São Paulo, 15/09/2004 - Boletim nº 1486
comportamento
Tribos urbanas são tema de
pesquisas na FFLCH

Alunos de graduação e mestrado mapearam
dez tribos de jovens paulistanos. O estudo
dará origem ao livro Jovens na Metrópole,
previsto para sair até o fim deste ano
leia...
Curso aborda as formas
de moradia em São Paulo
Na Psicologia, tarde de autógrafos
do livro Homens invisíveis

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Cultura jovem é analisada por núcleo da Antropologia

Yara Camargo

Alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP reuniram dados sobre dez tribos urbanas. O mapeamento sobre a cultura do jovem urbano se transformará no livro Jovens na Metrópole, previsto para o final deste ano. Ao todo, 15 estudantes dos cursos de graduação e mestrado participam da iniciativa.

As primeiras pesquisas começaram em 2001, mas "a idéia de transformá-las em livro surgiu há um ano, quando percebi que os trabalhos desses alunos seguiam a mesma linha", diz o professor José Guilherme Cantor Magnani orientador do projeto. O estudo realizado pelo grupo NAU Jovem, do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU), será uma continuação do livro Na Metrópole, produzido pelo mesmo núcleo. "Jovens na Metrópole é um recorte da primeira publicação, com o enfoque específico na música e no estilo de vida do universo jovem", explica Magnani.

Durante um ano, o grupo fez reuniões semanais para apresentar e discutir os dados coletados. Agora, o livro está em processo de finalização, passando pela revisão dos textos, "falta só encontrar uma editora", comenta Magnani. A obra também contará com a participação do antropólogo Hermano Viana, que escreverá o prefácio.

Cultura Jovem
Segundo Magnani, explicar e entender como o jovem se insere na paisagem urbana, sua contribuição para a construção da cidade e suas relações de troca entre ele e o meio, é o objetivo principal dessa pesquisa. "Não pretendíamos fazer um levantamento estatístico, mas entender qual é a relação que os jovens têm com a metrópole", afirma o professor. O grupo formado por pixadores é um exemplo claro dessa relação. "Eles andam por toda a cidade e se apropriam dela pra deixar uma marca" diz.

As tribos mapeadas pelo grupo de pesquisadores foram: Straight Edge, Pixadores, Freqüentadores do Forró Universitário, Instrumentistas, Freqüentadores da Vila Olímpia, Freqüentadores de Raves, Circuito Black, Japoneses que fazem Street dance, Góticos e A cena do rock em São Carlos (único grupo de fora da cidade de São Paulo).

Todas elas são formadas por jovens de 15 a 29 anos. Peças de vestuário, música e visões políticas são alguns dos fatores que criam um código capaz de informar em qual grupo o jovem se insere. Os Straight Edge, por exemplo, integram um segmento da cena punk e usam um "X" preto tatuado na mão. Essa figura simboliza a forma de vida adotada por eles, que não usam qualquer tipo de droga e não consomem produtos derivados de animais. Em festas dos EUA, menores de idade são identificados com um "X", para impedi-los de comprar bebidas alcoólicas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3718 ou jmagnani@usp.br




Cursos e Palestras

CPC realiza curso sobre as formas de moradia em São Paulo
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP realizará, de 7 de outubro a 25 de novembro, o curso Habitação em São Paulo: História dos Espaços e Formas de Morar, ministrado pelo professor Paulo César Garcez Martins, doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor do Museu Paulista (do Ipiranga) da USP.

Este curso tem como objetivo possibilitar uma abordagem histórica inicial sobre as diversas formas de moradia em São Paulo existentes a partir do Período Colonial, tanto quanto a sua configuração espacial e plástica, quanto às práticas sócio-culturais que organizaram o uso do ambiente doméstico. Abaixo, segue a programação:

Dia 7/10 - Habitação em São Paulo nos séculos XVI, XVII e XVIII: as moradias urbanas e as primeiras casas chamadas "bandeiristas".

Dia 14/10 - Habitação em São Paulo no século XVIII e nas décadas iniciais do século XIX: os grandes sobrados e ainda as casas "bandeiristas".

Dia 21/10 - Habitação popular no século XIX: das casas térreas aos cortiços.

Dia 28/10 - As moradias sob a europeização: dos sobrados neoclássicos do Império aos palacetes da Belle Époque.

Dia 4/11 - As vilas operárias e vontade de padronizar o viver doméstico.

Dia 11/11 - As casas térreas e os pequenos sobrados geminados: auto-construção e imóveis para aluguel.

Dia 16/11 - Os prédios de apartamentos: novas moradias para as elites e para os setores médios.

Dia 25/11 - Os blocos habitacionais como solução para moradia popular: dos institutos de previdência aos empreendimentos governamentais.

As aulas serão ministradas sempre às quintas-feiras, das 19 às 21 horas. As inscrições devem ser feitas, das 8h30 às 17 horas, na sede do CPC (Casa da Dona Yayá - R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo), mediante preenchimento de ficha e pagamento da taxa de R$ 100,00. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento total das vagas (50). Serão entregues certificados aos participantes com freqüência superior a 85%.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562, ou e-mail cpcpublic@usp.br


Seminário na FCFRP aborda o papel do óxido nítrico em infecções

O professor Fernando Cunha Queiroz, docente titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) ministrará nesta quarta (15), às 16 horas, o seminário Papel paradoxal do óxido nítrico em infecções.

O evento, promovido pela Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP), é parte do programa de Seminários em Estresse Oxidativo e Óxido Nítrico.

O seminário será realizado no salão nobre da FCFRP, na Av. do Café, s/nº Salão Nobre, Ribeirão Preto. Serão concedidos certificados aos participantes e não é necessário inscrever-se previamente.

Mais informações: (0XX16) 602-4213, ou e-mail pesquisa@fcfrp.usp.br.


Prorrogadas as inscrições para curso de divulgação científica
Até o dia 24 de setembro é possível se inscrever para o curso de redação Leitura e Escritura da Divulgação Científica, realizado pelo Núcleo José Reis de Divulgação Ciêntífica (NJR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O curso será iniciado em 27 de setembro e encerrado em 20 de dezembro. As aulas serão ministradas pelo jornalista e escritor Mauro Celso Destácio e pelo lingüista e historiador Renato Pignatari, sempre às segundas-feiras, das 14h30 às 18h30.

O curso abordará tópicos relacionados a divulgação e jornalismo científicos, teoria da comunicação, estilística e lingüística e filosofia. Os conhecimentos adquiridos serão aplicados na produção de textos de divulgação da ciência e tecnologia.

Para se inscrever é necessário entregar ao NJR: 1) ficha de inscrição (presente no site www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso/redacao); 2) cópia do CIC, RG, do histórico escolar ou diploma de curso de graduação reconhecido (frente e verso), em qualquer área do conhecimento; 3) curriculum vitae; 4) uma carta de intenções expondo os motivos pelos quais o candidato pretende ingressar no curso.

As inscrições podem ser feitas na sede do NJR, na ECA/USP (endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo), por correio ou por e-mail (nucleojosereis@eca.usp.br).

Há uma taxa de vinte reais para inscrição. A mensalidade é de R$ 150,00, com desconto para os que pagarem em uma ou duas vezes e para alunos e ex-alunos formados do Curso de Especialização do NJR. As vagas são limitadas (30) e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 3091-4270




Agenda Cultural

Denise Milan inaugura exposição no MAC-USP
A artista plástica Denise Milan inaugura no dia 23, às 19 horas, sua exposição U Ura Muta Uê, com curadoria de Ana Mae Barbosa, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A mostra apresentará maquetes, cerâmicas, desenhos, vídeos e gravuras digitais que reproduzem as peças arqueológicas e os desenhos do imaginário amazônico. Em trabalhos anteriores, Denise Milan buscou reconstituir, em esculturas de argila, a arte rupestre dos índios Marajoara e as representações imagéticas da tribo U Ura Muta Uê. Também haverá, a partir do dia 28, uma série de eventos concebidos em torno do trabalho U Ura Muta Uê. Veja a programação:

Dia 28 de setembro - Apresentação da veste da PajÉartista e outras vestes da Tribo de U Ura Muta Uê ambientadas a partir das 14 horas na Safira Sedas (Al. Gabriel Monteiro da Silva, 348, São Paulo).

Dia 7 de outubro - Palestra Signos do Imaginário Marajoara recodificados por Denise Milan às 14 horas no Centro Universitário Belas Artes (Rua Álvaro Alvim 101, Vila Mariana, São Paulo).

Dia 20 de outubro - Palestra U Ura Muta Uê e as suas múltiplas versões, às 14h30 no auditório do MAC-USP.

Dia 30 de novembro - Abertura da Exposição U Ura Muta Uê II ou Caligrafia da Alma Amazônica no Laboratório das Artes na Casa das Onze Janelas, Belém.

Performance na escultura de U Ura Muta Uê "Ciranda dos Ossos" no aterro do Forte do Presépio, Belém.

O MAC fica na na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo, e funciona de terça a sexta das 10 às 19 horas, e aos sábados e domingos das 10 às 16 horas. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3033, com Alessandra, ou (0XX11) 3091-3039 / 3284-0504.


FCF promove XVI Salão de Artes

Entre os dias 20 e 24 acontece o XVI Salão de Artes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Das 9 às 19 horas, os visitantes poderão apreciar pinturas, esculturas, poesias, fotografias e artesanato de 13 expositores. A abertura será na segunda-feira (20), às 12 horas, e o evento é gratuito.

O Salão acontece na Av. Prof. Lineu Prestes, 580 - Bloco 13 A, Sala 2, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677


Intervalos Musicais na IX Semana de Artes da FCF
De 20 a 24 de setembro acontecem os Intervalos Musicais na IX Semana de Artes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O evento, gratuito e aberto ao público, se realizará no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos, no Bloco 13 A da FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo). Confira a programação:

Dia 20/09 - Segunda-feira
12h30 - Banda The Umbrellas (Blues, Funk, Rock)

Dia 21/09 - Terça-feira
12h30 - Banda Jamsession (Blues)

Dia 22/09 - Quarta-feira
12h30 - Coral da Poli (Música Brasileira) - Regente: Lucymara Apostólico
12h50 - Grupo Finance Music (Música Popular / Violão e Voz)

Dia 23/09 - Quinta-feira
12h30 - Coral Yapapá (Diversos) - Regente: Lucymara Apostólico
12h45 - Rodrigo Gonçalves dos Reis (Violão de Voz / MPB, Rock)

Dia 24/09 - Sexta-feira
12h30 - Coral Encant'hus (Música Brasileira) - Regente: Elisséia Claudia V. Duarte
13h - Coral Fina Flôr - (Música Brasileira / Vozes Femininas) - Regente: Nenê Cintra

Mais informações: (0XX11) 3091-3677


Música, teatro e atividades educativas na ESALQ

A partir do dia 20 acontecem a 9ª Semana Cultural da USP e 14ª Semana de Arte e Cultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da USP em Piracicaba. Fazem parte da programação música, teatro, exposições, ações sociais e atividades educativas. Confira:

Dia 20, às 12 horas: Apresentação de música brasileira com Zé Rui & Israel Laurindo, em frente ao Centro de Vivência da ESALQ (Av. Pádua Dias, 11 / 151, Piracicaba).

Dia 21, às 13 horas: Dia da Árvore, com participação dos alunos da Escola Estadual Prof. José de Mello Moraes e apresentação do Coral Luiz de Queiroz no Campus Luiz de Queiroz.

Dia 23, das 9 às 11 horas: Brincando com Ciência no Centro de Vivência.

Dia 22, às 12h30: espetáculo teatral Margareth, baseado em duas crônicas de Luiz Fernando Veríssimo, A decadência do ocidente e Fomes, no Centro de Vivência.

Dia 22, às 20 horas: Dia do Alerta ao uso do Álcool & Drogas com CV Cultural - Violão e Voz - no Centro de Vivência.

Dia 29, às 19h30: abertura da exposição O museu e suas obras, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Av. Independência, 277, Piracicaba), onde permanece até o dia 15 de outubro.

Dia 29, às 20 horas: apresentação do espetáculo Forróbodó, uma burleta de costumes com letra de Carlos Bettencourt e Luiz Peixoto e música de Chiquinha Gonzaga, no Teatro Municipal da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo), com reapresentação no dia 5 de outubro, às 15 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392, na Seção de Atividades Culturais.




Publicações

Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social
Na terça-feira (21), a partir das 12 horas, o pesquisador Fernando Braga da Costa recebe o público para um bate-papo e tarde de autógrafos do seu livro HOMENS INVISÍVEIS: relatos de uma humilhação social (Editora Globo, 256 págs., R$ 32)., na Biblioteca do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Seu livro é resultado da dissertação de mestrado defendida em 2002 no IP em que mostra a invisibilidade pública, ou seja, a indiferença com que são encaradas as pessoas que trabalham em atividades consideradas subalternas. Para escrever sua dissertação, Fernando trabalhou como gari na USP.

A Biblioteca do IP fica na Av. Professor Mello Moraes, 1721 - Bloco C, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4391




Quadro de Avisos

Frente discute aplicação de verbas em Telemedicina
Continua nesta quarta-feira (15), em Brasília, o debate para a criação de proposta de uso dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). No III Encontro da Frente Pró-FUSP, que reúne representantes de universidades e de áreas governamentais e tecnológicas, serão apresentadas propostas de melhoria da assistência e educação médica no país.

O objetivo da Frente Pró-FUST é discutir a aplicação dos recursos do fundo, que hoje atingem 3,2 bilhões de reais. O FUST, constituído por receitas das operadoras de telefonia, TV por assinatura e outros serviços de telecomunicações, foi criado em 2000 pelo governo federal para melhorar e expandir o uso das telecomunicações no país, com ênfase em programas voltados para a saúde, educação e segurança pública. No entanto, esta verba ainda não foi utilizada.

Os professores György Miklós Böhm (presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde) e Chão Lung Wen (coordenador da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP) defendem a alocação de recursos tecnológicos de informática e telecomunicações para a área médica. Segundo eles, o desenvolvimento de ferramentas e projetos em educação a distância são capazes de reduzir as desigualdades regionais e democratizar o acesso à saúde.

Mais informações: (0XX11) 3066-7495 / 9603-3343, com Vanessa Haddad, ou pelo e-mail vanessa@telemedicina.fm.usp.br


Diretor da Poli recebe título de Cidadão Paulistano

O professor Vahan Agopyan, diretor da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo, receberá no próximo dia 21 o título de Cidadão Paulistano. A solenidade acontecerá a partir das 19h30 no Palácio Anchieta (sede do Poder Legislativo Municipal), no Viaduto Jacareí, 100, São Paulo. O prêmio é concedido àqueles que prestaram serviços relevantes à comunidade paulistana.

Agopyan é engenheiro civil formado pela Poli e, além de Diretor da mesma Escola, é Conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), como representante da universidade e Presidente dos Conselhos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP.

A solenidade terá a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, dirigentes da USP, docentes, pesquisadores, amigos e admiradores do professor.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295, na Assessoria de Imprensa da Poli




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Ensaios não convecionais para determinação da tenacidade à fratura em rochas: análise e comparação. Humberto Ivan Pehovaz alvarez. Dia 17, às 14 horas.

Remoção de biomassa algal e avaliação do método elisa para determinação da concentração de microcistina em ensaios de coagulação, sedimentação e adsorção realizados com água proveniente de reservatório eutrofizado. Luciana Pallone Hespanholo Ferreira. Dia 17, às 14 horas.

Doutorado

Diretrizes de planejamento estratégico de uso e ocupação do solo urbano para Portos Secos. Evandro Cardoso dos Santos. Dia 17, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Sistema de Suporte à Decisão Espacial para a Escolha de Locais e Dimensionamento de Reservatórios. Dejanyne Paiva Zamprogno. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação dos efeitos do pneumotórax unilateral de baixa pressão induzido em eqüinos. Thaís Sodré de Lima Machado. Dia 20, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 3091-1351


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Operadores em subespaços de Banach hereditariamente indecomponível. Robson Rodrigues da Silva. Dia 20, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação dos efeitos do pneumotórax unilateral de baixa pressão induzido em eqüinos. Thaís Sodré de Lima Machado. Dia 20, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 3091-1351


Instituto de Psicologia

Mestrado

Sócio, trabalhador, pessoa: negociações de entendimentos na construção cotidiana da autogestão de uma cooperativa industrial. Egeu Gomez Esteves. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br