcher (mesa de controle)", explica. "Para criar uma linguagem televisiva foram usadas técnicas do próprio teatro, do rádio e do cinema."

O programa que mais usou a linguagem cinematográfica, aponta a pesquisadora, foi TV de Vanguarda, produzido por Walter George Durst. "Mesmo usando câmeras pesadas e com troca de lentes manual, sua movimentação era baseada no cinema, com uso do zoom (aproximação) em cenas mais dramáticas e travellings (panorâmicas)", conta a pesquisadora.

Cultura
A maioria dos textos do TV de Vanguarda eram adaptações de peças e livros estrangeiros. "Apenas em 1962 foi realizado um concurso para revelar autores nacionais, mas com experiência em teatro", lembra. "Nesta fase se destacam os textos de Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho e Osman Lins."

O Grande Teatro Tupi, observa Sidênia, era produzido pelas principais companhias de teatro da época, que encenavam peças dos próprios repertórios. "Os críticos da época reclamavam que as câmeras eram muito estáticas, sem a movimentação do TV de Vanguarda", observa. De acordo com a pesquisadora, o TV de Comédia sempre usou textos nacionais, seguindo a linha da sitcom (comédia de costumes).

Sidênia Freire conta ainda que na década de 50 os teleteatros davam prestígio às emissoras. "Havia a preocupação em usar o veículo para difusão cultural, numa lógica semelhante à das emissoras não-comerciais de hoje", afirma. "Depois, os teleteatros foram considerados elitistas, mas esta crítica não leva em conta que nos anos 50 o número de pessoas com televisão era bem menor, devido ao alto preço dos aparelhos."

Os teleteatros começaram a sair da programação com o início da telenovela diária em 1963, na TV Excelsior. "O uso do videotape permitiu a exibição diária de novelas e a criação de uma grade de programação fixa, que obteve uma audiência grande e fiel", explica. "O grande número de capítulos diluia os custos de produção da novela, enquanto para produzir um programa de duas horas do TV de Vanguarda eram necessárias duas semanas de produção."

Mais informações: (0XX11) 4976-1255, com Sidênia Freire Pereira



Cursos e Palestras

FCF realiza palestra sobre Proteoma
Nesta quinta-feira (24), a partir das 11h30, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove a palestra Aplicações dos estudos de proteoma, que será ministrada por Wagner Montor, do Instituto de Química (IQ) da USP.

O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no Anfiteatro M. A. Pourchet Campos, da FCF ( Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (OXX11) 3091-3677 ou pelo e-mail dpv@usp.br


Prolam realiza mesa-redonda Política e Sociedade: Brasil e Argentina hoje
O Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP realiza no próximo dia 28, às 14 horas, a mesa-redonda Política e Sociedade: Argentina e Brasil Hoje. O evento, coordenado por Afrânio Mendes Catani, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, terá a participação dos professores Eduardo Rinesi, da Universidad Nacional General Sarmiento (Argentina), João dos Reis Silva Júnior, da Universidade de Sorocaba (Uniso), e Maria Cristina Cacciamali, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

As inscrições para a mesa-redonda são gratuitas e podem ser feitas por telefone ou e-mail até o dia do evento. O Prolam fica na Rua do Anfiteatro 181, Favo 1 das Colméias, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11)3091-3587/3091-3589/3815-0167, ou no e-mail prolamev@edu.usp.br.


Seminários sobre estatística de sistemas e sinais biomédicos na FMRP
A Divisão de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove o Ciclo de seminários em modelagem matemática e estatística de sistemas e sinais biomédicos, dirigido a professores e alunos de pós-graduação:

No dia 24 de junho, Teoria do caos, com o professor Antonio Carlos da Silva Filho, da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP);

No dia 1º de julho, O Sistema Lepidus de apoio ao diagnóstico clínico, com o professor Antonio Carlos Roque da Silva Filho, do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Os seminários acontecem sempre às 16 horas, na Sala de reuniões da Divisão de Cardiologia, no 2º andar do Hospital das Clínicas da FMRP, na Avenida Bandeirantes 3900, Ribeirão Preto, São Paulo.

Mais Informações: (0XX16) 602.2786 ou na página http://cardio.fmrp.usp.br/seminarios


Quadro de Avisos

Escola do Futuro convoca universidades brasileiras para o Campus Computing Report

Dia 30 de junho é o prazo limite para que as instituições de ensino superior do País assegurem sua participação no projeto Campus Computing Report da Escola do Futuro da USP.

O Campus Computing Report é um projeto internacional, idealizado inicialmente nos Estados Unidos pelo professor Kenneth Green, com o objetivo de traçar um panorama de como as instituições de ensino superior utilizam as tecnologias de informação e de comunicação, e seus planos imediatos para compras e implantação de políticas.

Realizado em locais como China, Japão e Singapura, além dos EUA, onde ocorre há 14 anos, o levantamento será feito pela primeira vez no Brasil por intermédio da Escola do Futuro da USP. De acordo com professor Fredric M. Litto, coordenador do Campus Computing Report no Brasil, “os resultados do estudo possibilitam que as instituições possam ter parâmetros comparativos com outras entidades do mesmo tamanho, na mesma região ou em outra diferente”.

O professor lembra ainda que as informações enviadas pelas instituições de ensino serão mantidas em total sigilo. Órgãos governamentais e internacionais, além de empresas de informática e telecomunicações, vão poder observar nas estatísticas geradas pelo "Report”, tendências nas áreas tecnológica, social e educacional.

A Escola do Futuro da USP enviou o questionário do Campus Computing Report para 1.976 entidades e, até o momento, cerca de 20% das pesquisas enviadas foram respondidas. As instituições interessadas em participar do Campus Computing Report podem obter mais informações pelo e-mail: contatoccp@futuro.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3091.6325.

Mais informações: (0XX11) 3253-7052, com Alessandra Casolato; e-mail alecasolato@ch2a.com.br. Ou com João Paulo Freitas, e-mail imprensa@ch2a.com.brimprensa@ch2a.com.br


IPT promove chat sobre falhas metálicas
Nesta terça-feira (22), os engenheiros César Farias de Azevedo e Tibério Cescon, do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), participam de um bate-papo virtual sobre acidentes e prejuízos causados por falhas de produtos metálicos em geral, assim como possíveis prevenções para estes problemas.

Os pesquisadores estão entre os autores do livro "Metalografia e Análise de Falhas - Casos Selecionados (1933 - 2003)", que servirá como referência para o encontro virtual. A obra estará disponível a partir de julho na sede do IPT, nas livrarias da Edusp e no site da Associação Brasileira de Metalurgia (ABM). O encontro ocorrerá das 11 às 11h50, no site www.ipt.br/tecnologia/chat.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720 / 4741, na Assessoria de Imprensa do IPT



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Ciclos de oferta de hospedagem comercial transeunte - Impacto na rentabilidade dos investimentos em empreendimentos hoteleiros. Michael Willy Asmussen. Dia 23, às 15h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O ensino de segunda língua com o foco no professor: história oral de professores surdos de Língua de Sinais brasileira. Tarcísio de Arantes Leite. Dia 23, às 14 horas.

Doutorado

A luz do sol da canção - o simbolismo solar na obra de Caetano Veloso. Fernando Carlos de Mesquita Sampaio. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Efeito do estradiol no metabolismo de proteínas em músculo esquelético de ratas. Maria Ida Bonini Ravanelli. Dia 23, às 14h30.

Estudo da metilação em neoplasias hematológicas. Patrícia Santos Pereira Lima. Dia 24, às 14 horas.

Análise da estrutura e variabilidade genética dos rebanhos do programa de melhoramento genético da raça Nelore. Pedro Alejandro Vozzi. Dia 25, às 14 horas.

Estudo epidemiológico populacional da prevalência de cefaléia na cidade de Ribeirão Preto. Luciana Campaner Fernandes. Dia 25, às 15 horas.

Doutorado

O sistema intrauterino liberador de levonorgestrel reduz os níveis séricos de CA-125 em pacientes portadoras de endometriose. Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva. Dia 25, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Instituto de Física

Doutorado

Inomogeneidades no espaço (desordem fraca; modelos de p-spins) e representação no espaço de Fock em problemas da física estatística. Paulo de Tarso Artencio Muzy. Dia 24, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Psicologia

Doutorado

Crianças vítimas de abuso sexual - um estudo compreensivo e considerações sobre efeitos psicológicos. Eliane Scherb. Dia 23, às 15h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br