São Paulo, 29/07/2004 - Boletim nº 1454
tecnologia
Técnica dobra tempo de
conservação de vegetais

O novo método, desenvolvido na Escola de
Engenharia de São Carlos, resultou em um
protótipo de refrigerador, onde os produtos
são imersos em meio líquido
leia...
Comunicadores pelos direitos
da criança e do adolescente
IO oferece curso básico
sobre Oceanografia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Câmara hidroconservadora aumenta em até duas vezes tempo de prateleira de vegetais

André Benevides

Uma nova técnica desenvolvida na USP, chamada de hidroconservação, permite dobrar o tempo de prateleira de frutas e hortaliças frescas, principalmente daquelas que foram minimamente processadas (comercializadas já embaladas, prontas para o consumo). Por enquanto foi desenvolvido apenas um protótipo, que consiste basicamente em uma câmara refrigeradora onde os produtos ficam imersos em meio líquido - e não em meio aéreo, como nos aparelhos convencionais.

Segundo Paulo Renato Orlandi Lasso, que desenvolveu o projeto em sua pesquisa de mestrado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, o aumento do tempo de conservação dos vegetais ocorre justamente por causa da pequena variação de temperatura que ocorre na câmara. "A alta capacidade calorífica e condutividade térmica da água possibilitam um controle bastante acurado da temperatura e grande homogeneidade térmica em todo o volume da câmara de armazenagem".

Isso possibilita que o refrigerador trabalhe em temperaturas muito próximas ao ponto de congelamento dos vegetais - sem o risco que eles congelem. "As câmaras usadas no mercado trabalham cerca de 5,0 graus acima do ponto de congelamento, justamente p/ evitar isso", explica. Já o sistema desenvolvido por Lasso pode trabalhar com segurança a apenas 0,4 ºC acima deste ponto, graças a um software criado com este fim, que regula automaticamente a temperatura, mantendo-a constante.

"Cada grau reduzido pode implicar em vários dias de prateleira a mais para o produto", afirma. Nos testes de laboratório, foi verificado que a durabilidade da couve-manteiga picada e embalada aumentou de 6 para 13 dias apenas utilizando-se o sistema. A expectativa é que todos os outros vegetais tenham um ganho no tempo de prateleira, que chegaria a 100% no caso dos minimamente processados.

Além disso, o equipamento tem algumas vantagens em relação aos refrigeradores convencionais. O aparelho consome quatro vezes menos energia elétrica, a velocidade para um rápido resfriamento de produtos frescos é mais adequada, o impacto na temperatura interna com a abertura do recipiente (nas geladeiras comuns, por exemplo, o ar quente externo entra pela porta, esquentando a câmara) e com perturbações térmicas é muito menor.

Aperfeiçoamento
Porém, a câmara ainda precisa de muitos aprimoramentos, não sendo possível a estimativa de tempo para a comercialização de um sistema deste tipo. Lasso conta que atualmente os esforços estão sendo direcionados no sentido de proporcionar conveniência ao equipamento, como por exemplo desenvolver uma maneira de não molhar as mãos do consumidor que se utilizar do hidroconservador. "Pensamos na idéia de um 'bolsão' que armazenasse os alimentos dentro da câmara, assim as embalagens não teriam contato direto com o meio líquido".

O projeto teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde Lasso trabalha.

Mais informações: (0XX16) 3374-2477, com o pesquisador




Cursos e Palestras

ECA promove curso sobre comunicação comunitária
O Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, o Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a Oboré - Projetos Especiais em Comunicações e Artes realizam, de 7 de agosto a 25 de setembro, aos sábados das 9 às 18 horas, o curso Comunicadores Comunitários pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

O curso é um dos sete vencedores do 3º Concurso da Rede Andi para Projetos em Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes farão entrevistas coletivas com especialistas em Direitos da Criança e do Adolescente, militantes da área e representantes do poder público. Esses encontros resultarão na produção de programas de rádios, distribuídos em CDs para rádios comunitárias e educativas. O curso será oferecido a 22 radialistas comunitários e a três estudantes de jornalismo da ECA, que estejam preferencialmente cursando o segundo ou o terceiro ano.

As rádios que participarem do curso comprometem-se a reservar horário em sua programação para veiculação dos programas produzidos no curso, enquanto que os estudantes deverão comprometer-se a buscar a veiculação dos programas em rádios universitárias e em outros espaços em que convivem, como suas salas de aula.

As inscrições serão recebidas até dia 1º de agosto. Os interessados devem mandar um e-mail para comunicacom@intervozes.org.br com um texto (de 6 a 20 linhas) justificando seu interesse em participar do curso e com os seguintes dados: nome, idade, endereço, bairro, cidade, cep, telefone, e-mail, semestre do curso, RG e se já teve algum contato com comunicação comunitária. O material será analisado e os estudantes selecionados serão avisados por e-mail e telefone.

Mais informações: (0XX11) 8225-5157, com Laura e 9658-2982 / 3031-9113, com Priscila


IO oferece curso básico sobre Oceanografia
Dia 2 de agosto, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP abre inscrições para o curso Noções sobre Oceanografia, voltado a alunos do Ensino Fundamental.

O curso é gratuito, mas a apostila utilizada nas aulas custa R$ 20,00. As aulas serão ministradas no período de 12 de setembro a 7 de novembro, sempre aos domingos, das 9h30 às 12h30. As inscrições, também gratuitas, devem ser realizadas pessoalmente no IO, até o dia 31 de agosto. Para se inscrever é necessário levar uma cópia do documento de identidade.

O endereço do IO é Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6530 ou e-mail evaldo@usp.br com o professor Evaldo de Almeida




Agenda Cultural

Entra em cartaz a peça Pedreira das Almas
Estréia 6 de agosto a peça Pedreira das Almas, de Jorge Andrade, na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. Para homenagear o autor no vigésimo aniversário de sua morte, os alunos da EAD, dirigidos por André Garolli, levam ao palco o espetáculo cujo tema central é a derrota dos liberais ante as forças absolutistas na revolução de 1842. A peça mostra o cenário tomado da cidade mineira de SãoTomé das Letras quando se esgotaram os veios auríferos e a desolação de um povo pela inviabilidade econômica da sobrevivência.

O espetáculo ficará em cartaz até o dia 22 de agosto, de quinta a sábado às 20h30 e aos domingos às 19h30. A bilheteria abrirá uma hora antes da apresentação para distribuir os ingressos gratuitos.

Pedreira das Almas será apresentada no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 215, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4375




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Aplicabilidade das políticas, nacional e estadual paulista, de recursos hídricos aos municípios: o caso de Araraquara, SP. Daniela Laurenti Olivi. Dia 4 de agosto, às 14 horas.

Doutorado

O MEC e o MEF aplicados à análise de problemas viscoplásticos em meios anisotrópicos e compostos. Leandro Vanalli. Dia 6 de agosto, às 13h30.

Comportamento tensão-deformação de dois horizontes de um solo residual de gnaisse. Rodrigo Martins Reis. Dia 6 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Procedimentos para avaliação de degradação de reservatórios de polietileno para água potável expostos às intempéries. Maíse Vasques Ribeiro. Dia 5 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeitos de diferentes protocolos de hidratação e de reposição de carboidrato no desempenho de jogadores de futebol. Isabela Pereira de Lucena Rodrigues Guerra. Dia 5 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Estudo artroscópico das articulações do ombro e joelho no cão. Angelica Cecilia Tatarunas. Dia 6 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

Análise das Circulações Locais na Confluência dos Rios Tapajós e Amazonas. Priscila Brier D'Auria. Dia 2 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4770



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br