São Paulo, 20/09/2004 - Boletim nº1489
saúde
Hidratação constante melhora
desempenho de jogadores de futebol

Estudo revela que ingestão de bebidas
com carboidratos, durante os jogos,
também diminui a queda de rendimento
dos atletas causada pela desidratação
leia...
Tecnologia da informação
ajuda professores e alunos
Debates Olímpicos discute
desempenho brasileiro em Atenas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Trabalho de hidratação deve ser realizado desde categorias de base para acostumar jogadores

Júlio Bernardes

A hidratação constante com água e bebidas isotônicas durante os jogos de futebol diminui os efeitos da desidratação e pode melhorar o desempenho dos atletas, aponta estudo da nutricionista Isabela Guerra. Mas para obter resultados, ela ressalta que não basta oferecer líquidos nas partidas. "Os atletas devem ser acostumados à ingestão desde os treinos, num trabalho que deve começar nas categorias de base", afirma.

Isabela analisou 20 jogadores de equipes do Exército no Rio de Janeiro, durante três partidas. Os atletas, com idade em torno dos 25 anos, foram divididos em três grupos. "O primeiro recebia 150 mililitros de bebida com carboidrato a cada 15 minutos e o segundo um placebo, ou seja, um líquido sem carboidrato mas com sabor e cor semelhantes", relata. "Para controle, um terceiro grupo não era hidratado durante o jogo, mas todos os atletas ingeriam 500 mililitros de água antes dos jogos e 300 durante o intervalo". As conclusões da pesquisa estão em tese de doutorado apresentada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Segundo a nutricionista, os jogadores que ingeriram a bebida com carboidratos tiveram menor queda de desempenho do primeiro para o segundo tempo dos jogos, mas em nenhum dos grupos a ingestão de líquido foi suficiente para evitar a desidratação. "Os efeitos foram apenas minimizados, em jogos com temperatura média de 30 graus", observa. "Os jogadores que tomaram líquidos regularmente foram menos afetados, mas a perda de líquido chegou a 2% do peso corporal, o que caracteriza uma desidratação moderada".

Desempenho
Para estudar os efeitos da desidratação, a nutricionista avaliou variáveis como a densidade da urina e a perda de peso corporal dos atletas, entre outras."Em todos os jogadores analisados, a densidade de urina média foi de 1,021 o que aponta um grau moderado de desidratação", diz. "A perda de peso também foi considerável, mas não houve alterações na freqüência cardíaca nem nas concentrações de hematrócitos no sangue".

Segundo Isabela Guerra, o ideal seria a ingestão de até 300 mililitros de líquidos durante as partidas, em intervalos regulares. "Outros estudos com atletas que ingeriram este volume de líquido mostram que a aceitabilidade foi baixa, porque eles não estavam acostumados com a ingestão no período das partidas", aponta. "O hábito deve ser introduzido desde os treinamentos".

A nutricionista ressalta que a hidratação é necessária pelo fato de a água ser um nutriente indispensável ao corpo humano. "Sem carboidrato, o atleta pode ter, no máximo, uma queda de desempenho, mas a falta de água pode colocar sua vida em risco", explica. "Treinadores e preparadores físicos podem posicionar garrafas de líquido em pontos estratégicos na beira do gramado, para consumo durante as interrupções do jogo, além de conscientizarem os jogadores sobre a importância da hidratação".

Mais informações: (0XX11) 5041-2797, com Isabela Guerra



Evento apresenta programas de computador para atividades didáticas

Júlio Bernardes

Nove programas de computador criados por professores da USP para auxiliar na organização de aulas, cursos e atividades didáticas serão apresentados no 1º Workshop USP de Tecnologia da Informação para Apoio ao Ensino. Durante o evento, que acontece no dia 21 de setembro, das 8h30 às 17h30, os softwares serão demonstrados pelos próprios criadores e colocados à disposição dos professores interessados.

O professor Paulo César Masiero, presidente da Comissão Central de Informática (CCI) da USP, explica que o evento é direcionado aos professores da Universidade. "Serão apresentados projetos desenvolvidos em várias unidades, com explicações sobre o uso e aplicações dos softwares", relata. "Haverá um espaço para demonstrações dos sistemas e equipamentos".

Entre os softwares que serão apresentados no workshop, Masiero destaca o programa para cursos on line desenvolvido pela equipe da professora Regina Melo Silveira, no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica (Poli) da USP. "Trata-se de uma ferramenta que auxilia na disponibilização do conteúdo de aulas na internet", aponta.

O professor Paulo César também ressalta os projetos de telemedicina desenvolvidos na Faculdade de Medicina (FM) pelo professor Gyorgy Bohm, como o Cyberambulatório e o Homem Virtual. "Os alunos podem fazer exercícios pelo computador, além de ter acesso a imagens e informações médicas", diz

Videoconferência
O professor Edson dos Santos Moreira, diretor do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP fará uma exposição no evento sobre infra-estrutura e serviços de videoconferência na USP. "O CCE presta apoio à atividade por meio do Estúdio Multimeios e existem salas específicas instaladas em todos os campi da USP na capital e no interior", diz Masiero. "É possível realizar conferências com várias salas interagindo ao mesmo tempo."

Masiero relata que os softwares demonstrados no evento estão disponíveis gratuitamente para os professores da USP no CCE. O workshop será realizado no Auditório FEA-5, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, na Av. Professor. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas no site da CCI, no endereço http://www.usp.br/cci.

Mais informações: (0XX11) 3091-6359




Cursos e Palestras

Debates Olímpicos na EEFE começam segunda
A partir desta segunda (20) a participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas será discutida em uma série de Debates Olímpicos promovida pelo Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

Serão convidados atletas, técnicos e dirigentes que participaram dos Jogos. Veja a programação dos debates:

Dia 20 - Voleibol: Professor Carlos Eduardo Bizzocchi
Dia 21 - Basquetebol: Professor Carlos Renato dos Santos, Professor Wlamir Marques e Prof. Antonio Carlos Barbosa
Dia 23 - Voluntariado - Alunos da EEFE que estiveram em Atenas
Dia 24 - Natação e Nado Sincronizado: Professora Andréa Curi

Os debates, gratuitos e abertos, serão sempre realizados a partir das 8h30, no auditório da EEFE, que fica na Av. professor Mello Moraes, 65 - Cidade Universitária. Não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-3120 / 2139


Palestra aborda a tradição da fé católica em São Carlos
Acontece nesta segunda-feira (20), às 19h30, a palestra No Caminho da Babilônia - uma tradição da fé católica em São Carlos, ministrada por Dennis Brandão, aluno do Departamento de Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O evento acontecerá no auditório do Centro Cultural da USP, na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Será apresentada a pesquisa realizada pelo Grupo de Fotografia Olho no Olho sobre Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, santa que há mais de um século desperta a fé e a devoção da população de São Carlos e região.

A palestra é parte da 9ª Semana de Arte e Cultura da USP e comemorativa dos 70 anos da USP e dos 15 anos do Centro Cultural. O evento é aberto e gratuito, e não é necessário realizar inscrição.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106


Psiquiatria oferece palestra aberta e gratuita
O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato), do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, oferece nesta segunda-feira (20) às 14h30 a palestra aberta e gratuita Você tem fome de quê?

A psicóloga Sandra Orsolano coordena o encontro, que acontece na rua Arruda Alvim, 89 (travessa da Rua Teodoro Sampaio, Cerqueira César, São Paulo.

Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3069 6974


O Universo das moléculas é tema de palestra no IFSC
Como parte do Programa Ciência às 19 Horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP oferece dia 21, às 19 horas, a palestra O Universo das Moléculas e suas Maravilhas com o professor Roberto M. Faria do IFSC.

A palestra, direcionada aos interessados que não têm formação em Física, pretende mostrar como funcionam os mecanismos moleculares. Serão abordados os temas lanternas moleculares, motores nanométricos, conversão da luz solar em energia elétrica num sistema molecular, e corpos sólidos e líquidos ao mesmo tempo.

A palestra acontecerá no Anfiteatro Azul do IFSC, na av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8075


3ª Semana da Educação na FFCLRP aceita inscrições
Entre os dias 20 e 22 de setembro é possível se inscrever para participar da 3ª Semana da Educação que acontecerá a partir do dia 27 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP com o tema A Profissão Docente em Debate.

Estão programadas apresentações culturais, como DIÁLOGOS I - Boca de Urna, inspirada no poema O Analfabeto Político, de Bertold Brecht, com alunos do curso de Pedagogia, a mesa redonda Histórias de Vida de Professores e Formação Continuada e a conferência Inovações pedagógicas e práticas docentes: valorização ou desvalorização?, com o professor Newton Duarte da Unesp de Araraquara, entre outras coisas.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pessoalmente na Secretaria do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP entre os dias 20 e 22, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas. A inscrição de trabalhos e a inscrição para alunos já estão encerradas.

A FFCLRP fica na Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4454


Núcleo José Reis recebe pesquisador francês dia 21
No dia 21 o Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove o Novo Encontro de Divulgadores Científicos com Michel Paty, diretor de pesquisa emérito do Centre National de la Recherche Scientifique ( CNRS) na França.

O filósofo, historiador da ciência e físico fala às 19h30 sobre temas da ciência contemporânea no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA.

Para participar, basta enviar um email para nucleojosereis@eca.usp.br contendo nome, telefone, endereço e atividade profissional.

A ECA fica na avenida Professor Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270 ou site http://www.eca.usp.br/nucleos/njr


Seminário internacional sobre crítica da arte
A Associação Brasileira de Críticos da Arte (ABCA), em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e o Laboratório de Pesquisa sobre a Crítica de Arte e a História da Arte Contemporânea, promoverá, de 27 a 30 de setembro, o seminário internacional Arte, Crítica e Mundialização.

O objetivo é analisar as realidades da produção artística atual e estabelecer as relações entre prática e teoria no discurso sobre crítica de arte. A programação inclui uma visita dos palestrantes e dos inscritos à Bienal Internacional de Arte de São Paulo, palestras e discussões sobre os temas propostos.

A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para os sócios da ABCA e estudantes (com apresentação de carteirinha) e de R$ 30,00 para os não associados. Há cem vagas gratuitas reservadas a estudantes da USP (com apresentação de carteirinha).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 pelo e-mail evernaschi@hotmail.com ou com uma hora de antecedência no dia da abertura.

Mais informações: (0XX11) 3083-6122 com Elvira, (0XX11)3742-3195, com Lisbeth, ou no site http://www.abca.art.br




Agenda Cultural

Happy Hour Cultural com Nuno Ramos no Ceuma
No dia 24 (sexta-feira), às 19 horas, o artista Nuno Ramos participa do Happy Hour Cultural no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma).

O Projeto Happy Hour Cultural propõe reflexão sobre processos criativos e a discussão de temas culturais da atualidade por meio da obra de um artista convidado. Nesta edição, conta com a participação especial de Maria Rita Kehl. A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever para participar.

O Ceuma fica na Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182




Publicações

Lançamento da revista Estudos Avançados 51
Será lançado nesta terça (21) o número 51 da Revista Estudos Avançados (R$ 20,00), do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O lançamento acontecerá às 17 horas no IEA, com palestra do jurista Hélio Bicudo, vice-prefeito de São Paulo e colaborador da edição.

A revista traz como destaque um dossiê sobre a Reforma do Judiciário e os blocos temáticos Trabalho e Emprego, Ciências da Vida e Leitores de Machado de Assis.

O IEA fica na av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária. O evento é aberto ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-4442 / 3919 ou no site http://www.usp.br/iea/revista



Quadro de Avisos

Mostra faz retrospectiva da disciplina Fundamentos de Projeto na FAU
Entre os dias 20 e 24 é possível visitar a mostra Integração do Ensino de Projeto no Primeiro Semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

A exibição faz uma retrospectiva dos projetos desenvolvidos nos últimos cinco anos da disciplina Fundamentos de Projeto, que promove a integração das áreas de planejamento urbano e regional, edificações, paisagem e ambiente, desenho industrial e programação visual.

A exposição é aberta ao público e pode ser conferida das 8 às 19 horas. A FAU fica na rua do Lago, 876.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801, na Secretaria de Eventos da FAU, ou e-mail eventfau@usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise experimental de um gerador de vórtice tipo serrilhado no bordo de fuga de um elemento principal. Rodrigo Cristian Lemes. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Caracterização bioquímica e atividade biológica de componentes isolados da peçonha da vespa social Agelaia vicina (Hymenoptera: Vespidae) em sistemas de neurotransmissão. Andrea Baldocchi Pizzo. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 602-3681


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Operadores em subespaços de Banach hereditariamente indecomponível. Robson Rodrigues da Silva. Dia 20, às 13h30

Redução de dimensionalidade utilizando entropia condicional médica aplicada a problemas de bioinformática e de processamento de imagens. David Correa Martins Júnior. Dia 22, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação eletrocardiográfica e da pressão arterial na indução anestésica com propofol e na manutenção com isofluorano ou infusão contínua de propofol em cães. Fernanda da Silva Fragata. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 3091-1351


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Proposta de um conjunto de indicadores para utilização na Farmácia Hospitalar com foco na Acreditação Hospitalar. Sonia Lucena Cipriano. Dia 23, às 14 horas.

Doutorado

Bancários com LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e sua reabilitação profissional: possibilidades e limites no retorno ao trabalho. Márcia Elena Rodrigues Gravina. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Psicologia

Mestrado

Emprego do teste estilocrômico no estudo comparativo entre crianças fóbicas e não-fóbicas. Denir Camargo Freitas. Dia 24, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Influência das substâncias húmicas na formação de subprodutos decorrentes do uso de pré-oxidantes em tratamento de água. Eleisy Rios. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Nutrição Humana Aplicada

Doutorado

Síntese dos ácidos montipóricos A e B, virol C e ácido pinélico. Iguatemi Melo Costa. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br