São Paulo, 06/07/2004 - Boletim nº 1447
cultura
Telenovelas refletem transformações
sociais da América Latina

Análise aponta que culturas tradicionais
latino-americanas se misturam com novos
elementos, alterando práticas, costumes
e valores na sociedade
leia...
CD-ROM conta história do
Centro de Computação da USP
Seminário no IF aborda vesículas
lipídicas e pulsos elétricos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Telenovelas retratam e influenciam mudanças sociais na América Latina

André Chaves de Melo, especial para a Agência USP

Por intermédio das telenovelas é possível verificar que as sociedades latino-americanas são dinâmicas e que suas culturas se misturam continuamente com novos elementos, fazendo surgir novas práticas, costumes e valores sociais. A conclusão é do historiador José Paulo Germano, em tese de doutorado defendida no Programa Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP.

José Paulo Germano analisou a série Malu Mulher, a novela Mulheres Apaixonadas, produzidas pela Rede Globo, a série Heróis de Turno e as novelas Betty, A Feia e Joana, A Virgem, todas colombianas. "Essas produções colocam em pauta discussões correntes na sociedade, como o papel da mulher, o alcoolismo, o preconceito e a violência contra a mulher no matrimônio, assuntos em que o tema família é uma preocupação destacada", explica. "Muitos programas são capazes de descrever e documentar a sociedade, retratando seus hábitos e costumes, mas também podem ajudar na promoção de mudanças."

Segundo o pesquisador, a telenovela se tornou um terreno conflituoso, mas fecundo de redefinições de identidades sociais e políticas produzidas nas metrópoles latino-americanas. "Ao possibilitar representações expressivas do urbano e de seus espaços, as novelas trazem aos atores sociais novas formas de convívio baseadas em novos valores essencialmente urbanos", aponta.

Identidade
Germano também cita a novela colombiana Café, exibida no Brasil e na maioria dos países latino-americanos, como exemplo importante de comunicação nas metrópoles. "Trata-se de uma leitura cultural da espacialidade do urbano, que une os processos artesanais da colheita do café com a produção tecnológica e a comercialização do produto, além de discutir os deslocamentos sociais, a legitimação do divórcio e outras práticas sociais recentemente aceitas", conta.

O pesquisador aponta que a televisão tornou-se um dispositivo capaz de se opor ao isolamento das populações, criando vínculos culturais comuns à maioria da população. "O desequilíbrio social gerado pelo desenvolvimento urbano atual, veloz e sem controle é, em parte, compensado pela eficácia das redes televisivas nas metrópoles", diz Germano. "Nesse sentido, as narrativas complexas das histórias de vidas dos cidadãos que habitam a cidade são lidas e interpretadas seguindo suas diferenças culturais", afirma.

José Paulo Germano observa que nas cidades latino-americanas a massificação da sociedade de consumo se manifesta em símbolos que lidam com as diferenças culturais mas apagam memórias e mudam a percepção do tempo e do espaço, ameaçando as identidades. "Entretanto, os imaginários resistem e criam novos sentidos, que reúnem de forma heterogênea os locais e os modos de auto-reconhecimento que fazem a identidade de um povo", diz. "A ficção televisiva reflete essas contradições, pois expressa os questionamentos que surgem com as transformações das sociedades na América Latina."

Mais informações: (0XX11) 6944-2159, 9197-4293 ou e-mail jpgermano@ig.com.br, com José Paulo Germano



CD-ROM traz 42 anos de história do Centro de Computação e Eletrônica (CCE) da USP

Yara Camargo

O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, que completou 42 anos no primeiro semestre de 2004, ainda não possuía uma compilação documentada de sua história. Para suprir essa falta, a unidade promoveu em abril último o lançamento do CD-ROM Memória do CCE, que narra de forma inusitada os acontecimentos desde 1962, ano de fundação do CCE.

O CD traz depoimentos de sete pessoas que acompanharam de perto a evolução do Centro, que é o responsável pela coordenadoria executiva de informática e comunicação de dados da USP, e que presta serviços de informática para a Comunidade Universitária

Produzido por Eduardo Bonilha de Toledo Leite, atual coordenador adjunto do CCE, a idéia de reunir esse material partiu do professor Edson dos Santos Moreira, atual coordenador inspirado por uma iniciativa semelhante do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP de São Carlos. Segundo Bonilha, foram necessários dois anos de trabalho para concretizar esse projeto. "Documentar tudo isso e contatar as pessoas foi uma tarefa complicada" conta.

O CD está organizado em quatro partes diferentes: um breve histórico, uma galeria de fotos, depoimentos (em vídeo e escritos) e o diagrama de localização do CCE no campus. "No futuro, a idéia é ampliar o conteúdo do CD e inserir novas entrevistas" continua Bonilha. Esse material, por exemplo, impulsionou a criação de uma galeria de fotos, com retratos dos ex - coordenadores do CCE.

Quem viveu a história
O formato é inovador, pois apresenta o CCE por meio das pessoas que viveram a história. Os sete depoimentos são do professor Geraldo Lino de Campos, Diretor Executivo do CCE de 1976 a 1988; do professor Imre Simon, estagiário do CCE em 1965 e que trabalhou no primeiro computador da USP (o IBM 1620); do professor Tomasz Kowaltowski, que participou da fundação do Centro de Cálculo Numérico (antecessor do CCE); do professor Antonio Marcos de Aguirra Massola, coordenador do CCE de 1991 a 1994; da professora Marília Junqueira Caldas, coordenadora de 1994 a 2000; do professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres, presidente da Comissão Supervisora do CCE de 1972 a 1988 e do Dr. Heraldo Luiz Marin, que começou como estagiário e coordenou o CCE de 1988 a 1990.

Foram produzidas 500 cópias, que serão distribuídas em bibliotecas e para os interessados em se informar um pouco mais sobre o CCE. "O importante é proporcionar esse conhecimento para as futuras gerações " diz Ligia Maria Custódio Corrêa Sonnewend, especialista em eventos do CCE e que também participou da realização do CD.

Mais informações: (0XX11) 3091-6431/ 6328




Cursos e Palestras

Seminário aborda interação entre vesículas lipídicas e pulsos elétricos
Nesta terça (6), o Grupo de Biofísica e Física Médica do Instituto de Física (IF) da USP realiza o seminário Dinâmica de vesículas lipídicas gigantes sujeitas a pulsos elétricos. Deformação, fusão e formação de poros. O seminário será proferido pela professora Karin A. Riske, do Max Planck Institute of Colloids e Interfaces, da Alemanha.

O evento, que acontece a partir das 16 horas, tem entrada franca e é aberto ao público geral. Ele será realizado na sala 204, Ala I, Ed. Principal do IF, que fica na R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907


FEA recebe o economista Yoram Barzel
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP recebe, no próximo dia 12, o economista Yoram Barzel, que ministrará a palestra The Law of One Price, Costly Information and The Law of Price Convergence. Barzel é professor da Universidade de Washington, em Seattle, Estados Unidos.

Os interessados em participar do evento devem confirmar presença e solicitar o texto de apoio por e-mail. O encontro terá entrada gratuita e ocorrerá das 10 às 12 horas, no Auditório da Congregação, no prédio "1" da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3032-5966 ou e-mail ceoi_dialogos@yahoo.com.br



Agenda Cultural

Filmes infantis e contação de histórias no CDCC
A Biblioteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP São Carlos promove, durante todo o mês de julho, o evento Filmes Infantis e Contação de Histórias. As sessões acontecem de quarta a sábado, nas quais sempre será apresentado um filme seguido de uma história infantil. Segue a programação dos dias 10 a 17:

Dia 10 (sábado)
9 horas - Sessão de Vídeo: O Pequeno Stuart Little (Desenho, 85 min., dublado). Stuart é um ratinho abandonado que vivia num orfanato, junto com outras crianças. Até que a família Little decide adotar um irmão para seu filho George e se apaixona pelo carisma do pequeno ratinho. Stuart é então adotado e passa a lidar com divergências com Snowbell, o gato da família, e o próprio irmão, que não o aceita.
10h30 - Contação de Histórias: Lúcia Já-Vou-Indo
11 horas - Atividade no computador

Dia 14 (quarta-feira)
9 horas - Sessão de Vídeo: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Aventura, 153 min., dublado). Harry Potter é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony e Hermione.
11h30 - Contação de Histórias: Rita, Não Grita!

Dia 15 (quinta-feira)
14 horas - Sessão de Vídeo: Harry Potter e a Câmara Secreta (Aventura, 161 min., dublado). De férias na casa de seus tios, Harry Potter recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos, e o aviso logo se confirma quando toda a escola está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados.
16h40 - Contação de Histórias: Luas e Luas

Dia 16 (sexta-feira)
14 horas - Sessão de Vídeo: O Senhor dos Anéis (Desenho, 134 min., dublado). Desenho animado da trilogia O Senhor dos Anéis, de JRR Tolkien, situada na Terra-Média, que os valentes hobbits, heróis e magos que querem proteger do mal. Quando um perigoso e poderoso Anel mágico cai nas mãos deles, um pequeno hobbit chamado Frodo é levado a uma incrível aventura. Agora, junta-se a ele, ao poderoso mago Gandalf, aos elfos, anões e guerreiros no momento em que eles querem defender a terra encantada do maléfico feiticeiro que quer destruir tudo.
16h15 - Contação de Histórias: A Semente da Verdade

Dia 17 (sábado)
9 horas - Sessão deVídeo: Stuart Little 2 (Desenho, 85 min., dublado). Stuart Little salva Margalo, passarinha machucada, das garras de um falcão traiçoeiro. Stuart a leva para morar com sua família, onde Margalo se recupera rapidamente e cria uma grande amizade com o pequeno rato falante. Até que, repentinamente, ela desaparece junto com uma valiosa antiguidade da familia. É quando Stuart precisa reunir todas as suas forças para reencontrar sua amiga e trazer de volta a antiguidade à sua casa.
10h30 - Contação de Histórias: O Baú de Histórias
11 horas - Atividade no computador

O CDCC fica na R. 9 de Julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772



Quadro de Avisos

Centrinho une festas juninas e fins terapêuticos
Duas unidades componentes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, também conhecido como Centrinho, promovem as tradicionais festas de junho e julho, unindo a comemoração dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro a fins terapêuticos, atendendo quase 80 pacientes com deficiências auditivas.

O Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau), que atende crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora ou implante coclear, fará sua confraternização nesta terça-feira (6), a partir das 17h30. Na quarta-feira (7), às 14 horas, acontecerá a festa do Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nirh), que oferece atividades pedagógicas, ensino de língua brasileira de sinais e treinamento profissional a pessoas com surdez profunda, com idade entre cinco e 30 anos.

Os profissionais do Hospital utilizam os temas folclóriocos para estimular as habilidades e fazer intervenções fonoterapêuticas nos pacientes, com músicas, danças, pesquisas culturais e a confecção de adereços. As festas são dirigidas aos pacientes, familiares e profissionais envolvidos na atividade.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou e-mail imprensa@centrinho.usp.br


Campus de Bauru encerra Campanha do Agasalho de 2004
Nesta terça-feira (6), no Centro de Convivência do Campus da USP de Bauru, será realizada a solenidade de encerramento da Campanha do Agasalho de 2.004, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) em parceria com a USP.

Em Bauru, a campanha foi focada em três estratégias: a ampla distribuição de caixas em diversos locais do campus, que recolheram aproximadamente mil peças de roupas, a "Corrente da Solidariedade", que angariou dinheiro para a compra de 440 cobertores e o "Dia da Doçura", em que integrantes do projeto da terceira idade "Revi-Vendo" doaram tortas que foram trocadas por agasalhos.

A solenidade acontecerá a partir das 14h30 e contará com a presença da senhora Constantina Carmem Morotta Melfi, coordenadora da campanha na USP e esposa do reitor Adolpho José Melfi.

Mais informações: (0XX14) 3235-8316, na Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus de Bauru



Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esportes

Mestrado

Identificação e crianças com transtornos do desenvolvimento da coordenação: a lista de checagem do teste MABC e foco
. Lúcio Fernandes Ferreira. Dia 7, às 9 horas.

O teste ABC do movimento em crianças de ambientes diferentes. Cleverton José Farias de Souza. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3137


Escola Politécnica


Mestrado

Implantação de controle de qualidade na lavra de matérias primas para a indústria refratária - Aplicação em uma mina em atividade. Anderson Sousa Salim. Dia 6, às 14 horas.

Retroanálise probabilística: aplicação prática de análise de percolação em uma barragem de terra. Elieni Guimarães Barbosa Strufaldi. Dia 7, às 10 horas.

Modelagem para estudo do comportamento dos elos da cadeia de suprimentos. Roberto Ramos de Morais. Dia 7, às 15 horas.

Estudo da utilização de lodos de estações de tratamento de esgotos da região metropolitana de São Paulo na fabricação de produtos de cerâmica vermelha. André Gomes da Silva. Dia 12, às 9 horas.

Análise de desempenho de redes de antenas adaptativas para sistemas wcdma. Luiz Henrique Soares Rosa. Dia 12, às 10 horas.

Retroanálise probabilista: aplicação prática de análise de percolação em uma barragem de terra. Elieni Guimarães Barbosa Strufaldi. Dia 13, às 14 horas.

Modelagem para estudo do comportamento dos elos da cadeia de suprimentos. Roberto Ramos de Morais. Dia 13, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas


Doutorado

Doença diarréica aguda em João Pessoa: prevalência de enteropatógenos e importância dos potenciais fatores de risco e proteção. Antônio Fernandes Filho. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3642


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto


Doutorado

Estudos sinérgicos de derivados de ftalocianina de zinco contendo grupamentos quelantes para ions de cálcio aplicados na Terapia Fotodinâmica: avaliação fotofísica e fotobiológica. Claure Nain Lunardi Gomes. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística


Doutorado

Polinômios cúbicos Fibonacci, decaimento de geometria e hiperbolicidade induzida. Yong Su Han. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Química

Doutorado

Sobre a Presença de Carbamato de Etila em Destilados. Luiz Gualberto de Andrade Sobrinho. Dia 8, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br