São Paulo, 21/09/2004 - Boletim nº1490
agricultura
Bioinseticida ajuda a combater
praga que ataca laranjais

Feitos à base de fungos entomopatogênicos,
os bioinseticidas mostraram resultados mais
efetivos que os métodos normalmente usados
no controle da cochonilha Orthezia praelonga
leia...
USP promove dia para
prevenir o uso de álcool
Os Rumos da História é tema de
simpósio internacional na FFLCH

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Bioinseticida à base de fungos ajuda a combater praga que ataca laranjais

André Benevides

O uso de determinadas espécies de fungos entomopatogênicos (microorganismos que causam doenças) ajuda a controlar a cochonilha Orthezia praelonga, um inseto que ataca principalmente laranjais e que pode causar perdas entre 50% e 90% da produção. Bioensaios feitos em laboratórios da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, mostraram resultados mais efetivos que os métodos normalmente utilizados.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcelo de Oliveira Garcia, autor da pesquisa, foram selecionados dois isolados (um tipo de bioinseticida à base dos fungos escolhidos e que seria pulverizado sobre as áreas infestadas) com grande potencial no combate à praga. "Um dos compostos, batizado de Esalq 1300, já foi testado em campo e obteve um controle da praga tão bom quanto nos experimentos laboratoriais", garante.

O outro isolado, Esalq 972, foi testado apenas em laboratório, mas também é bastante promissor. Ambos isolados foram obtidos a partir de fungos do gênero Verticillium lecanii, e fazem parte do banco de patógenos do laboratório de Patologia e Controle Microbiano de Insetos da Esalq.

O pesquisador alerta que a eficiência do controle está diretamente ligada ao rápido diagnóstico da infestação. "O segredo para controlar a praga é fazer um programa de inspeção muito criterioso". Normalmente, a cochonilha só é detectada em um estágio avançado, quando as plantas estão recobertas por um fungo preto, a fumagina (Capnodium sp.), que se alimenta das secreções açucaradas produzidas pela Orthezia. "Depois que a praga já está com uma grande infestação é muito difícil realizar o controle."

Garcia afirma que o controle por métodos alternativos, como este, está crescendo, e um dos motivos é justamente que os recursos químicos estão tornando-se ineficientes. "O método químico ainda funciona em algumas regiões, mas seria preciso fazer um grande número de aplicações, o que acarreta em problemas ambientais e no aumento da resistência da praga".

O uso dos fungos entomopatogênicos apresenta vantagens justamente nestes pontos: "a utilização de microorganismos representa uma alternativa prática para os problemas de resistência e de contaminação do meio ambiente, tornando o agroecossistema muito mais sustentável".

Praga genérica
Apesar de a Orthezia afetar principalmente laranjais, que por serem culturas permanentes e de larga escala estão mais suscetíveis a pragas, ela também ataca outros tipos de plantas. "Ela tem mais de 150 espécies hospedeiras. Pode atingir desde um grande pomar a um pequeno jardim", explica ele.

Ainda não há previsão para os isolados serem produzidos comercialmente, mas uma outra parte do estudo já procura viabilizar a sua obtenção em escala industrial. Foram testados dois métodos para a produção dos fungos entomopatogênicos: o da bandeja, mais utilizado, e o método da caixa, pouco estudado.

Por enquanto. o primeiro deles se mostrou mais eficiente, porém o outro é extremamente promissor. "Vale ressaltar que o método da bandeja já teve seus problemas solucionados. Com tempo e estudo, o método da caixa pode ter resultados superiores, dependendo do isolado", acredita Garcia.

Mais informações: (0XX19) 3208-2313, com o pesquisador




Dia de Alerta contra o Álcool acontece nesta quarta-feira

Yara Camargo


No Brasil, o uso de álcool está associado a 60% dos acidentes de trânsito, sendo que 75% com vítimas fatais. O álcool é a droga mais cara para a sociedade brasileira. Responsável por acidentes de carro, violência doméstica, entre outros, também é a única droga que não possui um dia de aviso sobre seus malefícios. "Existe um dia anti tabagismo, uma semana contra as drogas, mas o consumo de álcool é cultuado", diz André Malbergier, coordenador do Programa de Prevenção e Tratamento ao Uso de Drogas na USP (Produsp). Pensando nisso, esse será o terceiro ano que acontece nos campi da USP o Dia de alerta sobre o uso excessivo de álcool nas universidades. O evento acontece nesta quarta-feira (22).

Diversas atividades serão realizadas na Cidade Universitária, visando à conscientização e redução dos problemas relacionados com uso abusivo de álcool por funcionários, estudantes, docentes e pela comunidade em geral. As atividades serão focadas principalmente na conscientização quanto aos perigos da mistura álcool-direção. "Ao contrário do que se imagina, os não-dependentes do álcool são os que trazem mais problemas e mais custo social", afirma Malbergier.

Organizado pelo Produsp, projeto financiado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) da USP, o evento começará às 8 horas. Até às 12 horas, será realizada a atividade Demonstração de frenagem com pedestre e piso molhado, que é uma amostra do Curso Direção Segura oferecido pela empresa Porto Seguro. Serão 15 minutos de orientação teórica e 30 minutos de prática em automóveis fornecidos pela Renault. São 45 vagas disponíveis e as inscrições serão feitas no próprio local. Para se inscrever é preciso ter entre 18 e 24 anos e estar com a carteira de habilitação.

Das 12 às 16 horas acontece o Simulado direção sob o efeito de álcool, em que seis voluntários percorrerão um trajeto com manobras de frenagem e zigue-zague e tomarão doses progressivas de álcool. O objetivo é mostrar como o consumo de bebida alcoólica afeta os reflexos e o comportamento do motorista sem que ele perceba. Os voluntários serão acompanhados, durante a prática, por técnicos do Centro Pilotagem Roberto Manzini e serão conduzidos de volta às suas residências de táxi e após uma avaliação médica. O doutor Arthur Guerra, diretor do Grea, coordenará a assistência médica e a psicóloga Adriana Ayres realizará os testes neuropsicológicos de seleção.

O evento será na Av. Prof. Luciano Gualberto, atrás do bloco C do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Também haverá uma exposição, distribuída ao longo do campus, de carros sinistrados por acidentes de trânsito causados pelo álcool. Na prefeitura do campus, acontecerá o debate Informação Nunca É Demais, cujo tema é o alcoolismo e suas conseqüências. A palestra será aberta ao público em geral e começará às 13 horas. Na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, será realizada a mesa-redonda A Influência da Propaganda do Álcool em seu Consumo, às 9h30, no Teatro Laboratório.

O Dia de Alerta ainda marca a abertura de um grupo de mútua-ajuda dentro da Cidade Universitária. O Alcoólicos Anônimos - Grupo Vila Universitária será inaugurado às 18 horas e funcionará das 18 às 20 horas, às segundas, quartas e sextas. A sede será na Rua do Anfiteatro, 295 (Estacionamento da Coseas). O telefone da central de atendimento é (0XX11) 3315-9333.

Campi do Interior
Nos campi do interior a iniciativa também prevê diversas atividades:

Pirassununga
- Exposição de painéis temáticos nos departamentos;
- Panfletagem no portão principal das 7 às 8h30 no dia 22;

Bauru
- Cine Club e discussão às19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB);

Piracicaba
- Panfletagem das 7h30 às 8h30;
- Passeata pelo campus com a Banda da "Tobalq", das 8h30 às 9h30;
- Macroginástica seguida de Mesa de Frutas e sorteio de brindes, a partir das 7h30;
- Reunião Informativa sobre Alcoolismo no Grêmio do Depto. de Genética, às 12h30;
- Palestra com Faride Simão, Norival Tedesco e Membros do Alcóolicos Anônimos (AA), às 16 horas;
- Palestra com Nely Tedesco e João Pedro Fessel, às 16 horas;
- Corrida do Dia do Alerta, às 17h30;
- Exibição de filmes educativos e Som no CV com Rui Klainer

Ribeirão Preto
- Panfletagem nas três entradas do campus, a partir das 7 horas;
- Às 13 horas, haverá a abertura oficial do evento no Anfiteatro da FEA-RP, com a presença do vice-prefeito do campus, professor Wagner Avellar; da ouvidora professora Irene Pelá, e do psicólogo Eduardo César Benedicto, do Centro de Orientação Psicológica (COPI).
- Em seguida será apresentado o filme Despedida em Las Vegas, com o ator Nicolas Cage no papel de escritor fracassado e alcoólatra que resolve dar fim a sua vida atravessando o deserto e bebendo (Cage ganhou Oscar de melhor ator por este papel);
- Às 15h30, haverá um debate com a presença dos psicólogos Lícia Barcelos de Souza da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Eber Fernandes de Matos, do Núcleo de Atenção Psicossocial para Farmacodependente;
- Um carro de som também percorrerá o campus chamando a atenção para o programa do dia e alertando a população sobre o abuso do álcool;

Mais informações: (0XX11) 3091-5357 ou produsp@usp.br




Cursos e Palestras

Os Rumos da História é tema de discussão na FFLCH
Entre os dias 20 e 24 acontece no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP o simpósio internacional Os Rumos da História.

Entre os conferencistas estarão presentes Pierre-Antoine Fabre (EHESS, Paris), Carla Filosa (Universidade de Roma) e João Adolfo Hansen(FFLCH - USP). O evento tem mesas redondas com Leonel Itaussu A. Mello, do Departamento de Ciência Política e Osvaldo Coggiola, chefe do Departamento de História, entre outros.

É possível se inscrever antes de participar de cada mesa redonda ou conferência oferecida. A taxa é de R$5,00 para a comunidade USP e R$10,00 para a comunidade externa. Serão entregues certificados de freqüência.

A FFLCH fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3732 ou site http://www.fflch.usp.br/scripts/samples/eventos.asp


FFLCH abre inscrições para segundo módulo do curso de Língua Russa
O Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP abriu inscrições para as 40 vagas do curso Russo no Campus - Módulo II.

Aberto aos interessados em geral, o curso aborda noções básicas do idioma em dois semestres. As aulas acontecerão de 2 de outubro a 18 de dezembro, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas.

Podem se inscrever todos os alunos aprovados no módulo I. Aqueles que não cursaram o primeiro semestre devem passar por uma entrevista no dia 27, às 14 horas. A pré-inscrição para a entrevista, aberta nesta semana, deve ser realizada no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, no prédio da diretoria e administração da FFLCH, sala 126 (R. do Lago, 717, Cidade Universitária). A partir do dia 28 os aprovados poderão realizar a matrícula definitiva, no mesmo local.

A taxa é de R$ 115,00 para professores ativos da rede pública de ensino e maiores de 60 anos, R$ 207,00 para alunos da FFLCH e R$ 230,00 para os demais interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, ou no site http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/4_trimestre/russo.htm


Física promove colóquios a alunos ingressantes
O Instituto de Física (IF) da USP realiza, sempre às quartas-feiras, uma série de colóquios dedicados a alunos ingressantes de 2004. Os encontros são promovidos pelo Departamento de Física Matemática do IF e têm lugar no Auditório Abrahão de Moraes, sempre às 18 horas.

No dia 22, o professor Eduardo Massad, da Faculdade de Medicina da USP, fala sobre Física e Medicina. Modelos Matemáticos em Epidemias. No dia 29 o colóquio será Do Elétron aos Quarks. Os Constituintes Fundamentais da Matéria, com o professor Oscar J. P. Éboli, do IF.

A participação é aberta e não há necessidade de inscrição prévia. O Instituto de Física fica na Rua do Matão, Travessa R, 187 - Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907; e-mai convite@fma.if.usp.br; site http://fma.if.usp.br/convite/


CEPEUSP abre inscrições para programa de fitness aquático
Estão abertas as inscrições para o programa Fitness Aquático Primavera-Verão do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP). Destinado tanto à comunidade USP quanto ao público externo, o programa terá aulas de natação, hidroginástica, deep running e de saltos ornamentais.

As aulas começam dia 05 de outubro e vão até dia 17 de dezembro, com horários distribuídos das 8 às 19 horas, de terça a sexta. Sempre com duas aulas por semana, a programação prevê um total de 20 aulas em cada modalidade.

A taxa de matrícula é de R$ 35,00 para a comunidade uspiana e de R$70,00 para a comunidade externa. Há um desconto de 10% para a primeira inscrição familiar e 15% para a terceira. A matrícula deverá ser realizada, das 8 às 16 horas, na sala 07 do velódromo do CEPEUSP, na Pça. Professor Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Todos os participantes deverão fazer o exame dermatológico no próprio CEPEUSP, cuja taxa é de R$ 6,00, e apresentar um atestado médico comprovando sua aptidão à prática esportiva. Além disso, saber nadar é pré-requisito para os alunos que desejam participar das aulas de saltos ornamentais e deep running (exercício aeróbico onde não se toca o fundo da piscina).

Mais informações: (0XX11) 3091-3361, ou no site http://www.cepe.usp.br.


IEA e Sebrae abrem inscrição para IPGN
Até o dia 24 é possível fazer inscrições para a última turma do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio (IPGN), uma parceira entre o Sebrae Nacional e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

O curso é gratuito e ministrado pela Internet. Oferece ao aluno noções de empreendedorismo, pesquisa e análise de mercado, gestão e planejamento financeiro e outros tópicos. Destina-se a qualquer pessoa interessada em iniciar o seu próprio negócio ou a empreendedores que desejam melhorar seus resultados. Recomenda-se que os participantes tenham completado ou estejam cursando o segundo grau e possuam acesso regular à Internet.

No total, são 6.200 vagas para todo o Brasil. As aulas dessa última turma vão do dia 27 de setembro a 25 de novembro.

As inscrições podem ser feitas no site http://ipgn.iea.org.br. É preciso fazer a pré-inscrição para receber um código de acesso e confirmar a matrícula.

Mais informações: (0XX11) 5585-2800, ou email carlos@abredepagina.com.br


FAU sedia discussão sobre espaço público
Na quarta-feira (22) o Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP será palco do Seminário Primavera da Paz - Espaços livres públicos e os equipamentos esportivos no contexto das Novas Operações Urbanas.

Os temas discutidos serão, entre outros, Ações públicas para a qualidade de vida e Introdução de ciclovias e passeios públicos.

O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Será realizado das 14 às 17 horas.

A FAU fica na rua do Lago, 876, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-7837




Agenda Cultural

Quarteto de violões se apresenta no Ceuma
O Quarteto Ibirá se apresentará nesta quarta-feira (22), às 20h30, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma). A apresentação faz parte do ciclo Música na MariAntonia, que promove recitais e concertos mensais.

O repertório do grupo é baseado em transcrições de peças de música de câmara, realizadas por seus próprios membros, utilizando dois violões de oito cordas. O conjunto apresentará parte do programa gravado em seu CD de estréia, Ibirá - Quarteto de Violões, com obras de Gnatalli, Torroba, Haydn e Bach.

O Ceuma fica na R. Maria Antonia, 294, São Paulo. A entrada é franca e não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815, na Assessoria de Imprensa, (0XX11) 3237 1815, no Ceuma, ou no site http://www.usp.br/mariantonia




Publicações

MIS lança livro sobre rádio
No dia 25 será lançado no Museu da Imagem e do Som (MIS) o livro Rádio: Sintonia do Futuro (editora Paulinas, 332 págs., R$ 28,50), organizado pelo professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP André Barbosa Filho e por Rosana Beneton.

A proposta do livro é analisar e interpretar os feitos do rádio, além de discutir suas perspectivas futuras por meio da opinião de investigadores, professores e especialistas do campo sonoro. Trata de temas como a influência sobre a indústria do disco, o rádio e a educação, rádios comunitárias e as transmissões não autorizadas, a hegemonia das emissoras regionais, entre outros.

Às 11 horas, haverá encontro com os autores, que vão falar sobre Convergência e o Padrão Nacional de Rádio Digital: Um novo campo para Radiodifusão Brasileira.

O MIS fica na Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3088-0896, (0XX11) 5081-9333




Quadro de Avisos

Nova diretoria do CALQ toma posse nesta terça-feira
A cerimônia de posse da nova diretoria do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ) acontecerá nesta terça-feira (21), às 18h30, no Centro de Vivência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP (Av. Pádua Dias, 11 / 151, Piracicaba).

Os novos dirigentes do CALQ, que atuarão no biênio 2004/2005, receberão estudantes dos diretórios acadêmicos da cidade e demais interessados.

Haverá uma apresentação de dança maculelê, com o Grupo Cordão de Ouro, e um show do conjunto de MPB Banda Maracangalha.

Mais informações: (0XX19) 3429-4281


Programa do Governo do Estado busca aumentar a capacidade competitiva de São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo realizará nesta terça-feira (21), às 10 horas, o lançamento do programa São Paulo Competitivo. O objetivo é articular, em parceria com a iniciativa privada, ações relativas a fatores estruturais da competitividade, como procedimentos de licenciamento ambiental, logística, qualificação de pessoal, tecnologia e sistema tributário.

A divulgação do programa será feita pelo governador Geraldo Alckmin no auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4500, São Paulo). Não é necessário inscrição ou credenciamento.

Mais informações: site http://www.saopaulo.sp.gov.br/fale/index.asp


Bate-papo on-line sobre tecnologia e produtividade
Nesta terça-feira (21), será possível participar, a partir das 11 horas, de um chat com Henrique Rattner, consultor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas. O tema do bate-papo será Inovação, produtividade e desenvolvimento.

Rattner é mestre em Sociologia e doutor em Economia Política pela USP. Atualmente é coordenador do Programa ProLides Brasil da ABDL (Programa de Liderança e Desenvolvimento Sustentável no Mercosul). É professor titular aposentado da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia, Sociedade e Meio Ambiente (Nama), coordenador de pesquisas e consultor de instituições nacionais (CNPq, Finep, MCT, Seplan/SP, Senai, Sebrae) e internacionais (UNU, Unesco, Banco Mundial).

Os interessados devem acessar a página http://www.ipt.br/tecnologia/chat/, que contém outras informações e um arquivo dos bate-papos anteriores.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720, na Assessoria de Imprensa do IPT, email jgarcia@ipt.br, ou no site http://www.ipt.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Desenvolvimento de apalpador de contato elétrico ("Touch Trigger Probe") para atuação no processo de torneamento. Marcelo Del Guerra. Dia 21, às 9 horas.

O edifício residencial e a arquitetura moderna na cidade de São Paulo, anos 40 e 50. Renato Aurelio Locilento. Dia 24, às 14 horas.

Análise teórica-experimental de perfis de aço formados a frio devido à instabilidade por distorção na flexão. Julio Cesar Martins da Silva. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

Análise não linear física de placas e cascas anisotrópicas laminadas acopladas ou não com meio contínuo tridimensional viscoelástico através da combinação entre MEC e o MEF. Rodrigo Ribeiro Paccola. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 ou 273-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Metodologia Biparamética para Análise de Efeitos de Restrição Sobre a Fratura de Componentes Estruturais e Aplicações à Avaliação de Defeitos em Dutos. Sebastian Cravero. Dia 24, às 9 horas.

Análise Exergética de uma Planta Produtora de Acetaldeído. Ubirajara Vieira Júnior. Dia 24, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo longitudinal da densidade mineral óssea de cães normais, portadores e afetados pela distrofia muscular do Golden Retriever (D.M.G.R.). Robson Fortes Giglio. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 3091-1351


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Habitando na Rua: Avaliação pós-ocupação e saúde pública em equipamentos urbanos para a população de rua. Beatriz Helena Bueno Brandão. Dia 24, às 9 horas.

Doutorado

Estudo da ocorrência do gênero aeromonas em sistemas de tratamento de esgotos por lagoas de establilização no Município de Lins - SP. Solange Martone Rocha. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia

Mestrado

Aquecimento solar de água na Cidade de Arequipa-Peru: Uma contribuição para o seu desenvolvimento. Miguel Angel Tinajeros Salcedo. Dia 22, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632 / 3091-2648


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Nutrição Humana Aplicada

Doutorado

Efeito da radiação ionizante sobre a oxidação do colesterol em hambúrgueres de frango e bovino congelados. Andréa Figueiredo Procópio de Moura. Dia 26/09, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br