São Paulo, 01/07/2004 - Boletim nº 1446
saúde
Dupla jornada prejudica qualidade
de vida de adolescentes

Estudo realizado na Faculdade de Saúde
Pública mostra como as jornadas de
trabalho e de estudo podem causar
problemas na rotina dos jovens
leia...
Centrinho promove reunião
sobre cirurgia ortognática
Urbanização é tema
de palestra na FAU

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Jornada dupla atrapalha estudo, trabalho e vida social de jovens

André Benevides

Uma pesquisa realizada no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP reforça o argumento de que adolescentes que trabalham e estudam têm sua qualidade de vida prejudicada. "A dupla jornada prejudica os alunos na vida social, no trabalho e na escola", explica a bióloga Liliane Reis Teixeira, doutoranda do Departamento e responsável pelo estudo.

Durante quinze dias, Liliane acompanhou 27 estudantes voluntários, do período noturno de uma escola pública da cidade de São Paulo, a fim de conhecer melhor o cotidiano e o sono destes jovens. Com o auxílio de diários de atividade, onde os estudantes preenchiam sua rotina durante duas semanas, e de um instrumento chamado de "actígrafo" (que fica preso ao pulso do indivíduo na mão não-dominante), foi possível registrar a duração dos períodos de atividade e de repouso dos estudantes.

Uma das principais conclusões é que os alunos trabalhadores têm o sono prejudicado. A duração é significativamente reduzida, comparada com os estudantes não-trabalhadores. À primeira vista isto pode não parecer muito importante, mas é. Quando uma pessoa não dorme o suficiente, ela não descansa o necessário para que possa ter um bom desempenho, seja nos estudos, seja no trabalho. Isto pode levar a vários tipos de problemas.

A pessoa que dorme pouco pode sofrer com sonolência excessiva no dia seguinte, tendo problemas em manter-se atenta no trabalho e nas aulas. Não está excluída também a possibilidade de a pessoa sonolenta se envolver em um acidente de trabalho. Motoristas com grande sonolência, por exemplo, podem dormir ao volante sem perceber. Em longo prazo, dormir pouco à noite pode levar a uma deficiência na secreção do hormônio de crescimento, além de causar prejuízos ao sistema imunológico.

Atividades extracurriculares
O estudo, que faz parte de um projeto maior sobre trabalho de adolescentes e saúde, coordenado pela bióloga Frida Marina Fischer, professora do Departamento de Saúde Ambiental da FSP, procurou investigar também a rotina diária dos estudantes. Segundo a pesquisa, há trabalhadores que tentam repor nos fins de semana o sono perdido, o que é impossível. Há também o prejuízo na participação em atividades extracurriculares, como cursos de idiomas ou de computação.

Os estudantes trabalhadores chegam em casa mais cedo nos fins de semana do que os seus colegas não-trabalhadores, comportamento que possivelmente reflete a necessidade de repor débitos acumulados de sono. Provavelmente há repercussões nesta rotina, que podem afetar a vida social dos estudantes trabalhadores.

Além disso, os alunos trabalhadores gastam cerca de uma hora a mais por dia com transporte. "A grande cobrança que é feita destes adolescentes é que ele se dedique ao trabalho. Ele acaba 'trocando' a escola pelo trabalho", afirma Liliane. "O jovem que não trabalha freqüenta as aulas, em média, trinta minutos a mais por dia".

A bióloga chegou a elaborar algumas sugestões para que os jovens com dupla jornada não sejam tão prejudicados. "O ideal é que eles trabalhem meio período. Isso geraria um aumento de postos de trabalho e, no futuro, fariam parte de uma mão-de-obra mais qualificada", diz. A incorporação de algumas atividades extracurriculares à grade e o aumento de um ano no ciclo do ensino médio noturno são outras sugestões do estudo.

Os resultados desta pesquisa foram recentemente apresentados no congresso promovido pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) em maio deste ano, realizado em Goiânia. Foi também submetido um artigo sobre o tema para publicação no periódico Chronobiology International. Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Mais informações: (0XX11) 3066-7755; e-mail: lrt@usp.br




Cursos e Palestras

Centrinho promove reunião clínica sobre cirurgia ortognática
Nesta sexta-feira (2), a partir das 19h30, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP em Bauru promove o encontro Cuidados em pacientes de cirurgia ortognática.

O evento é dirigido a médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e demais interessados e será dividido em duas partes: uma voltada à enfermagem e outra à nutrição. A palestra "Assistência de enfermagem ao paciente submetido a cirurgia ortognática" será ministrada pelas enfermeiras Cláudia Regina Matioli Nunes e Inês Regina Poletti e a palestra "Alimentação no Pós-operatório de Cirurgias Ortognáticas" será conduzida pela nutricionista Suely Prieto de Barros Almeida Peres. Todas as profissionais integram o corpo clínico do Centrinho.

A reunião terá entrada gratuita, sem necessidade de inscrição e será realizada na sala de aula do Centro Odontológico do Centrinho. O endereço é Rua Silvio Marchione 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8437 / 3223-2100 ou pelo e-mail eventos@centrinho.usp.br


FAU promove palestra sobre urbanização
Na sexta-feira (2), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove a palestra Acesso à Terra Urbana pela População de Baixa Renda, ministrada pelo professor Eric Heikkila, da School of Policy, Planning, and Development da University of Southern Califórnia.

O evento, aberto e gratuito, será realizado na Sala da Congregação, a partir das 10 horas.
A FAU fica na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919




Agenda Cultural

Estação Ciência expõe réplicas de esqueletos de animais pré-históricos
A exposição Dinossauros e Pterossauros: Momentos da Vida Primitiva, inaugurada no dia 23 de junho, está aberta ao público na Estação Ciência (EC) da USP. O evento conta com réplicas dos esqueletos do dinossauro Allosauros fragilis e do Pterossauro Anhanguera Piscator, além de 12 mostruários com modelos e fósseis de outros seres que viveram na Terra há milhões de anos e ainda cinco vídeos com animações sobre o assunto.

Com curadoria do professor Luiz Eduardo Anelli, a exposição tem entrada franca e não tem data prevista para terminar.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.274/ 1.394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou pelo site www.eciencia.usp.br


IB promove sessão de cinema
No dia 10, a partir das 9 horas, a Regional-1 da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) inicia uma série de debates envolvendo cinema e biologia. A mostra Biologia em Cena começa com o filme O Óleo de Lorenzo ( Lorenzo's Oil, EUA, 1992, 135 min) que retrata a saga de uma família em busca da cura para uma doença genética tida como irreversível pelos médicos.

Os ingressos custarão R$ 5,00 para o público em geral e R$ 3,00 para associados à SBEnBio. Serão distribuídos pipoca e refrigerante gratuitamente e o filme será exibido no Auditório do Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências (IB) da USP, que fica na R. do Matão, Travessa 13, 106, Cidade Universitária, São Paulo.

Após a exibição do filme, acontecerá um bate-papo com especialistas em Genética e o público. Para quem se interessar, também haverá no local um posto de inscrições para novos filiados à SBEnBio.

Mais informações: esquecidoponto@pop.com.br




Quadro de Avisos

Universia publica lista com cursos oferecidos nas férias
O portal Universia Brasil organizou um especial, que foi ao ar no dia 29 de junho, com a relação dos cursos de férias oferecidos pelas instituições de ensino superior do Brasil. A idéia é colaborar com os estudantes e profissionais que estão buscando cursos nessa época do ano.

Os interessados encontram a programação de algumas universidades, e descobrem que em um mês é possível aprender um pouco sobre idiomas, fotografia, música e informática, entre outras áreas. E ainda, que é possível adquirir conhecimento sem abrir mão da tranqüilidade do lar, por meio de cursos a distância. Para conferir esse conteúdo, basta acessar o site www.universiabrasil.net/universitário.

Mais informaçõe: (0XX11) 3254-2893



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Planejamento estratégico situacional aplicado à pequena empresa: estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (Hoteleiros) da região de Brotas - SP. Antonio Luiz Tonissi Migliato. Dia 2, às 14h30.

Utilização do método análise envoltória de dados para avaliação do desempenho econômico de cooperativas de crédito. Dirley Lemos Vilela. Dia 2, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

O sistema interligado nacional e a formação do preço de curto prazo. Fabiano Lúcio Fuga. Dia 2, às 9 horas.

Turbo decodificadores de bloco de baixa potência para comunicação digital sem fio. João Paulo Trierveiler Martins. Dia 2, às 10h30.

Caracterização elétrica de espelho de corrente baseados em transistores gc soi mosfet em função da temperatura. Renato Silva Ferreira. Dia 2, às 13h30.

Modelo de suporte ao projeto criativo em arquitetura: Uma aplicação a triz - Teoria da Solução Inventiva de Problemas. Marly Kiatake. Dia 2, às 14h30.

Modelo de automação de um sistema de controle de carga para a aduana nos portos brasileiros. Caio Fernando Fontana. Dia 2, às 13 horas.

Estudo comparativo entre métodos de quantificação de tenacidade usando concreto reforçado com macrofibras de polipropileno. Maira Paulina Tiguman. Dia 5, às 14 horas.

Avaliação e otimização de um sistema de controle para o propulsor pneumático de um ventrículo artificial. Reinaldo Miranda. Dia 5, às 11 horas.

A influência da estrutura interna do material na simulação computacional de elementos estruturais de concreto.Eduardo Parente Prado. Dia 5, às 14 horas.

Inventário do ciclo de vida do pvc produzido no Brasil. Fúlvia Jung Borges. Dia 5, às 14 horas.

Análise do impacto do uso de estimadores de medidas de risco na otimização de carteiras. Luis Vital Maluf Cunha Vianna. Dia 6, às 14h30.

Análise de QoS para aplicações de VoIP em rede de nova geração. Rogério Takashi Fujimoto. Dia 7, às 14h30.


Doutorado

Investigação experimental do comportamento dúctil de aços spi-x70 e aplicação de curvas de resistência J-?a para previsão de colapso em dutos. Eduardo Hippert Júnior. Dia 5, às 10 horas.

Montagem e avaliação de desempenho do evaporador de filme descendente com promotor e película em escala piloto. Andrea Dietrich Martini. Dia 6, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Voltaire Filósofo - metafísica e filosofia inglesa na formação filosófica de Voltaire. Rodrigo Brandão. Dia 1º, às 14 horas.

Críticas ao Estado de Bem-Estar Social: Individualismo e Emancipação. João Paulo Bachur. Dia 2, às 14 horas.

Arqueologia em Conceição dos Ouros - MG. Paulo Araújo de Almeida. Dia 5, às 14 horas.

O Espaço de Trabalho a partir das transformações na fábrica. Gilberto Cunha Franca. Dia 6, às 14 horas.

Doutorado

O misticismo ativo no evangelho de Tomé. Marília Pacheco Fiorillo. Dia 2, às 15h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Doutorado

Avaliação da função global e regional pela ressonância magnética com a técnica dos marcadores miocárdicos em pacientes na fase tardia do infarto da parede anterior do ventrículo em acompanhamento clínico. Sergio Domingos Florenzano. Dia 05, às 8h30.

Lesão letal transfixante de veia cava justa-hepática e tratamento com endoprótese revestida: um novo modelo experimental. Rina Maria Pereira Porta. Dia 06, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Doutorado

Avaliação de alternativas tecnológicas (gnl e gtl) para a viabilização de jazidas de gás natural remotas em países em desenvolvimento - estudo de caso: Jazida de Camisea no Peru. Guido Antonio Carrera Zamalloa. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações:(0XX11) 3091-2632 / 2648


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Um sistema de autorização baseado e uma infra-estrutura de gerenciamento de privilégios. Fabio Correa Xavier. Dia 2, às 14h30.

Doutorado

Propriedades homológicas e categorias derivadas. Cecília Tosar Escuder. Dia 5, às 14 horas.

Conjunto regulares do círculo e minimalidade. Aldo Carlos Portela Almada. Dia 6, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Psicologia

Mestrado

Latência e transmissão. Rodolpho Rufino de Souza Junior. Dia 2, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br