São Paulo, 28/09/2004 - Boletim nº 1495
cidadania
Escola municipal receberá CD-ROM
sobre Direitos Humanos

O material será entregue pela Comissão
de Direitos Humanos da USP para escolas
municipais da Capital nesta quinta (30),
na Faculdade de Direito
leia...
Minigramática ajuda a aprender
regras gramaticais
EAD abre inscrições para
curso técnico de teatro

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

CD-ROM traz textos nacionais e internacionais sobre Direitos Humanos

Do Jornal da USP

A Comissão de Direitos Humanos da USP realizará a entrega do CD-ROM Direitos humanos - Textos nacionais e internacionais para escolas da rede pública municipal de São Paulo em um evento que acontece nesta quinta (30), no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da USP, às 9 horas. No material, endereçado às crianças, estão documentos que serviram de base para a elaboração de políticas públicas, diretrizes e leis relacionadas aos direitos humanos em diversas nações.

"No CD Rom estão contidos todos os tratados e pactos sobre desenvolvimento humano, cartas e declarações universais relativas aos direitos do apátrida, do refugiado, da terra e do índio, entre muitos outros", informa a professora Maria Luiza Marcílio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP. O CD também traz documentos como a Doutrina Monroe, a Magna Carta de 1215, a Lei Áurea e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

O material já estava disponível na Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP, no site www.direitoshumanos.usp.br. Entretanto, mesmo com os textos acessíveis via Internet, era preciso disponibilizá-los às escolas em CD, afirma Maria Luiza. Ela lembra que não são todas as escolas que estão conectadas à Internet, sem contar a carência de máquinas suficientes para que todos os alunos possam utilizar a biblioteca ao mesmo tempo.

No auditório do Salão Nobre estarão presentes os professores que receberão os CDs. São os responsáveis pelas salas de leitura de cada uma das 470 escolas públicas da cidade. "Queremos fazer com que os educadores sintam o peso da responsabilidade de transmitir esse conhecimento aos alunos", afirma Maria Luiza. "O impacto do CD nas crianças dependerá de como eles lhes estimulam a reflexão."

Além da professora Maria Luiza Marcílio, o evento contará com a participação da secretária municipal da Educação, Maria Aparecida Perez, do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Enrique Ricardo Lewandowski, também membro da Comissão de Direitos Humanos, e do professor Fábio Bezerra de Brito, da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

Prêmio de Direitos Humanos
A quinta-feira também marca o encerramento das inscrições para o 5º Prêmio USP de Direitos Humanos, que irá consagrar a instituição e a pessoa física que tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

Entre as personalidades e instituições que já receberam o Prêmio USP de Direitos Humanos estão Zilda Arns (2000), Serviço Pastoral dos Migrantes (2001), Margarida Genevois (2002) e o Grupo Tortura Nunca Mais (2003).

O prêmio - troféu e diploma - é dividido em duas modalidades: individual e institucional. O regulamento do prêmio e mais informações podem ser obtidos na página eletrônica da Comissão de Direitos Humanos da USP.

Nathália Leite, especial para o Jornal da USP

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 e 3255-7182, ramal 48



Minigramática desenvolvida no NILC auxilia no aprendizado da Língua Portuguesa

Valéria Dias

Os usuários de processadores de texto têm agora à disposição uma ferramenta para auxiliar no aprendizado das regras gramaticais da Língua Portuguesa. Trata-se do documento digital (hiperdocumento) Minigramática Eletrônica, projeto desenvolvido no Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional (NILC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, e presente no software Redação Língua Portuguesa, da Itautec-Philco.

No último dia 9 de setembro, o projeto recebeu menção honrosa na cerimônia de entrega do prêmio ABED-Universia, em São Paulo. A premiação é destinada aos pesquisadores que desenvolvem práticas inovadoras em educação, objetos ou recursos de aprendizagem produzidos no Brasil.

A Minigramática Eletrônica traz informações sobre os principais fenômenos da linguagem, como concordância, regência, uso de crase e pontuação, entre outras, responsáveis pela maioria dos erros freqüentemente cometidos pelo falante e escritor comum da Língua Portuguesa. "A minigramática pode ser usada por qualquer pessoa que tenha dúvidas em relação ao uso correto da Língua Portuguesa", conta a professora Maria das Graças Volpe Nunes, coordenadora do NILC.

Segundo a professora, o projeto foi iniciado em 1993, a partir de um pedido da Itautec-Philco para que os pesquisadores do núcleo desenvolvessem um software de revisão gramatical. "O revisor gramatical automático, hoje presente também nas ferramentas do Microsoft Office, foi desenvolvido para o produto da Itautec, com o objetivo de apontar erros gramaticais em documentos digitais, sendo que o usuário tem a opção de acessar a minigramática para encontrar informações mais detalhadas sobre o fenômeno do erro", explica Maria das Graças.

Letras e Computação
O Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional surgiu em 1993. Desde então, desenvolve projetos de processamento do português do Brasil para diversas empresas, entre elas a Itautec e a Microsoft. O grupo conta hoje com cerca de 30 profissionais entre professores, alunos e auxiliares de pesquisa das áreas de Letras e Computação. Mantém intercâmbio com pesquisadores de instituições como o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, a Universidade Federal de São Carlos, a Faculdade de Letras da Unesp em Araraquara, a Unicamp, a Unisinos e a PUC do Rio Grande do Sul. "É difícil juntar na academia profissionais de áreas tão distintas, mas conseguimos desbravar este território", afirma coordenadora do NILC.

Atualmente o grupo desenvolve vários projetos na área de Lingüística Computacional, entre eles um software de tradução automática multilíngüe, um tradutor para o português das manchetes do jornal americano The New York Times, um outro para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ainda um projeto de sumarização (resumos) automática de textos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9689; e-mail gracan@icmc.usp.br ou site http://nilc.icmc.sc.usp.br/nilc/index.html




Cursos e Palestras

EAD oferece curso técnico de teatro
A Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP abrirá no dia 4 de outubro as inscrições para o Curso Técnico Profissionalizante na Área de Artes, com habilitação para ator/atriz.

O curso é dividido em três áreas: teórica, prática e técnica. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 e deve ser paga por meio de depósito bancário no Banco do Brasil - Agência 1897-X (Cidade Universitária), Conta Corrente: 18033-5, em nome da Escola de Comunicações e Artes - EAD (CNPJ 63025530/0021-58).

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de outubro na Secretaria da Escola de Arte Dramática (Av. Professor Luciano Gualberto, Trav J, Conjunto das Artes Cênicas, Prédio das Artes Cênicas, sala 2). Os candidatos devem apresentar histórico escolar do ensino médio ou atestado da escola que está cursando (original), carteira de identidade (original e xerox) que comprove idade mínima de 18 anos (a completar até o dia 23/02/2005), foto 3 x 4 e comprovante de depósito.

Candidatos que residem fora do município de São Paulo podem enviar os documentos de inscrição via correio (carta registrada ou sedex) com data de postagem até 25 de outubro.

O download da ficha de inscrição e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página http://www.eca.usp.br/ead/procsel.htm.

Mais informações: http://www.eca.usp.br/ead


FEA oferece seminário dia 28
O seminário Engenharia simultânea: uma comparação entre as estratégias Set-Based e Point-Based acontece nesta terça-feira (28) às 11h30 na sala da Congregação do prédio FEA 1, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e gestão Tecnológica da USP, é baseado na tese de doutorado do expositor Alceu Salles Camargo Junior, professor no Departamento de Administração da FEA de Ribeirão Preto e de cursos de MBA e de especialização da Fundação Vanzolini. Participarão do debate Claudiano Salles de Araújo Júnior, engenheiro de Desenvolvimento Tecnológico Setor de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, e Nilton Nunes Toledo, diretor de Planejamento da Companhia Paulista de Obras e Serviços e também coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini.

É necessário se inscrever mediante pagamento da taxa de R$30,00. Alunos e professores da USP estão isentos dessa taxa. A FEA fica na av. professor Luciano Gualberto 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5969, 3031-6946 ou e-mail npgctusp@edu.usp.br, com Mari


Simpósio sobre ensino médico na FMRP
Na sexta-feira (01) o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza o Simpósio sobre Ensino Médico de Graduação com enfoque nos temas de ensino das habilidades clínicas e reformas curriculares.

Participam os professores William Alves do Prado e Milton Arruda Martins, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e o professor Ricardo S. Komatsu, da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), entre outros.

A programação pode ser consultada no site http://www.fmrp.usp.br/informativo/noticias/simposioedclinicamedica.htm. O evento acontece no anfiteatro do Centro de Educação e Aperfeiçoamento em Saúde (CEAPS) do HC (Campus Universitário, Monte Alegre, Ribeirão Preto).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail maris@netside.com.br ou marisath@fmrp.usp.br. Os interessados devem informar nome completo, endereço, telefone, e-mail e área de atuação.

Mais informações: (0XX16) 602-2469


Inscrições para pós-graduação na Enfermagem
A Escola de Enfermagem (EE) da USP abre dia 4 de outubro as inscrições para a pós-graduação Enfermagem na Saúde do Adulto. Até o dia 14 os interessados podem se dirigir ao Serviço de Pós-Graduação da EE, das 10 às 15 horas, e fazer a inscrição mediante comprovante de pagamento da taxa de R$50,00.

O objetivo do curso é o desenvolvimento de modelos e métodos para o cuidar avançado na saúde do adulto. O processo seletivo compreende aprovação no exame de proficiência em língua inglesa e língua portuguesa, entrevista com o orientador de 16 a 24 de novembro, análise do Curriculum Lattes, do projeto de pesquisa e do teste de compreensão de texto e expressão escrita do dia 4 de novembro.

A lista de documentos necessários está disponível no site http://www.ee.usp.br/posgraduacao/pg_adulto/processoseletivo.asp. As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração legal. A EE fica na av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533 ou spgee@edu.usp.br



ECA-USP debate a regionalização do espaço turístico
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promoverá, no período de 4 a 8 de outubro, a 3ª Semana de Turismo ECA - USP, com o tema A Regionalização do Espaço Turístico: Práticas e Perspectivas.

Serão abordados os principais modelos nacionais de regionalização do turismo e discutido o planejamento local versus o regional. O objetivo do evento é estabelecer um diálogo entre a academia e o mercado turístico.

Assim como as edições anteriores, a Semana será organizada e planejada pelos alunos da graduação e orientado pelos professores, em parceria com a Agência de Comunicações ECA Jr.

O evento é aberto aos interessados em geral. As inscrições custam R$ 50,00 e devem ser realizadas até o dia 1º de outubro no Laboratório de Turismo (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco B, Sala 31, Cidade Universitária, São Paulo), das 14 às 18 horas.

As atividades acontecerão no auditório professor Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica (Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo). As palestras ocorrerão das 19h às 23h, e os workshops diários, a partir das 18h.

Mais informações: (0XX11) 3091-4083 ramal 212, e-mail semanadeturismoeca_usp@yahoo.com.br, ou no site http://www.eca.usp.br/ecajr/informacao.htm


FFLCH abre inscrições para curso de Lingüística
Estão abertas as inscrições para o curso Introdução à Acústica da Fala, oferecido pelo Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Voltado a estudantes, pesquisadores e fonoaudiólogos, o curso aborda o reconhecimento da voz e a síntese da fala.

O curso acontece às sextas-feiras, das 18 às 21 horas, entre os dias 01 de outubro e 12 de novembro.

A taxa de inscrição é de R$ 90,00 para alunos da FFLCH, R$ 50,00 para professores ativos da rede pública e maiores de 60 anos, e R$ 100,00 para os demais interessados. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das 28 vagas disponíveis e devem ser realizadas na Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Sala 16, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, no setor de cursos extra-curriculares da FFLCH




Publicações

Segundo número do informativo ESALQ Notícias
A Assessoria de Comunicação (ACOM) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, lançou nesta semana o segundo número do informativo quadrimestral ESALQ Notícias.

O informativo é disponibilizado nas versões impressa (distribuído na ESALQ) e on-line (disponível a partir de 3 de outubro no site http://www.esalq.usp.br/acom/).

Os principais destaques da edição são os diversos prêmios recebidos pela Escola no início deste segundo semestre e os investimentos realizados pela iniciativa privada em pesquisas na área de genética e de papel e celulose.

As entrevistas abordam a agricultura de precisão, com o professor José Paulo Molin (Departamento de Engenharia Rural), e a vida do docente aposentado Walter Radamés Accorsi, na seção Projeto Memória. A capa do informativo anuncia o lançamento do primeiro número da revista técnico-científica Visão Agrícola (http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/).

Mais informações: (0XX19) 3429-4485, (0XX19) 3429-4477, marcelot@esalq.usp.br



Quadro de Avisos

ESALQ abre inscrições para vaga de professor
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, realizará um concurso de seleção para o cargo de Professor Doutor na área de Manejo de Florestas Naturais.

As inscrições devem ser realizadas até 18 de outubro na Assistência Acadêmica da ESALQ (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba). Informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail lcf@esalq.usp.br ou no site http://adm2.recad.uspnet.usp.br/drh/novo/recsel/esalqconc682004.html.

Mais informações: (0XX19) 3429-4336, Assistência Acadêmica da ESALQ



Teses e Dissertações


Escola de Educação Física e Esportes

Mestrado

A ginástica olímpica no contexto da iniciação esportiva. Mariana Harumi Cruz Tsukamoto. Dia 4, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Estudo geoambiental da bacia do Rio Pardo, a partir da compartimentação em ottobacias - escala 1:100.000. Silvana Brandão Fontes. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Os efeitos do racionamento de energia elétrica ocorrido no Brasil em 2001 e 2002 com ênfase no consumo de energia elétrica. César Endrigo Alves Bardelin. Dia 4, às 9h30.

Estudo de planejamento para o transporte marítimo de derivados do petróleo. Daniel Amorim de Almeida. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

A utilização das colinesterases na avaliação da exposição humana a agrotóxicos. Novas perspectivas para antigas ferramentas. Jefferson José Oliveira da Silva. Dia 4, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Chuva de sementes e recrutamento de plântulas em áreas com plantação de exóticas e área com vegetação preservada em Luiz Antônio, SP. Camila Sanches do Nascimento. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 602-3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Inervação da musculatura mandibular de Carcharias taurus (Rafinesque, 1810) (Odontaspididae, Lamniformes, Elasmobranchii). André Luis da Silva Casas. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667/ 1351




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br