São Paulo, 18/10/2004 - Boletim nº 1508
informática
Visão computacional facilita
exames de fundo de retina

Programa permite o diagnóstico precoce
da neovascularização do globo ocular,
que causa perda de visão em diabéticos,
auxiliando na prevenção da doença
leia...
USP realiza Seminário de
Cultura e Extensão
Em Ribeirão Preto, 2ª Semana
de Informática Biomédica

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Computador detecta problemas na visão por fotografias da retina

Júlio Bernardes

Uma técnica inovadora de visão computacional vai facilitar o diagnóstico precoce da neovascularização do globo ocular, que causa perda de visão em diabéticos. O método, desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, usa fórmulas matemáticas para analisar imagens fornecidas por exames de fundo de retina. O protótipo do software para auxílio a diagnósticos deverá estar pronto em 2005.

O professor do IME, Roberto Marcondes Cesar-Junior, coordenador da pesquisa, explica que a neovascularização causa o crescimento dos vasos sanguíneos do olho, obstruindo os fotoreceptores e prejudicando a visão. "A análise de fotos da retina já é usada pelos médicos para identificar casos de diabetes", diz. "Com o programa será possível analisar as imagens, calcular o índice de vascularização do olho e identificar a possibilidade de surgirem novos vasos, antecipando o diagnóstico das fases mais crônicas da doença."

Marcondes afirma que a visão computacional utiliza-se de fórmulas matemáticas e algoritmos para fazer a análise das imagens. "As características do objeto filmado são transformadas em senos e co-senos", afirma. "A quantidade destes valores é medida em coeficientes, que servem para diferenciar e analisar os objetos."

O professor explica que o software analisará imagens em baixa resolução, evitando a aplicação de contraste e a dilatação da retina para o exame. "Os resultados do teste poderão ser obtidos não apenas pelos médicos, mas também por enfermeiros e profissionais de saúde treinados, facilitando a prevenção", conclui.

Localização
O programa para exames de fundo de retina está sendo desenvolvido por João Vitor Baldini Soares e Jorge Jesus Gomes Leandro, pós-graduandos do IME orientados por Marcondes. "A pesquisa é realizada em colaboração com a School of Community Health da Charles Stuart University, da Austrália, que lida com as questões médicas e biológicas do estudo", relata.

De acordo com o professor, a parte de computação e a interface com o usuário está sendo pesquisada e testada no Brasil. "O protótipo deverá estar pronto no final de 2005 e ficará disponível como software livre na Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais da Fapesp", aponta. O site do projeto é http://retina.incubadora.fapesp.br/portal.

Além da utilização em Medicina, Marcondes ressalta que a visão computacional poderá ser utilizada também na identificação de pessoas desaparecidas. "Por intermédio de uma fórmula conhecida como transformada de Fourier-Bassel, é possível encontrar faces de pessoas em uma imagem e extrair suas medidas, fazendo a identificação", diz. "Programado com as características dos desaparecidos, o programa poderia ser usado para analisar imagens captadas em estações de transporte ou locais públicos".

Marcondes proferirá a palestra Visão Computacional: Ensinando o Computador a Ver no Acta Media III Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital. A apresentação acontecerá no dia 23 de outubro, às 10h30, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, na Rua da Reitoria 160, Cidade Universitária. O Simpósio, que começou em 18 de setembro e será realizado até 11 de dezembro, pode ser acompanhado na página www.teleduc.unicamp.br .

Mais informações: (0XX11) 3091-6140, com Roberto Marcondes Cesar-Junior, e-mail cesar@ime.usp.br




Cursos e Palestras

Seminário de Cultura e Extensão na USP
Nos dias 20 e 21, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária promove o Seminário Cultura e Extensão 2004, que terá por tema Sociedade e Universidade - USP 70 anos. Os debates serão em torno de Políticas Afirmativas no Ensino Superior, Ensino a Distância, Políticas das Agências de Fomento para as Ações Culturais e de Extensão Universitária e Atividades de Cultura e Extensão: O Financiamento das Ações Culturais e de Extensão Universitária.

Deverão estar presentes diversas autoridades do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura, do Governo Estadual, da Fapesp e outras instituições, além de representantes de outras universidades.

O evento terá transmissão simultânea para os campi de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Pirassununga e São Carlos. A programação completa está disponível no endereço http://www.usp.br/prc. A inscrição pode ser feita neste mesmo endereço eletrônico, até dia 18.

O Seminário será realizado a partir das 9 horas, no anfiteatro Camargo Guarnieri, que fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3575


Perspectivas de atuação no setor automotivo são discutidas na Poli
A Escola Politécnica (Poli) da USP promove nesta quinta-feira (21), às 11h30, palestra com Hugo Ferreira, presidente da Dana South América, líder mundial na fabricação de autopeças e componentes para automóveis.

Realização Profissional e Perspectivas de Atuação no Setor Automotivo é voltado exclusivamente aos alunos de graduação da Poli. O objetivo é apresentar as possibilidades de trabalho no mercado automotivo e os desafios do setor de autopeças. O evento também tenta desfazer a impressão de que a indústria automobilística no Brasil não desenvolve projetos, limitando-se a fabricar o que vem do exterior.

Ferreira proferirá sua palestra no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica, na Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados podem preencher a ficha de inscrição na página http://www.poli.usp.br/automotiva/mest/mura.htm ou diretamente na secretaria do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, idealizador do evento, pelo telefone (0XX11) 3817-5488.

Mais informações: (011) 3735-7219 ou 5641-0690 ou poli.usp@pontocomm.com.br


Arte contemporânea italiana é analisada no MAC
Um grupo de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, dirigidos pelo professor Luciano Migliaccio, promoverá até o dia 5 de novembro, o ciclo de palestras Sob uma outra estrela: Arte contemporânea italiana no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

Diversas obras do acervo do Museu de Arte Ccontemporânea (MAC) serão analisadas pelos alunos de Migliaccio, que fizeram pesquisas de iniciação científica com as peças.

As palestras são gratuitas e abertas ao público geral, e não é necessária a realização de inscrição. Elas acontecerão todas as sextas-feiras, das 14 às 17 horas, no auditório do MAC, à R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3033, com Alessandra


Origami e Estatística no IME
Nesta quinta-feira (21), das 13h30 às 16h30, acontece a oficina Origami Modular e Geometria, voltada para alunos de 5ª a 8ª séries e professores de matemática. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento da taxa de R$ 30,00. O evento, ministrado pelas professoras Maité Kuleska e Lúcia Murakami, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, tem o objetivo de estudar a forma geométrica do módulo da dobradura de M. Sonobe e usá-lo na construção de sólidos estrelados.

Para o mesmo público, o IME também promove a oficina Estatística Para Todos, que vai discutir, com exemplos práticos, a incerteza, a variabilidade e a estimação. A taxa de participação é de R$ 60,00. Também haverá tratamento de dados através de medidas descritivas e gráficos, exemplificados por dados reais coletados durante a realização da
oficina. As aulas ocorrem nos dias 23 de outubro e 6 de novembro, às 8 horas.

Inscrições podem ser feitas por telefone até o esgotamento das vagas, sendo que as taxas de inscrição podem ser recolhidas via depósito na conta corrente 13-000185-2 da agência 0864-8 da Nossa Caixa Nosso Banco. Professores da rede pública de ensino têm 50% de desconto.

O IME fica na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6160 ou caem@ime.usp.br


Seminários do IME revisão conceitos
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP organiza dois seminários nesta segunda quinzena de outubro:

Análise Comparativa de Seqüências Gênicas: Uma Revisão, com Jesus Mena-Chalco, que acontece no dia 22 de outubro, na sala de conferências "Professor Antonio Gilioli".

No dia 29, Segmentação de Vasos Sanguinos em Imagens de Retina: Uma Revisão, com João Vitor Baldini Soares, na sala 256, no Bloco A do IME.

Ambos os seminários serão às 10 horas. A entrada é gratuita.

O IME fica na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6210


2ª Semana de Informática Biomédica em Ribeirão Preto
De 18 a 22 de outubro, o campus da USP em Ribeirão Preto recebe a 2ª Semana de Informática Biomédica, idealizada pelo Centro Estudantil de Informática Biomédica (CEIB) com o apoio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCRP) e da Faculdade de Medicina (FMRP).

A abertura acontece às 8 horas, no auditório do Hemocentro de Ribeirão - na Rua Quintino Bocaiúva, 470, Higienópolis -, local que vai concentrar a maior parte das atividades da Semana. Os diretores da FMRP e da FFCLRP estarão presentes na solenidade.

A programação incluirá palestras, workshops, cursos, vídeos e até um show de talentos. Entre os cursos, haverá um sobre o software livre Linux, que será gratuito e aberto inclusive à participação das pessoas que não estejam regularmente inscritas na Semana.

A inscrição custa R$ 5,00. Cada curso oferecido cobra uma taxa de participação de R$ 10,00. A Semana da Informática Biomédica é um momento em que alunos e pessoas interessadas na área podem entrar em contato com profissionais e aplicações reais do universo proporcionado pela Informática Biomédica - formada pela associação entre Ciências da Computação, Biologia e Medicina.

A programação completa pode ser acessada através da página http://sites.ffclrp.usp.br/ceib/semana.

Mais informações: e-mail ponciano@fmrp.usp.br




Agenda Cultural

Artistas plásticos expõem seus trabalhos em São Carlos
O Centro Cultural da USP, em São Carlos, exibe a partir desta sexta-feira (22), exposições dos artistas plásticos Kena e Ricardo Lobo. As mostras, que fazem parte das comemorações dos 70 anos da USP e dos 15 anos do Centro Cultural de São Carlos, serão inauguradas com a apresentação, na quinta-feira (21), às 18 horas, dos músicos Pará e Abdalan, com violão e trompete.

Sob o nome de Vida, a obra de Kena compreende esculturas e pinturas. Já Ricardo Lobo se utiliza de ferro oxidado, terra, tinta e pigmentos para construir um trabalho abstrato e de grande impacto visual.

As mostras ficam no Centro Cultural da USP - na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 - até 15 de novembro, e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e, aos sábados, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106 ou centrocultural@sc.usp.br


Miniaturas resgatam passado dos meios de transporte
Cinco miniaturas de meios de transporte a vapor, comuns nos séculos passados, serão expostas na Estação Ciência da USP de 19 de outubro a 21 de novembro. Mundo a Vapor vai mostrar o trabalho do técnico industrial Edmar Mammini, morador da Lapa apaixonado por máquinas à vapor e responsável pela construção das réplicas - que estarão em funcionamento para que os visitantes possam entender melhor como eram os transportes no passado.

O grande destaque da exposição ficará por conta da Locomotiva Pacific, de 1925, que pertencia à Estrada de Ferro Sorocabana. Fabricada com caldeira de cobre e máquina de ferro fundido, a peça é uma cópia fiel à original, sendo um resgate da história ferroviária do Estado de São Paulo.

Também estarão à disposição do público, com entrada franca, um trator agrícola de 1912, feito de latão, ferro e bronze; a embarcação Gaiola do São Francisco "Belmiro Gouveia", de 1910, montado em madeira, fibra sintética e bronze; uma Off Shore, de 1890, lancha inglesa construída com madeira, ferro fundido e cobre; e um motor de navio e barcos antigos, com caldeira de cobre e máquina de ferro fundido.

A exposição Mundo a Vapor pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nos sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ramal 227, ou 3675-8828


Recital inaugura projeto Tom Maior em São Carlos
Preocupado com a preservação e a difusão da boa música, o Centro Cultural da USP, em São Carlos, inaugura o projeto Tom Maior. A iniciativa pretende oferecer apresentações musicais de qualidade, com repertórios selecionados. Apesar de dar ênfase maior à música erudita, estilos como jazz, blues MPB e música de raiz não serão deixados de lado nos eventos que o Tom Maior vai organizar bimestralmente.

O projeto será lançado neste sábado, dia 16 de outubro, em dois horários (às 17 e 18 horas). Na ocasião, o pianista Fúlvio Vassilíades apresenta o recital 70 anos de Ernesto Nazareth, compositor carioca, morto em 1934, que atuou no limite entre os estilos popular e erudito.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Centro Cultural da USP (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos) das 8 às 17 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106




Quadro de Avisos

IPEN promove eventos para a Semana de Ciência e Tecnologia
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, vai participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que o Governo Federal organiza em todo o país entre os dias 18 e 24 de outubro. As atividades promovidas pelo IPEN terão como objetivo esclarecer a população sobre as aplicações da energia nuclear e o desenvolvimento de novas tecnologias, possibilitando um debate mais amplo sobre o tema.

O IPEN também pretende oferecer uma visão abrangente e atual de pesquisas nucleares nas áreas de saúde, meio ambiente, indústria, novos materiais, radioproteção, reatores e energia. Essa proposta acompanha o Instituto há mais de 15 anos com a realização, a cada dois anos, dos projetos IPEN vai às escolas e IPEN de portas abertas, que integraram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos dias 18 a 22 de outubro, das 9 horas às 11h30 e das 14 horas às 16h30.

O IPEN vai às escolas são palestras proferidas pelos pesquisadores do Instituto para o público em geral, o que contribui com a divulgação da ciência e tecnologia. O tema abordado será Usos Pacíficos da Energia Nuclear, com duração de duas horas. Uma exposição itinerante acompanhará uma palestra por dia. Já o IPEN de portas abertas oferece exposições interativas, vídeos didáticos e visitas a instalações e laboratórios de pesquisa, permitindo o contato direto com os pesquisadores e técnicos que trabalham com a energia nuclear.

As visitas são monitoradas e devem ser pré-agendadas pelo telefone (0XX11) 3816-9095. Grupos de até 15 participantes poderão visitar os reatores nucleares de pesquisas, desde que tenham mais de 18 anos.

Mais informações: (0XX11) 3816-9092 ou rgouveia@ipen.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Um estudo sobre os sistemas de iluminação automáticos e os sistemas de controle distribuído para automação predial. Álvaro Messias Bigonha Tibiriçá. Dia 25, às 8 horas.

Desenvolvimento de um software para aquisição e tratamento de sinais eletromiográficos: implementação e resultados. Daniela Silveira dos Santos. Dia 25, às 10 horas.

Mais informações: (016) 273-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Canal Prismático de Velocidade Média Constante. Nelsio Kenhiti Terashima. Dia 27, às 9 horas.

Gerenciamento e Controle de Qualidade de Energia em Grandes Consumidores com Fábricas Alocadas Distantes. Hélvio Fregolente Júnior. Dia 29, às 8 horas.

Mais informações: (011) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O Islã no Brasil: os muçulmanos imigrantes e o islamismo em São Paulo. Leandro Moreira. Dia 22, às 14 horas.

Análise contrastiva dos pronomes de tratamento do português falado em São Paulo e do Baulê falado em Kokumbo (Costa do Marfim). Assouan Lea Honorine Wadja. Dia 22, às 14 horas.

Direita... Esquerda... À Direita de... À esquerda de... As habilidades cognitivas de descentração, conservação e reversibilidade do pensamento e sua importância na construção das noções Geocartográficas de Lateralidade e Localização Espacial. Luciana Gonçalves da Silva. Dia 25, às 14 horas.

Mais Informações: (011) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Topografia vértebro-medular e anestesia espinhal em jabuti das "patas vermelhas" Geochelone carbonaria (SPIX, 1824). Rafael Cardoso Carvalho. Dia 4 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (011) 3091-7667





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br