São Paulo, 17/08/2004 - Boletim nº 1466
economia
Internet inibe compras
por impulso

Sem os estímulos existentes nas lojas
tradicionais, consumidor tende a fazer
uma compra mais objetiva, evitando
frustrações causadas pela impulsividade
leia...
Café com astronomia no
campus de Ribeirão Preto
Cinusp inaugura nova
mostra de filmes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Compra por impulso em lojas virtuais é menor que no comércio tradicional

Júlio Bernardes

A tendência do consumidor a realizar uma compra por impulso, sem necessidade reconhecida, é maior nas lojas tradicionais do que no comércio eletrônico. "Enquanto nas lojas físicas, o percentual de compras por impulso é de 34,6 %, no comércio virtual o índice foi de 26,9 %", relata Filipe Campelo Xavier, que analisou as razões que levam os compradores a agirem de modo mais contido na internet.

Para elaborar sua tese de doutorado, apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Filipe Campelo entrevistou 2870 consumidores de todo o Brasil, por meio de questionários pela internet.

De acordo com o pesquisador, o principal fator que leva a compras impulsivas é a própria impulsividade do consumidor. "O que se leva em conta é se a pessoa reflete sobre as conseqüências dos seus atos ou toma decisões sem avaliação", explica. "Mas tanto em lojas físicas quanto virtuais, o ambiente em que é feita a compra também influencia as escolhas por impulso."

Filipe, que é professor de marketing na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, ressalta que os consumidores manifestam mais emoções positivas do que negativas quando compram por impulso. "Neste caso, o ato da compra gera entusiasmo, satisfação e até um certo prazer".

Estímulos
A emoção negativa mais associada à compra por impulso é o arrependimento. "Nas lojas virtuais, a frustração é menor porque as compras são feitas de modo objetivo, o comprador tem uma idéia mais clara do que vai comprar", aponta o pesquisador. "Todo o processo é mais frio, pois o consumidor está menos sujeito aos estímulos encontrados no comércio tradicional."

Filipe explica que a disposição dos produtos, a iluminação, os sons, os cheiros e a existência de pessoas ao redor são fatores que incentivam a impulsividade das compras nas lojas tradicionais. "Há mais tangibilidade, os produtos podem ser tocados, sentidos", observa. "A realização de promoções e a habilidade dos vendedores levam os consumidores a esquecer suas necessidades e adquirir mercadorias que não irão usar."

Segundo o pesquisador, o peso das promoções na internet é menor. "Existe também um grande receio em utilizar o comércio virtual devido ao temor de fornecer o número da conta bancária e de acontecerem problemas na entrega das compras", diz. "O aumento da interatividade dos sites de vendas, oferecendo sensações próximas do comércio físico, deverão tornar o ato da compra menos 'técnico', dando mais espaço para a impulsividade."

Mais informações: (0XX51) 590-3333, ramal 1551, com Filipe Campelo Xavier da Costa




Cursos e Palestras

Café com Astronomia no campus de Ribeirão Preto
Nesta quarta-feira (18), às 17 horas, acontece a primeira palestra do projeto Café com Astronomia, organizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador (L@ife) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP de Ribeirão Preto. A reunião terá como tema Observação do céu a olho nu: o uso da Carta Celeste, com a presença do astrofísico Jorge Mejía Cabeza, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e André Luiz Fatobene, estudante de Química da FFCL e bolsista do projeto Observação do céu e Astronomia.

A palestra é gratuita e aberta aos interessados de qualquer idade, discutindo de forma simples e em linguagem acessível, assuntos da atualidade relacionados com a observação do céu, assim como com a exploração do espaço pelo homem. O evento acontece na Sala de Seminário I do Bloco 5 da FFCL, na Avenida Bandeirantes 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3845, e-mail cafeastronomico@yahoo.com.br


Literatura Argentina é tema de curso no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) realiza no mês de setembro o curso Literatura Argentina, com Ana Cecília Olmos, professora de Literatura Hispano-Americana da USP. As aulas, que integram o ciclo Literaturas da Modernidade, acontecem de 8 a 29 de setembro, às quartas feiras, das 16 horas às 18 horas, com a seguinte programação:

Dia 08 de setembro, Roberto Arlt: violência urbana e crítica social nos limites do realismo;
Dia 15 de setembro, Jorge Luis Borges: a literatura como uma arte de biblioteca;
Dia 22 de setembro, 22/09, Julio Cortázar: a corrosão das certezas racionais;
Dia 15 de setembro, 29/09, Ricardo Piglia: as dobras do relato ;

As inscrições estão abertas de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na sala de cursos do Ceuma, na Rua Maria Antonia 294, 3º andar, Vila Buarque. A taxa é de R$ 120,00.

Mais informações : (0XX11) 3255-7182, ramal 32


Escola de Enfermagem promove workshop sobre qualidade de vida
Na terça (17) e na quarta-feira (18), a Escola de Enfermagem (EE) da USP promove o workshop Qualidade de Vida e Saúde. O evento contará com a presença dos professores John E. Ware, da QualityMetric, Inc /USA e Jordi Alonso, do Institut Municipal D´Investigaciò Médica/Espanha.

As inscrições, enquanto houver vagas, serão aceitas até o dia 18 e devem ser realizadas na Secretaria de Cursos Extracurriculares da EE. A taxa de inscrição custa R$35,00.

A EE fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7531, e-mail scex@edu.usp.br, ou site www.ee.usp.br




Agenda Cultural

Cinusp inaugura nova mostra de filmes
Entre os dias 16 e 25 de agosto, o Cinusp exibirá a mostra Imagens da Metrópole na França e no Brasil: Representações modernas e contemporâneas. Além da exibição de diversos filmes nacionais e franceses, também será promovida uma série de debates sobre a relação entre o cinema e a metrópole.

O objetivo desta mostra e colóquio é identificar alguns dos problemas específicos postos pela representação contemporânea da metrópole. Tentando ir além da constatação das relações que ligam tradicionalmente cinema e cidade e analisando um certo quadro de obras, especialmente escolhidas nos casos francês e brasileiro.

Os interessados podem conferir a programação completa pelo site www.usp.br/cinusp. Para participar dos debates é preciso se inscrever no próprio Cinusp.

As sessões serão realizadas no Cinusp, que fica na R. do Anfiteatro, no favo 4 da colméia, Cidade Universitária, e no Museu da Imagem e do Som (MIS), que fica na Av. Europa, 158, Jardim Europa. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540




Quadro de Avisos

Extração gratuita de dentes na FOB
A Clínica de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP está selecionando pacientes adultos que necessitem realizar extração de dentes permanentes. Os procedimentos serão realizados por estudantes da pós-graduação da unidade e serão gratuitos. Os interessados devem comparecer à clínica na próxima terça-feira (17), a partir das 8 horas.

A FOB fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8223


Cidade do Conhecimento organiza visita à feira de informática
Na próxima sexta-feira (20), a Cidade do Conhecimento, projeto ligado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, organizará pelo segundo ano consecutivo a visita monitorada de menores de 18 anos à feira de informática COMDEX, no Parque Anhembi. Além da visita aos estandes da feira, organizada por tema (telefonia celular, informática, etc.) haverá palestras e exibição de arte digital.

Serão oferecidas 500 vagas disponíveis para alunos do ensino médio, jovens associados a projetos do terceiro setor interessados no uso de tecnologias de informação e comunicação e monitores em projetos de inlcusão digital que são alunos e professores da USP.

A iniciativa, criada pela Cidade do Conhecimento em parceria com a Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo (SUCESU-SP), objetiva mobilizar as comunidades educacional e de telecentros, infocentros e ONGs ligadas a inclusão social e digital para discutir mídias digitais, deficiência e cidadania numa sociedade inclusiva.

Mais Informações: (0XX11) 3091-4305, com Maurício, ou nos sites www.comdex.com.br e www.cidade.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Estudo da resistência à fratura do aço ferramenta para trabalho a frio AISI D2. Adriano Mendanha. Dia 23, às 9h30.

Modelagem de sistemas de produto em estudos de Avaliação do Ciclo de Vida - ACV. Paulo Henrique Ribeiro. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Modelos alternativos de previsão de safra de soja via parâmetros físicos e biofísicos estimados via satélite. André Luiz Farias de Souza. Dia 23, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046


Instituto de Física de São Carlos

Mestrado

Estudo da decoerência e da dissipação quântica durante a evolução temporal de dois qubits ditadas por operações unitárias controladas. Felipe Fernandes Fanchini. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9777


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Ajustes para a estatística da razão de verosimilhanças sinalizadas em modelos normais não lineares. Daniela Carine Ramires. Dia 23, às 18 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de um rastreador de olhar apropriado para interação humano-computador. Marcio Raul Medeiros Mímica. Dia 23, às 14 horas.

Modelos de risco de crédito de clientes: uma aplicação a dados reais. Gustavo Henrique de Araújo Pereira. Dia 23, às 18 horas.

Uma ontologia artificial para o controle cambial brasileiro. Robson Moron. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-6121


Insituto de Psicologia

Doutorado

Perdas de função visual na distrofia muscular de Duchenne: Visão de cores e visão de contrastes de luminância temporal e espacial. Marcelo Fernandes da Costa. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br