São Paulo, 07/10/2004 - Boletim nº 1502
saúde pública
Rótulo de água mineral indica
falsas quantidades de flúor

Cerca de 77,8% das marcas de água
mineral de Bauru apresentaram uma
concentração de flúor maior do que a
estipulada no rótulo do produto
leia...
Grupo descobre cura para
formas graves de leishmaniose
FMRP promove ciclo de
palestras em Patologia Cirúrgica

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisa aponta irregularidades na fluoretação de águas minerais

Tadeu Breda

Depois de analisar a presença de flúor em águas minerais consumidas por mil famílias de Bauru, no interior de São Paulo, a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, observou que 77,8% das amostras revelaram diferenças entre a concentração de flúor indicada no rótulo e a presente na água.

Esse tipo de irregularidade facilita a ocorrência de cáries e fluoroses na população e serve de alerta para possíveis falhas na fiscalização desse mercado. A produção e o consumo de água mineral no Brasil cresce cerca de 20% ao ano.

"Em quantidades acima de 1 miligrama (mg) por litro de água, o flúor pode provocar manchas no esmalte dentário, enfraquecendo os dentes", esclarece a pesquisadora. "Este problema é chamado de fluorose dentária e pode atingir principalmente as crianças entre 11 meses e sete anos, que possuem outras fontes de flúor, como leite em pó, biscoitos e pastas de dentes."

Buzalaf explica que a necessidade de as empresas de água mineral informarem corretamente a dosagem de flúor nos produtos que comercializam revela-se em situações corriqueiras, como na diluição do leite em pó, por exemplo. "O ideal é que se utilize água mineral não-fluoretada ou com baixa concentração de flúor", diz.

"Em pesquisa realizada em 2001, constamos que, quando preparado com água de consumo, o leite em pó excede os limites recomendados para a ingestão de flúor, podendo causar problemas na dentição da criança." Portanto, não existe uma determinação que obrigue as empresas a fluoretar a água mineral que produzem. "O que elas têm o dever de fazer é indicar corretamente a concentração de flúor no rótulo de seu produto", afirma Buzalaf.

Críticas
A pesquisa, que contou com o apoio Fapesp, analisou 260 amostras de 29 marcas de água mineral, oriundas de nove fontes conhecidas. "O dado mais preocupante foi que encontramos uma variação muito grande na concentração de flúor em amostras de uma mesma fonte - o que é impossível de ocorrer", diz a pesquisadora. "Isso indica que algumas distribuidoras de água mineral estão enganando os consumidores, fraudando os galões com outra água que não a mineral."

A pesquisa realizada na FOB deu a Buzalaf subsídios para criticar a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação ao mercado de água mineral no Brasil. "As infrações observadas no estudo que fizemos revelam que a fiscalização das águas minerais, de seus produtores e distribuidores está sendo feita de forma inadequada", diz.

"A presença de flúor no produto deve ser indicada corretamente. Se em altas concentrações ele provoca fluorose dentária, em baixas ele facilita a ocorrência das cáries. O consumidor deve ser informado do que está consumindo para evitar esse tipo de problema."

Mais informações: (0XX14) 3235-8346 ou e-mail mbuzalaf@fob.usp.br




Grupo brasileiro descobre cura para formas mais graves de leishmaniose

Tadeu Breda

Pesquisadores do Instituto de Investigação Imunológica, órgão do Mistério da Ciência e Tecnologia que agrega 11 instituições em todo o País, encontraram uma maneira de curar úlceras de pele em estágio avançado, provocadas pela leishmaniose cutânea - doença transmitida pelo mosquito do gênero Lutzomya, popularmente conhecido como birigüi ou mosquito-palha. Até então, as feridas mais graves causadas pela leishmaniose eram tratadas com sais antimoniais, mas não se cicatrizavam completamente, o que facilitava a ocorrência de infecções e poderia até mesmo levar o indivíduo à morte.

O avanço no tratamento dessa forma grave de leishmaniose só foi possível graças à utilização de uma proteína chamada fator GM-CSF, obtido de células humanas. "O que fizemos foi desviar a aplicação dessa substância: antigamente, em sua forma injetável, ela era usada no combate à leucemia e outras doenças do sistema imunológico", explica Luiz Vicente Rizzo, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, uma das instituições participantes do projeto coordenado pelo professor Edgar Marcelino de Carvalho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). "Utilizando o GM-CSF no local de formação da úlcera, conseguimos curar as formas graves da doença, que eram somente remediáveis." O fator GM-CSF atua no organismo estimulando a ação de macrófagos e neutrófilos, fortalecendo o padrão local da resposta imune.

A proteína estava protegida por uma patente norte-americana, o que impedia sua utilização. Com o passar dos anos, essa patente tornou-se inviável economicamente, "tanto que o GM-CSF foi retirado do mercado. Hoje é impossível comprá-lo para uso médico, somente para pesquisa", diz Rizzo. Segundo ele, a produção de um novo medicamento para a cura das úlceras da leishmaniose vai depender da capacidade que o Instituto de Investigação Imunológica terá para sintetizar o fator GM-CSF em larga escala. "Além disso, temos de saber se continuaremos tendo apoio financeiro para isso."

A leishmaniose cutânea é provocada pelo parasita Leishmania braziliensis, do qual o cachorro é o principal hospedeiro. Sua ocorrência é mais comum no Nordeste do país, mas também afeta áreas específicas dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. "Percebemos um aumento nos índices de pessoas infectadas nessas regiões, onde antes era difícil o diagnóstico da leishmaniose", comenta Rizzo. Cerca de 100 mil brasileiros sofrem com as úlceras da leishmaniose.

Mais Informações: (011) 3091-7394 ou lvrizzo@icb.usp.br




Cursos e Palestras

Ciclo de palestras em Patologia Cirúrgica
Nos dias 15 e 16 de outubro acontece o 33º evento do Ciclo de Palestras em Patologia Cirúrgica, promovido pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A programação conta com a palestra Patologia do Endométrio Disfuncional e o seminário Patologia do Endométrio Disfuncional, ambos ministrados pela professora Liliana Lucci De Ângelo Andrade, da Unicamp. O evento acontece no Anfiteatro "Prof. Dr.Humberto Menezes", Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

A entada é gratuita e haverá entrega de certificado.

Mais informações: (0XX16) 602-3131 ou epsilva@rpa.fmrp.usp.br


Seminário sobre informação de dados
W-operator Window Design by Maximization of Training Data Information é tema de seminário realizado no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP no dia 15 de outubro, às 10 horas.

O evento acontece na Sala de Conferências "Prof. Antonio Gilioli" e será ministrado pelo pós-graduando David Martins, do IME. A entrada é franca e não há necessidade de se inscrever previamente.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121 ou eventos@ime.usp.br




Publicações

Cepeusp participa de livro sobre esportes para deficientes físicos
Professores do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) participaram da elaboração do livro Atividade Física Adaptada - Qualidade de vida para pessoas especiais, que será lançado no dia 7 de outubro.

Na publicação, composta por vários especialistas, Sérgio Rodrigues de Oliveira e Héldio Freitas relatam sua experiência conjunta no programa que engloba as aulas de atividade física adaptada para indivíduos com problemas na coluna.

O programa existe no Cepeusp desde 1973 e já beneficiou cerca de 18 mil pessoas. A cerimônia de lanámento do livro - editado pela Manole - acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacinal, à Av. paulista 2073, à partir das 18h30.

Mais informações: (0XX11) 4196-6000, r.6060/6065 ou marketing@manole.com.br




Quadro de Avisos

Novo site do IO na internet
No dia próximo dia 15, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP promoverá o lançamento de seu novo site. O evento, aberto ao público, terá lugar no auditório do instituto (Pça. do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária) às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6513 ou pelo e-mail cassiaol@usp.br


Coral da FCF procura novos integrantes
O Coral Yapapá, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, está com as inscrições abertaspara novos integrantes. Os testes vocais se realizam às quintas-feiras, das 12h às 12h15, na própria FCF, com a regente Lucimara Apostólico.

Os ensaios, abertos a todos os interessados, ocorrem às terças e quintas-feiras, das 12h15 às 13h50, na sala 2 do bloco 13 A da FCF.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639 ou 3091-3635, com o professor Altair


Inscrições para professor no IF
Até dia 3 de dezembro estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Titular, junto ao Departamento de Física Experimental - Ed.AAA/IF/002/2004 para as áreas de Física Experimental de Fluidos Complexos, Ótica Quântica Experimental; Espectroscopia Gama em Física Nuclear Experimental e Aplicações.

O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-6902, (0XX11) 3091-7000




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Retificador trifásico com elevado fator de potência. Alisson Dias Junqueira. Dia 19, às 14 horas.

Doutorado

Estudo da estabilidade no escoamento ao redor de um cilindro. José Ignácio Hernandez Lopes. Dia 19, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Investigação das propriedades eletroquímicas do sistema Ti/Ru0,3Ti(07-x)SnxO2 utilizando a Espectroscopia de Impedância Eletroquímica. Liliane Aparecida de Carvalho. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Estabilidade do equilíbrio relativo no problema de 2N vórtices. Tatiane Martins Pereira Doy. Dia 14, às 14 horas.

Modelos de regressão segmentada: construção, validação e métodos restritos. Regina Shimizu Tamai Ishimoto. Dia 15, às 14 horas.

List ranking: um estudo experimental. Guilherme Pereira Vanni. Dia 15, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Psicologia

Mestrado

Sistemas de entrada espectral em himenópteros brasileiros: estudo comparativo e análise das adaptações ecológicas. Leonardo Dal Buono Mascaro. Dia 19 de outubro, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br