São Paulo, 16/08/2004 - Boletim nº 1465
odontologia
Teste faz diagnóstico precoce
da reabsorção dentária

Problema poderá ser detectado por
dentistas no próprio consultório, através
de kits para analisar amostras de sangue,
saliva ou lágrimas dos pacientes
leia...
Núcleo de Consciência oferece
curso gratuito de alfabetização
Escola Politécnica realiza
14º Workshop Integrativo

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Método detecta reabsorção de raízes dos dentes antes que sofram danos

Júlio Bernardes

Uma técnica inédita no mundo utiliza gotas de sangue, saliva ou lágrimas para fazer o diagnóstico precoce da reabsorção dentária. O teste, que poderá ser feito pelo próprio dentista no consultório, foi desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e deve estar disponível no mercado em dois anos. A reabsorção atinge entre 5% e 10% da população mundial e provoca a perda dos dentes, com maior risco para os usuários de aparelhos ortodônticos.

O professor da FOB, Alberto Consolaro, que coordenou o desenvolvimento da técnica, explica que a reabsorção acontece quando a raiz do dente é corroída pelas células do próprio organismo. "Quando o dente sofre um trauma, range ou é movimentado por aparelhos, as células que revestem a raiz são destruídas, provocando a reabsorção", diz. "Sem as raízes, os dentes ficam frágeis e caem".

De acordo com o professor, a reabsorção dentária atualmente é diagnosticada por meio de radiografias. "O raio-X, porém, detecta a reabsorção apenas em estágio avançado, quando a perda do dente é praticamente inevitável", explica. "Pelo teste de sangue, é possível fazer o diagnóstico antes que a raiz sofra danos."

Kits
Quando ocorre a reabsorção da raiz, o sistema imunológico do organismo produz anticorpos para destruir as proteínas do dente (sialoproteínas e fosfoproteínas). "Estes anticorpos circulam pela corrente sanguínea, sendo necessária apenas uma gota de sangue para detectá-los", relata. "O teste também poderá ser feito utilizando-se saliva ou lágrima."

O professor explica que o tratamento da reabsorção dentária é feito com o combate das causas do problema. "Em caso de traumatismo, o dentista abre um canal no dente para colocar remédios. Se for provocada pelo uso de aparelho, o profissional procura eliminar o excesso de força", explica. "Se a pessoa apresenta bruxismo, é colocada uma pequena placa acrílica para evitar o ranger de dentes durante o sono."

Alberto Consolaro calcula que os kits para detectar a reabsorção deverão estar disponíveis no mercado dentro de dois anos. "Eles serão semelhantes aos usados para fazer tipagem de sangue ou detectar diabetes", aponta. "Um protótipo deverá estar pronto em 2005"

Segundo o professor, os testes poderão ser feitos pelo próprio dentista, em seu consultório. "Cada kit deverá ter capacidade para realizar de 50 a 100 testes." As pesquisas sobre o diagnóstico da reabsorção dentária duraram cinco anos e contaram com o apoio da Fapesp.

Mais informações: (0XX14) 3235-8351, com Alberto Consolaro




Cursos e Palestras

Alfabetização de jovens e adultos
Até 23 de agosto é possível se inscrever no curso de Alfabetização para Jovens e Adultos (ensino fundamental) do Núcleo de Consciência Negra (NCN) na USP. O curso, direcionado para funcionários da USP, funcionários terceirizados e toda comunidade externa, é gratuito e acontece de segunda a quinta-feira, das 16 às 18h45.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 15 às 22 horas, no NCN, localizado na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, bloco 3, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4291, e-mail ncn@grupos.com.br ou site http://www.ncnegra.rg3.net


Workshop integrativo na Poli
Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, a Poli Jr. realiza o 14º Workshop Integrativo, com participação das maiores empresas atuantes no Brasil. O evento é voltado para jovens e estudantes. Além dos estandes das empresas, serão realizadas palestras ministradas por profissionais e haverá no local um terminal para cadastro de currículos que permanecerá disponível durante os dois dias do worshop.

O 14º Workshop Integrativo acontecerá numa feira com 1.500 m2 instalada nas dependências da Escola Politécnica (Poli) da USP - ao lado do Edifício "Eng. Mário Covas Jr" - e permanecerá aberto ao público das 9h30 às 19h30 horas. A entrada é gratuita.

A Poli fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, Trav. III, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5797 ou e-mail suporte@polijr.poli.usp.br


Eventos da semana no Instituto de Física
O Instituto de Física (IF) da USP realiza nesta semana os seguintes eventos:

Na terça-feira (17), no auditório Norte, às 17 horas, seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE) intitulado "Saturação Partônica e a Produção de Quarks Pesados", com o professor Victor Paulo Barros Gonçalves, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS.

Na quarta (18), no Auditório Abrahão de Moraes, às 18 horas, Colóquio Convite à Física, direcionado aos alunos ingressantes de 2004: "À Procura de Sistemas Planetários ao Redor de Estrelas Próximas", com o professor Sylvio Ferraz Mello, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Mais informações no site: http://fma.if.usp.br/convite/

Na quinta (19), no Auditório Abrahão de Moraes, às 16 horas, Colóquio "O Valor do Conhecimento", com o professor Nílson José Machado, da Faculdade de Educação da USP.

Na sexta (20):
Às 14 horas, no Auditório Adma Jafet, Seminário do Laboratório do Acelerador Nuclear Linear "Espalhamento Compton e medida absoluta de energia de fótons marcados - Uma simulação Monte Carlo", com o professor Washington R. Carvalho, do IF.

Às 14 horas, na Sala de Seminários do Ed. Mário Schemberg, acontecerá o Seminário do Laboratório de Materiais Magnéticos "Propriedades de Transporte em Filmes de Magnetita crescidos por CVD (Chemical Vapor Deposition)", com Waldir Leles, professor do IF.

O Instituto de Física fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907




Agenda Cultural

Exibição de filme e debate em Bauru
Na próxima quinta-feira (19), às 19h30, no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), será exibido o filme "Do que as mulheres gostam". Promovida pela Pastoral Universitária (PU) e pelos centros acadêmicos da FOB-USP, a sessão é gratuita e aberta a toda comunidade. Após a exibição do filme, haverá um debate com a presença de Luciana Gonçalves, professora da Universidade Paulista (Unip) e profissional de marketing empresarial e pessoal.

O filme conta a história de Nick Marshall (Mel Gibson), um executivo machista que trabalha em Chicago. Misteriosamente, após sobreviver a um grave acidente, ele passa a ter o dom de ler os pensamentos das mulheres. Inicialmente, ele usa este novo poder para agradar sua chefa, Darcy Maguire (Helen Hunt), mas aos poucos começa a conhecer melhor a intimidade das mulheres e a mudar seu estilo de vida.

A FOB fica na Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 9-75 - Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8316




Publicações

Enciclopédia Caiçara
O Núcleo de Pesquisa Sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras (Nupaub), da USP, está lançando neste mês de agosto a Enciclopédia Caiçara (Editora Hucitec, 382 páginas), organizada pelo professor Antonio Carlos Diegues, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba.

Neste primeiro volume da Enciclopédia Caiçara estão concentrados os artigos e trabalhos que revelam o olhar dos pesquisadores sobre os caiçaras, abrangendo os vários temas, como a história cultural, as relações com o mar e a mata, com as cidades, com os turistas, com os parques e as reservas naturais, a simbologia e a identidade caiçaras.

Mais informações: (0XX11) 3091-3142 / 3425 ou site http://www.usp.br/nupaub/




Quadro de Avisos

Esalq oferece programa de licenciatura em Ciências Agrárias
A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da USP, em Piracicaba, está oferecendo cinco vagas nas disciplinas do Programa de Licenciatura em Ciências Agrárias, aos ex-alunos, diplomados nos cursos de graduação em Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal.

O aluno matriculado neste programa, que tem duração de dois anos, será um professor habilitado para o ensino técnico em Ciências Agrárias, apto para lecionar em escolas técnicas agrícolas.

Os interessados deverão comparecer ao Serviço de Graduação da Escola, nos dias 23 e 24 de agosto, das 8 às 11 horas e das 13 às 21 horas, munidos de cópia (uma via de cada) dos seguintes documentos: RG, diploma, histórico escolar e currículo simplificado e atualizado. A seleção será feita através de análise do histórico escolar.

Mais informações: (0XX19) 3429-4158 / 4328 ou e-mail sagradua@esalq.usp.br no Serviço de Graduação da Esalq




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Tipologia e intensidade de métodos de ensino em disciplinas de formação profissionalizante em engenharia de produção. Nelma Salomé Silva de Oliveira . Dia 20, às 14 horas

Análise e seleção de direcionadores de custos de transação para implementação do custeio baseado em atividades: um estudo multicasos. Ricardo Forcenette. Dia 20, às 18 horas

Mais informações (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado
Análise Numérico-computacional das Tensões Residuais Induzidas pelo Jateamento com Granalha. Miguel Angel Calle Gonzales. Dia 20, às 9 horas

Flambagem Progressiva e Global de Cascas Cilíndricas de Aço sob Impacto Axial. Felipe Galinha. Dia 20, às 14 horas

Doutorado
O algoritmo de extensão dinâmica relativo e aplicações para sistemas implícitos. Nadeia Aparecida Veloso Pazzoto. Dia 20, às 14 horas


Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
Percepção neural da alergia alimentar: envolvimento de mecanismos dependentes de IgE e das fibras nervosas do tipo C. Alexandre Salgado Basso. Dia 20, às 14 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Matemática e Estatística
Mestrado
Serviços de pertinência para clusters de alta disponibilidade. Nélio Alves Pereira Filho. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br