São Paulo, 27/09/2004 - Boletim nº1494
meio ambiente
Bactérias são princípio ativo para
descontaminação de solos

Microrganismos do gênero Pseudomonas
são utilizados como princípio ativo de
cápsulas capazes de degradar herbicidas
com mais eficiência
leia...
Seminário aborda cooperação
Brasil / China na saúde
Inscrições abertas para
a 41ª Volta da USP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Biorremédio é mais eficiente na degradação de herbicidas no solo

Tadeu Breda

Uma forma de remediar solos contaminados pelo herbicida atrazina, utilizando técnicas da indústria farmacêutica, está sendo desenvolvida pela professora Julieta Mieko Ueta, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. Ela conseguiu isolar microrganismos redutores de atrazina e condensá-los em microcápsulas, formando uma espécie de biomedicamento - em que o princípio ativo, ao invés de uma substância química, é um ser vivo.

Em parceria com o CNPMA (unidade Meio Ambiente da Embrapa, localizada em Jaguariúna), Ueta coletou mensalmente, durante dois anos, amostras de solo de fazendas da região de Ribeirão Preto. "Escolhemos uma propriedade monocultora, produtora de cana-de-açúcar - cultivo que demanda larga aplicação de atrazina", explica a pesquisadora. Em laboratório, ela mediu o impacto do uso do herbicida sobre a biodiversidade bacteriana do solo. "As bactérias, além de metabolizarem materiais orgânicos e contribuírem para a fertilidade do terreno, conseguem biodegradar substâncias xenobióticas, como pesticidas e herbicidas. No entanto, quando a aplicação do herbicida é exagerada, a capacidade biorremediadora da população microbiana é reduzida, com conseqüente prejuízo à qualidade do solo e do ambiente", diz.

A atrazina é um herbicida triazínico, empregado largamente na agricultura para o controle de ervas daninhas. "Estima-se que a cultura canavieira no Brasil vem consumindo acima de 20 mil toneladas desse tipo de substância por ano", afirma Ueta. O dado é preocupante na medida em que a atrazina, graças ao seu alto potencial de escoamento e elevada persistência nos solos, é um potencial contaminador da água. Essas características ganham maiores proporções na região de Ribeirão Preto, onde se localiza um dos pontos de afloramento do Aqüífero Guarani. "Durante o processo de poluição, a atrazina infiltra-se no solo, podendo atingir lençóis freáticos", explica a pesquisadora. "Analisamos amostras da água do Aqüífero e não encontramos indícios concretos de contaminação. No entanto, como a atrazina é amplamente usada nas culturas de cana-de-açúcar da região, o risco existe."

Biorremédio
Foi justamente com o objetivo de evitar possíveis contaminações do solo e, principalmente, da água que Ueta vem desenvolvendo microcápsulas com microrganismos do gênero Pseudomonas - que conseguem degradar a atrazina com grande eficiência. O biorremédio para o solo é composto utilizando técnicas da fabricação de medicamentos pela indústria farmacêutica. "Os princípios ativos dos 'comprimidos' são as bactérias. Porém, na formulação das microcápsulas, adicionamos alguns nutrientes cujo papel é facilitar o desenvolvimento dos microrganismos de forma que eles degradem mais rapidamente a atrazina", esclarece Ueta.

Nos testes em laboratório, a biorremediação obteve sucesso. No entanto, ela ainda não foi aplicada em campo "porque deve-se estudar a fundo as conseqüências que a introdução de seres vivos estranhos ao ambiente pode provocar. Caso contrário, ao invés de melhorar a situação, podemos causar um desequilíbrio ambiental", alerta a pesquisadora. Segundo ela, as melhores ferramentas biológicas são aquelas que, quando lançadas na natureza, cumprem seu papel e morrem, "como as bactérias utilizadas em derrames de petróleo no oceano". Por isso, conclui Ueta, o ideal é mesmo não poluir.

Mais informações: (0XX16) 602-4158 ou jueta@usp.br




Cursos e Palestras

Seminário aborda cooperação em saúde Brasil/China
A Faculdade de Medicina (FM) da USP oferece na quinta-feira (30) o seminário Propostas de Novos Modelos de Cooperação e Assistência em Saúde Brasil/China.

Na programação estão previstas palestras como a ministrada pela Dra. Eliana Gutierrez, HIV - A Experiência da Casa da Aids - MIHC, e Reforma do Sistema Nacional de Reembolso - China, do Dr. Wei Chen, do Ministério do Trabalho e Seguridade Social da China, entre outras.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800-707-7789 ou pelo email abiad@uol.com.br, mas as vagas são limitadas (150). O seminário acontece no Salão Vermelho do Centro de Convenções Rebouças, que fica na av. Rebouças, 300, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 0800-707-7789


HC realiza Fórum de Comunicação Social
O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove nesta segunda (27) e terça-feira (28), das 8 às 17 horas, o Fórum de Comunicação Social, que abordará temas referentes às áreas de Relações Públicas, Imprensa e Ouvidoria.

O evento reunirá professores, especialistas e pesquisadores para análises e debates na área de Comunicação Social e Saúde. O Fórum destina-se a jornalistas, relações públicas, publicitários, ouvidores, administradores hospitalares e demais profissionais que atuam na área de saúde pública e privada.

Entre os assuntos tratados estão o papel de uma instituição como o HC (o maior complexo hospitalar da América Latina, com 1,5 milhão de atendimentos por ano), as tendências da comunicação e a atuação integrada entre as áreas de Imprensa, Ouvidoria e Relações Públicas.

O Fórum acontecerá no auditório amarelo do Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo). Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelos telefones (0XX11) 3069-6405 / 3069-6710 ou e-mail diretoria.rp@hcnet.usp.br.

Mais informações: site http://www.hcnet.usp.br/linkshc/ForumComunicSocial.pdf


Centrinho comemora Dia do Deficiente Auditivo
Na segunda-feira (27) o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP de Bauru vai realizar, em comemoração ao Dia do Deficiente Auditivo (26 de setembro), a palestra Deficiências auditivas: do tratamento à inserção social, com a presença da fonoaudióloga Wanderleia Quinhoneiro Blasca e a psicóloga Oleana Rodrigues Maciel de Andrade.

A palestra vai tratar dos problemas auditivos e de orientações para a reabilitação ideal. O evento é aberto a comunidade e acontece às 14 horas nas salas A, B e C do Centro Odontológico do hospital, que fica na Rua Silvio Marchione, 3-20 Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156


Alunos de São Carlos organizam ciclo de palestras
Entre os dias 27 e 29 um ciclo de palestras com o tema Opressões será promovido por um grupo de alunos do campus de São Carlos da USP no Anfiteatro de Convenções "Jorge Caron" da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

O evento pretende discutir, ao longo de três dias, eixos temáticos sobre "Negros", "Mulheres" e "Diversidade Sexual" com a presença de palestrantes envolvidos com o debate e o ativismo em cada um dos eixos, como José Henrique Lemos, do Coletivo Anti-Racismo Milton Santos, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

As palestras são abertas e gratuitas.

Mais informações: pdstauyr@yahoo.com.br


Simpósio sobre Medicina Complementar na FMRP
Nesta terça (28) acontece o VIII Simpósio do Programa de Educação Tutorada (PET), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com o tema "Medicina Complementar".

Entre as palestras previstas estão Homeopatia, com Paulo Marcos de R. Ramos, médico homeopata e mestre em Pediatria pela FMRP, Acupuntura, com Marcio Lemônaco, médico especializado, e Ortomolecular, com Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto, especialista.

O evento, aberto aos interessados em geral, acontecerá às 18h30 no Anfiteatro da Bioquímica da FMRP. As inscrições custam R$ 3,00 e devem ser realizadas em horário comercial no Centro Acadêmico da faculdade, localizada na Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3171 / 633-1121 ou no site http:// www.fmrp.usp.br


IFSC promove IX Semana de Óptica
O Instituto de Física de São Carlos realizará, entre os dias 18 e 23 de outubro, das 8 às 18 horas, a IX Semóptica (Semana de Óptica). Haverá palestras e aulas demonstrativas, que abordarão bases e inovações tecnológicas na área.

O evento é gratuito e dirigido a universitários, profissionais, professores e alunos do ensino médio. As inscrições podem ser feitas até 5 de outubro pelo telefone (0XX16) 3373-9810, ramal 212.

As palestras e aulas serão ministradas nos auditórios da USP-São Carlos (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos).

Mais informações: e-mail eventosoptica@if.sc.usp.br.


Palestras sobre empreendedorismo na Poli
Começa nesta segunda-feira (27) a Semana de Eventos, realizada pelo Centro Minerva de Empreendedorismo (CME) da Escola Politécnica (Poli) da USP. Estão previstas palestras, debates e mesas-redondas com a presença de renomados especialistas na área do empreendedorismo.

Por que alguns países dão certo? - Uma abordagem sobre modelos de desenvolvimento e políticas industriais, é o tema abordado na segunda (27), com o professor Guilherme Ary Plonski, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Lourival Mônaco, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, André Carvalho, da ABN-AMRO/FGV, do cônsul Alon Alexander, da Câmara de Comércio de Israel e João Furtado, professor da Poli e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Na quarta-feira (29), o tema é Software Livre x Software Proprietário - Uma discussão sobre TCO - Custo Total de Propriedade de Software. O evento contará com a presença de Cezar Taurion, da IBM, Rogério Panigassi, da Microsoft, Gustavo Mazzariol, do Metrô de São Paulo e Hélio Azevedo, da NetFlow.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente enviando um e-mail para evento_turma5@centroempreendedor.com.br. A mensagem deve ter o título Inscrição e especificar quais as palestras de interesse, nome completo, empresa, cargo, endereço, telefone e e-mail para contato. A organização pede que os inscritos cheguem com meia hora de antecedência para realizar o credenciamento. As vagas são limitadas.

O evento, que é aberto ao público geral, será realizado a partir das 14 horas, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no edifício Mário Covas Jr da Poli, à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9890-4126, com Ronaldo, ou site http://www.centroempreendedor.com.br/evento_turma5




Agenda Cultural

Artistas chilenas expõem suas obras no MAC
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP abre a exposição Idéntica Identidad, nesta terça-feira (28) com obras das artistas chilenas Bernardita Vattier e Alejandra Raffo. A mostra poderá ser visitada até o fim de outubro.

Trabalhando com a questão da troca de identidades, Vattier apresenta uma instalação interativa composta por máscaras e cabeças de bonecos. Raffo traz filmes e fotografias de cirurgias oculares e estéticas. Em comum, as artistas têm a preocupação com o tema da metamorfose e do falseamento.

A inauguração acontecerá às 19 horas no MAC (Rua da Reitoria, 109A, Cidade Universitária, São Paulo). O museu fica aberto para visitações de terça a sexta-feira das 10 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3018




Quadro de Avisos

Cepeusp realiza Volta da USP
A 41ª edição da Volta da USP acontece dia 16 de outubro a partir das 16 horas na Cidade Universitária. O trajeto será de dez quilômetros a partir do velódromo do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

A prova é aberta ao público. A idade mínima para participar é 15 anos, mas menores de 18 devem ter autorização do responsável. As inscrições devem ser feitas até dia 8 de outubro na sala 7 do Cepeusp ou no site http://www.ativo.com.br. O número máximo de participantes é mil. As taxas de inscrição são de R$10,00 para a comunidade USP, R$15,00 para outras comunidades universitárias e R$30,00 para o público em geral.

Serão oferecidos prêmios em dinheiro para os vencedores das categorias Universitário e Geral de ambos os sexos. Além disso, receberão troféus os primeiros colocados das categorias Universitário Geral, Universitário USP, Funcionário USP, Professor USP e Geral, além das primeira, segunda e terceira equipes universitárias. Haverá ainda camiseta e medalha de participação para todos aqueles que completarem a prova.

Mais informações: (0XX11) 3091-3362


USP realiza 12º simpósio sobre iniciação científica
Até o dia 30 de setembro é possível se inscrever no 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (Siiscusp). Para cadastrar um trabalho, é necessário acessar o site http://www.usp.br/siicusp/12osiicusp/index_2004.htm. Todas as pesquisas devem ter um resumo, um orientador e um autor. As aprovadas no processo de triagem serão disponibilizados no site do evento - www.usp.br/siicusp.

Os trabalhos selecionados nas áreas de Humanas e Humanidades serão expostos em São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Os de Ciências Biológicas estarão em Ribeirão Preto, nos dias 23 e 24 de novembro. Já os de Agropecuária poderão ser vistos em Piracicaba, nos dias 24 e 25 de novembro. Na área de Engenharia e Exatas, a exposição dos trabalhados será em São Paulo, nos dias 25 e 26 de novembro

A entrega das menções honrosas será em 17 de dezembro, no Paço das Artes, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2210 ou e-mail siicusp@usp.br


Professora assume a função de vice-diretora na FFCLRP
A professora Zélia Maria Mendes Biasoli Alves assumirá, nesta segunda-feira (27), a função de vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A cerimônia de posse é aberta e acontece às 9 horas no Anfiteatro Prof. Dr. Lucien Lison (Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 602-3670




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise numérica, via MEF, de ligações em treliças metálicas espaciais. Taís Santos Sampaio. Dia 01, às 13 horas.

Grafcet como ferramenta no desenvolvimento de tecnologia assistiva. Hamilton Luiz de Souza. Dia 01, às 14 horas.

Doutorado

Estudo teórico-experimental da ligação pilar-fundação por meio de cálice em estruturas de concreto pré-moldado. Dia 01, às 8 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 273-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Leis de Similaridade Aplicadas a Estruturas sob Impacto. Roberto Eiki Oshiro. Dia 01, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Carne análoga ao DFD em frangos. Juliane Pavan Schneider. Dia 01, às 14 horas.

Avaliação 'in vitro' de óleos brasileiros como promotores de penetração cutânea do 5-hidroxi-2-(hidroximetil)-4-pirona (ácido kójico). Robson Vicente Machado de Oliveira. Dia 04/10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Doutorado

Efeito da paracoccina sobre macrófagos: um possível mecanismo de supressão da imunidade mediada por células na paracoccidioidomicose. Analia Sulamita Casabona Fortunato. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Pesquisa de Vibrio parahaemolyticus em atum (Thunnus spp) comercializado na zona sul do Município de São Paulo - SP. Juliana Chen. Dia 01, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667/ 3091-1351




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br