São Paulo, 13/08/2004 - Boletim nº 1464
saúde
Cientistas avaliam eficácia
do ácido fólico em mulheres

Especialistas da USP e da Universidade
de Iowa avaliam efeitos do ácido fólico em
mulheres no período pré-conceptivo. Objetivo
é suplementar 2 mil mulheres em 3 anos
leia...
Debate na Estação Ciência
aborda uso pedagógico de jogos
InRad realiza simpósio
sobre estenose carotídea

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Encontro avalia programa de prevenção a fissuras orais em Bauru e região

Da Redação, Agência USP

Pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, o Centrinho, no campus de Bauru, e da Universidade de Iowa (EUA) se reuniram esta semana, entre os dias 10 e 11 de agosto, para avaliar a primeira fase do Programa de Prevenção de Fissuras Orais.

A pesquisa investiga a eficácia da administração de ácido fólico no período pré-conceptivo na prevenção da recorrência de fissuras orais (lesão de lábio ou de lábio e palato) em filhos de mulheres que pertencem a grupos de risco para essa anomalia. Também estiveram presentes a administradora científica do National Institute of Children and Human Development (NICHD), Lorette Javois, e o gerente de protocolo da ONG Research Triangle Institute, Norman Goco.

"De modo geral, ficou decidido que a equipe técnica continuará visitando, bimestralmente, as participantes já incluídas e, paralelamente, serão feitas novas inclusões", conta o professor Antonio Richieri-Costa, geneticista do Centrinho, e responsável pela pesquisa no Brasil. Os pesquisadores também pretendem estreitar contatos com as Secretarias Municipais de Saúde, assistentes sociais e agentes comunitários para mobilizar as potenciais participantes em cada município. "As visitas serão retomadas já na próxima semana", garante o professor.

Na fase piloto, que começou em fevereiro deste ano, estão sendo pesquisadas mulheres, em idade reprodutiva, fissuradas ou mães de crianças fissuradas, residentes em Bauru e em 55 municípios vizinhos, num raio de 120 quilômetros.

Planejada para ser executada em três anos, a pesquisa pretende suplementar cerca de duas mil mulheres com ingestão diária de um comprimido de ácido fólico, prevendo-se que um percentual significativo delas engravide ao longo do estudo. "A cada dois meses, a equipe do programa visita as participantes para obter informações sobre possíveis atrasos menstruais e gravidez, entregar uma caixa com 70 comprimidos de ácido fólico e coletar uma amostra sangüínea para análise dos níveis da substância no organismo da mulher", conta Richieri-Costa.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B encontrada principalmente em vegetais e verduras de folha verde escuro. Vários trabalhos publicados demonstram que a substância diminui a ocorrência e a recorrência de defeitos de tubo neural (estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal), como a anencefalia (ausência de cérebro). "Alguns estudos também encontraram evidências de deficiência de ácido fólico em mulheres com carga genética para fissura, mas nenhuma pesquisa demonstrou até hoje que, de fato, esta vitamina é capaz de prevenir essa malformação. É justamente isso o que queremos descobrir", diz Richieri-Costa.

Teste duplo-cego
Os comprimidos distribuídos para as participantes da pesquisa foram fabricados em duas dosagens: 0,4mg e 4,0mg. As dosagens habitualmente comercializadas nos multivitamínicos são de 2mg e 5mg. "A Organização Mundial da Saúde preconiza a dose mínima de 0,4 mg para o fechamento de tubo neural. Desta forma, já garantimos a dosagem ideal para prevenir esta anomalia", completa o professor, que ainda conta que nenhuma das mulheres saberá qual dosagem está tomando. É o chamado teste duplo-cego.

A fase A da pesquisa teve uma adesão de 134 mulheres. Elas tiveram um primeiro encontro com a equipe do programa no mês de fevereiro, ocasião em que receberam a primeira caixa de comprimidos de ácido fólico e realizaram a primeira coleta de sangue para dosagem basal de B11 e B12. Estas mulheres estão sendo visitadas bimestralmente. A quarta visita ocorreu na primeira semana de agosto. "Ao final do estudo, as taxas de recorrência de fissuras serão comparadas entre os grupos de mulheres. Também será identificada a eficácia das duas doses utilizadas no estudo", diz Richieri-Costa.

O objetivo final é atingir duas mil mulheres, para conseguir um número significativo de bebês. "Analisando estes nascimentos poderemos ter idéia da eficácia ou não do ácido fólico, comparando as taxas encontradas com as esperadas", explica o geneticista do Centrinho. A expectativa é baseada no índice de prevenção encontrado em estudos britânicos que identificaram uma redução de 4% para 1% de recorrência de erro de fechamento de tubo neural após administração de ácido fólico.

No Brasil, a fissura labiopalatina ocorre em um bebê a cada 700 nascidos vivos. Entre as pessoas que são fissuradas ou que já tiveram um filho fissurado o risco, aproximado, de recorrência é de 5%.

Financiamento internacional
O Programa de Prevenção de Fissuras Orais é resultado de um projeto desenvolvido conjuntamente pelos professores Antonio Richieri-Costa, do Centrinho, e Jeffrey Clark Murray, do Departments of Pediatrics and Biological Sciences da Universidade de Iowa, EUA, e integra a Rede Global de Pesquisa em Saúde Materno-Infantil, criada em 1999 a partir de uma parceria entre a Fundação Melinda e Bill Gates, o National Institutes of Health (NIH) e o National Institute of Children and Human Development (NICHD). O programa conta ainda com a assessoria logística da ONG norte-americana Research Triangle Institute (RTI), que viabilizou o banco de dados e a comunicação em rede entre os pesquisadores.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156, na AsseCom Centrinho, com Elaine de Sousa ou João Pedro Feza; e-mail imprensa@centrinho.usp.br




Cursos e Palestras


Debate sobre o uso pedagógico de jogos

A Estação Ciência da USP, em parceria com a Fundação Telefônica, promove no dia 25 de agosto, das 8h30 às 12 horas, um debate com especialistas em educação para discutir a aplicação e a eficiência do uso de jogos na sala de aula. O evento Jogos na Educação: Ferramentas para o Professor, Aprendizagem para o Aluno, é voltado a professores universitários, do ensino fundamental e médio e marca o lançamento do jogo "Bellatrix e o Palácio do Tempo" em CD-ROM.

A mesa-redonda será composta por Romero Tori, coordenador do Laboratório de Tecnologias Interativas da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador de pesquisa da Faculdade Senac de Comunicação e Artes, que irá moderar o debate; Carlos Seabra, educador, criador de diversos jogos de tabuleiro e eletrônicos e também diretor de tecnologia do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos; e Roger Tavares, artista multimídia, professor da Faculdade Senac e pesquisador de novas tecnologias para a utilização do jogo eletrônico como ferramenta de treinamento, educação e alfabetização.

A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrições até o dia 20, pelo telefone (0XX11) 3549-8888 ou e-mail telefonica@telefonica.net.br, incluindo nome, telefone e instituição de ensino. As vagas são limitadas. Ao final do debate, serão entregues certificados de participação (carga horária de três horas). O evento acontece na Rua Guaicurus, 1.394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Patentes em Biotecnologia e Farmácia
Nesta sexta (13), das 10 às 12 horas, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realiza a palestra Patentes em Biotecnologia e Farmácia. A atividade faz parte da disciplina de graduação "FBT0522 - Tecnologia de Soros e Vacinas", sob a responsabilidade do professor Bronislaw Polakiewicz, e é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

Os palestrantes são advogados da empresa Gusmão & Labrunier que falarão sobre os aspectos jurídicos das patentes. O evento acontece no Bloco 15 (sala de aula) da FCF, na Av. Professor Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3650 / 3693


Simpósio sobre estenose carotídea
Até a próxima terça (17) é possível se inscrever para o simpósio Atualização no Diagnóstico, Tratamento e Manuseio do Doente com Estenose Carotídea. O evento acontece no dia 21 de agosto, no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP).

Para colaboradores do HC ou do Instituto do Coração (Incor) não há taxa de inscrição, mas para confirmar a participação é necessário enviar nome, departamento e ramal para o e-mail estenose_carotida@yahoo.com.br.

Os colaboradores de outra instituição deverão mandar para o mesmo e-mail o nome, o endereço, o nome do hospital e o telefone de contato. Também deverão enviar para o fax (0XX11) 5053-9842 o comprovante de depósito bancário (Banco Real / Agência: 681 / C/C: 6974295-6) referente ao pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para médicos residentes e de R$ 100,00 para não-residentes.

Palestras e mesas-redondas abordarão temas como: Fisiopatologia da placa de ateroma na bifurcação carotídea, Diagnóstico da doença carotídea, Atualização em anti-coagulação e anti-agregação plaquetária, entre outros.

O Simpósio acontece das 8h30 às 12 horas no Auditório "A" do Instituto de Radiologia, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 225, Piso superior, entrada pela portaria 1.

Mais informações: (0XX11) 5053-9842, das 12 às 19 horas, com Dulce


Breve história do universo
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promove a palestra Uma breve história do Universo, com o professor Rogério Rosenfeld, docente do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) na próxima terça (17), às 19 horas.

A palestra é aberta a todos os interessados no tema e acontece no Anfiteatro Azul do IFSC, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8070


Seminário de Singularidades no ICMC
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) realiza na próxima terça (17), às 16 horas, o Seminário de Singularidades Aplicações estáveis de superfícies no plano do ponto de vista global, com a professora Maria del Carmen Romero-Fuster, da Universidade de Valência, Espanha.

O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia e acontece na sala 4003 do ICMC, que fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 ou e-mail eventos@icmc.usp.br.


Liderança para o futuro
O Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, está com inscrições abertas para o curso Liderança para o Futuro.

Para se inscrever é preciso preencher a ficha de inscrição disponível no site www.fia.com.br/profuturo/cursos/lideranca e enviar para o e-mail profuturo@fia.com.br junto com curriculum vitae até o dia 20 de agosto. O curso é direcionado para executivos em geral, gerentes e diretores de empresas de todas as áreas funcionais, com mais de três anos de experiência e forte potencial de liderança.

As aulas acontecem entre os dias 23 a 27 de agosto, das 14 às 19h30, na Unidade Educacional Pinheiros da FIA, na R. Navarro de Andrade, 152, São Paulo. Entre as disciplinas, estão: Planejamento de Carreira; A Gestão da Empresa do Futuro; Empresas e Equipes que Aprendem; Liderança em Empresas Brasileiras; Como Montar a Equipe dos Sonhos. No total, são trinta horas-aula, ministradas por professores da FEA.

Mais informações: (0XX11) 3819-0137 / 3091-5848, e-mail profuturo@fia.com.br ou site www.fia.com.br/profuturo/cursos/lideranca




Quadro de Avisos

Editais selecionam projetos relacionados à violência e nutrição
O Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançaram dois editais para selecionar projetos corporativos de pesquisa, que receberão um financiamento para seus trabalhos.

O primeiro edital está relacionado com pesquisas na área de violência, acidentes e traumas, enquanto que o outro é direcionado a projetos sobre alimentação e nutrição.

Serão selecionados pesquisadores e especialistas de instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa, que devem inscrever seus projetos, respectivamente, até os dias 20 e 24 de setembro.

Serão liberados R$ 3 milhões para cada um dos editais, sendo que as pesquisas sobre violência, acidentes e traumas receberão um valor máximo de R$ 300 mil, e as relativas a alimentação e nutrição, até R$ 200 mil. Cada projeto terá um prazo de 24 meses para a execução.

Mais informações: (0XX61) 315-2046 / 3471 / 3472, site http://www.saude.gov.br/sctie/decit ou e-mail decit@suade.gov.br


USP-Bauru desenvolve campanha de educação fiscal
O campus de Bauru da USP está realizando a campanha "Nossa nota de cada dia". O objetivo é desenvolver um trabalho de educação fiscal com a comunidade uspiana, informando alunos de graduação e pós-graduação, servidores docentes e não-docentes e familiares sobre a importância da emissão de notas fiscais como um dos instrumentos que garantem o aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Idealizada pelo prefeito do campus de Bauru, José Fernando Castanha Henriques, a campanha está sendo desenvolvida por uma comissão integrada formada por pessoas das três unidades do campus: Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (Pcab), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho).

Segundo Christine Habib, presidente da comissão, o processo de educação continuada na área fiscal é importantíssimo, pois, entre outros fatores, o ICMS contribui para o desenvolvimento do Estado, possibilitando uma aplicação maior de recursos em educação, saúde e segurança pública, entre outras áreas.

Três estratégias da campanha já foram implementadas: a distribuição de boletins informativos à comunidade interna; a criação da "Notinha", a mascote da campanha; e a fixação de faixas em locais estratégicos do campus com a "Notinha" e a frase: "Quero fazer parte da sua vida".

Mais informações: (0XX14) 3235-8385, com Mariane Ramalho




Teses e Dissertações

Instituto de Matemática e Estatística
Doutorado
Aproximações para restrições do problema de Steiner em grafos. Fabio Henrique Viduani Martinez. Dia 19, às 14 horas.

Perturbação de contorno do problema de Dirichlet para o bilaplaciano. Marcone Corrêa Pereira. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Escola Politécnica
Mestrado
Uma Proposta de Ontologia pra Plano de Projeto. Luís Alves Ferreira Filho. Dia 19, 14 horas.

Doutorado
Estratégia de Suporte a Sistemas Elétricos e Eletrônicos Automotivos na Manufatura e Pós-venda. Clinton Thomas Gerson Pereira. Dia 20, 14 horas.

Modelos Estatísticos na Otimização de Equipamentos Eletromecânicos. Carina Alexandra Rondini Marreto. Dia 20, 14 horas

Estudos sobre um Jato de Plasma para Corrosão de Materiais Eletrônicos de Alto Vácuo. Paulo Eduardo Lima. Dia 20, 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Química de São Carlos
Mestrado

Desenvolvimento de experimentos didáticos para ensino de princípios de espectrometria atômica: fotometria de chama. Fabiano Okumura. Dia 16, 19 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br