São Paulo, 13/10/2004 - Boletim nº1505
meio ambiente
Santos e São Vicente registram
bons índices de balneabilidade

Estudo da FSP aponta principais problemas
de contaminação das praias e alerta para a
necessidade de políticas públicas de
saneamento e preservação ambiental
leia...
FOB oferece curso de
capacitação de professores
Dom Paulo Evaristo Arns
ministra conferência no IEA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Levantamento mostra a evolução da qualidade sanitária das praias da Ilha de São Vicente

Yara Camargo

Santos e São Vicente nunca registraram melhores índices de balneabilidade do que os atuais. É a conclusão de um estudo realizado por Kátia Simões Parente, pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. "Mas a situação ainda não é ideal. Para ser considerada apropriada, uma praia tem de apresentar no mínimo 80% de amostras satisfatórias", afirma a pesquisadora.

Uma das explicações para os atuais índices de balneabilidade (76% de amostras apropriadas para banho em Santos e 67% em São Vicente) é o fato de as comportas dos canais permanecerem fechadas desde 1990. "A Prefeitura em conjunto com a Sabesp tomou esta iniciativa para evitar o lançamento de esgoto clandestino no mar. Contudo, quando há chuvas fortes há a necessidade de abertura dos canais, prejudicando a qualidade das praias caso haja lançamento de esgoto".

Kátia realizou um levantamento com dados da Sabesp sobre a balneabilidade das praias da Ilha de São Vicente desde 1976 até 2003. Segundo ela, o principal problema ainda está nas ligações clandestinas de esgoto. "Para evitar a contaminação é preciso rastreá-las e regularizar a situação", diz. Muitas delas já foram regularizadas, mas Kátia alerta para a necessidade de uma política séria de controle da rede de esgoto. Outro fator que prejudica a qualidade das praias da região é o aumento populacional, em conjunto com a falta de controle dos empreendimentos imobiliários.

As praias mais problemáticas são: Ponta da Praia (Santos) - afetada pelo Porto de Santos -, Milionários e Gonzaguinha (São Vicente). "O porto sempre trouxe problemas, doenças, e sujeira. Com a troca da água de lastro dos navios, houve uma época em que o local ganhou o apelido de 'Porto da Morte'", conta a pesquisadora. "O canal 7 está sempre aberto, o que aumenta a possibilidade de contaminação da Ponta de Praia, caso este seja receptor de esgotos clandestinos." Já as praias de São Vicente são problemáticas por causa das palafitas existentes nos manguezais da região.

"Não existem sistemas de coleta de esgoto. A matéria orgânica é jogada diretamente no mangue, que leva a sujeira para o mar", explica. Para Kátia, é necessário uma política de habitação, até pelo fato de se tratar de uma reserva ambiental. Com o tempo e a movimentação das marés, o ecossistema se recuperaria e a qualidade das praias também. Isso é importante até mesmo para esses moradores, pois, fora os problemas de saúde, a maioria vive da pesca no mangue, ameaçada pela poluição.

Problema antigo
O problema da qualidade da água das praias dessa região começou no século XVI, no início da colonização. "Desde 1500, com a ocupação do litoral paulista, foram crescentes os problemas relacionados ao saneamento, como doenças de veiculação hídrica", conta Kátia. Santos e São Vicente sempre tiveram problemas de saneamento, incluindo a drenagem urbana. Com a construção de residências e aterro da região, as inundações eram constantes. As ruas ficavam intransitáveis, com mau cheiro e águas contaminados por esgotos provenientes de fossas mal feitas. "Metade da população da ilha morreu por volta de 1700 devido a doenças como febre tifóide, cólera entre outras", comenta a pesquisadora.

As primeiras obras projetadas para resolver esse problema foram do engenheiro sanitarista Saturnino Brito. "Saturnino revolucionou a cidade de Santos, mudou toda a distribuição urbana, criou os canais e o primeiro emissário, cuja tubulação era sustentada pela Ponte Pênsil, e levava o esgoto para a Praia Grande, este sistema separava a rede pluvial da rede de esgotos", conta Kátia.

Mas o crescimento populacional e a contaminação da Praia Grande exigiram que outras providências fossem tomadas e foi construído o emissário de José Menino. "Construído pela Sabesp, esse emissário tem uma capacidade de 7 metros cúbicos por segundo e o esgoto, antes de ser lançado ao mar, recebe um pré-tratamento", conta. Quando entrou em funcionamento, em 1978, a qualidade das praias melhorou visivelmente. Em 76, cerca de 20% das amostras indicavam praia própria para banho, sendo que este índice aumentou para quase 70% após a construção do emissário. "Mas o crescimento populacional e o turismo voltaram a trazer problemas para as praias logo depois de 84, o que exigiu novos projetos de saneamento".

Mais informações: (0XX11) 3081-8762 ou pelo e-mail spkatia@usp.br




Cursos e Palestras

FOB prorroga inscrições para curso de capacitação de professores
O Curso de Aperfeiçoamento para Capacitação de Professores do Ensino Fundamental para a Inclusão do Deficiente no Ensino Regular teve suas inscrições prorrogadas para até o dia 5 de novembro.

O curso é promovido pelo departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). A carga horária total é de 180 horas, com aulas às sextas e sábados. O programa do curso está dividido em 9 módulos. O primeiro módulo, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, aborda os seguintes temas: "Introdução à Comunicação Humana"; "Desenvolvimento Neuropsicomotor"; e "Desenvolvimento e Distúrbio da Linguagem e Fala". Será fornecido certificado aos participantes que obtiverem 85% de freqüência e média acima de 7,0 nas avaliações realizadas.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas no departamento de Fonoaudiologia da FOB. Para a inscrição é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, que pode ser retirada no próprio departamento ou no site http://www.fob.usp.br, cópia do CIC, RG e certidão de casamento (caso o nome do RG tenha mudado), comprovante de atuação profissional ou diploma de graduação e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 na tesouraria da FOB. As apostilas do curso podem ser compradas no xerox da Biblioteca da faculdade.

A FOB fica na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru

Mais informações: (0XX14) 3235-8332


Dom Paulo Evaristo Arns discute ecumenismo no IEA
O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, faz conferência no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP sobre o tema A Paz entre as Religiões. O evento acontece no dia 19 de outubro, às 10 horas, no auditório "Alberto Carvalho da Silva", à Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

A entrada é gratuita e não há necessidade de se inscrever previamente.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442, com Sandra Codo.


FMRP promove SIPAT
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza entre os dias 18 e 22 a 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Estão previstas atividades físicas, culturais e palestras sobre o Programa de Saúde da Família, prevenção de Aids e LER/DORT e TPM e estresse na mulher moderna.

A participação é livre e não há necessidade de inscrição prévia. A SIPAT acontece das 8 às 12 horas na Sala 1 C dos Anfiteatros Novos da FMRP, que fica na Av. dos Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3071, com Márcia


Seminário no Cepam
O Centro de Estudos e Planejamento de Administração Municipal (Cepam), órgão do governo do estado de São Paulo sediado na Cidade Universitária, realiza o 2° Seminário de Acessibilidade com o tema Gestão Cidadã, no dia 22, em seu auditório (Av. Prof. Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo).

O evento pretende discutir questões sobre legislação urbanística, eliminação de barreiras físicas, aplicação de normas técnicas e a importância de uma política de acessibilidade nos municípios.

O público-alvo são prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários, responsáveis e técnicos de obras, planejamento, habitação, saúde e da área social, engenheiros, arquitetos e demais interessados. As inscrições devem ser feitas até dia 18 http://ww.creasp.org.br .

Mais informações: (0XX11) 3811-0435, (0XX11) 3814-7253, ou e-mail escola@cepam.sp.gov.br.




Agenda Cultural

Projeto Nascente abre inscrições
As inscrições para participar do 14ª edição do Projeto Nascente, criado em 1991, estão abertas até dia 19 de novembro. Essa edição será realizada inteiramente pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Podem participar do Projeto Nascente estudantes de graduação e de pós-graduação de todos os campi da USP e também alunos da Escola de Arte Dramática da ECA. As modalidades de que eles podem participar são texto (biografia, crônica, ficção, poesia e reportagem), audiovisual (animação, documentário e ficção), música (na área de música erudita: as categorias são composição e intérprete vocal ou instrumental; na área de música popular, as categorias são: composição, intérprete vocal ou instrumental e arranjo), artes visuais (desenho, escultura/objeto, fotografia, gravura, instalação, multimídia, performance e pintura), artes cênicas (direção, interpretação individual ou de grupo e dramaturgia) e design (identidade visual e aplicações, mobiliário urbano, design de exposição, projeto editorial, webdesign e design de produto).

Uma comissão julgadora, composta por dois docentes das USP com atuação na área e um especialista convidado, analisa os trabalhos inscritos. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo) ou nas Assessorias Culturais nos campi do Interior.

Mais informações: (0XX11) 3091-3277 ou no site http://www.usp.br/prc/nascente


Apresentação de Corais no Museu Paulista
O Museu Paulista (do Ipiranga) apresenta no dia 17 Recitais dos Corais Infanto-Juvenis Canto da Serra (Passa-Quatro, MG) e Caracoral (SP) a partir das 16h30.

Na primeira parte do evento, canções de Osvaldo Lacerda, Manuel Machado e Beasley Smith, entre outros. Na segunda parte, o Coral Infanto-Juvenil Canto da Serra apresentará canções infantis brasileiras tradicionais de compositores como Milton Nascimento e Waldemar Henrique.

O Museu Paulista fica no Parque da Independência, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006 / 8022 ou (0XX11) 273-4390; e-mail dopeju@usp.br.




Quadro de Avisos

Alunos da FMRP comemoram Dia do Médico auxiliando a população
Os alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP vão dar orientação sobre cuidados básicos de saúde e farão exames gratuitos de diabetes e medição de pressão no dia 17 em celebração do Dia do Médico (18).

Também entregarão panfletos sobre algumas enfermidades e estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre câncer, problemas cardiológicos, diabetes, hanseníase, transplante, saúde mental, traumas e Programa Saúde da Família.

A FMRP fica na Av. dos Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3171



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

A análise do cesta de materiais de construção no estado de Minas Gerais. Ana Cristina Ferreira. Dia 22, às 10 horas.

Mais informações: (016) 273-3373


Escola Politécnica

Doutorado

Técnicas de Degeneração no Projeto do Controle de Sistemas Produtivos. Júlio Arakaki Dia 21 de outubro, às 9 horas.

Mais informações: (011) 3091-5443


Instituto de Física de São Carlos

Mestrado
Estrutura cristalográfica da N-acetilglicosamina 6-fosfato desacetilase de Escherichia coli. Frederico Moraes Ferreira. Dia 22, às 14 horas.

Desenvolvimento de um software para aquisição e tratamento de sinais eletromiográficos: implementação e resultados. Daniela Silveira dos Santos. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores. Dia 22, às 14 horas.

Espectro de excitação para modelos quânticos na rede. Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (016) 273-9777


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Aprendizado de regras de substituição para normatização de textos históricos
. Alexandre Sussumu Hirohashi. Dia 22, às 14 horas

Mais informações: (011) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br