São Paulo, 29/06/2004 - Boletim nº1445
transportes
Modelo de simulação facilita análise
operacional de pátio de aeroportos

Fluxograma computadorizado possibilita
planejar e dimensionar os serviços
de solo que a aeronave vai necessitar
desde o pouso até a decolagem
leia...
Instituto de Física realiza
série de seminários
Inscrições para mestrado
na FOB terminam dia 30

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


Nota da Redação: Informamos que até o final do mês de julho, os boletins da Agência USP de Notícias terão duas edições semanais


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Fluxograma computadorizado auxilia planejamento operacional de pátio de aeroportos

Valéria Dias

Uma pesquisa apresentada na Escola Politécnica da USP resultou em um modelo de simulação para pátio de aeroportos que possibilita planejar e dimensionar os serviços de solo que uma aeronave vai necessitar, desde o momento do pouso até a sua decolagem. "Com a frota de serviços balanceada, a aeronave não atrasa e cumpre o horário estabelecido no slot (janela de saída)", conta o engenheiro Fábio Rogério Ribeiro, autor do estudo.

Foram analisados os serviços de escadas, ônibus, trator de push-back (que ajuda a aeronave estacionar), e carros de bagagem, de comissaria, de carga, de esgoto, de água, de combustível e de manutenção. No modelo desenvolvido pelo engenheiro - construído a partir de um software de simulação chamado Arena -, um fluxograma computadorizado representa a seqüência desses serviços ao longo do dia, incluindo os horários de pico de utilização de cada um deles. "O modelo permite identificar restrições, planejar e dimensionar, quando necessário, as frotas que prestam os serviços de solo", explica Flávio Ribeiro.

Segundo o pesquisador, o modelo de simulação apresenta características operacionais, táticas e estratégicas. "Além de simular o balanceamento dos recursos de frota, o modelo também pode ser útil para estabelecer políticas de alocação de aviões; na avaliação do impacto de atrasos e de como influenciam a capacidade do pátio de alocar aeronaves; na comparação do compartilhamento de recursos (pois alguns são compartilhados pelas companhias aéreas e outros não) e ainda auxiliar na avaliação do impacto de aumentos de demanda para o aeroporto", conta.

Fábio Ribeiro aponta que seria necessário apenas melhorar a qualidade de alguns dos dados de entrada do modelo, buscando consistência estatística com amostras maiores ou estimativas mais acuradas. "Seria necessário saber, por exemplo, o volume de carga movimentado pelos carros de bagagem e o tempo médio que cada um deles é utilizado pelas aeronaves", afirma.

Fábio Ribeiro destaca que o modelo de simulação pode ser usado em outros aeroportos, a partir da inserção de dados. No modelo desenvolvido pelo pesquisador foram utilizados dados referentes ao ano de 2001 da movimentação no aeroporto de Congonhas, na Capital paulista, obtidos a partir dos registros da torre e de relatórios de planos de vôo.

O trabalho está publicado no Portal de Teses da USP, e pode ser consultado no link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-26112003-151350/


Mais informações: (0XX11) 8268-3204, com Fábio Ribeiro



Cursos e Palestras

Confira a programação de seminários no IF
O Instituto de Física (IF) da USP divulgou seu programa de atividades para a semana de 28 a 2 de julho. Segue a programação:

- Segunda-feira (28)
Seminário do Grupo de Biofísica e Física Médica
Por que usar marcadores de spin em micelas?, proferido pelo professor Barney L. Bales, do Department of Physics and Astronomy, da Califórnia State University at Northridge (EUA). A partir das 16 horas no Edifício Principal, Ala I, Sala 204.

- Terça-feira (29)
Seminário do Laboratório de Microscopia Eletrônica
Influência da natureza da escória nas propriedades de compósitos cimento-borracha de pneus, proferido pela professora Nádia Cristina Segre, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A partir das 15 horas no Edifício Principal, Ala I, sala 201.

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (Grhafite)
Sólitons em colisões nucleon-núcleo, proferido por David Augaitis Fogaça, do IF. A partir das 17 horas no Edifício Principal, Ala II, sala 335.

- Sexta-feira (2 de julho)
Modelagem de transições metamagnéticas em antiferromagnetos, proferido por Thiago Barros Martins, do IF. A partir das 14 horas na Sala de Seminário do Edifício Mário Schemberg.

O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitaria, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907; e-mail bifusp@if.usp.br; site http://www.if.usp.br/


Forp promove curso de metodologia qualitativa e quantitativa
Entre os dias 5 e 7 de julho, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP realiza o curso Grupos Focais, destinado a professores e pós-graduandos da área.

O objetivo do curso é difundir esta técnica de coleta de dados, muito utilizada em pesquisa qualitativa, principalmente para investigar aspectos normativos do comportamento das pessoas. O Grupo Focal se vale da interação grupal para produzir dados e insights não acessíveis em entrevistas individuais, sempre com sessões conduzidas por um moderador.

O curso é gratuito, e os interessados em uma das 20 vagas devem enviar um e-mail para mdsaraiv@umich.edu. As atividades terão início às 8 horas e seguirão até as 18 horas todos os dias, no Salão Nobre da Forp, à Av. do Café, s/nº, Campus Universitário, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3952




Quadro de Avisos

Prazo das inscrições para mestrado na FOB acaba dia 30
Até quarta-feira (30), a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP está recebendo inscrições para os Cursos de Pós-Graduação (mestrado) em Odontologia para o primeiro semestre de 2005.

Os cursos disponíveis são das seguintes áreas: Biologia Oral, Dentística, Materiais Dentários, Endodontia, Estomatologia, Odontologia em Saúde Coletiva, Odontopediatria, Ortodontia, Patologia Bucal e Reabilitação Oral. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Pós-graduação e levar a seguinte documentação:

- Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certidão de Colação de Grau;
- Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
- Curriculum Vitae documentado (modelo Lattes - CNPq);
- Documento comprobatório do exercício da função docente, na área, se houver; com autorização da Direção da Escola de afastamento por 2 anos para cursar o Mestrado;
- 3 cartas de apresentação de professores da área;
- Requerimento para inscrição (modelo da Comissão de Pós-Graduação);
- Endereço completo para correspondência, telefone e e-mail;
- 1 foto 3x4 recente;
- Cópia de Título de Eleitor, CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento e Certificado de Reservista;
- Certificado TOEFL (Test of English as Foreign Language), com score mínimo de 390 pontos (TOEFL INSTITUCIONAL);

Será cobrada uma taxa de R$50,00. Depois haverá também a seleção dos candidatos, com uma prova de português, uma específica, uma entrevista e análise curricular. A divulgação do resultado será dia 13 de agosto, e os alunos selecionados serão comunicados e informados a respeito do período e das exigências para a matrícula. Os não selecionados deverão retirar seus documentos no prazo de 30 dias da divulgação do resultado, quando, então, serão incinerados.

A Secretaria de Pós-graduação atende de segunda à sexta, das 8 às 12 horas. O endereço do local é Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3223-7720 ou pelo site http://www.fob.usp.br


O Tema Universia discute relação da universidade com o terceiro setor
Na sexta-feira (2 de julho), o portal Universia promove o debate As Universidades e o Terceiro Setor, dentro da seção Tema Universia.

As universidades interessadas em participar da discussão podem enviar teses, artigos ou trabalhos acadêmicos sobre o assunto, indicar profissionais para falar a respeito do tema e propor pautas para essa área. O e-mail para contato é noticias@universiabrasil.com.br, e a mensagem deve ser encaminhada com a indicação do assunto Tema Universia. O endereço do site é http://www.universiabrasil.com.br.

Mais informações: (0XX11) 3254-2893




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Doutorado

Efeito da dor muscular experimentalmente induzida sobre a força isométrica e validação de índices de estimação da co-contração muscular. Ulysses Fernandes Ervilha. Dia 02 de Julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Faculdade de Filsofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Envolvimento de receptores 5-HT2A/2C do núcleo magno da rafe e do complexo gigantocelular na elaboração da analgesia induzida pelo medo evocado por estimulação elétrica das camadas profundas do colículo superior e da substância cinzenta periaquedutal dorsal. Ricardo de Oliveira. Dia 1º de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Contribuição ao estudo anatômico cirúrgico do forame esfenopalatino. Adriana Bernardini Antunes Scanavini. Dia 1º de julho, às 10 horas.

Associação dos microssatélites do fator de necrose tumoral e dos alelos do complexo principal de histocompatibilidade com a esclerose sistêmica em pacientes brasileiros. Isabela Jubé Wastowski. Dia 1º de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação imunoistoquímica dos receptores de estrógeno e progesterona no tumor venéreo transmissível (TVT) e tecido vaginal de cadelas portadoras e hígidas em diferentes fases do ciclo estral. Claudia Prado de Brito. Dia 2 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Produto cruzado de uma C*-álgebra por endomorfismos. Fabio Orfali. Dia 2 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Física

Doutorado

Efeitos de superfície e de confinamento na ordem orientacional de cristais líquidos. Ivan Helmuth Bechtold. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br