São Paulo, 01/09/2004 - Boletim nº1477
tecnologia
Fibra cristalina gera laser
compacto a baixo custo

O IFSC produziu amostras de fibras cristalinas
com velocidade de crescimento 60 vezes
maior que o cristal bulk, normalmente
usado para gerar o laser compacto
leia...
Rede Profis reúne associações
de fissurados de 14 estados
Estação Ciência lança
Laboratório Virtual

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Fibra vai baratear produção de aparelhos de laser compacto

André Benevides

O desenvolvimento de uma fibra monocristalina (YVO4:Nd3+) possibilitará ao Brasil reduzir significativamente os custos de produção de aparelhos de laser compacto. A inovação, obtida numa pesquisa realizada no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, está na velocidade do crescimento e na alta qualidade óptica e estrutural das amostras, fundamentais para a geração da luz laser.

"A obtenção de cristais com as mesmas qualidades e composição desta fibra é uma tarefa difícil, à qual cientistas internacionais vêm se dedicando desde a década de 60", afirma Andrea Simone Stucchi de Camargo, que desenvolveu um protótipo de laser compacto em sua tese de doutorado pelo IFSC. "Nas tentativas anteriores, foram obtidas apenas amostras foscas, impuras", reforça o físico José Pedro Andreeta, que coordenou a parte da obtenção das amostras.

"A velocidade do crescimento da fibra é 60 vezes maior que no caso do cristal bulk (normalmente usado para a geração de lasers deste tipo), e o custo é infinitamente menor", completa Andreeta. "Além de dispensar o uso de equipamentos muito caros, não é preciso realizar o corte do cristal, pois a fibra já é produzida na forma cilíndrica e no diâmetro desejado".

Aplicações
Andrea conta que o laser desenvolvido com a fibra monocristalina tem diversas aplicações, principalmente nas áreas médica e odontológica: "dependendo da adaptação, ele pode ser utilizado para clareamento dentário ou na cura de resinas usadas em restaurações, e também em procedimentos estéticos, como na remoção de tatuagens".

Mas a fibra também possui outras aplicações. "Acoplado em uma fibra ótica, ela poderia funcionar como um modulador eletro-ótico", revela Andreeta. Neste caso, ela controla a passagem de energia luminosa, possibilitando o envio de informações de forma muito rápida e precisa.

Apesar de a fibra ser muito promissora e já ter um lugar garantido no mercado, Andrea diz que a patente não foi solicitada. "Os resultados dessa pesquisa foram apresentados na maior conferência mundial sobre lasers, a CLEO2003 - Conference on Lasers and Electro-Optics, e também foram publicados em revistas internacionais. Não seria viável pedirmos a patente agora".

No entanto, se a tecnologia não for nacionalizada, Andrea acredita que a pesquisa trará mais credibilidade ao Brasil. "Ela é um bom indicativo de que temos competência para realizar trabalhos de alta qualidade, desenvolvendo tecnologias de nível internacional com investimentos relativamente baixos".

Em seu estudo de doutorado, que contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi orientado pelo professor Luiz Antonio de Oliveira Nunes, a pesquisadora não trata apenas da fibra monocristalina. Ela pesquisou ainda as propriedades da cerâmica transparente de PLZT:Nd3+ (um novo material cujos elementos básicos são chumbo, lantânio, zircônio e titânio) para aplicações similares.

No momento estão sendo realizados testes com as amostras transparentes já obtidas, e tudo indica que a equipe terá sucesso. "Além da cerâmica também apresentar um custo de produção bem reduzido, ela possui a vantagem de poder ser fabricada em grandes proporções, o que não é possível com a fibra monocristalina e que viabiliza a construção de lasers de alta potência".

imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: (0XX16) 3373-9835



Rede reúne associações de pais e portadores de fissuras labiopalatais

Márcia Blasques, especial para a Agência USP

Foram dois anos de trabalho intenso. Mas finalmente está criada a primeira Rede de Associações de Pais e Portadores de Fissuras Labiopalatais, a Rede Profis. Com isso, as 45 associações espalhadas por 14 estados brasileiros podem trocar informações e contar com o suporte da rede para tirar dúvidas administrativas e organizar ações de capacitação. "Agora temos que consolidar a rede e fazê-la andar com as próprias pernas", pondera Maria Inês Gândara Graciano, assistente social e diretora do serviço social do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP - o Centrinho, localizado no campus de Bauru (SP).

Concebido por Maria Inês, o projeto de criação da Rede Profis foi aprovado em maio de 2002 pela Fapesp, que forneceu R$ 27.610,00 para o desenvolvimento da primeira fase, iniciada em outubro do mesmo ano. Com essa verba, foram comprados os equipamentos necessários para a sede da Rede - computadores, scanners, data-show - e montada a equipe de apoio e suporte. A equipe é formada por pesquisadores do Centrinho e da Profis (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal) de Bauru - primeira entidade a reunir pais e portadores de fissuras labiopalatais, fundada em 1975. "Também começamos, nessa fase, a entrar em contato com as associações. Pedimos que respondessem a um questionário, contando sobre suas perspectivas em relação à criação da rede", lembra a assistente social.

Projetos sociais
Já a segunda fase, que teve início em março de 2003 e vai até setembro de 2005, tem uma verba de R$ 67 mil, e é o momento de consolidação da idéia. "Tabulamos os dados, vimos exatamente o que as associações esperavam da rede, montamos o estatuto, elegemos a diretoria. Agora é seguir em frente", comemora Maria Inês. As pesquisas iniciais mostram que as associações esperam que a rede ofereça cursos de capacitação de recursos humanos, além de orientações sobre gerenciamento e criação de programas e projetos na área social.

Mas a rede pretende oferecer ainda mais: "Queremos envolver o maior número possível de associações e socializar o conhecimento e a experiência de cada uma delas", conta a diretora do serviço social do Centrinho. Para isso, no próximo mês estará no ar o site da Rede Profis, desenvolvido em parceria com a Poli Jr.

Desde o início do projeto, a equipe da Rede Profis vem visitando as associações. "A Fapesp financiou as viagens para o estado de São Paulo. Agora estamos em contato com a Varig, para ver se conseguimos visitar as entidades dos outros estados", explica Maria Inês. Segundo a assistente social, essa visita in loco é muito importante para ter uma noção exata das condições de cada entidade que integra a rede. "Algumas são muito organizadas, oferecem suporte médico, odontológico e fonoaudiológico. Outras são mais simples, mas oferecem serviços sociais". As informações recolhidas nessas visitas servirão de suporte na tomada de decisões sobre as ações da rede.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156, na AsseCom Centrinho/USP - Funcraf, com João Pedro Feza / Elaine de Sousa; e-mail imprensa@centrinho.usp.br




Cursos e Palestras

USP comemora Dia do Biólogo
Na próxima sexta-feira (3 de setembro), o Instituto de Biociências (IB) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), ambos da USP, realizam palestras e mesa-redonda em comemoração ao Dia do Biólogo:

No IB, às 13 horas, será realizada a palestra O papel do biólogo nas empresas de consultoria ambiental. A palestrante, Sylvia Niemeyer Pinheiro Lima, da Consultoria Paulista, falará dos principais tipos de consultoria ambiental e das formas de atuação do biólogo. Também serão abordados os temas: ética, responsabilidade social e ambiental, profissionalismo no desenvolvimento de trabalhos de consultoria e oportunidades de trabalho e estágio em empresas do setor. A participação no evento é gratuita e a palestra contece no Centro Didático do IB, na Rua do Matão 321, travessa 14, Cidade Universitária, São Paulo.

Na FFCLRP serão realizados dois eventos no anfiteatro Lucien Lison:

A partir das 9 horas, acontece a mesa-redonda O papel do Biólogo na sociedade e o Biólogo que queremos formar, com a participação de professores da área e representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBio).

A partir das 14 horas, serão realizadas cinco palestras sobre o tema Biólogos formados na FFCLRP/USP e suas atuações na sociedade, com o objetivo de colocar os alunos de Biologia em contato com o mercado de trabalho. No encerramento, será plantado no campus um jequitibá em homenagem aos biólogos da FFCLRP formados em 2003, aprovados em concursos públicos ou na pós-graduação. A entrada é franca. O endereço da FFCLRP é Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX11) 3091-7547, no Instituto de Biociências, ou (0XX16) 602-3666, na FFCLRP


FSP realiza palestra sobre condições de saúde nas Américas
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará no dia 14 de setembro, às 14 horas, a conferência Condições de Saúde nas Américas, a ser proferida por Mirta Roses Periago. Professora e médica especialista em doenças infecciosas da Universidade de Buenos Aires (Argentina), Mirta é diretora da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), em Washington (Estados Unidos).

O objetivo da conferência é revelar os dados comparativos mais atuais entre o Brasil e outros países americanos sobre AIDS, doenças emergentes e violência, além de apresentar propostas de soluções. Pela sua importância na área de saúde o evento integra as comemorações dos 70 anos da USP.

A conferência é aberta a todos os interessados, com entrada gratuita, e acontece no Anfiteatro Paula Souza da FSP, na Avenida Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787


IME oferece cursos de computação para a Terceira Idade
Estão abertas as inscrições para os cursos de computação destinados à terceira idade do Centro de Ensino de Computação (CEC) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Em cada curso serão oferecidas 25 vagas, com a seguinte programação:

- Internet, de 20 a 24 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 15h30;
- Word Básico, de 27 de setembro a 19 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 13 às 15 horas;
- Internet, de 18 a 22 de outubro, das 8h30 às 10h30, de segunda à quinta-feira;
- Word Básico, de 25 de outubro a 23 de novembro, das 8h30 às 10h30, de segunda à quinta-feira;
- Word Intermediário, de 29 de novembro a 14 de dezembro, das 8h30 às 10h30, de segunda à quinta-feira.

Os cursos de Internet exigem como pré-requisito o curso de Word Básico. Cada curso sai por R$ 75,00, incluindo o material didático. As inscrições já estão abertas até acabarem as vagas. Os interessados devem se inscrever na Rua do Matão 1010, sala 138, Bloco B, Piso Superior, Cidade Universitária, São Paulo. Serão aceitas apenas as inscrições de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Mais informações: (0XX11) 3091-6191




Agenda Cultural

Biblioteca do IFSC exibe mostra de fotografia
A Biblioteca do Instituto de Física da São Carlos (IFSC) da USP realizará até o dia 7 de setembro a exposição fotogrática Buscando o Futuro e Informando o Presente nas Diferentes Estações. A mostra conta com 16 fotos de Brás José Muniz, funcionário do Grupo de Ótica do IFSC e fotógrafo. Muniz registrou imagens do prédio do Instituto ao longo das quatro estações do ano, destacando a vegetação que cerca o edifício.

A exposição pode ser vista na Biblioteca do IFSC, na Avenida do Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, de segunda à sexta-feira das 8 às 22 horas e aos sábados das 9 horas ao meio-dia. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX16) 3373-9823, com Brás José Muniz




Quadro de Avisos

Estação Ciência lança Laboratório Virtual
O Núcleo de Criação da Estação Ciência, centro de divulgação científica e cultural da USP desenvolveu o Laboratório Virtual. O objetivo é divulgar a ciência de modo divertido na Internet. No site da Estação Ciência (www.eciencia.usp.br), ao clicar no link do Laboratório Virtual, o internauta tem acesso a uma série de experiências virtuais, como animações, jogos e simulações.

As experiências foram reproduzidas a partir de uma exposição na Estação Ciência. Entre os experimentos disponíveis estão: a inércia, cortinas do tempo, pêndulo, motor elétrico, campo elétrico, termodinâmica, chuvas, relevo do Brasil, mapa do Brasil, interior da Terra, sistema solar, torre de hanói, tangram, jogo de lógica, tabela periódica e espelho.

Criado e desenvolvido pelo webdesigner Marcos Matsukuma, o Laboratório Virtual é utilizado basicamente por estudantes, dos Ensinos Fundamental e Médio, e professores, que usam o material para apoio pedagógico.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ramal 227 ou 3675-8828


Câmara Municipal de São Paulo homenageia Grêmio da Poli
A Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta quarta-feira (1º de setembro), às 11 horas, a outorga do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo e a entrega da Medalha Anchieta ao Grêmio Politécnico da Escola Politécnica (Poli) da USP.

A homenagem faz parte das comemorações dos 101 anos do Grêmio e foi concedida pelos relevantes serviços prestados pela entidade ao Estado de São Paulo e ao Brasil. A entrega das honrarias contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de docentes, dirigentes e alunos da USP, representantes e lideranças estudantis.

O Grêmio Politécnico, fundado em 1903 pelos alunos da Poli, teve destacada atuação na Revolução Constitucionalista de 1932 e na resistência à ditadura militar que se instalou no País a partir de 1964, além de outros movimentos de organização da juventude estudantil.

A solenidade será aberta ao público e realizada no Anfiteatro Prof. Dr. Francisco Romeu Landi do Edifício Engº. Mário Covas Jr, na Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa, 3, 380 , Cidade Universitária, São Paulo. Os interessados devem confirmar sua presença pelo e-mail eventos@poli.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295


Museu do Ipiranga conta com nova iluminação
Até o dia 30 de setembro, das 19 às 22 horas, o Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga), estará com sua iluminacao especial em funcionamento, como forma de comemorar os 420 anos do bairro do Ipiranga e a Semana da Pátria. A iluminação foi patrocinada pela Siemens e Osram e foi inaugurada em dezembro de 1999.

O projeto, elaborado pela cenógrafa Yara Candotti, custou R$800 mil. No total, são aproximadamente 400 lâmpadas brancas e douradas que dão um efeito todo especial ao prédio de estilo neo-clássico, projetado pelo arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi e inaugurado no dia 07 de setembro de 1895. A tecnologia de iluminação foi a mesma utilizada na Torre de Moscou (Rússia), no Stade de France, sede da Copa de 1998, e o edifício mais alto do mundo, o Petrona Towers, em Kuala Lumpur, (Malásia).

Mais informações: (0XX11) 6165-8018, com Dorival Pegoraro Junior


Colação de Grau celebra 70 anos da FFLCH
No próximo sábado (4 de setembro), às 18h30, será realizado um evento em homenagem aos 70 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a colação de grau dos formandos da Turma dos 70 anos. Durante a cerimônia, os alunos apresentarão um vídeo com o histórico da Faculdade e depoimentos de ex-alunos.

Estarão presentes à homenagem o diretor da FFLCH Sedi Hirano, o patrono da turma, professor Antonio Candido, o paraninfo Aziz Nassib Ab'Saber, e os homenageados Marilena de Souza Chauí, José Antônio Pasta Jr., Nicolau Sevcenko, Maria Helena Oliva Augusto e a assessora de comunicação da FFLCH Eliana Bento da Silva Amatuzzi Barros.

A colação de grau acontece no Memorial da América Latina, no auditório Simon Bolívar, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 183, Barra Funda, São Paulo. O evento é uma realização da Comissão dos 70 anos da FFLCH em parceria com a Comissão Aberta de Estudantes.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095 com Ilza,




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

O treinamento esportivo no voleibol brasileiro: uma análise longitudinal numa equipe infanto-juvenil masculina. Anserson Caetano Paulo. Dia 13, às 13h30.

Iluminando o corpo na educação física: aufklärung, enlightenment e lumière - as contribuições científicas ao conceito de corpo. Paula Viviane Chies. Dia 13, às 11 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola Politécnica

Mestrado

Análise e Modelagem da Evolução Temporal da Posse de Autos na Região Metropolitana de São Paulo. Letícia Marconcim Pfeiffer. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Cosméticos : Controle de qualidade, Farmacognosia, Dermatologia. Daclé Juliani Macrini. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Fenoloxidases de Apis mellifera: caracterização da atividade e expressão dependente de hormônio. Maria Salete Zufelato. Dia13, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 602-3675 /602-3681


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br