São Paulo, 11/10/2004 - Boletim nº1504
genética
Micro-MSK facilitará estudos
do genoma funcional do tomate

Variedade de micro tomate
desenvolvida na Esalq, que pode
ser manipulada in vitro, será modelo
para testar variadas mutações genéticas
leia...
Museu oceanográfico será
reaberto em dezembro
USP participa da Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Micro tomateiros da Esalq possuem capacidade de serem clonados in vitro

Antonio Carlos Quinto

Micro tomateiros desenvolvidos em laboratórios da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, podem dar início a pesquisas inéditas para se desvendar o genoma do tomate. No Departamento de Ciências Biológicas da Escola, pesquisadores desenvolveram a variedade Micro-MsK, um tomateiro que possui apenas oito centímetros (cm) de altura, um ciclo de vida de 70 dias e pode ser manipulado in vitro.

"Tomateiros normais atingem mais de um metro de altura e possuem ciclos que variam entre 120 e 140 dias", explica o professor Lázaro Eustáquio Pereira Peres. Segundo ele, o Micro-MsK será um modelo de pesquisas em que poderão ser testadas variadas mutações genéticas. "Além de ocupar pequenos espaços, nosso tomateiro possui a capacidade de ser facilmente clonado in vitro", garante o pesquisador.

O Micro-MsK foi obtido a partir do cruzamento de um tomateiro selvagem do Peru, o Lycopersicon peruvianum com o Micro-Tom, tomateiro ornamental produzido na Flórida, EUA. "A espécie selvagem é que proporcionou ao nosso Micro-MsK adquirir a capacidade de ser clonado facilmente", explica Peres. As características da planta produzida na Esalq permitirão que muitos exemplares possam ser usados, em breve, para se desvendar seqüências do genoma da planta.

Nos EUA, já existe um consórcio que tem por objetivo a conclusão do genoma do tomate, "que poderá ser finalizado por completo daqui há uns quatro anos", estima o pesquisador. Segundo ele, as pesquisas com seu Micro-MsK serão fundamentais para os trabalhos de tagging - etiquetagem de genes.

"O tagging é uma ferramenta de genoma funcional, ou seja, muitas proposições poderão ser testadas na própria planta. Poderemos produzir, facilmente, mais de 100 mil exemplares com diferentes características genéticas. É um caminho inverso nos estudos do genoma", diz Peres. Segundo o professor, trata-se de um estudo inédito no Brasil.

Sementes no exterior
Algumas sementes do Micro-MsK já foram encaminhadas aos EUA, atendendo a pedidos de pesquisadores que tiveram acesso ao trabalho de Peres, recentemente publicado. "Recebemos solicitações inclusive da Coréia", diz o professor.

Ele avisa, no entanto, que os estudos com os micro tomateiros poderão apresentar outros resultados. "Estas plantas poderão ser usadas como "maquetes" em que serão realizados vários experimentos ao mesmo tempo, podendo-se transferir experiências positivas para genótipos comerciais.

"Micro tomateiros têm a capacidade de funcionar como 'pirâmides' de genes, ou seja, pode se juntar em uma mesma micro planta vários genes de resistência a doenças, ou outras características agronômicas", descreve Peres. "Após a 'piramidação' dos tais genes, basta um único cruzamento com uma variedade comercial para se produzir um híbrido combinando, por exemplo, o porte das plantas comerciais com a resistência múltipla a doenças", afirma Peres.

Uma outra aplicação para os micro tomateiros destacada por Peres é com relação a seu tamanho reduzido. Segundo o professor, desde a chamada revolução verde, há uma tendência na agricultura de se reduzir o tamanho de plantas, como ocorreu com o trigo e com o arroz. "O grau de nanismo em algumas culturas favorece o aumento da produtividade. No caso de micro tomateiros, o índice de colheita (relação entre a parte comestível e o resto da planta) é três vezes maior em relação às variedades comerciais", informa.

Nos laboratórios da Esalq já existe uma coleção de micro-toms e Micro-MsK com cerca de 60 genótipos diferentes. "Não fomos os primeiros a importar o genótipo ornamental para o Brasil, mas já temos algumas linhagens que existem apenas em nosso laboratório", garante o professor.

Mais informações: (0XX19) 3429-4052, ramal 307, como professor Lázaro E. P. Peres; e-mail: lazaropp@esalq.usp.br




Museu Oceanográfico tem sua reinauguração programada para dezembro deste ano

Rafael Veríssimo

Em dezembro deste ano, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP deverá reinagurar o Museu Oceanográfico do Instituto. As reformas, iniciadas em abril deste ano, proporcionarão à entidade melhorias em suas propostas museológica (ciência que norteia os objetivos da exposição), museográfica (que trata do método de exposição) e educacional. A expectativa é que a quantidade anual de visitantes no museu chegue a 50 mil, superior à média dos últimos dez anos, que foi de 19 mil pessoas.

Entre as mudanças no espaço físico está a pintura do teto, das paredes e do chão, a instalação de um novo aquário com capacidade para 3.750 litros e a utilização de um grande globo terrestre, doado pela Estação Ciência da USP. Também serão colocadas novas cortinas, luminárias e bases de sustentação para as exposições das diversas atrações do museu. No Museu Oceanográfico do IO, os visitantes podem observar desde animais marinhos taxidermizados ou fixados em formol, até equipamentos oceanográficos de exploração submarina e o esqueleto de uma baleia de Bryde. Os antigos painéis explicativos sobre oceanografia e o ecossistema marinho também receberão novas estruturas, mais modernas.

Difusão da ciência
A Comissão de Assessoramento Científico do Museu Oceanográfico, implantada pelo atual diretor do Instituto, professor Belmiro Mendes de Castro Filho, representa a pesquisa do IOUSP na exposição, aspecto que, segundo o chefe administrativo do museu, Sérgio Teixeira de Castro, o espaço não possuía. "O museu tem como papel principal a difusão da ciência oceanográfica em geral; mas também deve difundir as pesquisas institucionais nesta área", relembra.

Teixeira de Castro e a professora Elisabete Saraiva, que preside a comissão, são os principais elaboradores das novas propostas educativas, museológicas e museográficas. O chefe administrativo avalia que "após a reestruturação, o museu apresentará uma 'linguagem expositiva' melhor elaborada, representando assim um salto na qualidade do que é exposto e ensinado".

Segundo Teixeira de Castro, a reforma do Museu do IO custará aproximadamente R$ 150 mil, verba proveniente de apoiadores como Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp), o Fundo de Cultura e Extensão Universitária, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, o próprio IO-USP e a Fundação de Pesquisas Aquáticas (Fundespa), fundada pelos próprios membros do IO há mais de 10 anos.

Mais informações: (0XX11) 3091-6587 ou sergiotc@usp.br




Cursos e Palestras

USP participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
De 18 a 24 de outubro acontece em todo o Brasil a Primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja idéia é fazer com que a população possa conhecer e discutir os resultados, o impacto e a relevância das pesquisas que são realizadas no país. Em São Paulo, os eventos ocorrem em diversos lugares. A USP participa da Semana com eventos na Escola Politécnica, no Instituto de Biologia, no Parque Ciência e Tecnologia, no Museu de Arqueologia e Etnologia, na Faculdade de Educação e na Escola do Futuro. Os campi de Bauru e São Carlos também integram a programação universitária. Confira:

No dia 18, no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI): Visita à caverna digital e ao LSI; em Bauru, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho): Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no campus; em São Carlos: Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos: IX Semana da Óptica; no Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural da USP/São Carlos: Oficina Construindo as moléculas da Vida: DNA e RNA, e no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP/São Carlos: Exposição de material institucional .

Os eventos do dia 19 são: no Instituto de Biologia: Descobrindo o mundo da biologia; no Parque CienTec: Alameda do Sistema Solar; Passeio Monitorado à mini-bacia hidrográfica com vertedouros. Na Estação Ciência: Abertura das exposições "Arte Fóssil", "Mitos Indígenas" e "Mundo a Vapor" e Mostra de Vídeo "Ver Ciência"

Já no dia 20, no Museu de Arqueologia e Etnologia: Oficina com Kit de objetos infantis indígenas e na Estação Ciência: Aula-Espetáculo "O Monocórdio de Pitágoras"

As atividades do dia 21 são: na Faculdade de Educação - Palestra "Mitos sobre a Lua", com Priscila di Cianni, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP/São Carlos: Observação do Céu; Palestras sobre Astronomia e Astronáutica no Brasil; Contação de Histórias. Na Estação Ciência haverá a Aula-espetáculo "O Prof. Gervásio e a Energia Elétrica".

No dia 23, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP/São Carlos: Exibição de filmes de ficção científica; VI Olimpíada Regional de Ciências - Tema Biomas. Na Estação Ciência: Aula-espetáculo "Poemas Científicos".

A Estação Ciência apresenta no dia 24 o Teatro "Marte, A Viagem - Uma Comédia no Espaço" e, no dia 27, a Escola do Futuro realiza o Concurso de fotos sobre o eclipse lunar

Mais informações: site http://www.mct.gov.br/semanact/semana.asp


Novo índice de desenvolvimento é apresentado na FEA
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP recebe, no dia 13 de outubro às 19h30, os professores Pedro Luiz Barros Silvas, Geraldo Biasoto Juinor e Geraldo Di Giovanni, economistas da Universidade de Campinas (Unicamp).

Na sala da Congregação da FEA, eles vão apresentar o Índice DNA-Brasil. Criado no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEEP) da Unicamp, o novo indicador sócio-econômico é considerado mais eficiente do que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado pela ONU para comparar o desenvolvimento dos países.

A entrada é gratuita e não há necessidade de se inscrever antecipadamente. A exposição do Índice DNA-Brasil acontece no edifício FEA-1, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806


Palestra na FSP
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP oferece no dia 21 a palestra Infectron, redes coevolutivas e interações plasmódio-homem-mosquito com o professor Carlos Eduardo Tosta, da Universidade de Brasília.

A palestra faz parte das atividades do XXII Curso de Especialização em Entomologia Médica e acontece às 14 horas no anfiteatro Paula Souza da FSP, à av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3066-7787 até o dia do evento. Não há taxa de inscrição e as vagas são limitadas (100).

Mais informações: (0XX11) 3066-7787, (0XX11) 3081-9001 ou pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br.


Nutrição animal é tema de palestra em Pirassununga
Nutrição Protéica de Aves e Suínos e Utilização Prática de Aminoácidos Industriais é o tema da palestra ministrada nesta quinta-feira (14) por Leandro Hackenhaar, agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) e especializado em ciência animal e pastagens.

O evento se realiza às 14 horas, na sala 11 do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, campus de Pirassununga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, na página http://www.usp.br/fzea. Não haverá emissão de certificados.

A FZEA fica na Av. Duque de Caxias Norte, 225, Pirassununga.

Mais informações: (0XX19) 3565-4150 ou eventos@fzea.usp.br


Alimentação e saúde bucal são temas de eventos
Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza, na quinta-feira (14), um evento sobre segurança alimentar no ambiente de trabalho. O programa conta com palestras de especialistas sobre o tema e avaliação do estado nutricional e gastos energéticos de alimentos.

Já no dia 18, às 14 horas, o anfiteatro "Paula Souza" da FSP recebe o seminário Política de atenção à saúde bucal no SUS, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Sistemas de Saúde (NEPESS) e do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas de Saúde (NUDES). A discussão fica entre a inserção da saúde bucal na estratégia Saúde da Família e as deliberações da 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal.

Os dois eventos são abertos e gratuitos e não há necessidade de inscrições prévias. As vagas são limitadas à capacidade do auditório (150 lugares).

A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (011) 3088-3283 ou 3066-7792


Evento aborda universidade e produção de alimentos
No dia 15 de outubro, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) de Pirassununga realiza o seminário O Papel da Universidade no desafio da produção de alimentos.

O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas pela página da FZEA na internet - http://www.usp.br/fzea. A abertura do evento - coordenado por professores da FZEA e da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) de Piracicaba - está marcada para às 8h30.

Também no dia 15, o campus de Pirassununga abre a exposição de Fotos Históricas, com imagens da construção do prédio central da FZEA, das instalações antigas e de visitas de políticos. A maioria do acervo é constituída por fotos das décadas de 1940 e 1950. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A FZEA fica na Av. Duque de Caxias Norte, 225, Pirassununga.

Mais informações: (0XX19) 3565-4150, 3565-4243 ou eventos@fzea.usp.br


Seminário na FAU aborda habitação
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP oferece o seminário de pesquisa Políticas Habitacionais, Produção de Moradia por Mutirão e Processos Autogestionários: Balanço Crítico de Experiências em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza entre os dias 17 e 19.

O seminário vai abordar como se deram os processos autogeridos de construção de moradias em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza. As inscrições podem ser feitas no site http://www.usinactah.org.br/seminario_01.php.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801




Agenda Cultural

Coralusp faz apresentação na Casa de Dona Yayá
No dia 17, a partir das 11 horas, o Coralusp apresenta Três Cantos da América: Gershwin, Piazzola e Tom Jobim na Casa de Dona Yayá, que fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo. O evento faz parte do Música na Yayá e estão previstas as peças Tema de Amor de Gabriela (Tom Jobim), Sing Of Spring (George Gershwin & Ira Gershwin) e Verano Porteño (Àstor Piazzola), entre outras. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562 ou no site http://www.usp.br/cpc.




Publicações

Livro analisa a religião através da psicologia
José Geraldo de Paiva e Wellington Zangrari, professores do Instituto de Psicologia (IP) da USP são os organizadores do livro A representação na religião: perspectivas psicológicas, que foi lançado no dia 6 de outubro, na Biblioteca do IP.

A obra, editada pela Edições Loyola, foi resultado de um grupo de trabalho sobre Psicologia & Religião, criado por Paiva em 1997, que se propunha a desenvolver estudos empíricos e teóricos sobre a experiência religiosa, promover programas de pós-graduação sobre o tema por meio de projetos de pesquisa e cuidar da publicação conjunta dos estudos realizados. A representação na religião: perspectivas psicológicas pode ser adquirido por R$ 40.

A Biblioteca do IP está na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4190 / 4300 ou e-mail bibip@usp.br




Quadro de Avisos

IPT participa de mostra cultural sobre o lixo
Dois projetos de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), ligado ao governo do Estado de São Paulo e localizado na Cidade Universitária, integram a mostra cultural Luxo do Lixo, que fica no Sesc Interlagos até março de 2005.

O projeto de reuso de embalagens metálicas e o de plástico biodegradável podem ser vistos no espaço denominado Laboratório de Resíduos e Tecnologias. A exposição ocupa 1200m2 e é resultado da parceria estabelecida entre artistas, cientistas, educadores e a comunidade em geral. Os projetos mostram alguns dos trabalhos que o IPT desenvolve no sentido de tentar reduzir os impactos ambientais do lixo.

O objetivo da mostra cultural Luxo do Lixo é pensar em alternativas para o problema do lixo na sociedade atual. No Brasil, cerca de 76% do lixo produzido vai parar em lixões sem qualquer tratamento, segundo dados do IBGE referentes a 1991.

A entrada custa R$ 10, aos domingos, e R$ 4, de quarta-feira a sábado. Há descontos diferenciados para estudantes, associados do Sesc e grupos escolares em excursão.

O Sesc Interlagos fica na Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Interlagos, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Funções de Lyapunov estendidas para análise de estabilidade transitória em sistemas elétricos de potência. Flávio Henrique Justiniano Ribeiro da Silva. Dia 19, às 14 horas.

Análise tempo-freqüência de regimes de escoamento bifásico gás-líquido intermitentes em tubo horizontal. Fabiana Lopes Klein. Dia 20, às 14h30.

Mais informações: (016) 273-3373


Escola Politécnica

Doutorado

Estudo da Estabilidade no Escoamento ao Redor de um Cilindro. José Ignácio Hernandez Lopes. Dia 19, às 9h30.

Modelagem em das Tensões Residuais no Processo de Torneamento Duro de um Aço DIN 100CrMn6 e suas Correlações com os Esforços de Corte. Sérgio Delijaicov. Dia 17, às 10 horas.

Mais informações: (011) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeito da suplementação de ácido fólico e do exercício físico sobre as concentrações de homocisteína plasmática em indivíduos portadores de hipertensão arterial essencial. Avany Fernandes Pereira. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (011) 3091-3621


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Estrelas BE: Fotosferas, Envelopes e Evolução na Seqüência Principal. Ronaldo Savarino Levenhagen. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (011) 3091-5046




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br