São Paulo, 26/08/2004 - Boletim nº1473
tecnologia
Parceria cria laboratório para
desenvolver automação predial

Doação de equipamentos permitirá que
pesquisadores da Poli estendam aplicações
dos sistemas digitais de automação para
agricultura em estufas e pecuária
leia...
Saúde Pública realiza
Simpósio sobre o tabaco
IP oferece tratamento gratuito
para enurese noturna

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Laboratório desenvolverá tecnologias de automação para edíficios e residências

Júlio Bernardes

Uma parceria entre a Escola Politécnica da USP e a Schneider Electric Brasil permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias em sistemas de automação para edifícios e residências. A empresa doou cinco conjuntos de automação predial para projetos do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Poli. Os pesquisadores pretendem estender os estudos e aplicações para a monitoração e controle de ambientes de produção agrícola em estufas e criação de animais.

O professor da Poli Carlos Eduardo Cugnasca, coordenador do projeto, relata que a parceria começou em fevereiro de 2002, antes da aquisição da empresa sueca TAC, produtora dos conjuntos, pela Schneider. "A doação totaliza 115 itens e os conjuntos serão montados em painéis para facilitar o uso pelos alunos, como se fossem prédios-laboratório, simulando processos para realização de pesquisas", aponta. "Os contatos começaram com as pesquisas do doutorando Miguel dos Santos Alves Filho, que eram orientadas pelo professor Francisco Romeu Landi."

Giorgio de Saint Seigne, gerente de automação predial e residencial da Schneider Electric na América do Sul e Caribe, explica que a TAC foi adquirida pela empresa em julho de 2003. "Os conjuntos são compostos por módulos de hardware da família TAC Xenta e pelo software TAC Vista", observa. "O TAC Xenta tem a certificação da LonMark, associação que reúne 82% das empresas de automação predial no mundo, o que garante a interoperabilidade de módulos com mesmas funções, mas de fabricantes distintos."

Monitoramento
De acordo com Giorgio, o sistema aberto TAC Vista é baseado na tecnologia LonWorks (Local Operating Network) e foi desenvolvido para controle e monitoramento das utilidades de um prédio de maneira local ou remota. "Distribuídos pelo edifício, os nós (módulos) realizam funções como controle da qualidade do ar, temperatura ambiente, consumo de energia, iluminação e prevenção de incêndios de forma totalmente integrada."

A tecnologia LonWorks para automação predial, aponta o professor Cugnasca, é aberta e pode ser usada por qualquer empresa ou pesquisador. "Na Poli, serão desenvolvidos módulos e aplicações adequados às necessidades brasileiras", declara. O professor ressalta que o sistema usa diversos meios de comunicação para se conectar em rede, como par trançado de fios ou fibra ótica. "Podem ser empregados também rádio, infravermelho ou a própria rede elétrica, reduzindo custos de instalação e minimizando intervenções nos prédios, especialmente em construções históricas ou tombadas."

Carlos Eduardo Cugnasca observa que os módulos doados pela Schneider Electric serão usados ainda este ano para os projetos de fim de curso dos alunos de graduação da Poli. "O laboratório dará apoio ao ensino, pesquisa e capacitação em redes de automação", explica. "Além das aplicações prediais e residenciais, também serão desenvolvidos sistemas para uso no agronegócio, como estufas e criação de animais em ambientes confinados, que poderão ser acompanhadas à distância, pela Internet."

Mais informações: (0XX11) 3091-5366, com Carlos Eduardo Cugnasca




Cursos e Palestras

FSP realiza simpósio sobre o tabaco
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), a diretoria da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, juntamente com a Comissão de Prevenção e Controle do Tabagismo e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da FSP promoverão, dia 1º de setembro, das 9 às 12 horas, o Simpósio sobre o Tabaco.

O encontro contará com três apresentações de especialistas, que farão palestras sobre a relação do tabaco com o meio ambiente, a legislação e a sociedade em geral.

A palestra é aberta a todos os interessados, com entrada gratuita, e será realizada no auditório Paula Souza da FSP, na Avenida Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: 3066-7739, ou e-mail arirocha@usp.br, com o professor Aristides Almeida Rocha


Palestra trata da segurança de alimentos geneticamente modificados
No próximo dia 27 de agosto, às 11h30, será realizada a palestra Bases científicas da segurança de alimentos geneticamente modificados, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O evento faz parte dos Seminários da Comissão de Pesquisa da FCF e o tema será discutido pelos professores Franco Lajolo e João Roberto Oliveira do Nascimento.

A partiticpação é gratuita e aberta a alunos, professores, funcionários e ao público externo.

A palestra será realizada no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos da FCF, na Avenida Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13-A, piso superior, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677


Oficina de Fotografia no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) realiza a partir de 2 de setembro a Oficina de Fotografia, ministrada pela fotógrafa Inaê Coutinho. O objetivo é ensinar os alunos a construir câmeras fotográficas de orifício (pin-holes) feitas de sucata, produzir fotografias com estas câmeras e revelar as imagens em laboratório preto e branco.

Além de uma introdução à história da fotografia, serão abordados os princípios físico-químicos da fotografia e o funcionamento detalhado da câmera fotográfica. No final do curso, haverá uma exposição de encerramento com apresentação dos trabalhos dos alunos.

A oficina terá duração de doze semanas, com aulas às quintas-feiras, das 15 às 18 horas. A taxa de inscrição é de R$ 120,00. Serão concedidos descontos de 20% para professores e estudantes ativos, 30% para membros da Associação de Amigos do Ceuma e 40% para aposentados e terceira idade. As inscrições devem ser feitas no próprio Ceuma, em São Paulo, à R. Maria Antonia, 294, 3º andar, sala 312, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32




Agenda Cultural

15º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
Durante a próxima semana, o Cinusp exibe os filmes do 15º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A programação da mostra é a seguinte:

Segunda-feira (30)

- Às 12h30: Cinema em Curso 1, com os filmes Noite de Sol, de Marcela Arantes (SP, 15 min.), Fobia, de Thiago Moysés (DF, 10 min.), Sólidos, de Rafael Meira (SP, 4 min.), Cio Gasoline, de Thiago Domingos (SP, 9 min.), A Vida é Curta, de Flávio Shimoda (SP, 13 min.) e Nada Além de um Jantar, de Francine Utimura (SP, 3 min.).

- Às 16 horas: Cinema em Curso 2, com os filmes A Imagem, de Laura Guimarães (SP, 15 min.), Ventilador, de Leonardo Lacca (PE, 8 min.), Sobressaltos, de Antônio Stickel e Karina Pinheiro (SP, 13 min.), Amor em 3 Atos, de Ana Signorini (RJ, 6 min.), Trylha, de Evângelo Gasos (RJ, 10 min.) e Um Último Dia, de Nara Riella (DF, 10 min.).

- Às 19 horas: Pré-estréia do filme Garotas do ABC, de Carlos Reichembach, e debate com o diretor após a sessão.

Terça-feira (31)

- Às 12h30: Cinema em Curso 3, com os filmes Elogio da Polaina, de Marco Aurélio Sanchez (SP, 10 min.), Primorose, de Victor Van Ralse ( RJ, 12 min.), Sexo Zero, de Ângelo Capozzoli ( SP, 5 min.), Morango com Limão, de Adolfo Sarkis (15 min.), Quero Tudo Formiga, de Mauricio Osaki (SP, 6 min.) e Faça o Bem sem Olhar a Quem, de Renato Cunha (DF, 8 min.).

- Às 16 horas: Cinema em Curso 4, com os filmes Vida de Palhaço, de Virgínia Corsini (RJ, 13 min.), Audível, de João Paulo Andrade (SP, 6 min.), Anna Livia, de Ronaldo Lemos (SP, 8 min.), Ato II Cena 5, de Esmir Filho e Rafael Gomes (SP, 10 min.), O Negro,de Helder Queiroga (MG, 9 min.) e Jesus, de Ricardo Weschenfelder (SC, 11 min.).

- Às 19 horas, Marca do Curta, com Vinheta Crie Curta - No Contest, de Jonathan Wakerham (Inglaterra, 4 min.), Benefícios Diários, de Charlotte Wetzel (Alemanha, 5 min.), Emulsão, de Anastasia Kirilbua e James Cox (Inglaterra, 3 min.), Amor de Garagem, de Tomasz Emil Rudzik (Alemanha, 5 min.), Tunnel Vision, de Alexander Soskin ( Inglaterra, 3 min.), O Vento Levou ou Uma Formiga como Você e Eu, de Charlotte Wetzel (Alemanha, 4 min.), O Fã, de Thor H. Saevarsson (Inglaterra, 3 min.) e Me Leve para a Lua, de Markus Dietrich (Alemanha, 4min., Beta).

Quarta-feira (1º de setembro)

- Às 12h30: Megacidades Especial, com Lacrimosa, de Aloysio Raulino (SP, 10 min.), El Héroe, de Carlos Carrera (México, 5 min.), PRKadeia, de Eduardo Caron (SP, 15 min.), Mating Call, de Patricio Serna (México, 3 min.), La Virgem Lupita, de Ivonne Fuentes (México, 10 min.), Palíndromo, de Phillipe Barcinski (SP, 11 min.), Wholes, de A. S. Cecílio Neto (SP, 10 min.) e Onde São Paulo Acaba, de Andréa Seligmann (SP, 12 min.).

- Às 16 horas: Marca do Curta, com Vinheta Crie Curta - No Contest, de Jonathan Wakerham (Inglaterra, 4 min.), Benefícios Diários, de Charlotte Wetzel (Alemanha, 5 min.), Emulsão, de Anastasia Kirilbua e James Cox (Inglaterra, 3 min.), Amor de Garagem, de Tomasz Emil Rudzik (Alemanha, 5 min.), Tunnel Vision, de Alexander Soskin ( Inglaterra, 3 min.), O Vento Levou ou Uma Formiga como Você e Eu, de Charlotte Wetzel (Alemanha, 4 min.), O Fã, de Thor H. Saevarsson (Inglaterra, 3 min.) e Me Leve para a Lua, de Markus Dietrich (Alemanha, 4min., Beta).

- Às 19 horas: Megacidades Especial, com Lacrimosa, de Aloysio Raulino (SP, 10 min.), El Héroe, de Carlos Carrera (México, 5 min.), PRKadeia, de Eduardo Caron (SP, 15 min.), Mating Call, de Patricio Serna (México, 3 min.), La Virgem Lupita, de Ivonne Fuentes (México, 10 min.), Palíndromo, de Phillipe Barcinski (SP, 11 min.), Wholes, de A. S. Cecílio Neto (SP, 10 min.) e Onde São Paulo Acaba, de Andréa Seligmann (SP, 12 min.).

Quinta-feira (2 de setembro)

- Às 12h30: Fair Play, com os filmes A Natação por Jean Taris, de Jean Vigo (França, 10 min.), Vicente, de Marcos Guttmann (Brasil, 11 min.), Barbosa, de Jorge Furtado (Brasil, 13 min.), Nunc et Semper, de José Roberto Torero (Brasil, 7 min.) e O Mergulhador, de P. V. Lehtinen (Finlândia, 20 min.)

- Às 16 horas: Costo Argentino (Argentina, 105 min.), longa-metragem composto pelos filmes O Carteiro Chegou, de Diego M. Castro e Cristian Arriaga, Vitoria, de Santiago Villarroel e Hugo Curletto, Uma História de Vaqueiros, de Gonzalo Pérez e Viviana Hourcade, Estado de Sítio, de Martín Frías, Urbanas, de Mercedez González del Solar, Invocação, de Hugo Soria, Mastering, de Ricardo Diaz Lacoponi e A Resistência do Fogo, de Julio Gomez.

- Às 19 horas: Fair Play, com os filmes A Natação por Jean Taris, de Jean Vigo (França, 10 min.), Vicente, de Marcos Guttmann (Brasil, 11 min.), Barbosa, de Jorge Furtado (Brasil, 13 min.), Nunc et Semper, de José Roberto Torero (Brasil, 7 min.) e O Mergulhador, de P. V. Lehtinen (Finlândia, 20 min.)

Sexta-feira (3 de setembro)

- Às 12h30: Petrobras, com os filmes A Delicadeza do Amor, de Eder Santos (SP, 9 min.), A Feijoada, de Jaime Lerner (RS, 15 min.), Thomas Farkas, Brasileiro, de Walter Lima Jr. (RJ, 16 min.), Desventuras de Um Dia ou a Vida não é um Comercial de Margarina, de Adriana Meirelles (SP, 10 min.), Superfície, de Jimi Figueiredo (DF, 6 min.), Riso das Flores, de Karla Holanda (CE, 9 min.) e Heliorama, de Ivan Cardoso (RJ, 15 min., 35mm).

- Às 16 horas: Panorama Brasil 9, com os filmes Concerto Número Três, de Marco Dutra (RJ, 13 min.), Velha História, de Claudia Jouvin (RJ, 6 min.), Saia Santa, de Mauro D'addio (SP, 14 min.), A Lâmpada e a Flor, de Pablo Ferreira (SP, 18 min.) e O Lençol Branco, de Juliana Rojas e Marco Dutra (SP, 15 min.)

- Às 19 horas: Petrobras, com os filmes A Delicadeza do Amor, de Eder Santos (SP, 9 min.), A Feijoada, de Jaime Lerner (RS, 15 min.), Thomas Farkas, Brasileiro, de Walter Lima Jr. (RJ, 16 min.), Desventuras de Um Dia ou a Vida náo é um Comercial de Margarina, de Adriana Meirelles (SP, 10 min.), Superfície, de Jimi Figueiredo (DF, 6 min.), Riso das Flores, de Karla Holanda (CE, 9 min.) e Heliorama, de Ivan Cardoso (RJ, 15 min., 35mm).

As sessões são gratuitas e abertas ao público geral. O Cinusp "Paulo Emílio" está localizado na Rua do Anfiteatro, 181, favo 4, Colméia, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540



Publicações

Livros do Núcleo José Reis estão em promoção
O Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está com promoções na compra dos livros da Coleção Divulgação Científica. Os interessados podem adquirir, por tempo limitado, seis dos sete livros da coleção por R$ 100,00. Os pedidos precisam ser feitos pelo e-mail nucleojosereis@eca.usp.br ou no próprio núcleo, e são entregues pelo correio no Brasil inteiro.

Na outra promoção, é possível comprar o livro Áreas Verdes em São Paulo: Retratos, Cenários e Paisagens (Ed. Nativa, 145 págs.), de Mauro Celso Destácio, e mais um livro da Coleção Divulgação Científica por R$ 50,00.

O NJR fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270, ou site http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/



Quadro de Avisos

Tratamento gratuito para crianças e adolescentes com enurese
O Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas para o atendimento psicológico a crianças e adolescentes que sofram de enurese noturna, isto é, a falta de controle da urina durante o sono. Coordenado pela professora Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, o Projeto Enurese atende gratuitamente, desde 1999, crianças de 6 a 10 anos e adolescentes de 11 a 18 anos.

O tratamento, que é extensivo também à família do enurético, é realizado em grupos de seis a oito pacientes, e tem início com uma avaliação diagnóstica. O atendimento psicológico semanal é associado ao treino no uso do aparelho de alarme de urina, equipamento desenvolvido conjuntamente pelo Laboratório de Terapia Comportamental do IP e a Escola Politécnica (Poli) da USP.

O público-alvo do Projeto Enurese são crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que apresentem uma freqüência semanal de dois episódios enuréticos em um período superior a três meses.

Mais informações: (0XX11) 3091-4173 / 4910 ou 3031-2420


CPC recebe prêmio pela preservação da Casa de Dona Yayá
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP foi premiado na edição de 2004 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade para ações do Patrimônio Cultural, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O CPC foi escolhido na categoria Preservação do Patrimônio Cultural, pelas intervenções realizadas na Casa de Dona Yayá.

O dossiê encaminhado ao IPHAN sobre o restauro da Casa de Dona Yayá foi elaborado pela equipe do CPC, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, que é responsável pelo imóvel e pelas intervenções nele realizadas. Criado em 2002, o CPC transferiu-se neste ano para a Casa de Dona Yayá, na Bela Vista (região central de São Paulo).

O estudo destacou a historicidade do imóvel, que justificou o tombamento realizado pelos órgãos municipais e estaduais de preservação do patrimônio. Foram enfatizadas as diversas etapas de intervenção ocorridas na Casa de Dona Yayá desde a sua transferência para a USP como herança jacente, em 1961. Uma comissão especial do CPC discutiu, elaborou e aprovou parâmetros gerais de uso, preservação e conservação para o imóvel.

O processo de preservação não só viabilizou a restauração da Casa de Dona Yayá mas também definiu usos e atividades a serem implantadas no local, dando-lhe uma destinação pública e qualificada, respeitando e valorizando suas características de bem cultural e concretizando-as no âmbito da cultura e extensão universitárias.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562


Universia Brasil e Unicamp ajudam empreendedores
Desde o dia 19 está no ar o canal INOVE! (http://www.universiabrasil.net/inove), uma parceria entre o portal Universia Brasil e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que pretende abrir espaço para informar e orientar empreendedores.

O INOVE! reúne detalhes sobre as principais regras e exigências para se abrir uma empresa, dicas de marketing, matérias sobre a realidade do mercado em todas as regiões do país, opinião de especialistas e relatos de empreendedores de sucesso, além de reportagens que esclarecem como as coisas funcionam no exterior.

Mais informações: http://www.universiabrasil.net




Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Modelo de Serviços e Arquitetura para Alocação Dinâmica de Recursos com MPLS-TE. Vívian Bastos Dias. Dia 27, às 14 horas.

Implementação e utilização da Célula Wissa para determinação de parâmetros de adensamento. Regina Verschoore Ferreira da Costa. Dia 3 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Extração da pró-toxina épsilon e de uma protease a partir de Clostridium perfringens em sistemas de duas fases aquosas utilizando PEG/citrato. Tatiana Souza Porto. Dia 31, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Modelos predador-presa que incorporam o comportamento individual dos predadores. Leila Sueli Paulo Barbosa. Dia 3 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Desenvolvimento de metodologia para a determinação de pesticidas selecionados em um sistema de cromatografia em fase liquida acoplado à espectrometria de massas (HPLC-MS): Comparação entre ESI e APCI. Guilherme Miola Titato. Dia 3 de setembro, às 14h30.

Mestrado

Fabricação e avaliação de microdispositivos para eletroforese com detecção eletroquímica. Wendell Karlos Tomazelli Coltro. Dia 3 de setembro, às 15h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br