São Paulo, 15/07/2004 - Boletim nº 1450
nanotecnologia
Sondas nanométricas podem
ajudar a prevenir bioterrorismo

Por meio de eletrodos ligados a culturas
de células, sondas serviriam como
"alarme biológico", detectando a presença
de agentes químicos agressivos
leia...
Seminário aborda atendimento a clientes virtuais em bibliotecas Estação USP leva cultura
ao interior e litoral paulista

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Sondas nanométricas permitem estudar neurônios e átomos em detalhes


Júlio Bernardes

O comportamento de átomos e células do sistema nervoso pode ser observado em detalhes por sondas nanométricas capazes de explorar e fornecer informações sobre superfícies um bilhão de vezes menores que um metro. A tecnologia, que vem sendo desenvolvida na Escola Politécnica (Poli) da USP, poderá trazer avanços na bioengenharia e na prevenção do bioterrorismo, servindo de "alarme biológico", por meio de eletrodos conectados a culturas de células.

O professor da Poli Francisco Javier Ramirez Fernandez, que coordena o projeto, explica que as sondas nanométricas, feitas com silício, funcionam como "agulhas" que selecionam áreas restritas em uma superfície. "A partir desta exploração é possível medir grandezas elétricas e químicas encontradas nas áreas selecionadas".

Ramirez Fernandez afirma que as sondas nanométricas possuem grande potencial de utilização em microscópios de força atômica. "É possível verificar o comportamento individual dos átomos", aponta. Segundo o professor, o custo da tecnologia de sondas também favorece seu uso em estudos de bioengenharia. "Acoplada em um ambiente de cultura de células biológicas, a sonda permitiria sua observação e a obtenção de informações para pesquisa."

Neurônios
As sondas nanométricas foram usadas para criar uma interface químico-elétrica com células do sistema nervoso. "A partir de pesquisas com caracóis, desenvolveu-se um método para extrair os neurônios e mantê-los biologicamente vivos em um ambiente de cultura", conta o pesquisador. "A partir do isolamento do neurônio é possível medir eletronicamente a atividade elétrica e avaliar seu estado funcional, além de fornecer estímulos para verificar a reação da célula."

As técnicas para acompanhar o ritmo funcional das células do sistema nervoso poderão facilitar a reabilitação de vítimas de acidentes e derrames, observa Ramirez Fernandez. Segundo ele, a sonda nanométrica pode acoplar-se nas vizinhanças do neurônio e fornecer informações.

O professor aponta que o método poderá ser usado para prevenir o bioterrorismo, servindo de "alarme" para agentes químicos agressivos. "Os neurônios são muito sensíveis ao ambiente de cultura e se entrarem em contato com um agente agressivo, mesmo em baixas concentrações, é possível observar sua reação."

Mais informações: (0XX11) 3091-5310, com Francisco Javier Ramirez Fernandez



Cursos e Palestras

Seminário aborda atendimento a clientes virtuais em bibliotecas
Estão abertas, até o dia 10 de agosto, as inscrições para o seminário O cliente virtual: um novo paradigma para melhorar o relacionamento entre clientes e serviços de informação e bibliotecas, que acontecerá nos dias 18 a 20 de agosto na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O evento, que é realizado conjuntamente pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a École de Bibliothéconomie et des Sciences l´Information, Université de Montreal e da Seção de Administração e Marketing (M&M) da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (Ifla), faz parte das pré-atividades da Conferência Anual da Ifla, a ser realizada em Buenos Aires, na Argentina.

No seminário, será possível debater temas como Inclusão de tecnologias baseadas na web em programas de marketing para interação com clientes ou a Utilização de tecnologias para criar produtos / serviços virtuais. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site http://www.eca.usp.br/iflamkt/ e enviá-la para o fax (0XX11) 3151-6244. As 250 vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das incrições e pagamentos. O custo ficará em US$ 50,00 para profissionais, docentes e estudantes de países subdesenvolvidos e US$ 70,00 para os de países desenvolvidos.

O evento será realizado no Auditório da FEA-5, à Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4076 / 3151-5811, e-mail iflamkt@eca.usp.br ou site http://www.ifla.org/IV/ifla70/index.htm


Abertas as inscrições para curso de pós-graduação da ECA
Entre os dias 26 de julho e 06 de agosto estarão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu Gestão de Processos Comunicacionais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O curso tem por objetivo formar profissionais capazes de atuar na área de comunicação de maneira integrada, sem a fragmentação provocada pelas diversas opções profissionais como publicidade, relações públicas e jornalismo, com as quais dialoga permanentemente.

Para esta edição do curso, que tem 900 horas/aula, com duração de três semestres, as aulas acontecerão aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas e aos domingos, das 9 às 13 horas, dois finais de semana por mês. Os dois primeiros semestres têm aulas presenciais e atividades à distância. O terceiro semestre, destinado a desenvolvimento de projeto de intervenção, tem orientação individualizada. Para participar do curso o aluno passa por processo de seleção que consiste de prova escrita sobre tema da atualidade, plano de trabalho e entrevista.

A ECA fica na Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4341 / 4867, site http://www.eca.usp.br/gestcom ou e-mail gestcom@edu.usp.br



Agenda Cultural

Sexteto de Euphônicos na Casa de Dona Yayá
Neste domingo (18), a partir das 11 horas, acontece a apresentação do Sexteto de Euphônios - Banda Sinfônica do Exército na Casa de Dona Yayá.

O conjunto é composto de cinco euphonistas e um tubista, e apresentará as peças Cantos Nordestinos, de Gilberto Galhardi, Czarda, de V. Mont e Coro dos Peregrinos, de Richard Wagner.

O evento é gratuito e aberto ao público geral. A Casa de Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bexiga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562 ou pelo e-mail cpcpublic@usp.br


USP faz um giro cultural pelo interior e litoral paulista
Dia 13, no Palácio dos Bandeirantes, aconteceu a abertura oficial da terceira edição da Estação USP, um programa de extensão universitária, que ocorre todo ano, no mês de julho, em cidades do interior e do litoral paulista. O objetivo é levar cultura, esportes e lazer para a população. As atividades são gratuitas e acontecem, entre os dias 17 e 25, nas cidades de Brotas, Mocóca, São Carlos, São Pedro e São Sebastião.

Além de peças teatrais, mostra de cinema, shows de música, atividades físicas e de lazer, a Estação USP inova este ano com a introdução de três atividades: em São Sebastião, as visitas monitoradas ao ecossistema costeiro brasileiro, promovidas pelo Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP; em São Pedro, o programa desenvolvido por estudantes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que pretende incentivar uma alimentação mais saudável e equilibrada; em Mococa, como complemento à mostra de filmes, serão realizadas oficinas de cinema para jovens entre 16 e 21 anos.

Todas as ações são produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas. A Estação USP conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das prefeituras de Brotas, Mococa, e São Pedro e tem apoio cultural de: Gelita, Volkswagen, Credicard, Nossa Caixa, Imprensa Oficial e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Os interessados podem conferir a programação completa de cada cidade no site http://www.usp.br/estacaousp .

Mais informações: (0XX11) 9244-2594, com Lupércio, (0XX11) 9647-5917, com Ivanir ou (0XX11) 9619-7739, com Thais e pelo site http://www.usp.br/estacaousp


Teatro infantil gratuito na Estação Ciência
Durante as férias, duas peças infantis voltam a ser apresentadas na Estação Ciência: Professor Gervásio e a Energia Elétrica e O Monocórdio de Pitágoras. As apresentações são gratuitas e acontecem respectivamente às quartas e quintas-feiras, às 16 horas.

Professor Gervásio e a Energia Elétrica tem texto de Cauê Matos, Regina Arruda e Antonio Velloso. A peça expõe conceitos técnicos e científicos de forma lúdica e permite que os espectadores construam a apresentação em conjunto com o Professor Gervásio, interpretado pelo ator Antonio Velloso.

Em O monocórdio de Pitágoras, música e matemática se relacionam por meio das escalas musicais descobertas pelo filósofo e matemático grego Pitágoras. No texto, um artista popular nordestino, interpretado pelo ator e músico Pedro Paulo Salles, conta uma história trazida por seus antepassados sobre a criação do monocórdio, um instrumento musical de uma corda só. O texto é do próprio ator Pedro Paulo Salles, a direção de Cauê Matos e o cenário de Mônica Nassif.

A Estação Ciência se localiza na R. Guaicurus, 1274 / 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou site http://www.eciencia.usp.br



Quadro de Avisos

Semana Presencial ajuda na formação de professores
Até sexta-feira (16), acontece na USP a Semana Presencial, que é composta de uma série de atividades que têm por objetivo contribuir para a formação dos professores da rede pública municipal de todo o Estado de São Paulo e divulgar o acervo cultural da Universidade, atingindo um total de 2.400 professores/alunos.

A iniciativa é uma parceria de diversos órgãos da USP com a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (Fafe) e o Programa de Formação Universitária - PEC Municípios USP, e traz professores da capital, interior e litoral para conhecer melhor as instalações e recursos da USP.

Serão realizadas diversas mesas-redondas, palestras e apresentações artísticas, além de oficinas realizadas pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-3463, com Marinez


Alunos do Ensino Médio passam férias estudando na USP
Estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil passarão dez horas por dia nos laboratórios do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP durante as férias. No total, são 50 alunos reunidos no IFSC desde o dia 11 de julho para se aprofundarem no mundo da Física. Essa iniciativa, intitulada Escola Avançada de Física (EAF), está em sua quarta edição e tem como objetivo estimular os estudantes para a pesquisa cientifica. O evento termina domingo (18).

A EAF é constituída por aulas, palestras, visitas a laboratórios e a empresas, atividades experimentais, oficinas de tecnologia e preparação de um seminário. Os assuntos do currículo do ensino médio são estudados com mais profundidade teórica e experimental. Há também temas avançados, como biotecnologia, física aplicada, eletrônica, teoria da relatividade, mecânica quântica, física computacional e astrofísica.

Estão programadas visitas aos laboratórios de pesquisa do IFSC-USP, da OPTO Eletrônica (empresa de alta tecnologia de grande sucesso internacional criada por físicos da USP) e do PARQ Tec (centro de incubadoras de empresas de alta tecnologia de São Carlos, referência nacional no setor).

A EAF é uma realização do IFSC com apoio da Associação Paulista de Professores De Física (Aprofi), do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, da OPTO e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais informações: (0XX11) 3801-3366, com Dante Grecco




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Corrosão e propriedades mecânicas de ligas cuproníquel 90- 10 com adição de ferro e alumínio. Rodrigo César Nascimento Liberto. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Estrutura do gene da esterase do hormônio juvenil de Apis mellifera e seu papel durante o desenvolvimento pós-embrionário e a diferença de castas. Aline Mackert dos Santos. Dia 16, às 14 horas.

Efeitos da L-arginina sobre a hipertensão arterial pulmonar induzida por microembolia pulmonar aguda em ratos. Débora Cristine Souza da Costa. Dia 16, às 14 horas.

Aplicação das escalas Bayley de desenvolvimento infantil II para avaliação do comportamento em crianças com carência nutricional. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa. Dia 19, às 14 horas.

Avaliação do desenvolvimento mental e psicomotor de crianças de creche com carências nutricionais. Patricia de Souza Almeida. Dia 21, às 14 horas.

Potenciais evocados auditivos de média latência. Estudo para diferentes níveis de intensidade sonora em crianças saudáveis. Ana Claudia de Figueiredo Frizzo. Dia 22, às 10 horas.

Farmacocinética e análise da distribuição transplacentária da fentanila na assistência anestésica via epidural de gestantes normais. Elaine Christine Dantas Moisés. Dia 23, às 9 horas.

Doutorado

Influência da desnervação mioentérica na carcinogênese do cólon. Ênio Chaves de Oliveira. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br