São Paulo, 04/10/2004 - Boletim nº 1499
saúde
Ambiente de trabalho influi na
reabilitação de vítimas de LER

Fatores psicológicos, físicos e uma
boa orientação podem interferir na
reabilitação de trabalhadores com
Lesões por Esforços Repetitivos
leia...
No IEB, debates sobre
Mário de Andrade
Mostra de filmes estrangeiros
em São Carlos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Reabilitação de trabalhadores com LER depende do ambiente profissional e de acompanhamento

André Benevides

Um bom ambiente de trabalho é uma das chaves para que pessoas vítimas de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) consigam reabilitar-se com sucesso. Em pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, cerca de 30% dos trabalhadores em processo de reabilitação mencionaram que as relações interpessoais com os colegas foram muito importantes na volta às atividades.

O estudo, realizado com um grupo de bancários, pode ser aplicado em outras áreas. "É possível generalizar as conclusões na medida em que a maioria das categorias trabalha com gestão de pessoal", explica Márcia Elena Rodrigues Gravina, especialista em saúde do trabalhador e que pesquisou o tema da reabilitação em sua tese de doutorado, defendida no dia 23 de setembro.

Segundo ela, muitos dos fatores que dificultam a plena reabilitação do trabalhador não são exclusivos da categoria dos bancários, e incluem muitos dificultadores de ordem psicológica e física. "A organização do trabalho é um problema na maioria dos lugares, pois está focada na produção e no lucro, não no bem-estar dos trabalhadores".

Além disso, Márcia afirma que "existe uma questão que vai além da materialidade do trabalho no caso das LER. Os fatores físicos estão interligados com os psicológicos". Já se sabe que um estresse acentuado pode enfraquecer o organismo, deixando o sistema imunológico mais vulnerável e até interferindo na produção de algumas substâncias essenciais para a manutenção do metabolismo.

Dificultadores
Em sua pesquisa, Márcia separou os dificultadores e facilitadores para a reabilitação dos trabalhadores em três grupos principais: o da organização do trabalho, o de fatores psicossociais (como o sentimento de utilidade no retorno e uma compreensão por parte dos colegas) e o preparo das instituições incumbidas de promover a reinserção do trabalhador. Este último, no entanto, foi apontado apenas entre os dificultadores. Uma das conclusões do estudo é de que "as instituições que lidam com a reabilitação (INSS, empresa e assistência médica) não têm colaborado para o sucesso do processo de retorno ao trabalho".

A sobrecarga a que os médicos do INSS são submetidos os impede de fazer um diagnóstico mais preciso e um acompanhamento mais individualizado. E isso causa impactos diretos na reabilitação. Os pacientes recebem alta com especificações muito genéricas, como "não levantar o braço direito acima de 90º ou não carregar peso", enquanto são necessárias restrições mais específicas, que preservem o trabalhador. Márcia diz que uma boa avaliação da condição do trabalhador e de suas capacidades faz com que "a reabilitação aconteça de forma muito mais adequada".

Foram elaboradas também uma série de recomendações para que o retorno ao trabalho obtenha sucesso, todas no sentido de cobrir os dificultadores encontrados. O ideal seria que as lesões não ocorressem, principalmente por meio da prevenção. Mas, segundo a pesquisadora, os adoecidos ainda sofrem discriminação por conta da doença, e isso faz com que muitos só procurem ajuda tardiamente, quando a LER já se tornou crônica. "Por ser uma doença que não aparece, o paciente é desacreditado. Pensam que ele não quer trabalhar".

Mais informações: (0XX11) 3174-5536, com Márcia Gravina




Cursos e Palestras

Seminário na FE aborda metodologia de ensino de língua
A Faculdade de Educação (FE) da USP realizará, de 27 a 29 de outubro, das 9 às 20 horas, o III Seminário de Metodologia de Ensino de Língua, com o tema Literatura e Escola.

Alguns dos objetivos são refletir sobre as interações de crianças e jovens com a Literatura em diferentes espaços e tempos, apresentar e discutir resultados de pesquisas e de novas experiências na área e discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Lingüística.

Haverá, dentro do seminário, o Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, cujo objetivo é discutir aspectos como metodologia, didática e prática de estágio, e produzir um material a ser distribuído aos demais participantes.

As inscrições custam R$ 10,00 para estudantes e R$ 20,00 para o público em geral. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível na seção "Eventos" do site http://paje.fe.usp.br/ e entregá-la na FE (Av. da Universidade, 308, Bloco B, sala 19, Cidade Universitária), onde acontecerá o evento.

Mais informações: (0XX11) 3091-3754, pelo e-mail apoioacad@fe.usp.br, ou no site http://paje.fe.usp.br


Debates sobre Mário de Andrade no IEB
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP convidou especialistas convidados que vão debater, aos sábados, aspectos relacionados a Mário de Andrade e sua coleção.

A programação teve início no dia 2 com o debate Mário de Andrade e sua época e continua de acordo com o seguinte calendário:

Mário de Andrade e a arte indígena é o tema do dia 16, com a participação de Luiz Grupioni, Aluísio Cabalzar e Telê P. Ancona Lopez.

No dia 23 os participantes são Vagner V. Gonçalves da Silva, Mariza Correa e Marta Heloísa Leuba Salum, que discutem Mário de Andrade e a arte afro-brasileira.

O último debate acontece dia 6 novembro com Guilherme Simões Gomes Jr., Carlos A. C. Lemos e Julita Scarano sobre Mário de Andrade e a arte sacra de tradição católica.

As inscrições podem ser feitas no dia do debate. O IEB fica na av. Professor Mello Moraes, travessa 8, nº 140, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3199, (0XX11) 3091-3247, difusieb@edu.usp.br


Curso de Meditação na FMVZ
Todas as quartas-feiras, às 12h30 e às 13h30, o professor Wilson Gonçalves Viana, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP oferece o curso de Meditação Dirigida.

No Anfiteatro Altino Antunes, ele direciona e explica técnicas de respiração e concentração. A participação é livre e não é preciso se inscrever. A FMVZ se localiza na av. Professor Dr.Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7682 com Mercês.


Mesa-redonda na FAU
Nesta segunda-feira (4), a Faculdade de Arquiteura e Urbanismo (FAU) da USP promove a mesa-redonda Institucionalização da Pesquisa em Arquitetura, Ciências e Humanidades, com o professor Luiz Nunes de Oliveira, pró-reitor de pesquisa da USP, o professor Gabriel Cohn, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e o professor Nestor Goulart Reis Filho, da FAU.

O evento acontece às 16 horas no Anfiteatro da FAU, que fica na rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. É aberto ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801, (0XX11) 3091-4919 ou pelo e-mail eventfau@usp.br




Agenda Cultural

Cineclube em São Carlos exibe filmes estrangeiros
O Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos realiza aos sábados e domingos, sempre às 20 horas, sessões de cinema gratuitas.

Os filmes italianos Obsessão (1942, dir. Luchino Visconti) e Mamma Roma (1962, dir. Pier Paolo Pasolini) serão exibidos nos dias 9 e 10 de outubro, respectivamente.

Sonata de Outono (Suécia/França/Alemanha Ocidental, 1978, dir. Ingmar Bergman) será exibido em 16 de outubro. A produção japonesa Sob o Olhar do Mar (2002, dir. Kei Kumai) poderá ser vista no dia 17.

No fim de semana seguinte serão exibidas, respectivamente no sábado (23) e no domingo (24), as ficções científicas Gattaca - A experiência genética (EUA, 1997, Andrew Niccol) e Contato (EUA, 1997, dir. Robert Zemeckis).

A sessão do dia 30 apresentará A Estrada da Vida (Itália, 1954), de Frederico Fellini. Fechando a programação de outubro, o francês O Filho (França, 2002, dir. Jean-Pierre e Luc Dardenne) será exibido no dia 31.

O CDCC fica na R. 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772, pelo e-mail cdcc@cdcc.sc.usp.br ou no site http://www.cdcc.sc.usp.br




Quadro de Avisos

Professora da FSP é homenageada pela APAN
Nesta terça-feira (5), a professora Sonia Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, será homenageada durante a comemoração dos 50 anos da Associação Paulista de Nutrição (APAN). A cerimônia terá lugar no Palácio do Governo, às 19h30.

A professora Sonia Tucunduva Philippi é presidente da Comissão de Graduação do curso de Nutrição e ex-presidente da APAN.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091, na Assessoria de Comunicação da FSP, ou pelo e-mail apanutri@terra.com.br


Universia disponibiliza guia de profissões
Está no ar o Guia de Profissões produzido pelo portal de educação Universia Brasil (http://www.universiabrasil.net). O novo conteúdo reúne a descrição de cem cursos universitários, nas mais diferentes áreas do conhecimento.

O especial traz informações a respeito da carreira que o vestibulando pretende seguir, aborda as atuais tendências do mercado e oferece dicas para os estudantes que ainda não escolheram uma profissão. Com a opinião de especialistas, relatos da experiência de profissionais e de universitários, o Guia fornece uma orientação detalhada sobre 30 cursos diferentes.

O portal também apresenta dicas de orientadores, que alertam sobre as considerações importantes na escolha profissional e comentam aspectos como o engano, a decepção e a mudança de curso.

Mais informações: http://www.universiabrasil.net/paineuniversitario


Programa de Pós-Doutorado da USP
Estão abertas as inscrições para o programa de Pós-Doutorado da USP. Os interessados devem preencher a ficha disponível no site http://www.prp.usp.br e entregá-la na Comissão de Pesquisa da Unidade em que o trabalho será desenvolvido.

Para o cadastramento inicial, é necessário apresentar projeto de pesquisa, currrículo Lattes e cópias do RG e do CPF.

Mais informações: (0XX11) 3091-3548




Teses e Dissertações


Escola de Comunicações e Artes

Mestrado


Formatos e Gêneros da Teleficção Brasileira - A Grande Família como modelo de seriado de comédia. Anderson de Oliveira. Dia 04, às 10 horas.

Doutorado

Direção de arte, intertextualidade, temporalidade e alegoria no filme: Twin Peaks - o último dia de Laura Palmer. Márcia Cristina Marques Martins Ramos. Dia 06, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Desenvolvimento e implementação de uma ferramenta computacional aplicada no processo de identificação de sistemas em ambientes Fieldbus Foudation. Marcio José da Cunha. Dia 06, às 14 horas.

Otimização de condições operacionais de processo visando a minimização da emissão de material particulado na incineração industrial de resíduos perigosos. Tatiana Maciulis Dip. Dia 06, às 10 horas.

Planos diretores de Goiânia, década de 60: Luís Saia, Jorge Wilheim e a inserção dos arquitetos no campo do planejamento urbano. Juliana Costa Mota. Dia 13, às 10 horas.

Fundação da casa popular (1946-1964): projeto frustrado de construção de uma política habitacional no Brasil. Salua Kairuz Manoel. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Faculdade de Medicina

Doutorado

Prevalência e características do espectro bipolar em amostra populacional definida da cidade de São Paulo. Doris Hupfeld Moreno. Dia 06, às 8h30.

Efeito da utilização do aparelho propulsor da mandíbula na cartilagem do côndilo mandibular de ratos em desenvolvimento: expressão de IGF-I, IGF-II, IGFBP-3, IGFBP-4, IGFBP-5 e IGFBP-6. Denise Hajjar. Dia 06, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Efeitos hemodinâmicos do sildenafil após a microembolia pulmonar aguda em cães anestesiados. Carlos Alan Candido Dias Junior. Dia 06, às 14 horas.

Apoptose e indiferenciação celular na patogênese do pênfigo foliáceo endêmico ("fogo selvagem"). Isabela Zuccolotto. Dia 08, às 11 horas.

Doutorado

Regeneração do remanescente hepático após hepatectomia parcial 70% com e sem estímulo da luz laser. João Luiz Brisotti. Dia 08, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

Influência de macro e micronutrientes no crescimento fúngico e na produção de micotoxinas em grãos de milho e diversidade genética das cepas de Fusarium verticillioides. Regina Hiroko Hassegawa. Dia 08, às 9 horas.

Os tratamentos agudo e repetido com anfetamina ou cocaína e suas relações com alterações comportamentais, endócrinas e neuroquímicas em ratas lactantes. Adriana Gonzalez Valera. Dia 08, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br