São Paulo, 23/08/2004 - Boletim nº 1470
tecnologia
Software mostra como será a
interatividade com a TV digital

Programa demonstra as possibilidades de
interação entre consumidor e serviços.
Além de personalizar programações, usuário
poderá interferir em eventos ao vivo
leia...
FE promove evento para
discutir regime militar
CienTec realiza curso
de educação ambiental

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

ICMC desenvolve software que simula serviços para TV Interativa

Antonio Carlos Quinto

A TV digital abrirá espaços a uma série de possibilidades tecnológicas, principalmente com relação à interatividade entre usuário e serviços. Com vistas a esta tecnologia, o professor Rudnei Goularte, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP de São Carlos, desenvolveu um protótipo que fornece ao consumidor possibilidades em serviços interativos. "Independente do padrão a ser adotado, será primordial que o usuário tenha totais condições de interagir", afirma o professor.

Em sua tese de doutorado Personalização e adaptação de conteúdo baseados em contexto para TV Interativa, apresentada em novembro de 2003, no ICMC, Goularte desenvolveu um software capaz de simular inúmeras possibilidades de interação. "Certamente as pessoas terão condições de utilizar a TV digital como um meio de acesso à internet. Muitos serviços disponíveis na rede mundial poderão ser executados via tv, como consultas a saldos bancários, transações, compras, etc", exemplifica.

Utilizando dois computadores do Laboratório Intermídia do ICMC, o professor criou um serviço baseado nos padrões MPEG 4 e MPEG-7, que possui características como fornecer conteúdo televisivo de acordo com o interesse do usuário, e interatividade com alto poder de compressão sem perda da qualidade. "Num dos equipamentos, usado como servidor, inserimos gravações digitalizadas de diversos telejornais da TV aberta", lembra Goularte. Ao todo, foram cadastrados quatro usuários que teriam acesso a programações personalizadas.

Versatilidade
O programa desenvolvido no ICMC permite que os usuários escolham, por exemplo, que tipo de noticia querem assistir. "Se o usuário gosta de esporte, poderá compor seu telejornal pessoal somente com noticias referentes ao tema. Todos foram cadastrados e forneceram informações prévias sobre suas preferências", explica. "Caso a solicitação do usuário não esteja pronta no servidor, o software poderá montá-la rapidamente", garante. Este, segundo Goularte, é apenas um entre a infinidade de serviços que poderão ser utilizados com a tecnologia de TV digital.

Os estudos do professor Goulart permitem visualizar a versatilidade da interação entre o usuário e a TV digital. Ele estima que, em aproximadamente dez anos, teremos essa tecnologia no mercado consumidor em larga escala. "Com a transmissão de dados digitais, o usuário terá condições de interferir na programação, mesmo que esta seja ao vivo. Haverá recursos de pausa e avanço e de retorno ao programa", diz.

Alguns serviços semelhantes já são disponibilizados pelas TVs pagas, como o sistema paper-view. "Com a transmissão de dados digitais, o consumidor poderá fazer uma busca em todas as programações de todas as emissoras e personalizar seus programas, com downloads em horários pré-estabelecidos", afirma o pesquisador.

Goularte antecipa que o desenvolvimento de softwares para TV interativa serão melhores adaptados em TVs a cabo. "No sistema de radiodifusão, como é a TV aberta hoje no Brasil, não existem canais de retorno", explica o professor. Ele acredita que, em três anos, o governo já tenha definido e implantado um sistema de TV digital. Existem três padrões: o japonês, o norte-americano e o europeu. "O Brasil tem plenas condições de desenvolver seu próprio padrão e o governo brasileiro esta atualmente investindo nisso", afirma

Mais informações: (0XX16) 3373-9681, com Rudinei Goulart; e-mail: rudinei@icmc.usp.br



Cursos e Palestras

FE promove evento pra discutir o regime militar
Entre os dias 23 de agosto e 3 de setembro, às 19 horas, será realizado o evento Memória & Resistência: a educação pelo engajamento, na Faculdade de Educação (FE) da USP. De 23 a 27 de agosto acontecerá o ciclo Cine-Debates e entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro acontecerá o ciclo Testemunhos-Debates, nos quais serão apresentados documentários sobre o regime militar brasileiro, cujos temas tratam do golpe de 1964, das organizações da esquerda armada, da vida na clandestinade, da repressão e da tortura, dos desaparecidos, da anistia, entre outros. A programação é a seguinte:

No dia 23, Movimento estudantil e resistência , com a exibição dos filmes UNE 50 anos (1988), Barra 68 - pra não perder a ternura (2000) e debate com Afranio Catani;
No dia 24, Mulheres e resistência, com os filmes Que bom te ver viva, Leucemia (1978), 15 Filhos (1996) e debate com Janaína Teles;
No dia 25, Esquerda armada e resistência, com os filmes Marighella: retrato falado do guerrilheiro (2001), No olho do furacão (2003) e debate com Toni Venturi;
No dia 26, Cinema e resistência, com os filmes Jango (1984), Complemento Nacional (1978) e debate com Arlindo Machado;
No dia 27, Memória e resistência, com os filmes Anos 60 (1999), Vala Comum, (1984), Em nome da segurança nacional (1984) e debate com Ruben Balbás e Marcos Ferreira Santos, professor da FE.

O ciclo Testemunhos-Debates terá a presença de vários atores de diferentes formas de resistência à ditadura civil-militar, bem como de pesquisadores do período, com a seguinte programação:

No dia 30, Educação: ensino, ciência, arte e engajamento, com Carlos Takaoka, Marco Aurélio Lagonegro, Marcos Ferreira Santos e Wilma Antunes;
No dia 31, Formas de resistência à ditadura civil-militar, com Izaías Almada, Flamarion Maués, Leonel Itaussu Almeida Mello e Therezinha Zerbini;
No dia 1º de setembro, Resistência feminina: luta, prisão, tortura e exílio, com Eleonora Menicucci, Flávia Schilling, Guiomar Silva Lopes e Criméia Alice Schimitd de Almeida;
No dia 2, Interpretações, testemunho e memória, com Ivan Seixas, Manoel Cyrillo, Marina Ruivo e Pedro Viegas;
No dia 3, Reforma ou revolução: formas-de-luta ontem, hoje, amanhã, com Carlos Eugênio Paz, Carlos Niebel, Robêni Baptista e Roberto Espinosa.

Todos os eventos acontecerão no Auditório da FE, na Av. da Universidade 308, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail aep_resistencia@hotmail.com .

Mais informações: (0XX11) 3815-0232


Obra de Roberto Schwarz é tema de seminário na FFLCH
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana (FFLCH) da USP realizarão entre os dias 23 e 27 de agosto o seminário Crítica materialista no Brasil: A obra de Roberto Schwarz. A programação do evento contará com as seguintes palestras:

No dia 23, abertura com depoimento de Antonio Candido e Um seminário de Marx, às 10 horas e Brasil: o progresso antigamente, às 14h30;
No dia 24, Herança Teórica, às 10 horas e Questões em comum, às 14h30;
No dia 25, Cultura e nação periférica, às 10 horas e Que horas são? Crítica e arte no Brasil, às 14h30;
No dia 26, Desdobramentos recentes, às 10 horas e O parâmetro frankfurtiano, às 14h30;
No dia 27, Crítica literária em revista, às 10 horas e O depoimento da prosa e poesia, às 14h30;

A entrada no evento é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. O seminário acontece no auditório do Departamento de Geografia da FFLCH, na Avenida Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3199, com Flávio, no IEB


CienTec oferece curso de educação ambiental
O curso de difusão cultural Educação para conservação ambiental será realizado pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2004. Destinado a professores de ensino médio e fundamental, estudantes de áreas afins, interessados em geral, o curso inclui palestras sobre meio ambiente e visitas ao Jardim Botânico e ao Zoológico, localizado nas proximidades do CienTec.

Serão oferecidas 60 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 50. Dez vagas gratuitas serão destinadas a participantes da terceira idade, alunos, professores e funcionários da USP e representantes da comunidade. As aulas acontecerão no Auditório do Parque CienTec, na Avenida Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5073-8599 com Lourdes ou Luciane


FFLCH realiza encontro sobre Economia Solidária
No dia 28, a Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promovem o 2º Encontro Brasileiro de Pesquisadores de Economia Solidária. Esse encontro têm o objetivo de auxiliar na organização de um congresso em 2005, uma oportunidade para a realização de painéis temáticos.

A programação do evento prevê a realização, pela manhã, do painel O desafio da pesquisa e da atividade profissional em economia solidária, que contará com a presença dos professores Paul Singer, Sylvia Leser, Ioshiaqui Shimbo e Luiz Inácio Gaiger. Depois, durante à tarde, a ABPES apresentará seu site e documentação. Para encerrar o encontro haverá o lançamento de vários livros.

Para participar é necessária a inscrição prévia. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail abpes@yahoogrupos.com.br.

O evento será realizado no Auditório da Geografia, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3871-1552




Agenda Cultural

Concerto da Osusp marca lançamento de Associação
Na terça-feira (24), a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará uma apresentação inédita, para comemorar o lançamento da Associação Camargo Guarnieri de Amigos da Osusp. O evento contará com a participação do premiado violinista brasileiro Cármelo de Los Santos como solista na execução do Concerto para Violino de Beethoven. A Osusp celebra o lançamento da Associação interpretando ainda uma obra do jovem compositor brasileiro André Mehmari e a Sinfonia nº 2, de Beethoven.

A apresentação, que integra a programação da série Mosaico, acontecerá na Sala São Paulo às 21 horas. Durante sua realização, haverá ainda uma homenagem ao violinista Elias Slon, de 85 anos, segundo instrumentista a ocupar a posição de spalla da Osusp em sua história.

Este concerto terá ingresso disponível à venda pelo preço unitário de R$ 20,00 (sendo que estudantes, aposentados e funcionários da USP têm 50% de desconto na compra do ingresso). A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes, s/ nº, Luz, São Paulo.

Mais informações: (0XX11)3091-3000, e-mail: amigososusp@yahoo.com.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Aplicação de métodos de modelagem molecular à produção de constantes cinéticas de relações de interesse ambiental. Henrique Lima Queiroga. Dia 27, às 14 horas.

Grades de evidência com visão estéreo omnidirecional para robôs móveis. Fabiano Rogério Corrêa. Dia 27, às 14horas.

Modelo de serviços e arquitetura para alocação dinâmica de recursos com MPLS-TE. Vivian Bastos Dias. Dia 27, às 14 horas.

Confiabilidade aplicada ao processo de manufatura de sistemas mecânicos. Carmen Elena Patiño Rodriguez. Dia 30, às 9h30.

Doutorado

Análise das práticas de gestão ambiental da construção da pista descendente da rodovia dos imigrantes. Amarilis Lúcia Casteli Figueiredo Gallardo. Dia 27, às 13h30.

A voz do cliente no desenvolvimento de projetos de cascos de chatas para o transporte fluvial a granel. Giuliana Bonatelli Dario. Dia 26, às 14h30.

Avaliação e monitoramento do desgaste de ferramentas no processo de furação. Marcelo Neublum Capuano Dia 26, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada

Doutorado

Estimativa da ingestão de sulfitos por escolares pela análise qualitativa da dieta. Welliton Donizeti Popolim. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br