São Paulo, 18/08/2004 - Boletim nº1467
toxicologia
Líquido do globo ocular indica
dosagem alcoólica

O humor vítreo, líquido que preenche o
globo ocular, é uma boa alternativa para
detectar a presença de álcool em corpos
em decomposição, mostra estudo do Cemel
leia...
Sisal poderá ser usado para
restaurar prédios históricos
Palestra relembra trajetória
de mercador de escravos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo do Cemel compara dosagem de álcool em diferentes amostras biológicas

Da Redação, Agência USP

Uma pesquisa sobre a dosagem de álcool em diferentes amostras biológicas coletadas de indivíduos que tiveram morte violenta e morte natural proporcionou ao professor Bruno Spinosa De Martinis, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), a oportunidade de participar do Congresso Internacional de Toxicologia Forense, em Washington, EUA.

O professor recebeu uma das 15 bolsas oferecidas em todo o mundo, que incluem viagem, hospedagem e custos com o congresso. Durante o evento, que acontece neste mês de agosto, De Martinis será premiado pelo National Institute on Drugs Abuse (NIDA) e participará de um curso teórico e prático sobre toxicologia forense nos laboratórios do FBI.

Para inscrever-se para a bolsa, o professor enviou seu trabalho de dosagem de álcool em diferentes amostras biológicas: sangue (central e periférico), urina e humor vítreo. Ele explica que, em casos de acidentes, por exemplo, quando há perda total de sangue ou de corpos já deteriorados pela decomposição, a análise da presença de drogas fica comprometida.

Humor vítreo
"Uma das melhores alternativas é a utilização de humor vítreo, líquido que preenche o globo ocular, uma câmara fechada livre de contaminação", conta. "No entanto, existem poucos estudos sobre as correlações entre as dosagens no sangue e outras amostras, como, por exemplo, no humor vítreo. Este é o nosso trabalho", diz.

De Martinis explica que desde 2001 realiza análises comparativas da dosagem de álcool em diferentes partes do corpo. "Havia alguns estudos muito específicos que limitavam o uso dos resultados. Neste trabalho comparamos amostras de sangue da veia femural (sangue periférico), da subclávia, do coração, com amostras de urina e de humor vítreo". De acordo com o professor, as correlações encontradas são especialmente importantes quando se trata de corpos encontrados já em decomposição.

A amostra sanguínea pode dar resultado equivocado, pois as bactérias que consomem a glicose das células também produzem álcool, que pode ser detectado posteriormente. "No humor vítreo, por estar em uma câmara fechada e menos suscetível à contaminação por bactérias, isso não ocorre", explica. "O álcool é hidrossolúvel e se acumula também no humor vítreo."

Cemel
Conclusões inéditas derivaram dos estudos desenvolvidos pelo professor De Martinis na coordenação do Laboratório de Toxicologia, montado no Centro de Medicina Legal (Cemel) da FMRP. Desde 2001, foi analisada a presença ou não de álcool em 80% dos casos atendidos no Cemel, de vítimas de morte violenta ou por causa não conhecida, de pessoas entre 10 e 70 anos. Até maio de 2004 foram cerca de três mil casos.

De cada dez homicídios, foi confirmada em quatro a presença de álcool nas amostras da vítima. Curiosamente, uma em cada dez pessoas, (11%) que morreram sem assistência médica ou de causa não esclarecida também apresentava álcool na circulação.

"Normalmente se faz a dosagem de álcool em vítimas de morte violenta, em especial nos acidentes de trânsito. Nós ampliamos para todos os casos de morte violenta e ainda de mortes sem causa definida. Considerando os trabalhos publicados sobre o assunto, não existe ainda uma conclusão definitiva quanto à comparação dos níveis de álcool em diferentes amostras coletadas após a morte e esta pode ser uma porta para outros estudos relevantes", acredita De Martinis.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FMRP

Mais informações: (0XX16) 602-3058, com Regina Prado, na Assessoria de Imprensa da FMRP



Composto de sisal pode ajudar na restauração de prédios históricos tombados

Márcia Blasques, especial para a Agência USP

Um composto formado por fibras de sisal impregnadas com resina epóxi poderá ser, em breve, a grande novidade na área de conservação de prédios históricos tombados. Pelo menos é o que pretende Ricardo Fernandes Carvalho, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que está pesquisando o novo material e suas possíveis aplicações: "Esse composto é muito resistente, ideal para reforçar estruturas de madeira", comenta o pesquisador. "E tem grandes vantagens em relação às fibras de vidro ou de carbono, também usadas para essa finalidade."

O novo material traz benefícios ambientais e econômicos. "A fibra de sisal é um componente orgânico", lembra Carvalho. "E o seu beneficiamento - assim como outras atividades vinculadas à produção de biomassa - contribui para o equilíbrio ambiental, uma vez que fixa gás carbônico presente na atmosfera." Além disso, o sisal custa nove vezes menos do que a fibra de vidro e 1.399 vezes menos do que a de carbono.

A difusão do uso do material à base de sisal também representa uma oportunidade de geração de empregos. "O Brasil produz metade do sisal do mundo, e 90% dele sai da Bahia", comenta o pesquisador. "As áreas produtoras, em geral, são regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Por isso, se conseguimos agregar valor ao produto, aumentando seu mercado potencial, temos grandes chances de criar mais postos de trabalho e melhorar as condições de vida da população."

O pesquisador ainda lembra que a atividade turística em sítios históricos está crescendo por todo o país, o que demanda uma conservação constante das construções. "A madeira é um material muito usado nessas estruturas, seja na Bahia, no Rio de Janeiro, no sul do Brasil ou no interior de São Paulo", diz Carvalho.

Mais informações: (0XX71) 203-9729, com o professor Ricardo Fernandes Carvalho




Cursos e Palestras

Palestra no IEA relembra trajetória de mercador de escravos
A vida de Francisco Félix de Souza, o Chachá, considerado o maior mercador de escravos do Brasil no início do século XIX, é o tema da conferência De Revolucionário a Traficante de Escravos, de Alberto da Costa e Silva, que acontece no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no próximo dia 25 de agosto, às 17 horas.

Diplomata, poeta, historiador, memorialista e ensaista, Alberto da Costa e Silva lançou este ano o livro Francisco Félix de Souza, Mercador de Escravos, que relata a vida de Chachá e detalhes sobre o tráfico de escravos a partir de Daomé, na África.

Nascido em Salvador, Francisco Félix de Souza, o Chachá, chegou a Ajudá, no antigo Daomé (hoje República do Benin) em 1792. Lá permaneceu até sua morte em 1849. No início do século 19 começou a ganhar dinheiro com o tráfico de escravos, tendo se tornado o maior mercador de escravos brasileiro e um dos maiores do mundo. Como detentor do monopólio do tráfico, adquiriu status de vice-rei. Em 1840, tinha uma fortuna equivalente a US$ 3 bilhões nos dias atuais.

A conferência acontece no Auditório Auditório Alberto Carvalho da Silva, do IEA, Avenida Prof. Luciano Gualberto 374, Travessa J, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 e 3091-4442, e-mail mgifalli@usp.br, com Marilda Gifalli


Conferências discutem teorias sobre restauração
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP realizará nos dias 30 e 31 de agosto, às 19 horas, duas conferências sobre Permanência e atualidade da teoria de Cesare Brandi nas intervenções do Instituto Central de Restauração (ICR), em Roma, na Itália, com a presença do diretor do Serviço de Restauração do Instituto, professor Giuseppe Basile.

As duas conferências pretendem discutir as proposições teóricas de Brandi sobre restauração de bens históricos e culturais, que procuraram afastar a atividade do empirismo, integrando-a à história e à crítica sem descuidar dos aspectos materiais das obras de arte. Também será debatida a aplicação das teorias nos trabalhos do ICR, criado em 1939.

A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, e acontece no dia 30 na Casa de Dona Yayá, na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista. No dia 31, a conferência será realizada na sede da Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na Rua Maranhão, 88, em Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562, e-mail: cpcpublic@usp.br


Instituto de Física promove dois seminários
Na sexta-feira (20), o Instituto de Física (IF) da USP promove os seminários Espalhamento Compton e medida absoluta de energia de fótons marcados: uma simulação Monte Carlo e Propriedades de Transporte em Filmes de Magnetita crescidos por CVD (Chemical Vapor Deposition).

O primeiro evento foi organizado pelo Laboratório do Acelerador Linear, do Departamento de Física Experimental (FEP), e contará com a presença do professor Washington R. Carvalho, do IF. O seminário será realizado a partir das 14 horas, no Auditório Adma Jafet.

O segundo seminário será ministrado pelo professor Waldir Leles, também do IF. O evento, organizado pelo Laboratório de Materias Magnéticos, do Departamento de Física dos Materias e Mecânica (FMT), será realizado às 14 horas, na Sala de Seminários do Ed. Mário Schemberg.

Os seminários são gratuitos e voltados para estudantes universitários. O IF fica na R. Do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6919 (FEP), ou 3091-6979 (FMT)




Publicações

Livros discutem formas de enfrentar problemas ambientais
Dia 24, a partir das 19 horas, acontecerá o lançamento de dois livros na FNAC-Pinheiros. Por meio do livro Curso de Gestão Ambiental, questões como esgotamento de recursos hídricos, superpopulação e poluição ambiental são enfrentadas de forma multidisciplinar por especialistas da Faculdade de Saúde Pública (FSP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Faculdade de Direito (FD) e Escola Politécnica (EP) da USP. O livro foi editado pelos professores Arlindo Philippi Jr, Marcelo de Andrade Roméro e Gilda Collet Bruna e realizado pela Editora Manole.

Para completar a contribuição científica sobre estes temas, o livro Saneamento, Saúde e Ambiente: Fundamentos para um Desenvolvimento Sustentável, também de professores da USP, discute, compreende e apresenta soluções para problemas relacionados a saneamento, saúde e meio-ambiente.

O lançamento é aberto ao público e a entrada é franca. O endereço da FNAC é Av. Pedroso de Moraes, 858, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7118, ramal 224 ou e-mail nisam@usp.br




Quadro de Avisos

Spa.Sex oferece orientação sexual gratuita
Desde o dia 4 de agosto está funcionando o Spa.Sex - Espaço Saúde Sexual, o primeiro centro brasileiro de informações sobre questões sexuais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP e o laboratório farmacêutico Lilly.

Os principais objetivos do Spa.Sex são oferecer informações sobre o tema e proporcionar melhor qualidade de vida sexual à população. As pessoas interessadas em receber orientação sexual podem ligar para o 0800-7010136 entre 9 e 18 horas para tentar tirar suas dúvidas com especialistas em saúde sexual. Se o caso necessitar maiores atenções é possível agendar uma visita ao centro e tratar do assunto pessoalmente.

O Spa.Sex também planeja realizar regularmente palestras sobre temas relacionados à área, que estão previstas para começar a partir da segunda quinzena de agosto. Outras atividades, como grupos de discussão, pesquisas e exposições também ocorrerão nas dependências do centro, mas ainda não há datas definidas a este respeito.

Vale a pena ressaltar que não haverá tratamento médico no Spa.Sex, apenas orientação e informação sexual. Os casos que necessitarem de acompanhamento profissional serão encaminhados a médicos para o devido tratamento.

O Spa.Sex funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 18 horas. O atendimento é gratuito e aberto à toda a população maior de 18 anos.

Mais informações: www.spasex.com.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Aplicação de recursos computacionais em projetos de edifícios em alvenaria. Julio Antonio Razente. Dia 25, às 18 horas.

Doutorado

Estudo do comportamento à expansão dos materiais da Formação Guabirotuba em ensaios com sucção controlada. Eliana Martins Pereira. Dia 24, às 18 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Seqüênciamento otimizado de cava por blendagem para jazidas de calcário. Daniel da Silveira Chausson. Dia 24 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

Aplicação de Resistividade e Polarização Induzida na Investigação de Objetos Enterrados em Sítio Controlado do IAG/USP. Elizete Maria Dia 24, às 9 horas.

Caracterização GPR de Tambores Metálicos e Plásticos: Estudo sobre o Sítio Controlado do IAG/USP. Selma Isabel Rodrigues. Dia 24, as 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046

Instituto de Física de São Carlos

Doutorado

Dinâmica adaptativa, genealogias e testes estatísticos de neutralidade em evolução molecular. Leonardo Paulo Maia. Dia 24, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9777


Instituto de Psicologia

Mestrado

Dificuldades dos pais na educação dos filhos sob a ótica de duas revistas brasilerias (1994-2001). Silvia Carla Conceição. Dia 25, às 11 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Cálculo químico-quântico de hidretos metálicos para armazenamento de hidrogênio. Francisco das Chagas Alves Lima. Dia 24, às 19 horas.

Doutorado

Preparação de ligas electroless de Pd-P sobre substrato de aco carbono. Caracterização estrutural, morfológica e eletroquímica. Eveline De Robertis. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br