São Paulo, 02/08/2004 - Boletim nº 1455
cultura
CD-Rom divulga atividades
do Museu de Ciências

Instituição ajuda a recuperar e organizar
coleções de valor histórico, além de
articular rede de unidades da USP para
a realização de exposições conjuntas
leia...
Esalq promove lançamento
da revista Visão Agrícola
FOB ganha núcleo de
desenvolvimento de pessoas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

CD-Rom mostra atuação do Museu de Ciências na valorização do patrimônio da USP

Júlio Bernardes


O Museu de Ciências da USP está lançando um CD-Rom sobre as atividades da instituição, que será distribuído em todas as unidades da Universidade. O objetivo é despertar o interesse pelos acervos de valor histórico existentes na USP. O Museu colabora com a preservação do material, permitindo a exposição ao público e organizando mostras conjuntas.

O professor Rolf Roland Weber, diretor do Museu de Ciências, explica que a instituição, criada em 2002, não possui acervo ou reserva técnica. "O Museu desenvolve ações visando criar uma rede entre as unidades com acervos históricos, para resgatar e valorizar o patrimônio da USP", afirma "Em muitos casos, as coleções estão desorganizadas, não são expostas e nem mesmo conservadas de forma adequada."

A historiadora Beatriz Cavalcanti de Arruda, especialista em museologia da instituição, explica que os objetos com valor histórico na USP tem origem em pesquisas ou importância didática. "Entre eles, estão materiais usados em laboratório ou coleções reunidas para dar apoio às aulas", diz. "O Museu ajuda a identificar as peças com valor museológico e a capacitar pessoal para sua conservação, também colocando as unidades em contato com especialistas em restauração."

Projetos
Rolf Weber explica que o CD-Rom servirá para divulgar a atuação do Museu na USP. "Entre as atividades desenvolvidas atualmente, está o apoio para a implantação de um Centro Cultural no Campus de Ribeirão Preto, com a colaboração da Prefeitura da cidade", relata. "O prédio que abrigava o Clube dos Professores será utilizado para expor coleções reunidas no Campus, como o acervo do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina."

Segundo Beatriz, o Museu também foi procurado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), que pretende criar um museu histórico. "Em São Carlos, o Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) está montando um Museu do Cálculo Numérico, com uma coleção de máquinas de calcular, e pediu auxílio para fazer o tratamento documental e a conservação das peças."

A primeira exposição conjunta do Museu de Ciências deverá acontecer em 2005, com o tema Água: Uma Viagem ao Mundo do Conhecimento, planeja Rolf Weber. "A mostra, que deve ser realizada na Casa de Dona Yayá, exporá como as diversas unidades e institutos da USP estudam a questão da água", diz. "O Museu reunirá todas as contribuições e vai buscar parcerias para financiar a montagem da exposição."

A pesquisa de imagens para o CD-Rom do Museu de Ciências teve a colaboração da Argus Documentação, da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP. "O setor possui um banco de dados com cerca de 50 mil fotografias", explica a diretora Alzira Pedrazzani. "Foram separadas inicialmente 156 imagens da USP para chegar às 30 fotos usadas na versão final do disco." Alzira afirma que a Argus deverá receber cópias do CD para consultas do público em geral.

Mais informações: (0XX11) 3091-2409, com Rolf Roland Weber, (0XX11) 3091-3252 e 3091-2051, com Beatriz Cavalcanti de Arruda




Revista da Esalq trará inovações dos diversos setores agrícolas

Antonio Carlos Quinto

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, promoverá nesta terça-feira (3), às 16 horas, no Salão Nobre da Escola, o lançamento da revista Visão Agrícola. A partir de agora, docentes, alunos em geral, profissionais e especialistas dos diversos setores agrícolas poderão contar com uma publicação que abordará o tema com profundidade.

"Não se trata de uma publicação científica. A cada edição, a revista será composta de matérias integradas referentes a um setor da agricultura", avisa o editor responsável, professor Luiz Gustavo Nussio, do Departamento de Zootecnia da Esalq.

Neste primeiro número, o tema central será a cadeia produtiva da cana-de-açucar. Nas 120 páginas, além de uma matéria principal com uma abordagem geral sobre o tema e de um fórum opinativo, uma série de artigos temáticos e integrados abordará assuntos como controle de ervas daninhas, mecanização comercialização e melhoramento genético, entre outros. "Teremos também matérias relacionadas ao manejo de solos e sobre a questão do impacto ambiental, muito importante atualmente", diz Nussio.

Os autores são escolhidos pela comissão editorial da revista a partir de sua competência no setor. "A revista não estará restrita a publicar textos de docentes da Esalq. Abriremos espaço a profissionais e pesquisadores dos diversos setores agrícolas que atuam em instituições, empresas, etc.", avisa o editor. "O objetivo é trazer ao público as principais inovações aos diversos profissionais com credibilidade". O professor antecipa que, em dezembro, a segunda edição da publicação terá como tema central a cultura de citros.

Distribuição nacional
Em sua primeira edição, Visão Agrícola, terá uma tiragem de sete mil exemplares que serão distribuídos em todo o território nacional. Instituições de pesquisa, bibliotecas, secretarias de agricultura e profissionais liberais receberão a revista semestralmente. "Tanto a tiragem quanto a periodicidade deverão aumentar de acordo com a demanda", diz Nussio.

Desde o início de 2003, uma comissão constituída na Esalq vem trabalhando na idéia da publicação. "A atual administração deu total apoio. Trata-se de uma antiga expectativa, a edição de uma publicação com esse perfil", conta o editor.

Nesta segunda-feira (2), haverá o lançamento do site da revista. Os internautas poderão ter acesso a todo o conteúdo da publicação a partir de um link que estará disponibilizado na home page da Esalq, no endereço www.esalq.usp.br. Além disso, o professor antecipa que maiores informações, inclusive sobre assinaturas, poderão ser solicitadas pelo e-mail visaoagricola@esalq.usp.br, já disponível aos interessados.

Cada exemplar de Visão Agrícola poderá ser adquirido ao preço de R$ 15,00. A assinatura anual custará R$ 25,00. Os pedidos devem ser feitos de acordo com as instruções que constam no site. A publicação tem o apoio da Pyxix Editorial, em sua composição editorial, e da Fonte Design, em sua composição gráfica.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485, com o professor Luiz Gustavo Nussio; e-mail: nussio@esalq.usp.br




Cursos e Palestras

FOB ganha núcleo de desenvolvimento de pessoas
Na quinta-feira (5), será inaugurado oficialmente o Núcleo Integrado de Desenvolvimento de Pessoas (Nidepe) na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. A inauguração será realizada com a palestra magna Supere, ministrada pelo especialista em gestão estratégica de pessoas Eduardo Carmello, às 16 horas, no salão nobre da FOB.

O trabalho do núcleo visa desenvolver habilidades e competências emocionais dos funcionários do campus USP. Dentro desse contexto, se insere o tema da palestra, que abordará o conceito da resiliência, da capacidade de um indivíduo de manter uma conduta sã em ambientes insanos, ou seja, a capacidade de sobrepor-se e construir-se positivamente frente às adversidades.

O evento será gratuito e os interessados em participar devem retirar o convite com antecedência no próprio Nidepe. O endereço da FOB é Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8422 / 8024 / 8418


Cirurgia da Obesidade é tema de Encontro Internacional
A técnica da videolaparoscopia para realização da cirurgia da obesidade será tema do Simpósio Internacional Bariatric Endoscopic Surgery Trends (Best) que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

O evento foi organizado pelo cirurgião Nilton Kawahara, professor-assistente de cirurgia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP e contará com a participação do cirurgião norte-americano Alan Wittgrove, que realizou a primeira cirurgia por videolaparoscopia em obeso mórbido no mundo, em 1994.

Durante o encontro, primeiro do gênero realizado no país, oito cirurgias serão transmitidas 'ao vivo'. Na ocasião, será apresentado, pela primeira vez no país, um robô que obedece ao comando de voz do cirurgião para aumentar a precisão do procedimento.

As inscrições variam de U$100,00 a U$300,00 e podem ser feitas pelo site www.best-brazil.com.

Mais informações: (0XX41) 342-9078, site www.best-brazil.com ou e-mail contato@best-brazil.com




Agenda Cultural

Exposição anglo-brasileira mostra natureza morta
Acontece nesta segunda (2 de agosto) a cerimônia de abertura da exposição anglo-brasileira Still Life / Natureza-Morta, realizada pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e do British Council.

O evento, que acontece a partir das 19h30 na Galeria de Arte do Sesi, terá palestra com John Wood, Paulo Climachauska, Kátia Canton (curadora da parte brasileira) e Ann Gallagher (curadora da parte britânica). Para participar, é preciso fazer reserva pelo telefone (0XX11) 3146-7396 e apresentar o convite na entrada. O público geral terá acesso às obras a partir do dia 3, de terça a sábado das 10 às 20 horas e nos domingos das 10 às 19 horas.

Na exposição, que tem entrada franca, poderão ser conferidas obras de mais de 40 artistas brasileiros e britânicos com temas de natureza-morta.

A Galeria de Arte do Sesi fica na Av. Paulista, 1313, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039 no MAC ou 3146-7396 no Sesi




Publicações

Um retrato da São Paulo dos anos 50 e 60
Ada Pellegrini, professora da Faculdade de Direito (FD) da USP, lança o livro de memórias A garota de São Paulo no sábado (7) às 10 horas.

O livro reúne em suas memórias episódios culturais e políticos que marcaram a história da cidade nas décadas de 50 e 60 e é uma continuidade da obra A menina e a guerra, que lhe valeu o prêmio Alejandro J. Cabassa, da União Brasileira de Escritores e o ingresso na Academia Paulista de Letras.

Em A garota de São Paulo a autora explica como foi a sua vinda da Itália para o Brasil, aborda o choque cultural entre os dois países e o fala sobre o período de adaptação. Detalha, também, a sua infância e adolescência; os estudos no Colégio Dante Alighieri, a faculdade de Direito no Largo do São Francisco e a escolha do magistério como vocação.

Publicado pela editora Arx, o livro tem 504 páginas e custa R$50,00. O lançamento é aberto ao público e os jornalistas interessados em cobrir o evento precisam confirmar presença pelos e-mails contato@materiaprimma.com ou psantos@siciliano.com.br

O evento será realizado no Buffet Colonial, que fica na Av. Indianópolis, 300, São Paulo.

Mais infromações: (0XX11) 3649-4631




Quadro de Avisos

Melfi participa do júri do Prêmio Moinho Santista
No dia 06 de agosto, o reitor da USP, Adolpho José Melfi, fará parte do Grande Júri que escolherá os agraciados com o 49º Prêmio Moinho Santista e 25º Prêmio Moinho Santista Juventude. Reitores das principais universidades brasileiras e representantes de institutos e entidades científicas estarão reunidos em sessão solene no Tribunal de Justiça de São Paulo, a partir das 11 horas.

Este ano os prêmios têm como foco as Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde e contemplam profissionais das áreas de genética e desenvolvimento sustentável. A entrega será no dia 30 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, presidente honorário da Fundação Bunge.

Instituído há 49 anos, o Prêmio Moinho Santista é considerado um dos mais importantes e tradicionais estímulos à produção intelectual brasileira. Desde sua criação, já homenageou mais de 130 personalidades de diversas áreas das artes, letras e ciências, como Carlos Chagas Filho, Aziz Nacib Ab' Saber, Miguel Reale, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Paulo Autran, Maria Bonomi, Oscar Niemeyer, Hilda Hilst, entre outros.

O Prêmio Moinho Santista Juventude teve início em 1980, com o objetivo de identificar e valorizar jovens talentos com até 35 anos, como forma de incentivá-los no aprofundamento das grandes questões relacionadas ao conhecimento humano. Além de medalhas, os contemplados recebem diplomas em pergaminho e a importância total de R$ 200 mil: R$ 70 mil para cada homenageado com o Prêmio Moinho Santista e R$ 30 mil para cada um dos agraciados na categoria Juventude.

Mais informações: (0XX11) 3082-3977, ramal 32


Educom.rádio reinicia suas atividades nas escolas municipais
Começa neste sábado (31) a 7ª fase do projeto Educom.rádio com muitas novidades para professores, estudantes e membros das comunidades que passarão pelo curso, até 27 de novembro. Participarão as últimas 72 escolas de um total de 455 atendidas em quatro anos de duração do programa, vinculado ao Projeto Vida, da Secretaria Municipal de Educação.

O Educom.rádio é executado pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Embora entrando em sua fase de encerramento, a perspectiva é de que o projeto tenha desdobramento nas escolas que desenvolverem programas específicos, depois de passarem pelo Educom. Além disso, o NCE continuará a dar capacitação técnica àquelas que estejam recebendo o equipamento de rádio, apoiando assim as novas iniciativas educomunicativas.

O site do projeto (www.educomradio.com.br) continuará a servir de espaço para os cursistas, alunos e membros de comunidade ouvirem suas produções radiofônicas, além de relatarem experiências com o projeto, divulgarem suas idéias em crônicas e notícias sobre a comunidade escolar, lerem os textos de fundamentação teórica do Educom e o boletim O Educomunicador. Para tudo isso, é fundamental que acessem continuamente o site e se comuniquem através dele, utilizando a área "Fale Conosco".

No dia 25 de setembro acontecerá o III Simpósio Brasileiro de Educomunicação. Durante o evento haverá o lançamento da Rede Brasileira de Educomunicadores (RBE), cujo objetivo é manter a discussão sobre a educomunicação, novos projetos e perspectivas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4784




Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O emprego do modo subjuntivo no alemão e no português do Brasil: primeiro panorama contrastivo e ênfase no emprego nas orações subordinadas. Iris Kurz Gatti. Dia 2, às 14 horas.

Da borboleta à lagarta: um estudo do silêncio em 'A Metamorfose' de Franz Kafka. Maria Célia Ribeiro Santos. Dia 3, às 14 horas.

A 'Mouscouzinha' brasileira. Cenários e personagens do cotidiano operário de Santos (1930-1954). Rodrigo Rodriguez Tavares. Dia 3, às 9h30.

Arqueologia Musealizada: patrimônio cultural e preservação em Fernando de Noronha. Manuelina Maria Duarte Candido. Dia 3, às 14 horas.

Doutorado

Retratos em Clarice Lispector: Literatura, Pintura e Fotografia. Ricardo Iannace. Dia 3, às 14 horas.

Impressionismo em Dom Casmurro e Nostromo. Márcio Antonio Coimbra Amed. Dia 3, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Biblioteca de Espectros Sintéticos, do Ultravioleta ao Infravermelho, com [alfa/FE], Variável, para Síntese de Populações Estelares. Paula Rodrigues Teixeira Coelho. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Estabilidade do horizonte de Cauchy no buraco negro de Reissner-Nordström. Flávio Henrique Severino Oliveira Vieira. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br