São Paulo, 25/06/2004 - Boletim nº 1444
esporte
Software facilita trabalho
de técnicos de futebol

Programa simplifica captação de estatísticas
de jogo, rastreando a posse de bola em todo
o campo e fornecendo informações individuais
sobre os jogadores
leia...
Curso na FOB aborda
Dores Orofaciais
IME realiza palestra sobre
modelagem estatística

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programa de computador facilita captação de estatísticas de um jogo de futebol

Júlio Bernardes

Um software para captação de estatísticas de jogo (scout) pode aperfeiçoar o trabalho dos técnicos de futebol. O programa FutePerforma, em fase de testes, foi concebido por três profissionais formados na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. A linguagem de programação foi desenvolvida pela empresa junior do Instituto de Matemática e Estatística (IME).

O FutePerforma substitui a captação manual de estatísticas de jogo, feita com anotações em prancheta. "Antes da partida, o operador registra no computador informações como a escalação das equipes, local de jogo, estado do gramado e esquemas táticos", diz Fernando Seabra, um dos idealizadores do projeto. "Um sistema de coordenadas permite ao operador rastrear a posse de bola em todo o campo e teclas de atalho registram as características especificas de cada jogada."

O registro das ações de jogo possibilita que o programa forneça informações temporalmente contextualizadas. "Os dados podem ser recuperados de forma analítica ou seqüencial", afirma Fernando. "É possível obter estatísticas sobre aspectos específicos, como dribles e roubadas de bola, ou mesmo refazer toda a seqüência de uma jogada de ataque, desde a recuperação da bola até a finalização."

Avaliação
De acordo com Fernando Seabra, o FutePerforma permite personalizar a avaliação do jogo de acordo com as preferências do técnico. O software é destinado a todos os profissionais envolvidos na direção técnica de equipes de futebol, inclusive preparadores físicos e diretores de clubes. "É possível fornecer informações individualizadas sobre o desempenho de cada jogador, que podem ser usadas pelos próprios atletas e também por empresários", afirma.

A linguagem de programação do FutePerforma, que será testada e aperfeiçoada com o trabalho de campo, foi desenvolvida pela empresa júnior do IME. Dentro de três meses o serviço de análise de jogo deverá ser oferecido por uma empresa criada em parceria com Everton Gushiken, Felipe Mota e João Paulo Coutinho, formados em Esporte pela EEFE. "Dependendo da demanda, o software poderá ser colocado a venda, pois não existem programas semelhantes no Brasil", afirma Fernando.

No futuro, Fernando Seabra acredita que o software poderá incorporar imagens e sons para aprimorar o trabalho de análise de jogo. "O trabalho dos técnicos de futebol no País ainda é muito empírico, valendo-se muitas vezes apenas da experiência pessoal dos treinadores", diz. "As estatísticas de jogo podem tornar mais precisa a avaliação do rendimento, que depende também de uma boa escolha dos indicadores táticos e da leitura adequada das informações."

Mais informações: (0XX11) 9739-9915, com Everton Gushiken e 9887-6893, com Fernando Seabra




Cursos e Palestras

FOB realiza curso de Dores Orofaciais
Nesta segunda (28), o Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP promove o curso Dores Orofaciais, a ser ministrado pelo pesquisador norte-americano Gary M. Heir, professor associado da Faculdade de Odontologia de New Jersey (EUA).

Destinado a estudantes e profissionais de medicina, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins, o curso tem uma proposta abrangente, abordando diagnóstico e terapia das diversas manifestações das dores orofaciais. Serão discutidos temas como o papel do dentista na terapia das cefaléias, importância do tratamento multidisciplinar, critérios de diagnóstico diferencial, controle de paciente crônico, entre outros.

Para inscrever-se, o interessado deve realizar um depósito na conta 11200-3 da agência 3015-5 do Banco do Brasil e apresentar o comprovante na hora do evento. O valor é de R$ 50,00 para profissionais e R$ 25,00 para estudantes.

O curso é patrocinado pelo Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (FUNBEO), e será realizado a partir da 9 horas no Salão Nobre da FOB, à Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3234-4384 (Funbeo), (0XX14) 3235-8245 (Depto. de Prótese); site http://www.fob.usp.br/eventos/curso_dores_orofaciais.htm; e-mails info@funbeo.com.br e dep-prot@fob.usp.br


IME realiza palestra sobre modelagem estatística
Dando prosseguimento ao Ciclo de seminários em modelagem matemática e estatística de sistemas e sinais biomédicos, o Centro de Estatística Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realiza no dia 25, a partir das 14, a palestra A Visão Segmentada do Mercado - Uso da Modelagem Estatística, com Sueli Daffre Carvalho. A palestrante, formada pelo IME, atua numa empresa da área de consultoria estatística.

A participação na palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. O evento acontece na sala de conferências Prof. Antonio Giliolli, no bloco A do IME, na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6133




Quadro de Avisos

Poli lança curso de metodologia de pesquisa para mestrandos
A Escola Politécnica (Poli) da USP lançou o curso Métodos e Técnicas para Elaboração de Idéias e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisas, destinado exclusivamente aos engenheiros inscritos no Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva. A idéia do curso é que o engenheiro passe por uma espécie de "laboratório de idéias" antes de começar a desenvolver as pesquisas para a pós-graduação.

O curso tem carga horária de 21 horas, divididas em 7 encontros, nas quais o estudante poderá desenvolver sua capacidade de análise e interpretação de conceitos e problemas.
Os interessados devem procurar a Secretaria do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva.

A Poli fica na Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3817-5488; e-mail: mpauto@edu.usp.br; site http://www.poli.usp.br/automotiva




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Gestão das informações sobre o ambiente na pequena empresa: estudo comparativo de casos sobre o processo estratégico no setor de serviços (Hoteleiros) da região de Brotas - SP. Kristiane Cêra Carvalho. Dia 30, às 9h30.

Mapeamento da Cobertura vegetal urbana de Ribeirão Preto - SP utilizando técnicas de sensoriamento remoto. Silvana Aparecida de Souza. Dia 30, às 9 horas.

Doutorado

Ligações parafusadas em chapas finas e perfis de aço formados a frio. Carlos Henrique Maiola. Dia 29, às 14 horas.

Reservas legais: critérios para localização e aspectos de gestão. Victor Eduardo Lima Ranieri. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Modelo 2004: fundamentos, formulação e incertezas do setor elétrico. Ricardo Henrique dos Santos. Dia 29, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

Dinâmica de bolhas especulativas e finanças comportamentais: um estudo aplicado ao mercado de câmbio brasileiro. Alexandre Carlos Lintz. Dia 1º de julho, às 14h30.

Fatores socioeconômicos, demográficos, psicográficos, institucionais e temporais na alocação de ativos de pessoas físicas: uma investigação empírica em banco múltiplo no Brasil. Liliane Renyi. Dia 1º de julho, às 17h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Aspectos da reatividade de complexos de rutênio contendo óxido nítrico como ligante. José Carlos Toledo Junior. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-8036


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br