São Paulo, 14/09/2004 - Boletim nº1485
clonagem
FZEA produz seu primeiro
clone: Independência

A bezerra é resultado das pesquisas em
clonagem feitas na USP de Pirassununga.
Outros 16 clones, em processo de gestação,
deverão nascer até julho de 2005
leia...
ICMC realiza seminário
sobre TV Digital
FMRP ganha prêmio com
educação à distância

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

USP de Pirassununga é a quarta instituição brasileira a produzir clones bovinos

Tadeu Breda

Uma bezerra saudável chamada Independência é o primeiro clone bovino produzido pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga. O animal nasceu no dia 9 de setembro (dia do veterinário), fruto da manipulação dos genes de uma vaca raça nelore de alto padrão.

"O que fizemos foi retirar o material genético do óvulo de vacas abatidas em frigorífico e substituí-lo pelo núcleo de uma célula somática oriunda da pele do animal a ser clonado", explica o professor Flávio Vieira Meirelles, coordenador do Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD) da FZEA. "Depois, através de eletrodos, aplicamos um choque de baixa intensidade para fundir as membranas das células e reconstituir o embrião." Segundo o professor, a técnica utilizada foi semelhante à que deu origem à ovelha Dolly, clonada por pesquisadores do Reino Unido, em 1997.

O trabalho que deu origem à bezerra Independência - assim chamada por ter nascido numa fazenda chamada Ipiranga, durante a Semana da Pátria - iniciou-se no segundo semestre de 2003. "Em setembro começamos a organizar o laboratório para as primeiras transferências de núcleo", conta Meirelles. "Mas foi somente em dezembro que dois embriões conseguiram se formar." Os zigotos foram então injetados num animal receptor, como numa gravidez de aluguel. No entanto, um deles sofreu aborto aos 120 dias de gestação, restando apenas o embrião que deu origem à Independência, na última quinta-feira.

O pesquisador afirma que o clone bovino produzido em Pirassununga não é o primeiro a nascer no país. A Unesp de Jaboticabal, a Universidade de Brasília e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da própria USP já conseguiram realizar procedimentos como esse. "No entanto, o sucesso do nosso trabalho mostra que mais um laboratório brasileiro tem autonomia, 'independência', nesse tipo de manipulação genética", reconhece Meirelles, referindo-se ao nome da bezerra.

Problemas
Assim como a ovelha Dolly, que apresentou problemas relacionados ao envelhecimento precoce e não conseguiu reproduzir-se normalmente, o pesquisador reconhece que Independência pode ter sua saúde debilitada pelo fato de ser um clone. "Para diagnosticar qualquer tipo de problema que possa existir, iremos acompanhar a vaca durante todo o seu crescimento. No entanto, pesquisas anteriores feitas no exterior revelam que, se nenhuma irregularidade na saúde do animal for observada nos primeiros 30 dias de vida, ele possivelmente terá um desenvolvimento normal", esclarece Meirelles.

Por ser um nelore de alto padrão genético, Independência será utilizada comercialmente como reprodutora pelo laboratório Vitrogen, que, juntamente com a Fapesp, apoiou a pesquisa da FZEA. "Até o momento, temos outras 16 gestações em andamento. Os bezerros devem nascer no máximo até julho de 2005", revela Meirelles. "Se tudo ocorrer normalmente, o próximo clone nascerá entre dezembro e janeiro próximos."

Mais informações: (0XX19) 3565-4162 ou 3565-4112

imagem: Agência Agro Design





Cursos e Palestras

ICMC realiza seminário sobre TV digital
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos realizará, nesta quarta-feira (15), às 14 horas, o seminário Televisão Digital e Televisão Interativa: padrões, tecnologias e perspectivas, a ser proferido pelo professor Rudinei Goularte.

O seminário, aberto e gratuito, abordará como a evolução da tecnologia digital vem ocorrendo no Brasil e no exterior, os padrões e tecnologias utilizados, quais poderiam ser utilizados e quais as perspectivas para o futuro da TV digital.

O evento acontecerá no Auditório Professor Luiz Antonio Fávaro, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146


Palestras com Catherine Monbeig e Angel Navarro na ECA
O Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) promove no dia 20 de setembro duas palestras com convidados internacionais.

Às 14 horas, a professora Catherine Monbeig Goguel falará sobre Francesco Salviati (1510 - 1563) e a Bella Maniera ou a excelência do desenho, com projeção de slides e tradução simultânea. A palestrante, especialista em desenho italiano dos séculos XVI e XVIII, é pesquisadora na Universidade de Paris e trabalha no museu do Louvre.

Às 16h30, o professor Angel M. Navarro ministrará a palestra Holandeses em Roma: Caravagistas e Bomboccianti. Navarro, professor do Instituto de Teoria e História da Arte Julio E. Payró da Universidade de Buenos Aires, é especialista em pintura holandesa e flamenga, desenhos italianos e na arte européia dos séculos XV e XVIII.

As palestras, abertas e gratuitas, acontecerão no Auditório Lupe Cotrim, Prédio Central da ECA, na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068, na Assessoria de Comunicação da ECA-USP


Ciclo de Palestras no IP
Começou nessa segunda-feira (13) o ciclo de palestras do Laboratório Psicanálise e Sociedade, sob coordenação da professora Miriam Debieux Rosa, do Instituto de Psicologia (IP) da USP. As palestras acontecem no Departamento de Psicologia Clínica do IP, sala 13, Bloco F, das 13 às 15 horas.Veja a programação:

Dia 20/09: A violência em busca de um lugar seguro: o sujeito imaculado na cidade privatizada, proferida pelo professor Paulo Endo, do Laboratório Psicanálise e Sociedade (USP). Pesquisador CEBRAP/CAPES.

Dia 4/10: A história e a cultura na clínica dos migrantes, Dra. Taeco Toma Carignato, pesquisadora do Laboratório Psicanálise e Sociedade (USP),

Dia 8/10: Psicopatologia da adolescência e clínica do laço social, professora Maria Cristina Poli, professora da Faculdade de Psicologia e Programa de Pós-graduação da PUCRS

Mais informações: (0XX11) 3091-4302, (0XX11) 3091-4178


Palestras abertas no ICB
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá, como parte da disciplina Seminários Gerais em Fisiologia e Biofísica, as seguintes palestras:

16 de setembro: Regulação pós-transcrional da expressão gênica do hormônio do crescimento (GH) por hormônio tireoideano. Maria Tereza Nunes (Professora Associada do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP - Laboratório de Fisiologia Endócrina: Regulação Hormonal e Expressão Gênica)

23 de setembro: Função das enzimas antioxidantes na ativação do NF-kB por citocinas em células ß pancreáticas - RINm5F. Anna Karenina Azevedo Martins (pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Celular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP)

30 de setembro: Interações entre ácidos graxos e membranas. Fernando Abdulkader (doutorando do Laboratório de Bicamadas Lipídicas do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP)

As palestras, gratuitas e abertas ao público, serão realizadas das 12h30 às 14 horas, na sala 321 do terceiro andar do ICB (Av. Professor Lineu Prestes, 2415, Edifício I, Cidade Universitária, São Paulo). Não é necessário inscrever-se previamente.

Mais informações: (0XX11) 3091-7239, no Departamento de Fisiologia e Biofísica


EESC promove palestra sobre educação ambiental
A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE), responsável pelo programa USP Recicla, e o Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia da USP São Carlos (EESC) promoverão, nesta quarta-feira (15), às 8h30, a palestra Política, Participação e Autonomia em Educação Ambiental, com o professor Fábio Cascino, do Centro de Educação Ambiental (CEA).

O evento é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente. A palestra será realizada no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), na Rua 9 de julho, 1227, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772, ou e-mail angelina@cdcc.sc.usp.br


LABI retoma seminários
Na quarta-feira (15) o Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI) do Instituto de Psicologia dá continuidade a sua programação de seminários sobre os mecanismos culturais que determinam e são determinados pelos indivíduos e sobre como ocorre a negociação cultural.

O seminário é gratuito e os interessados podem retirar os textos da bibliografia no LABI com Bia Abramo, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 399 -travessa 4, Bloco 17. Todos os seminários têm início às 14h30. Para se inscrever, basta enviar por email a ficha que se encontra no site http://www.imaginario.com.br/agend/2004/seg_sem.shtml.

Mais informações: (0XX11) 3091-4386, (0XX11) 3091-4918 com Bia Albano, ou site www.imaginario.com.br




Agenda Cultural

Peça gratuita na ECA
Estará em cartaz, do dia 18 de setembro ao dia 10 de outubro, no teatro laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a peça Quando Meu Príncipe Chegar..., de Rafael Truffaut e organizada pelo Grupo Teatro de Auto-Ajuda.

Com 50 minutos de duração, o espetáculo é baseado nas obras A Voz Humana e O Belo Indiferente de Jean Cocteau e conta a história de uma mulher que se despede de seu amante por telefone e, para aliviar a dor, ouve no rádio uma novela sobre uma outra mulher com uma história parecida com a sua.

A entrada é gratuita. A peça é exibida aos sábados, às 20 horas, e aos domingos, às 19 horas.

O treatro laboratório da ECA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 908, sala 25, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-4132 / 3091-4134, na Escola de Artes Dramáticas


IEB apresenta material inédito de Mário de Andrade
Nesta terça-feira (14), às 17 horas, o grupo Cachuera abre a exposição Coleção Mário de Andrade: Religião e Magia, Música e Dança, Cotidiano no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

A mostra, de curadoria de Marta Rossetti Batista, revela material inédito colecionado por Mário de Andrade: o conjunto de peças que o escritor colheu entre 1919 e 1945, ao longo de seus estudos sobre a cultura brasileira.

A exposição, aberta e gratuita, vai até o dia 25 de janeiro de 2005, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas. O IEB fica na Av. Professor Mello Mores, travessa 8, 140, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3199, fax (0XX11) 3091-3143, ou e-mail difusieb@edu.usp.br


Observação do céu em Ribeirão Preto
O Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador (L@ife), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP preparou o tema Observação do céu com binóculos e pequenos telescópios para o encontro de quinta-feira (15), às 18 horas, do Café com Astronomia.

Nessa reunião estarão presentes Jorge Mejía Cabeza, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e André Luiz Fatobene, estudante de Química, bolsista do projeto Café com Astronomia, de divulgação desta ciência e também da Astrofísica e das Ciências Espaciais.

Os encontros são quinzenais e gratuitos. Quando o tempo permite, são feitas observações do céu a olho nu, com binóculos e telescópios. As reuniões acontecem no Anfiteatro "André Jacquemin", Bloco H, na Avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602.3845 ou e-mail cafeastronomico@yahoo.com.br




Publicações

Livro aborda a formação da criança no ambiente urbano
Cláudia Oliveira, arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU) da USP e doutora em Planejamento Urbano pela mesma instituição, lançou o livro Ambiente Urbano e a Formação da Criança (ed. Aleph, 224 págs, R$ 42,00).

O livro aborda os efeitos da configuração urbana sobre as crianças, a perda da dimensão do espaço público como lugar de brincadeiras, convivência e aceitação, a restrição de suas atividades a espaços fechados, supostamente mais homogêneos e seguros.

Mais informações: (0XX11) 3743-3202, na Editora Aleph


FMRP conta sua história
Na quinta-feira (16), às 17 horas, será lançado o livro A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP: Primeiros tempos, através dos documentos e pela voz de seus construtores (Ed. Funpec, R$ 60,00 e R$ 40,00 para alunos, 319 págs.), de autoria dos historiadores José Eduardo Marques Mauro e Arlinda Rocha Nogueira Reale, com prefácio do professor Miguel Reale, reitor da USP na época da inauguração da FMRP.

Além da documentação oficial, inclusive noticiário de imprensa, a publicação foi escrita com base em depoimentos de funcionários, professores e alunos, testemunhas oculares ou protagonistas do processo de nascimento da Unidade.

O lançamento será no Anfiteatro da Bioquímica, do Prédio Central da FMRP, na Avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 602-3372




Quadro de Avisos

FMRP ganha prêmio com educação à distância
O trabalho Pesquisa e Aprendizagem no Ensino de Políticas e Gestão de Saúde recebeu o Prêmio ABED/Embratel 2004. Baseado na disciplina Organização e Administração em Saúde, de responsabilidade do professor Juan Stuardo Yazlle Rocha, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), o curso foi considerado um exemplo bem sucedido de educação à distância.

Desde 2000 é utilizado pelo professor o software canadense Web-CT, ambiente educacional que possibilita a publicação de aulas virtuais e a interatividade de alunos e professores com ferramentas específicas e links de interesse.

O Prêmio foi entregue durante o 11º Congresso Internacional de Educação à Distância, em Salvador, na primeira semana deste mês.

Mais informações: no site www.abed.org.br/congresso2004




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Estudo teórico sobre perfis formados a frio em situação de incêndio. Cristiane Lopes Mendes Dia 15, às 13 horas.

Avaliação da Adsorção de Compostos Orgânicos por Filmes Finos Metálicos. Alexsander Tressino de Carvalho. Dia 14, às 10 horas.

Avaliação do panorama atual da prática da coleta seletiva e da logística reversa em cidades brasileiras. Andrea Helena de Castro Dia 15, às 10 horas.

Visão crítica da gestão de rodovias. Setembrino Furlanetto Dalmolin Dia 16, às 14 horas.

Avaliação de conflitos de usos múltiplos da água na bacia hidrográfica do rio Jaguari-SP, através de simulação computacional. Carlos Roberto Ruchiga Corrêa Filho. Dia 17, às 8h30.

Doutorado

Pivatização e descentralização do setor elétrico nacional frente à política ambiental brasileira: uma abordagem solciológica do caso das PCHs. Patricia Aparecida Pereira Souza. Dia 16, às 8h30.

Análise do modelo para gestão de materiais e compras de itens para manutenção e reparo em uma empresa do setor agroindustrial. Marcio Henrique Urban. Dia 17 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Atividade biológica de uma nova formulação de anfotericina B solubilizada em nanofragmentos catiônicos de bicamada de brometo de dioctadecildimetilamônio. Nilton Erbet Lincopan Huenuman. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Instituto de Psicologia

Doutorado

Estímulo discriminativo do ambiente natural no controle da auto-fala para melhorar o rendimento no esporte. Cristiana Tieppo Scala. Dia 17, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Nutrição Humana Aplicada

Doutorado

Elaboração de uma dieta enteral otimizada para o ferro dialisado através da aplicação de um modelo de superfície de resposta. Luciana Bueno. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br