São Paulo, 22/09/2004 - Boletim nº 1491

educação
Professores de Ciências desconhecem
conceitos de Astronomia

Conceitos básicos como universo e
galáxia são desconhecidos pela maioria
dos professores da rede pública de ensino
fundamental, revela estudo
leia...

Curso aborda inclusão do
deficiente no ensino regular
Centro de Biologia Marinha
oferece visitas monitoradas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Professores do Ensino Fundamental desconhecem conceitos básicos de Astronomia

Márcia Blasques, especial para a Agência USP

Conceitos básicos de Astronomia são pouco compreendidos por professores de Ciências da rede pública do ensino fundamental. Essa é a conclusão da pesquisa desenvolvida pela física Cristina Leite, aluna de doutorado da Faculdade de Educação (FE) da USP, e que será tema de palestra apresentada no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) no dia 29 de setembro, a partir das 15 horas. "Grande parte desses professores são formados apenas em Biologia, e têm de dar aula sobre assuntos que não dominam. Assim, se baseiam exclusivamente no livro didático, e estes nem sempre apresentam os conceitos de maneira adequada", comenta a pesquisadora.

Durante o mestrado, Cristina entrevistou professores de Ciências da rede pública, com mais de dez anos de docência, na cidade de São Paulo, para saber como eles entendiam alguns conceitos de Astronomia que fazem parte do currículo escolar. "Eles tem uma noção de Terra plana", comenta a doutoranda. "Isso quer dizer que, mesmo conhecendo o modelo teórico que diz que nosso planeta é esférico, eles não conseguiam explicar como isso é possível". A partir daí, vinham as noções mais incríveis: desde que a Terra é realmente plana, até a idéia de que vivemos em um plano dentro de uma esfera - e as duas semi-esferas seriam o céu.

Universo em camadas
Questionados sobre a organização do universo, os professores faziam referência a um universo em camadas, com a Terra embaixo, seguida das estrelas, da Lua, do Sol e dos planetas. "Ou então era um universo em um plano, com o Sol, e a fileira de planetas", lembra Cristina - tal e qual é apresentado nos livros didáticos.

Outra noção equivocada diz respeito ao conceito de estrela. "Todos sabiam que o Sol é uma estrela de quinta grandeza", conta a pesquisadora. "Mas quando questionados sobre o lugar do espaço para onde gostariam de viajar, muitos diziam 'para uma estrela'. Pode ser para o Sol?, questionávamos. E eles respondiam: 'não, porque o Sol é quente". Em geral, as estrelas eram relacionadas a uma idéia de lugar frio, ao contrário do Sol.

Conceitos de galáxia, buraco negro, estrelas cadentes também causaram confusão. "Um professor me perguntou se eu estava falando da camada de ozônio. Outro me disse que uma estrela cadente é uma estrela que morre e cai, riscando o céu".

Para Cristina, esses problemas são causados principalmente pelo tipo de formação do professor de Ciências. "Ele dá aula de Ciências, mas nem sempre é formado especificamente para isso. Então, há conceitos que ele não conhece". E um desses conceitos - o principal, na opinião da pesquisadora - é a noção de espacialidade. "É difícil para ele entender, por exemplo, o que nos segura na esfera que é a Terra, ou porque a Lua é esférica se ela aparece no céu como um disco achatado. Ou ainda, porque as idéias de 'em cima' e 'em baixo' não têm sentido no espaço, são só convenções humanas. Isso tudo precisa ser melhor trabalhado, com os professores, para que eles possam fazer isso com seus alunos também".

Os Seminários do Departamento de Astronomia do IAG acontecem no Auditório Principal, no Bloco G (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária). Entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-2710 / 2814




Cursos e Palestras

Inclusão do deficiente no ensino regular
Até sexta-feira (24) é possível fazer inscrição para o Curso de Aperfeiçoamento para Capacitação de Professores do Ensino Fundamental para a Inclusão do Deficiente no Ensino Regular oferecido pelo departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O objetivo é a capacitação de professores da rede de ensino fundamental quanto à inclusão do deficiente no ensino regular e à identificação de possíveis distúrbios da comunicação oral e escrita, além de orientá-los em relação ao processo do desenvolvimento da comunicação.

A carga horária total é de 180 horas, com aulas às sextas-feiras no período da tarde e noite e sábado o dia todo. Será fornecido certificado aos participantes que obtiverem 85% de freqüência e média acima de 7,0 nas avaliações realizadas.

Os interessados podem se inscrever até dia 24 das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no departamento de Fonoaudiologia da FOB. Para a inscrição é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, que pode ser retirada no próprio departamento ou no site http:// www.fob.usp.br, cópia do CIC, RG e certidão de casamento (caso o nome do RG tenha mudado), comprovante de atuação profissional ou diploma de graduação e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 na tesouraria da FOB. As apostilas do curso podem ser compradas no xerox da Biblioteca da Faculdade.

A FOB fica na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235 -8332


Palestra sobre buraco negro acontece no IAG
No dia 24 o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP oferece a palestra Astrofísica de Buracos Negros com o professor Jorge E. Horvath.

Serão discutidos a evolução dos trabalhos teóricos sobre buracos negros e os desafios da pesquisa para os próximos anos neste tema, entre outros assuntos.

O evento será às 15 horas no Auditório Principal - Bloco "G" do IAG, que fica na rua do Matão, 1226, Cidade Universitária. Não é preciso fazer inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-2806 ou e-mail foton@astro.iag.usp.br


Visitas monitoradas ao CEBIMar
Por ocasião da 9ª Semana de Arte & Cultura, entre os dias 23 e 26 de setembro, das 14 às 17 horas, serão realizadas visitas monitoradas ao Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP, em São Sebastião (SP).

Na primeira parte da visita será realizado um passeio pelas praias e costões próximos ao CEBIMar, seguido de discussão sobre os aspectos ecológicos dos ecossistemas marinhos e costeiros e as agressões que têm sofrido pela ação humana. Na segunda parte, os visitantes poderão tocar nos organismos vivos expostos em tanques e aquários do Centro enquanto ouvem as informações sobre seus hábitos alimentares, estratégias reprodutivas e de defesa.

O CEBIMar fica na Rodovia Manoel Hipólito do Rego, Km 131,5, São Sebastião. A entrada é gratuita e não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX12) 3862-7149, e-mail cebimar@edu.usp.br, ou site http://www.usp.br/cbm


Obra de Luís de Camões é discutida em curso na FFLCH
O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP abriu inscrições para o curso Da Renascença à Modernidade: o gênio de Luís de Camões.

O curso é aberto aos interessados em geral e será realizado de 9 de outubro a 27 de novembro, sempre aos sábados, das 9 às 12h30.

A inscrição custa R$ 30,00 e deve ser feita na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Salas 04 e 05, Cidade Universitária, São Paulo, e estarão abertas até o preenchimento das 100 vagas oferecidas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4294




Agenda Cultural

Peça de teatro e evento musical na FOB
A peça teatral Uma Pensão Muito Louca será apresentada nesta quarta-feira (22) às 20 horas no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

Sob a direção e com texto de autoria da socióloga e teatróloga Dora Girelli, a peça é uma comédia de 1h15 de duração, retratando uma casa noturna cuja dona explora as pessoas que trabalham para ela. Desde 1991, a peça é apresentada em Bauru e região com sucesso de público e ganhou quatro troféus no IV Festival de Teatro Amador de Pederneiras. A entrada é franca.

Na quinta-feira (23), às 20 horas, os alunos de Odontologia e Fonoaudiologia da faculdade apresentam o evento musical Show Prata da Casa.

A FOB se localiza na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385


Exposição Olhar Impertinente no MAC

Até o dia 19 de dezembro é possível visitar a exposição Olhar Impertinente, no MAC Ibirapuera. O tema representa a troca de olhares entre o visitante e o artista, cujo trabalho "torna visível o invisível".

A mostra, inaugurada em 11 de setembro, traz obras do acervo do MAC USP e de convidados, com destaque para obras em processo e de artistas que participaram de bienais. São apresentadas, ainda, obras que ressaltam críticas sócio-políticas e que desenvolvem o tema do subconsciente em grandes painéis.

O museu funciona de terça a domingo, das 10 às 19 horas, no Parque do Ibirapuera, portão 03, Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Prédio Bienal), São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5572-5546/ 5573-9932 ou e-mail macibira@usp.br


Cine Debate na Faculdade de Educação
A Faculdade de Educação (FE) da USP inicia dia 24 (sexta-feira) o Cine Debate do segundo semestre com o tema Ciclo de Filmes: a cultura de massa na escola. O evento vai das 17h30 às 19h30 e depois das sessões os palestrantes participarão de debates de temas ligados aos filmes.

No dia 24 será exibido Homem Aranha I na sala 114 do Bloco B da FE. No dia 1 de outubro, Karatê Kid, a hora da verdade será exibido no Auditório. Também no auditório acontecerá a exibição do filme Virgem Maria, ainda sem data definida.

Não é necessário fazer inscrição prévia, e os participantes que assinarem a lista de presença receberão certificados. A FE fica na Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574 ou email apoioacad@fe.usp.br




Publicações

Aprendendo com o patrimônio ambiental
O livro destinado ao público infantil O que a gente vê quando a gente olha: Aprendendo com o patrimônio ambiental (CPC/EDUSP/Imprensa Oficial, R$ 25,00 ), organizado por Ana Lúcia Duarte Lanna, será lançado no domingo (26), às 10 horas, na Casa de Dona Yayá, que fica na rua Major Diogo 353, Bela Vista, São Paulo. Haverá apresentação musical do grupo Tiquequê.

Por meio de brincadeiras infantis como jogo do sete erros, liga pontos e atividades de colorir, o livro mostra parte do patrimônio ambiental da Universidade de São Paulo espalhado pelo estado de São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562


Blaine Pascal é tema de livro lançado pela Edusp
Na próxima segunda (27), às 19 horas, o livro Conhecimento na desgraça: Ensaio de epistemologia pascaliana (Edusp, 104 págs., R$ 17,00), de Luiz Felipe Ponde, doutor em Filosofia pela USP e pós-doutorado em Epistemologia pela Universidade de Tel Aviv.

O autor explora aspectos da obra de Blaise Pascal (1625-1662): o reconhecimento dos limites da razão e o lugar da ciência num mundo que, do ponto de vista da filosofia teológica pascaliana, caiu em desgraça.

O lançamento acontecerá na Livraria Azteca, na R. Bartira, 351, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3672-3397, ou e-mail divulga@edu.usp.br




Quadro de Avisos

Brinquedoteca lança boletim informativo
A Brinquedoteca lançou o boletim on-line quinzenal O Lúdico, que traz informações e dicas sobre brinquedos, jogos e fitas de vídeo.

A Brinquedoteca funciona como uma biblioteca de brinquedos, destinada a estudantes, docentes e funcionários da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) que atuam no tratamento de crianças.

A Brinquedoteca funciona na EEUSP (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 419, Consolação, São Paulo), prédio da biblioteca, 1º andar, de segunda a quarta das 12 às 14 horas, às quintas-feiras das 12 às 17 horas, e às sextas das 13 às 17 horas. Para tornar-se sócio, é necessário preencher uma ficha com dados pessoais.

Mais informações: no site http://www.ee.usp.br/brinquedoteca.html, ou e-mail brinquedotecaeeusp@yahoo.com.br.


CNPq cria comissão para avaliar projetos de Iniciação Científica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) criou, neste mês, a Comissão Nacional de Iniciação Científica (CONAIC), cujo objetivo é avaliar em caráter permanente os projetos da área vinculados ao Conselho.

A professora Rosa Éster Rossini, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), foi nomeada representante da USP na comissão.

Mais informações: pelo e-mail comunicacao@cnpq.br (Assessoria de Comunicação do CNPq), ou no site http://www.cnpq.br


USP-Bauru divulga classificação dos atletas da Volta Universitária
A Prefeitura do Campus Administrativo da USP-Bauru (PCAB) divulgou a classificação dos competidores da 14ª. Volta Universitária, realizada no último sábado (18).

O vencedor da prova masculina foi Marildo José Barduco (Botucatu), com 31'01'', seguido por Joaquim Martins de Oliveira (Atibaia), com 31'18'', e Altair dos Santos Barbosa (Jaú), com 31'38''. Karina Salla (Catanduva) venceu a prova feminina com 37'42", seguida por Percida de Oliveira (Catanduva), com 39'14", e Carolina Abril (Catanduva), com 40'52".

A Volta Universitária teve 450 atletas inscritos, com largada em frente à entrada da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), percurso de 10 quilômetros para adultos e 2,4 quilômetros para mirins.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 3235 8203 / 9791-2368




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Proposta de uma arquitetura (Framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa a sistemas de informações existentes em instituições de ensino. Marco Antonio Aparecido Leite. Dia 27, às 9 horas.

Estudo do comportamento dinâmico e do fenômeno de deslocamento em lavadoras de roupas de eixo vertical. Wladimir Alex Magalhães Barcha. Dia 28, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 ou 273-9250


Escola Politécnica

Doutorado

Técnicas de otimização combinatória multiobjetivo aplicadas na estimação de desempenho elétrico de redes de distribuição. Kleber Hashimoto. Dia 27, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Estudo de polimorfismos genéticos da família ABC: efeitos na expressão gênica e na resposta farmacológica a atorvastatina. Ivanise Marina Moretti Rebecchi. Dia 27/9, às 9 horas.

Doutorado

Avaliação de indicadores biológicos na validação de processos de esterilização de isoladores por peróxido de hidrogênio. Lilian Cristina Menegon Castro. Dia 27, às 8 horas.

Estudo de eficácia de agentes sanitizantes. Catherine Simões de Abreu. Dia 27, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

A relação parasita/hospedeiro entre Varroa destructor e Apis mellifera; efeitos do manejo da colméia. Eduardo Junqueira da Silva. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 ou 602-3681



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br