São Paulo, 20/07/2004 - Boletim nº 1451
saúde
Quedas limitam a autonomia
do idoso

Comuns entre pessoas com mais de
65 anos, acidentes por queda provocam
traumas físicos e psicológicos que podem
dificultar a vida cotidiana do idoso
leia...
Tempo e Pensamento é tema
de curso no Ceuma
Centrinho concorre a prêmio
por reduzir desperdício

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Acidentes por queda podem trazer sérias complicações a idosos

Tadeu Breda

Os acidentes por quedas são comuns na vida de um idoso, mas não devem ser considerados "naturais". Por mais corriqueiras que possam parecer, as quedas, em sua maioria, reduzem drasticamente sua capacidade para realizar as tarefas mais simples do dia-a-dia.

A importância que os problemas relacionados às quedas possui na vida das pessoas com mais de 65 anos foi a motivação do estudo de Suzele Cristina Coelho Fabrício, que defendeu seu mestrado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. A pesquisa teve lugar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e abrangeu 50 idosos.

"O que fizemos foi elaborar um questionário que pudesse abordar o perfil social do paciente e dados sobre sua vida antes, durante e depois do tratamento da queda", relata Suzele.

Munida desses dados, ela observou que, em 54% dos casos, as quedas aconteceram em decorrência de problemas com o meio ambiente, como por exemplo pisos escorregadios, objetos no chão e queda da cama. "Essa são as causas que costumamos chamar de extrínsecas, ou seja, provenientes do meio externo." Suzele explica que problemas neurológicos e cardiovasculares (intrínsecos ao idoso) foram responsáveis por apenas um quarto dos acidentes. "Isso mostra que está havendo uma falta de cuidado com o local freqüentado pelos idosos."

Mudança significativa
Segundo Suzele, a pesquisa revelou uma mudança significativa na vida dos idosos acidentados. "Após a queda, uma série de atividades básicas (sentar-se, alimentar-se, levantar-se) e instrumentais (tomar medicamentos na hora certa, fazer compras, utilizar o transporte coletivo) ficam comprometidas", explica. Antes da queda, por exemplo, 79% dos idosos entrevistados conseguiam levantar da cama. Depois do acidente, apenas 28% realizavam essa atividade sem auxílio de terceiros.

"Observa-se então que as quedas diminuíram consideravelmente a autonomia dos idosos" diz a pesquisadora. Ela ainda afirma que as possíveis fraturas oriundas desse tipo de acidente causam uma série de limitações ao idoso. "No entanto as conseqüências mais sérias são as de natureza psicológica. Por mais que o idoso consiga se recuperar fisicamente das quedas, ele pode deixar de desempenhar algumas atividades pelo simples medo de cair novamente. Nossa pesquisa apontou que 44% dos idosos acidentados possuem esse medo, que acaba por se transformar numa barreira social."

"É importante frisar que as quedas não são apenas decorrentes do envelhecimento. Elas podem significar que há algo de errado, ou com a saúde do idoso, ou com o lugar onde ele habita". Por isso, esclarece Suzele, não se deve ignorar as queixas que as pessoas de mais idade freqüentemente fazem, já que a melhor maneira de se evitar a queda dos idosos é a prevenção. "Visitas às residências dos idosos seriam importantes para que seus familiares possam ser alertados dos fatores que provocam quedas", conclui.

Mais informações: (016) 9724-5894 ou e-mail suzelecris@ig.com.br




Cursos e Palestras

"Tempo e pensamento" é tema de curso no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove em agosto o curso Tempo e Pensamento, ministrado pelo filósofo Peter Pál Pelbart.

Por meio de um diálogo com a história da filosofia, Pelbart analisa diferentes concepções do tempo, para sondar sua configuração contemporânea. Os tópicos são "Imagens do tempo" (Platão, Bergson, Einstein/Lightman), "História e Acontecimento" (Nietzsche, Péguy, Schulz), "Tempo e Diferença" (Deleuze, cinema) e "Navegações contemporâneas" (Borges, Serres; hipertempo tecnológico, rizoma temporal).

Os encontros acontecerão a partir do dia 3 de agosto, sempre às terças-feiras, das 20 às 22 horas. Em setembro, o ciclo terá Modernismos Sul-americanos, com Jorge Schwartz e, em outubro, Arte e Política na República de Weimar, com o professor Jorge de Almeida.

As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o preenchimento total das vagas. Os interessados em participar pagarão R$ 120,00 pelo curso, no ato da inscrição.

O endereço do Ceuma é R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32


IEA de São Carlos promove palestra sobre seqüestro de carbono
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em São Carlos convida a todos os interessados para a palestra O seqüestro de Carbono nos solos tropicais: síntese das atividades e resultados dos últimos quatro anos da unidade de pesquisa 'Seqüestro de Carbono' do IRD, que será proferida pelo pesquisador Cristian Feller, do Institut de Recherche pour Le Développement (IRD), da França.

Serão apresentados e discutidos resultados e perspectivas de seqüestro de carbono no solo em áreas tropicais, abordando a importante alternativa que os solos representam para mitigar o efeito estufa e as mudanças climáticas associadas.

O evento acontecerá nesta quarta-feira (21), às 16 horas, no Auditório Sérgio Mascarenhas da Embrapa Instrumentação Agropecuária, que fica na Rua XV de Novembro, 1452, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9177 / 9176 ou e-mail ieasc@sc.usp.br, com Rosemari ou Graziela




Agenda Cultural

Grupo Zabalê se apresenta na Casa de Dona Yayá
No próximo domingo (25), o programa Música na Yayá, do Centro de Preservação Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP recebe o grupo Zabalê, de Campinas.

Formado pelos músicos Celso Pires, João Paulo Carvalho, João Paulo Soran e Tiago Ciccone, o Zabalê terá em seu repertório sambas de Paulinho da Viola, Chico Buarque, Cartola, Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Assis Valente, canções de Gilberto Gil, Geraldo Azevedo e Sá & Guarabira e também composições próprias, que devem fazer parte do primeiro CD do grupo.

O Música na Yayá acontece sempre aos domingos, às 11 horas, na Casa de Dona Yayá. O endereço é R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562 ou e-mail cpcpublic@usp.br




Quadro de Avisos

Centrinho concorre a prêmio por reduzir desperdícios
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP em Bauru está entre os semi-finalistas do Prêmio Vida Profissional, organizado pela empresa fornecedora de cheques e cartões de alimentação e transportes Sodexho Pass.

O Centrinho, como o HRAC é conhecido, concorre na categoria "Qualidade de Vida", por ter treinado um grupo de funcionários de vários departamentos para combater o desperdício de materiais e promover uma consciência coletiva do uso racional dos recursos. Entre os meses de janeiro e setembro de 2003, por exemplo, os gatos com cartuchos de impressão foram reduzidos em 37% em comparação com o mesmo período em 2002, quando a conta atingiu R$84.000,00.

No dia 16 de agosto, serão divulgados os nomes de três finalistas de cada uma das cinco categorias. A entrega do troféu e diploma de reconhecimento acontecerá em setembro. Haverá também uma premiação especial "voto popular", cujo período de votação se encerra no próximo dia 30 no site www.vidaprofissional.com.br/premio.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou e-mail imprensa@centrinho.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado

A vigilância epidemiológica dos acidentes por escorpiões: uma abordagem no campo da saúde coletiva. Márcia Aparecida Fernandes da Silva Borges. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Estudo da atividade eletrocatalítica de eletrodos a base de platina, rutênio e estanho preparados pelo processo Pechini na oxidação de pequenas moléculas orgânicas. Luciene Paula Roberto Profeti. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Aspectos históricos do desenvolvimento da produção de bens de consumo: as Maquilas Mexicanas. Rodrigo Hernan Gozalez Ruiz. Dia 20, às 14 horas.

Gramaticalização das conjunções correlativas no português. Marcelo Módolo. Dia 23, às 14 horas.

Reflexões sobre o ensino da literatura: da Poética de Edouard Glissant às perspectivas de leituras rizomáticas. Heloisa Brito de Albuquerque Costa. Dia 27, às 14 horas.

Viagem ao passado romântico: a presença hugoana nas crônicas de Machado de Assis. Daniela Mantarro Callipo. Dia 29, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Avaliação retrospectiva da neuroplastia por via caudal em pacientes portadores de dor lombar crônica neuropática pós-laminectomia. Wilder Ronaldo Trevelin. Dia 29, às 10h30.

Mais informações: (0XX16) 602- 3372



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br