São Paulo, 09/09/2004 - Boletim nº1482
alimentação
Atmosfera modificada conserva
queijo por mais tempo

As amostras mantiveram durante 43 dias
as características microbiológicas, físico-
químicas e sensoriais de um queijo minas
frescal recém-produzido
leia...
Canto e Arte Lírica é o novo
curso da ECA Ribeirão
O francês Jean-Louis Labarrière
profere palestras na FFLCH

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Queijo minas frescal dura cinco vezes mais com atmosfera modificada

André Benevides

Queijos do tipo minas frescal armazenados em atmosfera modificada têm sua durabilidade aumentada em mais de cinco vezes. Numa pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, a química de alimentos Vanessa Pires da Rosa substituiu o ar atmosférico das embalagens por uma mistura com 70% de gás carbônico e 30% de nitrogênio.

De acordo com os estudos, o queijo embalado com a atmosfera modificada manteve suas características sensoriais, microbiológicas e físico-químicas por 43 dias, enquanto no armazenamento tradicional a durabilidade foi de oito dias. "Ele não resseca, não altera em praticamente nenhum aspecto. Parece que foi feito no dia anterior", diz.

Segundo Vanessa, as propriedades sensoriais (odor, cor, sabor e aparência) e a população de microorganismos dos queijos conservados na atmosfera modificada por 43 dias equivalem aos daqueles que foram mantidos na atmosfera normal durante um dia apenas.

Para determinar estas questões, a pesquisadora precisou realizar uma série de análises. Na parte microbiológica, foi acompanhada a da evolução de seis microorganismos, entre bactérias aeróbicas e psicrotróficas, coliformes fecais e Staphylococcus aureus. As características sensoriais foram estudadas por consumidores comuns e por pessoas treinadas para a degustação.

Além disso, foram pesquisadas as propriedades físico-químicas, determinando assim a acidez, a umidade e os níveis de gordura das amostras, entre outros. E também foi realizada análise de composição gasosa. Com os dados desta última análise, foi constatado que não houve troca gasosa entre os ambientes interno e externo, fator de grande relevância para o sucesso da conservação. "Se a qualidade microbiológica inicial não for boa, o método não é tão eficiente", alerta Vanessa. Isso significa que o queijo não pode estar com populações muito elevadas de microorganismos, pois o que a atmosfera modificada faz é inibir o crescimento microbiano. "O gás carbônico exerce um papel bacteriostático, enquanto que o nitrogênio é apenas um gás de enchimento", explica.

No caso das amostras avaliadas por ela, provenientes de laticínios da região de Piracicaba, nenhuma apresentava boas contagens microbiológicas. Por conta disso, Vanessa precisou irradiar os queijos com raios gama para obter condições ideais de estudo. Mas este procedimento não é estritamente necessário: "Tendo-se boa qualidade microbiológica inicial no produto, é possível eliminar esta etapa", afirma ela.

O estudo foi desenvolvido no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, sob orientação do professor Ernani Porto, e contou com balsa da Capes.

Mais informações: (0XX19) 3429-4131 ou e-mail vprosa@carpa.ciagri.usp.br


ECA de Ribeirão oferece curso de Canto e Arte Lírica

Tadeu Breda

A partir de 2005, o Departamento de Música de Ribeirão Preto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, irá oferecer um novo curso. Além da Licenciatura em Música e do Bacharelado em Instrumento (violino, violoncelo, piano e viola caipira), o aluno que for prestar a Fuvest deste ano também terá a opção de cursar o Bacharelado em Canto e Arte Lírica (Ópera) no interior.

Segundo o professor Rubens Ricciardi, coordenador da ECA em Ribeirão, o novo curso será contemplado por uma "situação diferenciada", fruto da infra-estrutura que a cidade oferece para a prática e o estudo da ópera. "Juntamente com uma orquestra sinfônica, Ribeirão Preto possui um dos melhores teatros de ópera do País, o 'Pedro II', inaugurado em 1930. Dispondo de fosso para orquestra e de excelente espaço no palco para todo tipo de encenação, sua acústica é excepcional para o canto", diz. "Por meio de parcerias, poderemos realizar um maior número de eventos práticos, o que certamente vai dinamizar o ensino de ópera na cidade."

Além disso, explica Ricciardi, há uma grande demanda social para o ensino do canto, cujos estudos podem ser iniciados mais tardiamente, inclusive por adultos, fato que não se aplica a instrumentos como o violino ou o piano.

Docentes
"Estamos em processo de contratação de um professor. Até agora, o tenor Fernando Portari e a soprano Rosana Lamosa, dois dos maiores cantores líricos brasileiros, aceitaram nosso convite e vão ministrar workshops regulares do curso de Canto a Arte Lírica", informa Ricciardi.

O Departamento de Música de Ribeirão Preto foi criado em 2002. Desde então, diz Ricciardi, oferece um ensino amplo da música. "Acreditamos que o músico deve ter uma formação geral, incluindo-se as pesquisas científicas, as práticas interpretativas e o processo criativo."

Com essa visão, o professor afirma que sua intenção é aumentar o número de cursos e habilitações no departamento. "A médio prazo, pretendemos contemplar todos os instrumentos da orquestra e também alguns instrumentos mais utilizados nas culturas populares brasileiras, além de ampliar as perspectivas nas áreas da musicologia e composição musical".

Mais informações: (0XX16) 602-3136




Cursos e Palestras

La différence entre I´homme et l´animal dans l´Antiquité na FFLCH
Até o dia 16 é possível inscrever-se para o seminário La différence entre I´homme et l´animal dans l´Antiquité, a ser proferido pelo professor Jean-Louis Labarrière, do Centre Louis Gernet (CNRS), de Paris. Serão ao todo seis palestras, nos dias 14, 16, 21, 23, 27 e 30 de setembro, sempre das 10 às 12 horas. A iniciativa, que é gratuita e aberta ao público geral, é uma realização do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Os interessados devem fazer inscrições na Secretaria do Departamento de Filosofia, que fica na sala 1007 do primeiro andar da FFLCH, à Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

As palestras serão ministradas, na própria FFLCH, em francês e sem tradução simultânea.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761 / 3765


Seminário sobre desenvolvimento organizacional e humano
O Programa de Estudos e Gestão de Pessoas (Progep) e a Fundação Instituto de Administração (FIA), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, promoverão nos dias 16 e 17 de setembro o Seminário Internacional de Desenvolvimento Organizacional por Competências ao Desenvolvimento Humano por Competências.

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre a conexão entre desenvolvimento organizacional e desenvolvimento humano, o seminário reunirá profissionais de recursos humanos, professores universitários especializados em gestão de pessoas e dois especialistas convidados do exterior, Mansour Javidan e John Mills.

No primeiro dia será apresentado o tema e serão realizados debates gerais. No segundo, haverá troca de experiências em grupos menores. Veja a programação:

16 de setembro:

8 horas: Credenciamento
8h30: Abertura
9 horas: Relacionamento entre estratégia organizacional e competências, proferida por Mansour Javidan.
10h45: Coffee Break
11 horas: Mensurando os seus negócios, proferida por J. Mills.
12h45: Almoço
14 horas: As dimensões organizacionais da noção de competência, proferida por Roberto Ruas.
15h45: Coffee Break
17h30: Encerramento.
16 horas: Relacionamento entre competências humanas e organizacionais, proferida por Mansour Javidan, Joel Souza Dutra e Maria Tereza Leme Fleury.

17 de setembro:

8h30: Estratégias organizacionais e construção de competências. J. Mills, Maria Tereza Leme Fleury e Bruno Fernandes.
12h30: Almoço
14 horas: Gerenciamento de desenvolvimento organizacional por competências. Joel Souza Dutra e Roberto Ruas.
17h30: Encerramento

Os interessados em participar do seminário deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 500,00, para o evento completo, ou R$ 300,00 por dia. Esses valores incluem taxa de inscrição, material de apoio, coffee break e tradução simultânea. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3814-1875.

O evento será realizado na FEA, na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, auditório FEA-5, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806


Palestras com especialista em arte do renascimento
Nos dias 15 e 16, às 15 e às 10 horas, respectivamente, a professora Nicole Dacos, da Universidade de Bruxelas, apresentará a palestra História das Grotescas do Mundo Antigo ao Renascimento, na Sala dos Espelhos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (R. Maranhão 88, Higienópolis, São Paulo).

A professora ministrará também, nos dias 9 e 10 de setembro, às 10 horas, a palestra Roma quanta fuit. Artistas Estrangeiros em Roma no Século XVI, no Mini Auditório da Biblioteca Central da Unicamp (R. Sérgio Buarque de Holanda s/n.o, Cidade Universitária Prof. Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas, SP).

Os eventos são parte do Projeto Temático Fapesp Biblioteca Cicognara, coordenado pela FAU e pela Unicamp. As palestras, gratuitas e abertas ao público, serão ministradas em italiano com tradução para o português.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801, na Secretaria de Eventos da FAU


Ceuma oferece curso sobre arte e política na República de Weimar
Começa, no próximo dia 5 de outubro, o curso Arte e Política na República de Weimar no Centro Universitário Maria Antonia, com o professor Jorge de Almeida, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O curso, aberto ao público em geral, faz uma análise dos temas e problemas fundamentais do Modernismo e de alguns dos principais movimentos de vanguarda do século XX, com destaque para as questões políticas e sociais configuradas nas artes visuais, na literatura e na música do período da República de Weimar (Alemanha, 1919 -1933).

Serão quatro aulas, nos dias 05, 19 e 26 de outubro e 09 de novembro, das 20 às 22 horas, de acordo com a seguinte programação:

05/10: O levante expressionista
19/10: Dadaísmo e Surrealismo
26/10: Em busca de novos vínculos
09/11: Arte e vida em tempos sombrios

As inscrições custam R$ 120,00, com 40% de desconto para aposentados e 20% para estudantes e professores, e estarão abertas do dia 13 de setembro até o esgotamento das vagas. Os interessados devem comparecer ao Ceuma, na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo, 3º andar, sala de cursos, de segunda a sexta-feira das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32 ou 33




Agenda Cultural

Apresentação musical na Casa da Dona Yayá
O Centro de Preservação Cultural (CPC) promoverá neste domingo (12), às 11 horas, o Concerto de Flautas, Fagotes e Cellos, tocado pela Banda Sinfônica do Exército. A apresentação é parte do programa Música na Yayá, iniciado no segundo semestre do ano passado. Dentre as obras apresentadas estão Todo Sentimento, de Vinícius de Moraes, e Fagote, de Mozart.

O evento, aberto e gratuito, acontecerá na Casa da Dona Yayá, na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562, ou no site www.usp.br/cpc


V Semana do Audiovisual no Cinusp
A partir da próxima segunda (13) o Cinusp exibirá os filmes da V Semana do Audiovisual, organizada por alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da USP. Os filmes selecionados representam a variedade da produção brasileira. Segue a programação para as sessões das 16 horas (não haverá, para essa mostra, as sessões das 19 horas):

13/09: Demência (Brasil, 1985), direção de Carlos Reichenbach.
14/09: Gaijin - Caminhos da Liberdade (Brasil, 1988), direção de Tizuka Yamasaki, seguido de debate com a diretora.
15/09: Narradores de Javé (Brasil, 2003), direção de Eliane Caffé.
16/09: Babilônia 2000 (Brasil, 2000), direção de Eduardo Coutinho.
17/09: Viva Voz (Brasil, 2004), direção de Paulo Morelli.

O Cinusp está localizado na R. do Anfiteatro, 181, Colméia, Favos 4/37, Cidade Universitária. As sessões são gratuitas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540


Quinteto em Cinco apresenta-se no Museu Paulista
O conjunto de choro Quinteto em Cinco se apresentará neste domingo (12), às 16h30, no Salão de Honra do Museu Paulista da USP (do Ipiranga). A apresentação, aberta e gratuita, é parte da série Música no Museu, coordenada pelo Instituto de Artes da Unesp e pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O Quinteto em Cinco foi formado em 2003 por alunos do Instituto de Artes da Unesp e apresenta um variado repertório de choro. Dentre as canções apresentadas pelo grupo estarão Um a Zero, de Pixinguinha, e Gaúcho, de Chiquinha Gonzaga.

O Museu Paulista localiza-se no Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000, no Museu Paulista




Quadro de Avisos

Cerimônia de posse na FCF
Será realizada no dia 13 de setembro a cerimônia de posse da professora Marilene De Vuono Camargo Penteado na função de vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

A cerimônia, que é restrita aos convidados, acontecerá às 17h30 no anfiteatro Paulo Carvalho Ferreira, da FCF, na Av. Professor Lineu Prestes, 580, bloco 13A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677




Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Doutorado

Publicidade sem fronteiras: uma visão intercultural sobre a criação nos filmes publicitários Brasil e França. Rosemeire Ferreira da Silva. Dia 13, às 9 horas.

Motivação no trabalho e clima organizacional: estudo nas bibliotecas universitárias brasileiras e colombianas. Nora Alicia Delgado Torres. Dia 16, às 12 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Um amplificador de potência para radiofreqüência em Tecnologia CMOS. Rodrigo Alberto Llorente Triana. Dia 13, às 9 horas.

Planejamento da manutenção com enfoque logístico. José Renato Girão Pellon. Dia 14, às 10 horas.

Doutorado

Raios de espalhamento do óleo em meio aquático - Simulações e cálculos. Luiz Alexandre Garcia Aleixo. Dia 10, às 14 horas.

Análise crítica e proposições metodológicas para avaliação dos custos marginais de expansão de redes de distribuição elétrica. Alden Uehara Antunes. Dia 13, às 9 horas.

Referencial altímetro para a bacia do rio Amazonas. Ilce de Oliveira Campos. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Educação

Mestrado

Teatro educação no Brasil: uma contribuição historiográfica. Fabio Nogueira de Matos Martins. Dia 14, às 14h30.

Doutorado

Financiamento da educação - o FUNDEF na educação do Estado do Paraná - feitos e fetiches. Rosana Maria Oliveira Gemaque. Dia 13, às 12 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br